12/31/2005

LISBOA DAKAR


Dakar - Excelente prestação de Carlos Sousa

[ 2005/12/31 16:19 ] Luis Neves
Foi de forma espectacular que o piloto do Team Galp Energia, Carlos Sousa deu início à sua décima participação na mais dura e mítica prova do Todo-o-terreno. O apoio do público que não parava de gritar pelo seu nome, encheu de ânimo o piloto de Almada que viria a registar na chegada a Portimão o segundo melhor tempo a 1m30s do líder, Carlos Sainz.
"Não há palavras para descrever a emoção de ver tantas pessoas a gritarem pelo meu nome. É algo impossível de esquecer e que serviu invariavelmente como uma motivação muito grande para esta primeira etapa", começou por dizer Carlos Sousa que não escondeu que a classificativa estava muito a seu gosto: "Foi realmente espectacular. Adaptei-me perfeitamente e no final o resultado foi muito bom. Penso que este segundo lugar inicial vai de encontro às expectativas que todos os portugueses depositaram em mim", disse o piloto apoiado pela TMN e Intermarché.
A Nissan Navara, com que disputa o Lisboa-Dakar, teve um comportamento exemplar, tendo Sousa rodado muitas vezes nos limites: "De tal forma, que tive uma ligeira saída que me fez perder algum tempo. O carro estava com um comportamento fantástico e o apoio do público era tal, que achei que estava em condições de arriscar. A pequena saída, fez-me voltar à terra e controlar um pouco a emoção e também o andamento", referiu.
No final, Sousa salientou: "O que importa é que foi um excelente resultado que superou os meus objectivos iniciais para esta etapa de abertura. Para amanhã, quero continuar com um ritmo forte mas também cauteloso para garantir entrar em África numa boa posição. Terminar o segundo dia nos cinco primeiros lugares seria excelente", rematou o piloto do Team Galp Energia.
A segunda etapa e última em Portugal, que faz ligação entre Portimão e Málaga, é composta por um Sector Selectivo de 120 kms.
Classificação do 1º SS (83,00 km): 1º, Carlos Sainz/Andreas Schulz (VW Touareg), 56.20; 2º, Carlos Sousa/Jean Marie Lurquin (Nissan Navara), a 1.30; 3º, Bruno Saby/Michel Perin (VW Touareg), a 1.51; 4º, Jutta Kleinschmidt/Fabrizia Pons (VW Touareg), a 2.24; 5º, Guerlain Chicherit/Matthieu Baumel (BMW X3), a 3.02;

FELIZ 2006

12/28/2005


Função Pública: Sindicatos rejeitam aumento salarial 1,5% proposto pelo Governo.

Lisboa, 28 Dez (Lusa) - Os sindicatos da função pública rejeitaram hoje unanimemente a proposta de aumentos para 2006 apresentada pelo Governo, que o ministro das Finanças considerou ir "tão longe quanto possível" face à situação financeira do país.
O Governo propôs uma actualização salarial de 1,5 por cento para todos os funcionários públicos em 2006, e, nas pensões, aumentos de 2,5 por cento até aos 1.000 euros, 1,5 por cento entre os 1.000 e os 3.500 euros e o congelamento das pensões acima dos 3500 euros.
"Fomos tão longe quanto possível. O Governo não pode garantir o emprego e ao mesmo tempo a melhoria dos salários reais", disse o ministro das Finanças aos jornalistas, no final do primeiro dos encontros com as várias estruturas sindicais.
De acordo com Teixeira dos Santos, o aumento dos salários em 1,5 por cento vai traduzir um encargo para o Estado de 180 milhões de euros, a que acresce mais de 100 milhões de euros resultante da actualização das pensões.
à partida para a reunião de hoje, a Frente Comum, afecta à CGTP, exigia um aumento de 5,5 por cento, enquanto que a Frente Sindical da Administração Pública (FESAP) e o Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE) pediam aumentos de 3,5 por cento.
Em relação ao facto de o aumento de 1,5 por cento ficar abaixo da inflação prevista pelo Governo, de 2,3 por cento, o ministro reafirmou não ser "possível ir mais além".
à saída da reunião, a Frente Sindical da Administração Pública (FESAP) acusou o Governo de "impor" o aumento salarial, violando a lei da negociação na Função Pública.
"É evidente que o aumento de 1,5 por cento é definitivo, quando o Governo diz que não tem margem de manobra para mais", disse o coordenador da FESAP, Jorge Nobre dos Santos, à saída da reunião com o Governo no Ministério das Finanças.
Por seu lado, o Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado acusou o Governo de violar a lei da negociação ao dar por encerradas as negociações salariais, no mesmo dia em que apresentou a proposta de aumentos para 2006 da Função Pública.
"Como a proposta de 1,5 por cento é inaceitável, o governo encerrou as negociações, não cumprindo a lei da negociação", disse o presidente do Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE), Bettencourt Picanço.
Também o coordenador da Frente Comum, Paulo Trindade, acusou o Governo de desrespeitar o direito à negociação e remeteu para Janeiro uma decisão sobre eventuais formas de luta.
"A proposta do Governo traduz-se numa perda do poder de compra de 0,8 por cento dos trabalhadores face à inflação prevista pelo Governo que é de 2,3 por cento para 2006", afirmou.
No ano passado o aumento para a generalidade dos trabalhadores da Função Pública foi de 2,2 por cento.
PDF/TSM.
Lusa/Fim

12/27/2005

FELIZ NATAL E UMA GRANDE 2006 PARA TODOS SÃO OS DESEJOS DO INFOCALIPO

12/25/2005



Carlos Sousa e as expectativas para o Lisboa Dakar - A entrevista

[ 2005/12/02 21:23 ] Luis Neves
Depois de 9 edições disputadas, Carlos Sousa afirma-se como um dos pilotos mais experientes na prova rainha do Todo o terreno e também em quem se encontra depositadas as maiores esperanças de um bom resultado de entre a enorme comitiva de Portugueses nesta edição que tem como ponto alto o arranque em solo nacional.
Carlos Sousa vai participar ao volante de uma Nissan Navara preparada pela Nismo, empresa responsável pela preparação da grande maioria dos programas desportivos da Nissan a nível mundial, mostrando um discurso moderado e calculista quando colocada a pergunta da praxe relativamente a expectativas para a edição de 2006.
Entrevista a Carlos Sousa:
P - Carlos Sousa vai voltar à mais emblemática prova de todo-o-terreno mundial. Quais as expectativas para a participação no Lisboa - Dakar"
C.S. - " Dakar tem de ser dividido em 3 linhas, a primeira onde se encontram os candidatos à vitória e mais concretamente os pilotos de fábrica da Mitsubishi e Volkswagen e uma segunda linha onde sobressaem os pilotos da BMW, Schlesser e onde nos encontramos nós.
O objectivo que se coloca, é tentar chegar ao pódio. Ficar nos 5 primeiros seria um resultado muito bom especialmente numa prova desta natureza. Não podemos esquecer que vão estar presentes pilotos com muita experiência pelo que não é possível criar expectativas muito altas."
P - Gostou do percurso apresentado? Espera um Dakar mais duro e rigoroso comparativamente às anteriores edições?
C.S. - "Não há provas fáceis. Não podemos subestimar o percurso de uma prova exigente como o Dakar. O percurso apresentado revela um retorno ao tipo de percurso que era tradicional no Dakar. Vamos também encontrar etapas já conhecidas de edições anteriores, e consequentemente conhecidas também pelos restantes pilotos, particularmente da primeira e segunda linhas."
P - Com o arranque da próxima edição do Dakar a ser feito em Portugal, isso é um estímulo ou fonte de motivação ou pelo contrário um peso sobre as costas ou seja uma desvantagem?
C.S. - "Para nós é um estimulo. Temos de aceitar a responsabilidade que recai sobre nós pelo facto de estarmos próximo no nosso público e que se encontra a torcer por nós. É legitimo o aumento das responsabilidades. Mas de qualquer forma partimos optimistas e satisfeitos pelo facto do arranque do Dakar ser feito em Portugal."
P - Projectos para o futuro?
C.S. - "Infelizmente não está nada definido quanto a projectos para o futuro. Seria bom conseguirmos um projecto duradouro e a pensar no futuro isto porque se torna uma grande desvantagem estar praticamente parado uma época inteira. Ficamos a aguardar para que surja um projecto interessante."
Quero agradecer a disponibilidade para a entrevista concedida e desejar Boa Sorte para Carlos Sousa na sua décima participação no Dakar.

Noticias de minuto
Na MadeiraMorte em viagem de Natal

Hélder SantosOs turistas italianos ainda lhe gritaram: “Piano. Piano” (“Mais devagar. Mais devagar”). O motorista português, aparentemente, não ligou e, segundo alguns passageiros do autocarro lotado com 49 italianos, seguia pelas sinuosas estradas da costa Norte da Ilha da Madeira a “70/80 km/h”.
Fisco: Calotes somam mais de 3,2 milhões de eurosCheques carecas pagam impostos

Jorge GodinhoPaulo de Macedo detectou 1115 pagamentos sem provisãoAté ao passado dia 10 de Novembro, a Direcção-Geral de Contribuições e Impostos (DGCI) detectou 782 contribuintes que tentaram pagar os seus impostos com cheques sem provisão. Segundo apurou o Correio da Manhã junto do Ministério das Finanças, o número de más cobranças atingiu as 1115, num volume global de 3,2 milhões de euros.

