12/19/2005

O Estado


Estudo sobre eficiencia dos municipios

Os numeros parecem dizer tudo o que os nossos olhos tem visto. Foi elaborado um estudo sobre a produtividade dos funcionários publicos nas camaras municipais, a conclusão mesmo sendo escandalosa era de esperar. Em média um trabalhador da função publica a trabalhar numa Camara Municipal, trabalha em média menos 1/3 do que na realidade seria possivel, tendo em atenção o sistema utilizado, as qualificações e o tipo de trabalho. Este valor de produtividade mais baixo do que na realidade seria se estes funcionários tivessem outro tipo de atitude, não só é escandaloso, como define um caminho daquele que tem sido seguido, abrindo assim caminho a despedimentos com justa causa, sendo a falta de produtividade uma boa razão. Torna-se claramente mais eficiente ter um funcionário a trabalhar de verdade no seu local de trabalho do que pagar a quem não quer trabalhar para estar no desemprego.
Outra situação a ter em conta são ainda a precariedade com que as contratações na função publica acontecem, com o responsaveis muitas vezes a não abrirem concursos publicos indicando directamente para os centros de desemprego as pessoas que em concreto querem contratar.
Se numa primeira analise essa situação pode ter duas analises, um delas directa e clara é que estão-nos a ir aos bolsos aos que realmente trabalhamos e temos descontos cada vez maiores. A função publica não é que mereça aumentos salariais, mas ou começam a trabalhar conjuntamente como os privados ou então esses aumentos terão que ser congelados e liberalizados os despedimentos.
JF

1 Comments:

At 19/12/05 19:49, Anonymous Anónimo said...

assim é que se faz politica não pares

 

Enviar um comentário

<< Home


Free Hit Counter

El Tiempo en Rtve.es