12/21/2005

bMinha terra

Fazer um sonho …

Já sonhaste numa linda terra, bem no berço do Alentejo. Onde a história de uma pátria se mistura com o encanto de uma nobre gente. Sonha no berço de uma nação onde grandes batalhas de identidade se travaram e onde a beleza das brancas paredes faz transparecer uma nobre história.

Já sonhaste num passado onde a diferença estava dentro de cada um. Onde a história conta terem existido valentes guerreiros de nobres princípios. Pensa na tradição de uma gente que já não está mas onde no sangue dos seus filhos deixou o nobre caminho de uma gente que cresceu por fora e por dentro.

Já sonhaste no que o passado te pode ensinar minha linda princesa. Onde a história te contou seres rainha de Portugal de gente nobre e sonhadora. Acredita que o que foste serás e que o caminho que outros iniciaram outros de certo quererão continuar lutando e conquistando os lugares que inércia gente ocupa.

Sonharás que aqui neste estranho lugar para ti, gente nova nasce. Onde a história é escrita não pelos olhos de quem já não vê mas sim pelos de quem quer olhar. Imagina uma terra moderna mas respeitosa do passado que tu escreveste. Aqui estarão guerreiros quem sem espadas nem punhais lutarão com nobres e honradas armas, aquelas que mais valem num mundo diferente, as armas das palavras.

Vila Viçosa é o berço da liberdade perante os espanhóis, é o lugar sagrado onde mora a rainha de todos os portugueses, mas é acima de tudo um lugar onde o tempo não deixa esquecer mas onde é necessário mudar o rumo dos acontecimentos.

Modernidade acima de tudo, lembrando o passado nobre desta gente e lutando para um presente ainda mais sonhador mas tão coerente e construtivo como aquele que foi o dos nossos antepassados.

Bem vindos ao Infocalipo, não se esqueçam que aqui não estamos contra ninguém mas sim do lado deste lugar teu, meu e de todos os que respeitosamente queiram aqui aprender a ver o mundo.

Eu quero que tu sejas património mundial, minha terra.

JF

12/20/2005

Analise economica

Um país ás avessas…


Análises defraudadas, perspectivas falhadas e muita gente, mesmo muita gente a falar do que não faz a mínima ideia. Portugal tem vivido por um período cada vez pior e péssimo, não só no que diz respeito a evolução económica mas também social. Mas algo que considero ser muitas vezes erradamente feito é a separação destes dois pontos de vista e esquecendo-se de forma ridícula que uma está dependente da outra. Não pode existir uma coesão social e desenvolvimento nesta área, se não existir desenvolvimento económico e crescimento do produto interno do país. Portugal tem vivido com a constante obsessão dos défices, esta ideia vem desde 2000 altura em que realmente se começou a constatar que o país estava a gastar mais do que podia. Mas devemos analisar de forma concreta esta situação, pois quando dizemos que o país está a gastar mais do que tem devemos saber se estes valores são bem utilizados e por quem.

A função pública absorve neste momento metade do valor do PIB, esta situação é que está de forma estranguladora a sufocar a economia portuguesa. Se pensarmos que tudo o que é produzido em Portugal metade é simplesmente gasto pela função pública e se a este facto adicionarmos á continua má utilização dos fundos que vem do cofre portugueses o esbanjamento das autarquias e a pouca produtividade dos funcionários públicos a situação é critica. Em 2002 um estudo privado de uma sociedade estatística na Europa, deu a conhecer a produtividade média dos funcionários públicos em cada pais europeu. Nesse estudo os funcionários públicos portugueses são por exemplo em média menos produtivos do que os espanhóis, com uma produtividade que não chega aos 65% comparáveis aos nossos vizinhos. Se pensarmos que em média os funcionários públicos Alemães não só garantem com aquilo que produzem os seus gastos como ainda dão um contributo de cerca de 15% ao total do PIB.

Não teremos por isso duvidas que o monstro tantas vezes indicado existe, que ele surgiu como economicamente os dados demonstram com o orçamento de 2000 e que a sua evolução ao longo do tempo não só não tem conseguido o seu emagrecimento como a pouco e pouco se tem tornado algo de valioso ao portugueses, os dedos pois os anéis já em 2000 lá ficaram. Ao pensarmos que tem havido reformas antecipadas aos 55 anos com valores idênticos aos do último salário, se pensarmos que em média um funcionário público recebe mais 62% do que a sua produtividade (dados que tem em consideração o poder de compra dos privados e sua produtividade nesse mesmo sector).

Portugal necessita de mudar, necessita de ser por si só socorrida pois o caminho pode ter uma direcção sem volta atrás. Não podemos deixar que a malandrice de quem nada por este povo faz, contagie a parte mais activa que produz em média mais de 99,9%, todos sabemos quanto demoramos em qualquer secção publica para sermos atendidos ou simplesmente ao final de quanto tempo temos as nossas questões resolvidas. Somos diferentes de Espanha mas pela negativa, somos parecidos ao Brasil pelo pior, somos únicos na Europa porque ainda permitimos que os gastos de quem nada faz sejam maiores do que aqueles que trabalham e muito pior do que isso, esses mesmos parasitas da sociedade surjam continuadamente em lugares públicos, políticos e de carácter estratégico para o nosso país. Será que alguns de nós não estamos a ficar cansados do nosso monstro.

Jorge Ferreira (Economista)

BCP



Analistas dizem acções do BCP vão subir com perda do BCR

As acções do Banco Comercial Português deverão subir a partir de amanhã, depois do banco liderado por Paulo Teixeira Pinto não ter conseguido adquirir os 61,9% do Banca Comerciala Romana (BCR).
As acções do Banco Comercial Português deverão subir a partir de amanhã, depois do banco liderado por Paulo Teixeira Pinto não ter conseguido adquirir os 61,9% do Banca Comerciala Romana (BCR), segundo analistas consultados.
O governo da Roménia anunciou esta tarde que o vencedor da corrida à privatização dos 61,9% do BCR foi o austríaco Erste Bank com uma oferta de 3,75 mil milhões euros.
Os analistas consultados acreditam que amanhã as acções do BCP deverão registar correcções face às quedas observadas desde que foi conhecido o seu interesse na corrida ao BCR.
«Amanhã as acções do BCP devem subir bastante» afirmou ao Jornal de Negócios Online um analista que não quis ser identificado. «Esperamos que o preço do título corrija depois da queda» das últimas semanas, refere Susana Neto, analista do CaixaBI.
«O título amanhã vai seguramente abrir a subir pelo facto do BCP não ter de fazer um aumento de capital e evitar o risco de execução desta operação» afirmou Marcos Heitor, analista do Santander, à Reuters.
«Amanhã, as acções do BCP devem ter um ‘relief rally’ e aproximar-se da casa dos 2,20 euros, que é um valor razoável» disse Tiago Dionísio, analista do BPI à agência noticiosa Reuters, acrescentando que deverá «repor a recomendação de ‘acumular’ para o BCP e o anterior ‘price-target’ de 2,45 euros».
«Apesar de haver pessoas que consideram que a longo prazo seria positivo [a entrada do BCP no BCR], a maior parte dos analistas e investidores não acreditavam por acharem que era uma operação muito cara», referiu o analista que não quis ser identificado.
Marcos Heitor referiu à Reuters que «pelo menos, o mercado fica confortado pois o BCP não entrou numa espiral de ofertas de preços, mas do ponto de vista estratégico, o BCR era uma óptima oportunidade de crescimento».
«O futuro poderá estar numa maior reestruturação do banco em Portugal, onde há espaço de manobra», disse o analista que não quis ser identificado, acrescentando que «os rácios de capital do banco estão confortáveis».
Quanto ao impacto da decisão do governo romeno, Susana Neto, que tem um preço-alvo de 2,20 euros para o final de 2006, considera que «era mais fácil avaliar o impacto negativo que a operação teria no curto prazo do que o impacto positivo do aumento da dimensão do banco».

Camara do Alandroal



Câmara Municipal de Alandroal aprova orçamento de 16 milhões de euros para 2006 .

A Câmara Municipal de Alandroal aprovou em reunião do executivo, as grandes opções do plano e o orçamento para 2006. O orçamento camarário para o próximo ano ronda os 16 milhões de euros e foi aprovado com três votos favoráveis dos eleitos do Partido Socialista e dois votos contra dos eleitos da Coligação Democrática Unitária. Em comunicado, a autarquia explica que "as prioridades do executivo apontam para a construção da Casa Museu de Alandroal, Arquivo Municipal, Centro Escolar de Santiago Maior e Zonas Oficinais de Terena e Santiago Maior". "Tendo em conta que 2006 é um ano de contenção a nível nacional e fazendo face às restrições impostas, o orçamento para 2006 apresenta-se, essencialmente, como sendo um orçamento de consolidação para vários projectos já iniciados", refere o citado comunicado do município.
Terça, 20 de Dezembro de 2005 - 18:11

12/19/2005


Perspectivas da economia portuguesa para 2006.

Cada vez mais o momento é de preocupação, os dados disponíveis são claros e sem muito espaço de grandes expectativas. As previsões do Banco Portugal para 2005 era de um consumo privado que ronda-se os 2%, situação que não se veio a concretizar, com uma diminuição do consumo publico acabando por suceder um aumento desse mesmo consumo em relação a valores do mesmo período de 2004. Mas foram as expectativas frustradas das exportações que realmente fizeram a meio do ano verificar que o pior estava a suceder como se acabou por constatar.
A previsão inicial do governo e mesmo do Banco de Portugal para um crescimento do PIB acabou por se tornar numa verdadeira ilusão óptica. Dos 1,1% de 2004 para os previsíveis 0,5% de 2005, os passos dados para trás são muito claros, não só pela falta de equilíbrio como pelo afastamento cada vez maior com a restante Europa, onde esse crescimento ronda os 2,2% para 2005. Com uma diminuição da procura interna, uma acentuada descida das exportações e uma cada vez superior aumento das importações o caminho para fora do buraco parece cada vez mais difícil.
Outra previsão catastrófica é a do petróleo, podendo esse valor rondar os 70 dollares o barril, situação que só por si iria causar uma grande agravamento da actual situação. A necessidade de reformas na administração pública, de um claro controlo dos constantes gastos dos municípios e de outras instituições será não um caminho mas uma necessidade.
Portugal começa a perder um comboio cada vez mais difícil de ser acompanhado, para alem das ilusões contínuas e claras que a cada ano que passa muitos dos economistas acreditam ser difícil lá chegar. Uma constante mutação dos caminhos seguidos serão sempre uma realidade, esperemos que fará o governo socialista, pois por vezes não existe a necessidade de fazer melhor, basta fazer diferente.

JF

O Estado


Estudo sobre eficiencia dos municipios

Os numeros parecem dizer tudo o que os nossos olhos tem visto. Foi elaborado um estudo sobre a produtividade dos funcionários publicos nas camaras municipais, a conclusão mesmo sendo escandalosa era de esperar. Em média um trabalhador da função publica a trabalhar numa Camara Municipal, trabalha em média menos 1/3 do que na realidade seria possivel, tendo em atenção o sistema utilizado, as qualificações e o tipo de trabalho. Este valor de produtividade mais baixo do que na realidade seria se estes funcionários tivessem outro tipo de atitude, não só é escandaloso, como define um caminho daquele que tem sido seguido, abrindo assim caminho a despedimentos com justa causa, sendo a falta de produtividade uma boa razão. Torna-se claramente mais eficiente ter um funcionário a trabalhar de verdade no seu local de trabalho do que pagar a quem não quer trabalhar para estar no desemprego.
Outra situação a ter em conta são ainda a precariedade com que as contratações na função publica acontecem, com o responsaveis muitas vezes a não abrirem concursos publicos indicando directamente para os centros de desemprego as pessoas que em concreto querem contratar.
Se numa primeira analise essa situação pode ter duas analises, um delas directa e clara é que estão-nos a ir aos bolsos aos que realmente trabalhamos e temos descontos cada vez maiores. A função publica não é que mereça aumentos salariais, mas ou começam a trabalhar conjuntamente como os privados ou então esses aumentos terão que ser congelados e liberalizados os despedimentos.
JF

12/18/2005

Noticias de minuto

NOTICIAS DE MINUTO
Presidenciais: Cavaco Silva aconselha "calma" a adversários em "desespero"

Portalegre, 18 Dez (Lusa) - O candidato presidencial Aníbal Cavaco Silva aconselhou hoje, em Portalegre, "mais calma" aos seus adversários na "corrida" a Belém, garantindo que estão "em desespero" devido aos apoios que tem recebido de diferentes partidos.
"Os apoios variados que me têm sido concedidos, vindos de diferentes partidos, incomodam os outros candidatos e talvez isso explique que, nos últimos tempos, tenham entrado numa fase de algum desespero. Até parece que vale tudo", frisou.
Aníbal Cavaco Silva, acompanhado da mulher, falava em Portalegre, nos pavilhões do Núcleo Empresarial local (NERPOR), durante um jantar de apoio à sua candidatura, que reuniu mais de um milhar de pessoas.
O economista António Borges, Leonor Beleza, o mandatário distrital da candidatura, José Roquette, e os presidentes de Câmara eleitos pelo PSD na região de Portalegre contavam-se entre os presentes.
Depois de ser recebido de forma entusiástica, com palmas, gritos de apoio e muitas bandeiras no ar, Cavaco Silva deixou "escapar" que, este jantar em Portalegre foi, até agora, o seu "primeiro banho de multidão".
Antes da degustação da ementa, durante o discurso, o candidato deixou os "recados" aos seus adversários às eleições presidenciais do próximo dia 22 de Janeiro, afirmando estar "convencido" de que o desespero "não é bom conselheiro".
"Não ganham nada com isso", disse, lançando outro conselho:
"Têm que ter mais calma e tranquilidade".
Os outros candidatos, acentuou, teriam "mais a ganhar" se explicassem aquilo que pretendem fazer pelo País, em vez de "passarem os dias e as horas em ataques".
O antigo primeiro-ministro social-democrata insistiu ainda perante os apoiantes, divididos em duas salas do pavilhão, com ecrãs para acompanharem o discurso, que vai manter a "diferença de atitudes e de linguagens".
"É esta a minha maneira de ser, orgulho-me dela e entendo que estou nesta campanha eleitoral para falar para os portugueses e não para fazer desconsiderações em relação a qualquer outro candidato.
Mesmo que, a certo momento, pareça que estão a fazer o vale tudo", disse.
Pela sua parte, Cavaco Silva pretende, até ao último dia de campanha, "manter a tranquilidade e mostrar a diferença", a qual "os portugueses vão valorizar".
"Os portugueses já perceberam que existem diferentes candidatos com diferentes linguagens e que nem todos gastam o seu tempo a explicar aquilo que querem para Portugal", sublinhou.
Aludindo aos contactos de rua que tem mantido, Cavaco Silva explicou que os portugueses querem um Presidente da República com "uma visão clara do País" e que promova a estabilidade política.
"A estabilidade política é decisiva para o País. Não há progresso possível quando, em 12 meses, temos quatro ministros das Finanças e quando, em três anos e meio, temos quatro primeiros- ministros", argumentou, discursando num local que, curiosamente, inaugurou em 23 de Maio de 1993.
GN/RRL.

Lusa/Fim
UE: Bruxelas vai multar a Bayer por práticas anti-concorrenciais

Bruxelas, 18 Dez (Lusa) - A Comissão Europeia vai multar a Bayer por práticas anti-concorrenciais de fixação de preços nos químicos de borracha, noticia hoje a agência Bloomberg citando uma fonte próxima do processo.
A decisão deve ser anunciada no próximo dia 21.
Em 2003, a empresa alemã já tinha criado provisões no valor de 50 milhões de dólares (41,7 milhões de euros) para fazer face à decisão da União Europeia.
Em 2004, acordou com as autoridades norte-americanas pagar 4,7 milhões de dólares (3,9 milhões de euros) por infracções às leis da concorrência relacionados com os químicos de borracha.
A manipulação de preços no mercado é uma prática punida pelas leis da concorrência e costuma acontecer em situações de poder de mercado ou de conluio com outras empresas.
As regras europeias prevêem que a Comissão Europeia possa multar empresas por práticas anti-concorrenciais no valor máximo de 10 por cento das suas vendas anuais.
Habitualmente, o regulador europeu tem optado por multas de dois a três por cento das vendas.
O porta-voz da Comissão, Jonathan Todd, escusou-se a comentar a informação avançada pela agência Bloomberg.
IRE.
Lusa/Fim

12/16/2005

1


VILA VIÇOSA PATRIMÓNIO MUNDIAL DA HUMANIDADE, EU QUERO E TU?
Deixa o teu nome nos comentários e uma frase, daremos o devido seguimento

Noticias de minuto

Noticias de minuto

Blogs reunidos «Por Vila Viçosa»

Numa acção conjunta dos blogs O Restaurador da Independência - http://orestauradordaindependencia.blogspot.com/ - , o INFOCALIPO e o Este meu alentejo, com o apoio do Alandro al, está a promovida uma acção de sensibilização aos junto dos «Alentejanos, Portugueses e Cidadãos do Mundo» para que Vila Viçosa seja reconhecida como Património Mundial pela UNESCO. O blog O Restaurador da Independência diz ser necessário realizar algumas alterações na zona histórica de Vila Viçosa, mas deixa o apelo para um empurrão ao processo de candidatura» que, recorda se arrasta há quatro ou cinco anos.
Quinta, 15 de Dezembro de 2005 - 21:24
Fonte: NA - Jornalista : N.A.
Alandroal sai da Associação de Municipios do distrito de Évora.
A Câmara Municipal de Alandroal decidiu abandonar a Associação de Municípios do Distrito de Évora (AMDE). A decisão, que contou com os votos a favor dos eleitos do PS e com um voto contra da CDU, foi tomada em reunião do executivo autárquico, realizada quarta-feira, e terá de será rectificada em Assembleia Municipal, anunciou o município em comunicado. A proposta aprovada pelo executivo aponta para o "abandono com efeitos imediatos por parte do município de Alandroal da AMDE, salvaguardando e mantendo intactos os projectos desenvolvidos e plasmados através do GESAMB e Évora distrito digital". A decisão agora tomada teve em conta "a avaliação da actual situação da AMDE e o trabalho desenvolvido por esta associação de municípios nos últimos anos", como é referido pelo municipio.Refere ainda o mesmo documento que "o desrespeito por princípios democráticos, em particular o princípio da proporcionalidade em consonância com o princípio da representatividade nos órgãos executivos da AMDE, que são apanágio de um Estado de Direito".

12/15/2005

Análise economica


Economia para 2006

Chegado o mês de Dezembro, deveremos olhar para traz analisando de forma muito realista e pensando o que melhor correu e o que de pior poderá suceder. As previsões em relação ao consumo privado, que eram a anos de 2004, 2,50% de aumento em relação ao ano anterior e de 2,4% para este ano, serão na minha opinião claramente desiludidas, as previsões de aumento são na ordem dos 1,30%, esta situação é claramente um dos factores económicos mais consideráveis, pelo menos no carácter de medidores do pulso da capacidade da população.
O investimento que para 2005, terá valores na ordem dos -3,90% em relação ao ano anterior, serão para o ano de 2006 perto dos 1%, valores muito baixos principalmente se tivermos os 5% previstos do estado como um ponto de referencia para uma analise económica e errada das previsões económicas de Portugal.
A diminuição do PIB em 2005 poderá ser invertida mas a valores insignificantes e que na realidade nada vão alterar em relação á queda concreta e económica do nosso país. Todos sabemos os custos elevados que as auto-estradas do interior sem portagens tem custado ao país durante este último ano, e quanto ainda nos vão custar.
Mas o aumento para 8% da taxa de desemprego é sem qualquer dúvida um maior problema, tendo em atenção a correcção invertida que tinha começado a suceder no final de 2004.
Muitos pensam que a médio prazo a dificuldade de recuperação económica por parte de Portugal torna-se a cada ano que passa muito mais difícil, sendo obvio que os 1% de crescimento do PIB para 2006 são valores muito pouco europeus e cada vez mais preocupantes, não por ser governo o partido socialista mas sim pelo facto de estarmos neste tipo de estagnação á mais de 4 anos.
Os nossos politicos são maus, os nossos empresários contrariamente ao que se comenta serão algo que de melhor temos, mas tem sido contra eles que o estado se tem virado.

JF (economista)

12/14/2005

Visão global


Vila Viçosa vs Concelhos Vizinhos

Será que a actual situação dramática do país influi na crise por que Vila Viçosa está a passar? Penso que não!
Vila Viçosa, no final dos anos 80, início dos anos 90 era um dos concelhos mais desenvolvidos do Alentejo Central. Nesse período de tempo, foram realizadas grandes obras de desenvolvimento em Vila Viçosa como o Parque Industrial, as Piscinas Municipais, o Parque de Jogos João Figueiredo, o Mercado Municipal, o Palácio da Justiça, o Jardim-de-infância na Quinta Augusta, a remodelação do Cine-Teatro Florbela Espanca e polidesportivos ao ar livre juntamente com curts de ténis. A tudo isto, não se pode separar também o enorme desenvolvimento da indústria dos mármores e das empresas de construção civil no concelho de Vila Viçosa. E depois? Que tem sido feito por Vila Viçosa?
É tentador dizer que apenas têm sido feitos passeios (o que não deixa de ser verdade), mas nos últimos 8, 9 anos têm aparecido algumas obras em Vila Viçosa, mas são claramente insuficientes! Foi feita a variante a Vila Viçosa, o Parque de Jogos João Figueiredo foi relvado, o Espaço Internet, fizeram-se 4 novas rotundas, polidesportivos ao ar livre em Bencatel e São Romão, habitações sociais em Bencatel, um coreto na Mata Municipal e outro nos Capuchos, colocou-se a nova sinalização turística, requalificação do Largo D. João IV, colocou-se equipamento de desportos radicais na zona desportiva, está a ser feito o Pavilhão Multiusos em S. Romão, a estrada entre Vila Viçosa e São Romão foi repavimentada, assim como a estrada entre Pardais e a Fonte Soeiro. Fez-se a FIMAL e a Feira da Saúde, Vila Viçosa geminou-se com Villaviciosa das Astúrias, Villaviciosa de Odón e Villaviciosa de Córdoba. Será suficiente?
Não.

As obras realizadas, algumas foram com o intuito para turista ver e não com um pensamento de médio/longo prazo.
Exemplificando, a FIMAL, cada vez que se realiza, se torna um fiasco ainda maior! Se constatarem, a FIAPE em Estremoz não somente uma mostra de gado. É também artesanato, uma montra do concelho de Estremoz, espectáculos ao vivo, tasquinhas!
A Feira do Vinho e da Vinha em Borba também não é somente sobre vinho e o processo de como o mesmo se faz! Também inclui artesanato, tasquinhas, espectáculos, actividades paralelas, é uma montra do concelho de Borba! Assim como a Feira do Queijo em Rio de Moinhos e a Feira de Ervas Alimentares na Orada.
À ExpoGuadiana, no Alandroal, também se aplicam os mesmos critérios atrás apresentados!!!
Temos também no concelho vizinho de Elvas as várias feiras que se realizam no Salão Transfronteiriço de Negócios, e também em Monforte com a Monforfeira.
Em Reguengos de Monsaraz EXPOREG é também um caso de sucesso. E no Redondo, pode não haver nenhuma actividade do género, mas têm a Festa das Flores que é bienal, e que cada vez que se realiza é um sucesso!
Então porque é que a FIMAL é o fiasco do costume? Porque é que não se aposta numa transformação da FIMAL? Que inclua também artesanato, tasquinhas, espectáculos, actividades paralelas, que a FIMAL seja uma montra do concelho de Vila Viçosa!

Os nossos concelhos vizinhos têm se desenvolvido a ritmo muito superior ao de Vila Viçosa. Isso é inegável!!!

O concelho do Alandroal em quatro anos viu aparecer: Piscinas Municipais, Centro de Saúde, Parque de Feiras e Exposições, requalificação do centro do Alandroal e do edifício da Câmara Municipal do Alandroal, a integração na Associação Transfronteiriça das Terras do Grande Lago, a integração nas Águas Centro Alentejo.
O concelho do Redondo integrou as Águas Centro Alentejo, e essa integração custou o lugar de militante do PCP a Alfredo Barroso, que a 9 de Outubro venceu as eleições no concelho do Redondo como Independente.
O concelho de Borba viu um novo jardim municipal totalmente requalificado e mais apresentável, vai começar a ser construído o novo Parque de Feiras e Exposições, a integração nas Águas do Centro Alentejo, a Feira do Queijo de São Tiago de Rio de Moinhos e a Feira das Ervas Alimentares na Orada.
O concelho de Estremoz viu aparecer uma requalificação do centro da cidade, um Parque de Feiras e Exposições, a integração nas Águas do Centro Alentejo, o Centro de Ciência Viva.
O concelho de Elvas é pura e simplesmente um caso à parte! Desde um Centro de Negócios Transfronteiriços, o único parque de estacionamento subterrâneo do interior alentejano, requalificação da zona da Sé, Pavilhão Multiusos de Elvas, de Vila Boim e outras freguesias do concelho, construção de um novo terminal rodoviário, de um novo estádio e arrelvamento de 2 campos de futebol contíguos ao antigo estádio, requalificação do Jardim de Vila Boim, de vários edifícios de Vila Boim, intervenções em todas as freguesias do concelho ao nível de requalificações urbanas, zonas desportivas e culturais, novas Piscinas Municipais em Elvas, etc.…

Vila Viçosa necessita urgentemente de dinamismo! De desenvolvimento! De visão futurista!
Vila Viçosa necessita urgentemente de um Parque de Feiras e Exposições (com várias actividades ao longo do ano); de um novo Centro de Saúde; de um novo Quartel dos Bombeiros; de um novo Quartel da GNR; de uma Biblioteca Municipal, com tudo o que lhe é inerente como uma ludoteca, videoteca, mediateca e que também tenha actividades culturais regulares; de integrar as Águas do Centro Alentejo, para se acabar com os nossos problemas em termos de distribuição de água; de remodelar toda a canalização de Vila Viçosa; de criar uma marca de turismo; de ser declarada Património Mundial pela UNESCO; de uma ou duas unidades hoteleiras de média/grande dimensão; de uma pousada da juventude; de um parque de campismo; de atrair outros tipos de empresas; de baixar o preço dos terrenos para os jovens que se queiram fixar em Vila Viçosa, para se evitar a perda de população; oferecer bolsas a jovens prodígios Calipolenses. E quando Vila Viçosa tiver tudo isto, avançar com uma candidatura para a elevação de Vila Viçosa a cidade!

Mas parece que o PIDDAC deste ano para Vila Viçosa não foi muito generoso. Mas também não o foi para os concelhos vizinhos! No entanto, os concelhos vizinhos desenvolvem-se e o concelho de Vila Viçosa vai ficando para trás!

Bacharel Nuno Faritas Lobo

Noticias de minuto
PSI-20
Banif falhou entrada devido à exclusão dos negócios em bloco
Novabase regressa ao PSI-20 e Corticeira Amorim sai
A Novabase vai regressar ao principal índice da bolsa de valores Euronext Lisbon no início de Janeiro. A empresa liderada por Rogério Carapuça volta assim a fazer parte da carteira do PSI-20 depois de em Julho deste ano ter sido despromovida. O critério da liquidez determinou a exclusão da empresa de cortiça.
projectos aprovados pelas Acções Integradas de Base Territorial da Zona dos Mármores

No âmbito do porAlentejo realizou-se, nas instalações da Comissão de Coordenação da Região do Alentejo, uma reunião da Unidade de Gestão do Eixo Prioritário II – Acções Integradas de Base Territorial referente às Medida 2 - Acção Integrada da Zona dos Mármores (FEDER), tendo recebido parecer favorável um conjunto de 7 projectos: - 1 projecto da EDC Mármores – Empresa Gestora das Áreas de Deposição Comum dos Mármores denominado “Projecto de Execução da Área de Deposição Comum de Borba (ADC 3)”, com um investimento elegível de 62.000,00 euros e uma comparticipação FEDER de 43.400,00 euros. - 1 projecto da Câmara Municipal de Alandroal denominado “Projecto e Obra de Arranjo Urbanistico do Largo do Arrequiz”, com um investimento elegível de 476.486,82 euros e uma comparticipação FEDER de 333.540,77 euros. - 1 projecto da Câmara Municipal de Vila Viçosa denominado “IV FIMAL - Feira Internacional do Mármore do Alentejo”, representando um investimento elegível de 59.511,64 euros e uma comparticipação FEDER de 41.658,15 euros. - 4 projectos da Câmara Municipal de Borba: “Feira do Queijo 2003 – Mostra de Produtos Regionais” representando um investimento elegível de 20.246,82 euros e uma comparticipação FEDER de 14.172,77 euros; “Feira do Queijo – 6ª edição” representando um investimento elegível de 16.380,54 euros e uma comparticipação FEDER de 11.466,38 euros; “Projecto de Intervenção em Espaço Rural” representando um investimento elegível de 50.575,00 euros e uma comparticipação FEDER de 35.402,50 euros; “12ª Festa da Vinha e do Vinho 2003” representando um investimento elegível de 85.727,15 euros e uma comparticipação FEDER de 60.009,01 euros.


O semáforo que só dá verde… talvez a camara necessite de equipamentos novos como os da imagem...

Pois é, todos os que por lá passam com um pouco de mais velocidade já terão verificado que o semáforo da entrada de Vila Viçosa junto da Galp não funciona, ou melhor, o controlador de velocidade já deu o que tinha para dar. Claro que muitos poderão pensar que uma vez o espaço de aceleração é reduzido, devido á saída da rotunda não permitir, o seu valido funcionamento será desnecessário, como me comentaram esta semana. Lamento discordar, mas apresentando os motivos que penso serem lógicos, em primeiro lugar o seu estado sempre em verde não desperdiça menos electricidade do que estando a funcionar. Por outro lado sabemos que se encontra uma escola naquela zona, estando a zona habitacional no lado contrário da estrada, a sua passagem é uma constante. Por último todos sabemos os verdadeiros custos daquele equipamento por isso o mínimo é que funcionem perfeitamente.

JF

12/12/2005

Reformas, o teu futuro já agora.


Como pensar no nosso futuro.

É hoje um dos nossos maiores problemas, nós os portugueses claro, cada vez mais pensamos que lá para a frente vamos pensar no assunto, culpamos o estado e os políticos pelas magras reformas de nossos pais, considerando inadaptado o sistema da segurança social, nada fazemos.
Quando começamos a trabalhar e não alguns anos depois, no primeiro dia de trabalho e desde o primeiro salário, deveríamos pensar constantemente no nosso futuro. Quantos sabem o que é um PPR/E, plano poupança da reforma e educação?
São poucos e serão ainda menos se não alterarmos os nosso pensamentos, devem constantemente adaptar-se aos sistemas e quando pensamos que os bancos só querem ganhar dinheiro e que só pensam nos seus interesses, esquecemos que eles vivem da felicidade dos seus clientes e da sua constante satisfação. Quando o seu banco lhe liga para casa ou para o seu telemóvel, dando a indicação que alguém quer falar consigo, pensa logo que não poder ser nada de bom. A verdade é que os bancos aproveitando para aumentar os seus aforros, tem feito e aumentado a luta pelas subscrições de PPR´s pelos seus clientes. Pense que 50€ aos 35 anos irão permitir um acumulado de 49.000€ na idade da reforma e poderão efectuar levantamentos mensais ou então efectuar um só levantamento. Mas não podemos esquecer que sempre que quiser poderá a qualquer altura efectuar movimentos nesse capital em qualquer altura e sem comissões.
Por isso pense que é agora que tem que pensar no seu futuro, de forma racional e muito crescida, caso contrario grandes vida hoje serão grandes misérias amanha.

J F

Analise de um economista

Uma visão economica, social mas verdadeiramente de um simples calipolense.

Penso que o futuro de Vila Viçosa terá de forçosamente passar por uma aposta em definitivo no sector do Turismo, apostando simultaneamente numa nova abordagem, àquela que tem sido a principal fonte de riqueza no concelho até à data, o sector dos Mármores.
De uma forma geral, todos os processos de desenvolvimento passam pela aposta num sector para o qual certa região/país considere estratégico ou demonstre especial apetência.
Vila Viçosa, pelas características naturais, históricas e culturais tem a possibilidade de desenvolver os dois sectores já referidos Mármores/Turismo
O desenvolvimento de um sector chave, provoca o efeito de alavanca da economia, criando um ciclo virtuoso do desenvolvimento e crescimento económico, começando por aqueles sectores que economicamente lhe estão mais próximos arrastando-se posteriormente aos demais sectores económicos. Um desenvolvimento industrial provoca sempre no curto prazo um desenvolvimento de sectores complementares, quer industrial quer de serviços…A Industria dos Mármores encontra-se em crise, porque não criou nem teve quem lhe criasse estímulos de crescimento e modernidade.É indiscutível que os mercados estão cada vez mais competitivos, e portanto só grandes ideias ou pequenas diferenças vingam nos dias que correm, o caminho a seguir é o da diferenciação.Não me restam dúvidas que nos nossos dias, só se consegue promover um produto diferenciado, ninguém quer só mais um produto, ninguém se recordará desse produto.
Não são necessárias obras faraónicas, nem mais elefantes brancos, como diz o povo e com toda a razão, a necessidade é a mãe de todos os engenhos. O necessário é ter aquelas pequenas ideais que possam fazer a diferença.

Na prática, penso que algumas destas ideias poderiam vingar:
- Criação da marca de "Vila Viçosa" para os sectores do mármore e turismo;
- Promoção nacional e internacional da marca "Vila Viçosa" – nos media, em exposições, internet, etc... (obs: não é necessário ir longe basta atravessar o Caia…);
- Criação em conjunto com os Municípios de Borba e Estremoz de uma Junta Regional de Turismo da Zona dos Mármores;
- Captação de investimento privado no sector hoteleiro, para instalação de uma ou mais unidades de média/grande dimensão;
- Captação de investimento público para instalação de uma Pousada da Juventude
- Construção de um parque de exposições que possa funcionar como pólo tecnológico e centro de negócios, com a instalação em primeiro lugar dos Serviços de apoio ás empresas como, por exemplo, o GADE;
- Melhoria generalizada das infra-estruturas (centro de saúde, quartéis, biblioteca, ludoteca, museus, etc.);
Dr. Francisco Canhoto (membro editorial do Infocalipo)

Noticias de minuto
Governo e autarquias
Governo e autarquias vão negociar alterações às regras de transferências de verbas do Estado, à atribuição de mais competências e à participação das câmaras no plano tecnológico, que será subsidiado pelo próximo Quadro Comunitário de Apoio (QCA). De acordo com o JN, a novidade foi apresentada, no sábado, por José Sócrates, no encerramento do congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).
Daniela Castanho vence eleições para a Associação Académica da Universidade de Évora
O acto eleitoral para a presidência da Associação Académica da Universidade de Évora decorreu na passada quarta-feira. Ao acto eleitoral concorreram duas listas. A lista A liderada por Daniela Castanho, estudante de Ciências do Ambiente e a lista F encabeçada por Carlos Santos, estudante do curso de Ensino da Matemática. De acordo com os resultados oficiais divulgados pela mesa da RGA, Daniela Castanho venceu o acto eleitoral e é a presidente da Associação Académica de Évora. A estudante de Ciências do Ambiente é a primeira mulher a liderar os estudantes universitários eborenses, nos últimos dez anos

MERCADOS vs petroleo
Publicado 12 Dezembro 2005 15:55
Fim da oferta especial da OPEP atira petróleo para valorização de 1,5%
Os preços do petróleo disparavam em Nova Iorque e Londres depois da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) ter decidido manter a produção mas acabar com a oferta especial de 2 milhões de barris por dia disponibilizada para compensar os estragos provocados pelos furacões Katrina e Rita nas petrolíferas do Golfo do México.

12/11/2005

Natal


A maior arvore de natal de Portugal
Brotará um rebento do tronco de Jessé,e um renovo brotará das suas raízes. Sobre ele repousará o espírito do Senhor: espírito de sabedoria e de entendimento,espírito de conselho e de fortaleza, espírito de ciência e de temor do Senhor. Não julgará pelas aparências nem proferirá sentenças somente pelo que ouvir dizer; mas julgará os pobres com justiça, e com equidade os humildes da terra; ferirá os tiranos com os decretos da sua boca, e os maus com o sopro dos seus lábios. A justiça será o cinto dos seus rins, e a lealdade circundará os seus flancos. Então o lobo habitará com o cordeiro, e o leopardo deitar-se-á ao lado do cabrito;o novilho e o leão comerão juntos, e um menino os conduzirá.A vaca pastará com o urso, e as suas crias repousarão juntas;o leão comerá palha como o boi.A criancinha brincará na toca da víborae o menino desmamado meterá a mão na toca da serpente.Não haverá dano nem destruição em todo o meu santo monte, porque a terra está cheia de conhecimento do Senhor, tal como as águas que cobrem a vastidão do mar.”(Isaías 11, 1-10) ■

Comentário semanal


Comentário semana

Como andam de emprego os habitantes do nosso Alentejo, será que andam contentes com o que fazem e para alem disso será que existe desemprego?
Infelizmente sim, na nossa terra serão várias as pessoas que estão no desemprego, umas que acabaram o seu curso á coisa de uns meses e ainda não conseguiram arranjar nada, neste caso não só procuram um emprego mas essencialmente o seu primeiro trabalho que ainda faz existirem maiores barreiras.
Nos casos de quem está agora pela primeira vez sem trabalhar, nesse caso se o momento não se alastrar possivelmente será passageiro, entre várias coisas porque se forem bom profissionais de certo que não faltarão aqueles que queiram dar um posto de trabalho nas suas empresas. Mas terão que aproveitar o que surja.
Mas ainda existem os que precariamente se encontram numa situação de emprego 6 meses e desemprego outros 6 meses, não que sejam trabalhos sazonais do campo ou coisa assim, são os chamados trabalhos públicos que precariamente colocam as pessoas em situações dessas. Quando das eleições são por várias vezes prometidos trabalhos, em terras como a nossa essa situação não é fomentada com a cativação de novas empresas ou do emprego privado que é o único ainda com capacidade de empregar tendo em consideração o facto do estado estar pelas costuras e de terem sido congeladas as entradas para esse sector. Mas o que na realidade acaba por suceder é as pessoas trabalharem 6 meses, e posteriormente irem para o desemprego outros 6 meses em quando outras estão nos seus lugares mas que tem em termos profissionais as mesmas características. Depois de 6 meses a receber pelo desemprego, isto é tu eu e todos nós a pagarmos por esta situação, são colocadas novamente trocando com as suas colegas. Meus senhores, esta situação não é solução e acaba por transparecer uma insegurança que enquanto estas situações sucederem será uma vergonhosa realidade.
De forma geral Vila Viçosa necessita de mais e melhor, mas principalmente de conseguir privados que tragam o emprego, temos é de ter maior abertura. Boa sorte
JF

Noticias de minuto

Noticias de minuto
PIB recua 0,9% no terceiro trimestre

9 Dez O produto interno bruto português registou uma contracção de 0,9% no terceiro trimestre deste ano, contra os três meses anteriores, uma evolução explicada em parte pela antecipação do consumo para Junho, com o aumento da taxa máxima do IVA. Em termos homólogos a economia nacional cresceu apenas 0,2% no terceiro trimestre e nos primeiros nove meses deste ano, anunciou o INE.
Dois dias de Dakar no alentejo
O rali Lisboa-Dakar vai ter dois momentos de espectáculo e de competição no Alentejo. Logo na primeira etapa entre Lisboa e Portimão, os pilotos vão disputar 83 quilómetros cronometrados no Alentejo. A escolha, justifica a organização, deveu-se ao facto de "os pilotos precisarem de ensaiar os carros e as motas em situação de corrida, bem como testarem as suas capacidades de navegação" antes da prova entrar em África. A especial disputar-se-á nos arredores de Almodôvar, numa zona espectáculo que estará instalada em Aldeia dos Fernandes.

12/10/2005

Windows XP Media Center

Windows XP Media Center

Já pensaram em passar uma tarde com a família ou com os amigos confortavelmente à frente do televisor perto da aparelhagem, ao lado do leitor de DVDs com três comandos à distância na mão? Grande confusão não é!? Pois agora a confusão acabou e pode ter tudo isto integrado num único formato com o Windows XP Media Center. É certo que cada vez mais se compram computadores, pois o único aparelho multimédia que consegue satisfazer o utilizador centralizando os formatos multimédia oferecendo uma forma simples de os gerir. Agora tudo é mais fácil! Não existe só o computador para esse fim e com o Windows XP Media Center torna tudo fácil prático e divertido. Este resultado da família do Windows disponibiliza um entretenimento digital integrado através de uma interface simples com telecomando. Através deste formato multimédia pode ver DVDs; televisão; navegar por colecções de vídeo particular; ouvir colecções completas de música; criar apresentações de diapositivos com fotografias e músicas digitais. Alem de ter tudo num só aparelho tem a vantagem de ocupar um só local em casa, reduzindo assim o espaço. O Windows XP Media Center proporciona assim as seguintes experiências de utilização: Televisão e gravação de vídeo pessoal - onde pode ver parar e rebobinar programas de televisão em directo; Musica - oferecendo liberdade de navegar pela sua colecção através de álbuns, interpretes ou géneros musicais; fotografias - onde pode ver álbuns completos de forma prática com o telecomando; Vídeo - podendo navegar pela sua colecção pessoal; DVD – oferece excelentes funcionalidades na reprodução de filmes através do telecomando, fornecendo também informações sobre o DVD, as faixas e os programas.
O objectivo do Media Center é também ser fácil de utilizar. A sua interface azul tipo televisor, o menu Start e a sua profundidade resulta de técnicas de iluminação muito agradáveis. No fundo o utilizador tem acesso rápido a seis funções, elas são: My TV; My Music; My Pictures; My Vídeos; Play DVD e Settings.
As opções do menu Start são feitas pelo telecomando e as selecções fazem-se ao passar pelo menu.
Com o Windows XP Media Center a integração da tecnologia multimédia digital no seu computador é agora mais fácil, simples e agradável. Ai está o início da Década Digital!

Dr. Daniel Moreira

Radical


Vila Viçosa continua apostar no desporto e nas zonas adequadas para quem gosta de praticar.
Foi com alegria que comprovamos hoje que se encontra na zona desportiva de Vila Viçosa uma pista de desportos radicais, penso que este tipo de iniciativas são de louvar e que o espaço em questão tem sido muito bem utilizado pelo Sr. Presidente da CMVV. A verdade é que algums das obras que normalmente surgem só no final dos mandatos estão já em realização o que é de louvar esta atitude
JF

selecção



Selecção
O pai natal deixou uma bela prenda no sapatinho da selecção portuguesa.
«Não nos podemos queixar» (Scolari)

O seleccionador nacional, Luiz Felipe Scolari, mostrou-se satisfeito com o resultado do sorteio da fase final do Mundial-2006, que colocou Portugal no Grupo D, juntamente com as selecções de México, Irão e Angola.

ASF «Não nos podemos queixar. Claro que seria melhor escolher os adversários, mas trata-se de um sorteio», afirmou Scolari, ao mesmo tempo que advertiu: «Houve muita euforia em 2002. Todos pensaram que iria ser fácil e acabou por ser um pesadelo. Não queremos passar pela mesma situação. É preciso alertar a torcida, o povo e os jogadores. Teremos de trabalhar muito.»Quanto ao facto de Angola e Portugal se encontrarem no primeiro jogo, Scolari afirmou: «É um país com o qual temos um grande relacionamento, mas teremos de defrontar Angola. Num campeonato a três jogos, porque depois é mata-mata, teremos de tentar a vitória.»Relativamente ao Irão e ao México, Scolari acrescentou: «Trabalhei no mundo árabe e, apesar de não conhecer muito bem a selecção iraniana, tenho grande respeito pelo seu futebol. Falei com Zico [seleccionador do Japão] sobre o Irão e ele disse-me para ter muito cuidado, em todos os aspectos. Quanto ao México, tem jogadores temíveis e de grande qualidade.»O facto de a Selecção portuguesa não estar sujeita a grandes deslocações (Colónia-Frankfurt-Gelsenkirchen) foi considerado positivo pelo seleccionador nacional.
Bola

12/09/2005


PAI NATAL, eu estou aqui e portei-me bem...
O Pai Natal tem vários nomes dependo do país e cultura, mas independentemente do nome que ele recebe, trata-se sempre de S. Nicolau, um senhor muito simpático e generoso, que nasceu no ano de 350 d.C., em Patara. Depois de viajar por muitos sítios, S. Nicolau decidiu ir viver em Mira, onde anos mais tarde tornou-se bispo da Igreja Católica. Muitos milagres lhe são atribuídos e grande parte destes relacionam-se com a doação de presentes. Ele, hoje, ainda é vivo já que a sua Fonte de Vida é a crença das pessoas na sua existência, quando ninguém mais acreditar no Pai Natal é quando ele morre!
Actualmente ninguém sabe ao certo onde é que o Pai Natal vive, uns dizem que é na Noruega, outros dizem que é na Finlândia e ainda outros dizem que ele vive no Pólo Norte. A verdade é que o Pai Natal não quer que ninguém saiba onde é que ele mora, para conseguir trabalhar sem ser incomodado, pois o seu trabalho não se resume a distribuir os presentes na noite de Natal, é também necessário fazer os presentes, saber o que cada criança pediu e o que cada uma realmente merece.
O Pai Natal tem uma lista, que actualmente já é computorizada, de todas as crianças do mundo. O Pai Natal e os seus ajudantes, os duendes, através dessa lista sabem onde é que cada criança mora e assim podem observar o seu comportamento ao longo do ano.
Para conseguir entregar todos os presentes numa só noite, o Pai Natal tem de usar a sua magia, tanto o seu trenó como as suas renas são mágicas. As renas do Pai Natal são nove: Dasher, Dancer, Prancer, Vixen, Comet, Cupid, Donder, Blitze e Rodolfo. A rena que lidera o trenó é o Rodolfo, já que este tem um nariz brilhante que ilumina todo o caminho.
Para mandar a tua carta ao Pai Natal podes utilizar 3 métodos diferentes:• Enviar pelo correio:• Enviar um e-mail pela Internet;• Simplesmente deixar a tua carta no presépio de tua casa (o Pai Natal ou um dos seus ajudantes vai lá busca-la).Independentemente do método que escolheres deves sempre dizer aos teus pais quais são os presentes que queres, porque às vezes os ajudantes do Pai Natal são desorganizados e perdem as cartas. Quando isso acontece, o Pai Natal manda um dos seus ajudantes ir perguntar aos teus pais o que é que tu pediste.Por vezes os meninos recebem presentes que não corresponde ao que pediram, isso acontece por vários motivos:• Não te portastes bem e o Pai Natal acha que tu não mereces o que pediste;• A tua lista é muito grande e o Pai Natal não te pode dar tudo o que pediste, pois ele também tem de dar presentes aos outros meninos;• O Pai Natal não dá presentes que os teus pais não te dariam (exemplo: brinquedos perigosos).Quando o Natal acaba, o Pai Natal vai de férias com a Mãe Natal, afinal ele trabalhou muito e tem de recuperar as suas forças para no próximo ano voltar a preparar tudo para que o Natal seja um sucesso.

12/08/2005

Soma e segue


SLB

O Benfica recebeu e venceu no Estádio da Luz o Manchester United, por 2-1, na última jornada da fase de grupos e passou aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Após uma entrada desastrosa, com Paul Scholes a inaugurar o marcador logo aos 7 minutos, a equipa de Ronald Koeman operou a reviravolta com golos de Geovanni e Beto ainda durante a primeira parte.
Record

Pardais a caminho de uma morte esperada


Pardais necessita de mudanças.

Parece que foi ontem, a maioria já não se recorda, muitos esqueceram-se porque ainda eram jovens, outros porque eram na altura crianças e são hoje homens e mulheres feitas com trabalho e filhos já na escola, mas tudo sucedeu á mais de 25 anos, nessa altura ainda não existia luz nas ruas, ainda mais de 65% da população só tinha a 4 classe, mas já nessa altura o presidente da junta de freguesia de Pardais era o mesmo homem. Imponente, sem muito espírito de amizades aparentemente e sempre com muito espírito de chefe de família, Vila Viçosa cresceu, S.Romão viu abalar os seus emigrantes para França e Alemanha, mas tem visto todos os anos o seu regresso, Bencatel cresceu para o dobro não só na sua zona habitacional como em termos populacionais, mas Pardais não. Demoraram mais de 20 anos para que o Sr. Presidente deixa-se crescer Pardais fora da zona geográfica da sua loja, onde tinha cada vez mais concentrado o comercio, bares, zonas de lazer etc… Na zona verdadeiramente dos pardaleiros, junto a igreja e no único lugar onde a zona habitacional poderia crescer, ai nada era feito nem uma erva era colhida, não fosse o povo fugir para a zona de cima de Pardais. È verdade que nos últimos 5 a 6 anos muito tem sido feito em termos de habitações mas não é menos verdade que isso só sucedeu por imposição do actual presidente da CMVV que neste ponto e em relação a Pardais não quis que o atraso continuasse deixando de lado a famosa briga entre irmãos da terra que por aquelas paragens nunca mais do que o que era seu quiseram. Mas o que era importante realçar e recordar é que ele vai ter de sair, e este até já tem em mente alguém, claro esse mesmo, sangue do seu sangue vicio dos seus vícios, claro que o povo é que manda e verdade seja dita, não sei se já reparou que tem a faca e o garfo na mão. Mas enfim vamos ver é se por fim entra alguém que faça algo por esta terra e se os pardaleiros realmente querem isso ou simplesmente querem continuar com o mesmo perfil de representante da sua terra. DEMOCRACIA SERÁ ISTO, + de 20 anos e sempre a mesma pessoa...
Infocalipo (Representantes editoriais)

12/07/2005

02-12-2005 a 15-12-2005


Vila Viçosa :: "Dinossauros"
A exposição “Dinossauros” está patente até 15 de Janeiro na sede da Associação do Grupo de Teatro de Amadores de Vila Viçosa, nas antigas instalações da PSP naquela vila. Trata-se de uma colecção particular de fósseis, que contém exemplares oriundos de todos os continentes.
INFOCALIPO

Alandroal assina protocolo de geminação com município cubano


Alandroal assina protocolo de geminação com município cubano
A Câmara Municipal de Alandroal assinou um Protocolo de Geminação com o Município de Regla, Cuba. O Protocolo de Geminação, aprovado por unanimidade na reunião ordinária de dia 30 de Novembro, prevê a cooperação entre os dois Municípios, estando prevista a presença no Alandroal de uma Delegação Cultural, de 25 pessoas, representativa da cidade cubana. Regla é um dos 26 municípios da província de La Habana e o de menor extensão territorial de Cuba. Tem uma população de cerca de 44 mil habitantes. A Câmara Municipal de Alandroal tem igualmente em curso um processo de geminação com Santa Cruz, em Cabo Verde.
N.A.


Evora moderna
A cidade de Évora é uma das 21 cidades finalistas seleccionadas pelo Intelligent Community Forum para a eleição das sete cidades inteligentes 2006, que distingue, a nível mundial, as cidades mais bem equipadas em termos de banda larga e tecnologias de informação. A selecção das candidatas é feita em duas fases: na primeira fase são seleccionadas 21 de entre centenas de cidades candidatas, que são designadas “Smart Cities”. Na segunda fase, de entre estas, são seleccionadas sete, que irão estar sob observação durante um ano, sendo após este período escolhida de entre estas sete, a vencedora do prémio Intelligent City.

J.N.A.

BCP obtém mais valia de 127 milhões com venda de 10% na PZU

O BCP estima encaixar uma mais valia de 127 milhões de euros com a venda da participação de 10% na companhia de seguros polaca PZU pelo Bank Millennium, anunciou a instituição em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).


Venda da posição na Galp aumenta em 3% preço-alvo da EDP

A venda dos 14,27% da posição que a Energias de Portugal (EDP) detinha na Galp por 720,5 milhões de euros ao Grupo Amorim é considerada positiva pelo BPI e pelo Espírito Santo Research (ESR), que revêem em alta o preço-alvo para as acções da eléctrica nacional depois do valor ter superado as estimativas.
As casas de investimento avaliavam a participação de 14,27% da EDP na Galp por menos de 500 milhões de euros, um valor que ficou abaixo do acordo feito entre a eléctrica nacional e o Grupo Amorim.
«Avaliávamos a participação de 14% da EDP em 411 milhões de euros» diz o «research» do BPI enquanto o ESR estimava que o valor pago por este activo ascendesse a 460 milhões de euros.
«Como resultado, assumindo o preço oferecido por Américo Amorim [de 720 milhões de euros] o nosso preço-alvo deve ser aumentado de 2,50 euros por acção para 2,58 euros por acção, um aumento de 3%», segundo o BPI.
«A diferença representa 0,07 euros adicionais por acção na nossa avaliação» segundo o «research» do ESR, um valor que representa mais 3% do que «o nosso preço-alvo de 2,74 euros por acção».
O ESR diz ainda que a venda desta participação deve representar mais 50% das suas estimativas de resultados para a eléctrica para 2006, que se situam nos 760 milhões de euros.
«Esperamos que a EDP utilize o dinheiro para continuar a investir em energias renováveis», numa altura em que a EDP está a tentar adquirir activos da Noun em Espanha, «e, eventualmente, reduzir a dívida», de acordo com o ESR.
As acções da EDP [Cot] valorizavam 1,18% para os 2,57 euros, com mais de 13,6 milhões de títulos negociados.
Jornal de Negocios

12/06/2005

Presidenciais


Presidenciais: Cavaco Silva "ganhou" primeiro debate a Manuel Alegre - sondagem

Lisboa, 06 Dez (Lusa) - Uma "sondagem relâmpago" realizada segunda-feira à noite no fim do primeiro debate televisivo para as eleições presidenciais indica que Cavaco Silva "ganhou" a Manuel Alegre o frente-a-frente na SIC.
Um estudo de opinião da Eurosondagem realizado entre as 22:00 e as 23:15 concluiu que 27,3 por cento dos inquiridos consideram que Cavaco Silva ganhou o debate presidencial, contra os 15,7 por cento que acham que Manuel Alegre levou a melhor sobre o ex-primeiro- ministro social-democrata.
Mais de metade dos inquiridos (57 por cento) responderam não ter visto o debate ou disseram não saber qual dos candidatos saiu "vencedor" ou ainda que não queriam responder.
Manuel Alegre e Cavaco Silva travaram segunda-feira à noite um debate moderado na SIC, o primeiro de uma série de dez a realizar nas três televisões generalistas, sem interrupções e com poucas divergências de fundo.
No frente-a-frente, Alegre e Cavaco apenas apresentaram perspectivas marcadamente distintas sobre a importância da economia para a resolução dos problemas do país.
O dirigente do PS e vice-presidente da Assembleia da República acusou o ex-primeiro-ministro de ter "uma visão muito economicista" e defendeu que Portugal vive uma crise "muito complexa" e tem "muitos défices", além do das finanças públicas.
"O desenvolvimento é económico, social, cultural e ambiental.
Mas se falha a economia podemos ter muitas ilusões mas não conseguimos dar resposta à defesa da língua portuguesa ou ao desemprego", contrapôs Cavaco, embora considerando que o défice "não é um objectivo em si".
A sondagem da Eurosondagem realizou-se entre as 22:00 e as 23:15 de segunda-feira (após ter terminado o debate entre Cavaco Silva e Alegre), com 769 entrevistas telefónicas validadas a portugueses maiores de 18 anos, tem uma margem de erro de 3,5 por cento e um grau de probabilidade de 95 por cento.
NVI/IEL.
Lusa/Fim

12/05/2005


PENSAMENTO DA SEMANA

Um homem entra numa biblioteca e pergunta à empregada:

- Pode ajudar-me a encontrar um livro?
- Diga-me o título do livro, sff.
- "HOMENS, O SEXO FORTE"
- A ficção cientifica é no piso de baixo, Senhor!

Sandra M.

Dinamização


Como dinamizar Vila Viçosa.

Numa altura em que os cortes orçamentais chegam de forma directa a Vila Viçosa, com cortes únicos no orçamento do PIDAC para a nossa terra, a CMVV toma uma iniciativa que penso ser louvável, o cartão para o jovem. Entre muitos dos factores de importância relevantes nesta iniciativa, o preço mais baixo para aquisição de terrenos camarários para jovens com menos de 30 anos, ou o acesso a alguns serviços taxados pelo município com reduções que chegam aos 50%, são algumas iniciativas que penso serem louváveis. Mas o que necessita para alem disso esta princesa do Alentejo para chegar onde querem os calipolenses. Uma dinâmica diferente por parte das entidades municipais poderia ser um bom começo, não só com uma departamento de apoio ao presidente diferente daquele que neste momentos se estrutura, com uma única pessoas, e mesmo esta com uma experiência neste assunto francamente desenquadrada dada as exigências para um cargo de tal importância. Por outro lado acredito que uma equipe de pelo menos 3 pessoas será o minimamente necessário, existindo a necessidade de conhecimentos pelo menos de uma das pessoas de 2 a 3 línguas e de um especialista claro em gestão e economia, entre outras características que claramente não são uma realidade por parte de quem neste momento ocupa este lugar.
Mas o maior objectivo de que tiver o desenvolvimento económico calipolense como uma perspectiva real de desempenho, deverá ter o sector privado como o principal objectivo e fulcral ponto de partida, os maiores empresários de Vila Viçosa e da zona do Alentejo, os melhores especialistas e intelectuais desta terra, deverão por começar a sentar-se numa mesma mesa, onde assuntos de estratégia e ideias de evolução deverão ser tidas em consideração, pois a melhor estratégia é aquela em que os jogadores de um mesmo jogo sabem de forma geral o que todos esperam de um todo no seu conjunto, eviden

12/04/2005

Comentário semanal



Analise necessária para quem tem crédito habitação, da subida das taxas de juro. Quanto custam estes aumentos aos portugueses.
A subida das taxas de juro tem como principal consequência a subida das taxas no crédito habitação, situação que já era de esperar pelo facto de que á mais de 3 meses que o assunto era referencia crucial, principalmente desde que os EUA subiram as taxas de juro. Um casal com um filho, que tenha contraído junto da banca um crédito de 150 mil euros, com um «spread» associado de 0,7%, verá os custos mensais junto da instituição financeira aumentarem 20,33 euros por mês, com uma subida de 25 pontos base nos juros directores. Caso o montante contraído seja de 200 mil euros, então os encargos sobem perto de 30 euros. Mas na realidade como muitos dos créditos habitação já sofreram uma revisão no crédito habitação esta subida está já espelhada nos últimos valores das prestações do crédito habitação. Os bancos mais penalizadores neste domínio são os que praticam arredondamentos ao quarto de ponto percentual superior e os menos penalizadores os que praticam o arredondamento à centésima ou oitavo de ponto percentual, como sucede com o BPI, o único banco português com arredondamentos á milésima e onde essa influencia é menos visível. Mas a melhor opção de que não está contente é procurar outro banco tentando baixar a sua taxa e o arredondamento efectivo.
Mas claro que se este é um momento pouco desejado para muitos, para os habituais aforradores esses não só tem aqui um momento de viragem como principalmente um momento em que as suas taxas verão aumentos na ordem dos 0,5% de muitos depositos a prazo, principalmente nos de maior periodo temporal.

Jorge Ferreira

Sá Carneiro

SÁ CARNEIRO

O presidente do PSD, Marques Mendes, e os seus antecessores no cargo Cavaco Silva, Durão Barroso e Santana Lopes salientaram hoje que a memória do primeiro líder do partido, Sá Carneiro, continua viva em Portugal. Na Basílica da Estrela, na missa por alma do antigo primeiro- ministro da Aliança Democrática - que faleceu há exactamente 25 anos em Camarate, em consequência de uma acidente de avião -, estiveram presentes todos os representantes dos principais órgãos de soberania. Durante a celebração, nas primeiras filas, estiveram sentados o chefe de Estado, Jorge Sampaio, o presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, o primeiro-ministro, José Sócrates, o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carmona Rodrigues. Na Basílica da Estrela, apareceram também quase todos os líderes que sucederam a Francisco Sá Carneiro na presidência dos sociais-democratas: Francisco Pinto Balsemão, Cavaco Silva, Marcelo Rebelo de Sousa e Pedro Santana Lopes (estes dois últimos sentados nas últimas filas), além de Durão Barroso e Marques Mendes. O presidente do CDS-PP, Ribeiro e Castro, a secretária do antigo primeiro-ministro, Conceição Monteiro, o filho Francisco Sá Carneiro, o ex-presidente do PPM Gonçalo Ribeiro Teles e ex-ministros como José Luís Arnaut, Nuno Morais Sarmento e Pedro Roseta estiveram também presentes na homenagem. No final da missa, cuja celebração esteve a cargo do frei Bento Mateus, o Presidente da República não prestou declarações, mas o primeiro-ministro recordou "a maneira empenhada como Francisco Sá Carneiro se bateu pela modernização do país". No final da missa, o presidente do PSD fez questão de salientar que a celebração "reuniu representantes dos órgãos de Estado e personalidades de vários quadrantes políticos". "Mas o mérito não é meu. O mérito é de Francisco Sá Carneiro", que "não era uma pessoa qualquer", sublinhou o líder dos sociais- democratas, antes de classificar como "muito bonita e digna" a cerimónia que foi feita na Basílica da Estrela por alma do fundador do partido. Com Lusa

12/03/2005

A 6
Parece ser um belo carro, caro é verdade e até agora não teria muita razão de dizer que tudo tem a ver com Vila Viçosa, mas parece não ser por muito tempo. Digam lá meus caros quem pensam os amigos que irá com dinheiro publico fazer uma aquisição destas... Pois a verdade é que quando o governo diz não querer gastos desnecessários alguns perguntam onde se poderia gastar, eu pessoalmente não considero lógico que um ministro troque de carro anualmente, mas talvez de 3 em 3 ou de 4 em 4 ano seria uma boa escolha, tendo ainda como ideia de fundo que um representante de Portugal não pode e não deve andar por ai de qualquer modo, nem em termos de vestuário e imagem como tambem no que toca a automoveis, mas a verdade é que não se pode abusar. Em Vila Viçosa parece ter chegado o momento de aumentar os gastos quase particulares ou pelo menos no seu carcater pessoal, e publico pois somos nós que os pagamos no seu caracter financeiro e autarquico. Mas vamos deixar esta pergunta, de quem vai comprar um Audi A6 e daqui a uns dias ou mesmo no inicio do ano de 2006 vamos ver como é.
Contrariamente a estes gastos a população continua sem centro de saude ou sem acesso a um grande numero de serviços necessarios para o bom funcionamento de uma vila.

Mundo diferente


2500 visitas
Numa fase ainda de construção e em inicio juvenil deste Blog, penso já termos conseguido chamar a atenção, para alem do facto de demonstrarmos que não estamos aqui contra ninguém mas sim a favor e do lado de muita gente, dos calipolenses em primeiro lugar, dos alentejanos de seguida e do lado dos portugueses e europeus numa perspectiva de mostrar aquilo que somos e porque somos. Evidentemente nestes 6 meses muito foi escrito, até ao momento mais de 200 textos, alguns com carácter crítico, outros apenas ilustrativos mas sempre com um objectivo o de informar. Chegado a um século novo em que o amanha é já o hoje, o caminho da informação toma um lugar nas nossas vidas de necessidade fundamental mas de verdadeira orientação humana, seja ela aos níveis regionais ou mesmo mundiais. Uma vez mais surge uma iniciativa com carácter diferente, mas que em diferença de outro que integrei anteriormente, este não terá nenhuma pedra no sapato. Continuem connosco.
J.F.

12/01/2005

Satélite vs Tempo


Free Hit Counter

El Tiempo en Rtve.es