12/05/2005

Dinamização


Como dinamizar Vila Viçosa.

Numa altura em que os cortes orçamentais chegam de forma directa a Vila Viçosa, com cortes únicos no orçamento do PIDAC para a nossa terra, a CMVV toma uma iniciativa que penso ser louvável, o cartão para o jovem. Entre muitos dos factores de importância relevantes nesta iniciativa, o preço mais baixo para aquisição de terrenos camarários para jovens com menos de 30 anos, ou o acesso a alguns serviços taxados pelo município com reduções que chegam aos 50%, são algumas iniciativas que penso serem louváveis. Mas o que necessita para alem disso esta princesa do Alentejo para chegar onde querem os calipolenses. Uma dinâmica diferente por parte das entidades municipais poderia ser um bom começo, não só com uma departamento de apoio ao presidente diferente daquele que neste momentos se estrutura, com uma única pessoas, e mesmo esta com uma experiência neste assunto francamente desenquadrada dada as exigências para um cargo de tal importância. Por outro lado acredito que uma equipe de pelo menos 3 pessoas será o minimamente necessário, existindo a necessidade de conhecimentos pelo menos de uma das pessoas de 2 a 3 línguas e de um especialista claro em gestão e economia, entre outras características que claramente não são uma realidade por parte de quem neste momento ocupa este lugar.
Mas o maior objectivo de que tiver o desenvolvimento económico calipolense como uma perspectiva real de desempenho, deverá ter o sector privado como o principal objectivo e fulcral ponto de partida, os maiores empresários de Vila Viçosa e da zona do Alentejo, os melhores especialistas e intelectuais desta terra, deverão por começar a sentar-se numa mesma mesa, onde assuntos de estratégia e ideias de evolução deverão ser tidas em consideração, pois a melhor estratégia é aquela em que os jogadores de um mesmo jogo sabem de forma geral o que todos esperam de um todo no seu conjunto, eviden

9 Comments:

At 6/12/05 09:09, Blogger Unknown said...

Concordo inteiramente caro JF! Aliás, vamos brevemente (e finalmente) assistir à abertura de um novo supermercado em Vila Viçosa, o que obrigará o já existente a baixar os preços (o dono do Intermaché de Vila Viçosa é o dono do Intermaché de Elvas e lá o mesmo produto é consideravelmente mais barato!!!), a ter um stock dos produtos promovidos nos panfletos publicitários adequado à realidade! Isto é apenas um exemplo!

Gostei ainda do facto de te teres lembrado das línguas! Sabes que daqui a sensivelmente 10 anos que não souber falar fluentemente a língua inglesa como a sua língua materna (no nosso caso o português) irá ser considerado analfabeto! e que daqui a sensivelmente 25 anos que não souber falar a língua inglesa e outra língua estrangeira (por exemplo: francês, castelhano, italiano, alemão, neerlandês, etc) de modo fluente irá ser considerado analfabeto!
Isto sem contar que Vila Viçosa tem que se virar cada vez mais para o estrangeiro! Para a França, a Itália, o Reino Unido, a Alemanha, para conseguir atrair algum tipo de negócio e turismo desses países!!!

Lembro-me que na FIMAL 2004 assisti a uma tentativa de um funcionário camarário de fazer de interprete com um grupo de pessoas francesas. Escusado será dizer que aquilo foi um desastre total!!! Eu sinceramente achei uma vergonha!!! A culpa talvez até não tenha sido do funcionário, mas sim de quem lá o pôs!!!
E se apostassem em profissionais competentes da área, jovens licenciados (porque há Calipolenses licenciados nesta área) que neste momento até podem estar desempregados!

Saudações!!!

 
At 6/12/05 11:06, Anonymous Anónimo said...

Na leitura do seu comentário o que mais me alegrou foi a rapidez do surgimento dele o que dá a entender que o amigo como outros utilizam já o infocalipo de forma regular o que me alegra. Em relação há necessidade de especialistas de linguas na camara no gabinete de apoio á presidencia é evidente que as pessoas que nele devem estar e que não estão deverão ser fluentes de várias linguas, ingles como é evidente e permita-me ai não concordar consigo pois acho e tenho a certeza que o espanhol é já e vai ser a 1º lingua mundial. Não poderemos esquecre que a médio prazo e como acontece de 100 em 100 anos os paises de poder central mundial alteram o que quer dizer que a médio prazo isso sucederá, no meu entender será espanha ou a américa latina. continue a comentar pois é importante uma atitude pro-activa.

JF

 
At 6/12/05 11:27, Anonymous Anónimo said...

Meus caros, a lingua tem muita importancia mas mesmo assim não poderemos esquecer que o mais imporatne é o crescimento desta terra, onde o investimento privado tem diminuido, assim como a população.
Joao Rodrigues

 
At 6/12/05 11:37, Anonymous Anónimo said...

Lá estao vcs a criticar mas sem serem construtivos, so dizem mal de quem tem feito tudo por vila viçosa. Alguns deveriam aprender como se governa e mais como se luta por esta terra
Um Libato

 
At 6/12/05 11:37, Anonymous Anónimo said...

Lá estao vcs a criticar mas sem serem construtivos, so dizem mal de quem tem feito tudo por vila viçosa. Alguns deveriam aprender como se governa e mais como se luta por esta terra
Um Libato

 
At 6/12/05 14:03, Blogger Unknown said...

Caro amigo JF, concordo inteiramente consigo em relação ao castelhano, mas como você saberá melhor do ninguém, vai suceder com as línguas o mesmo que acontece com a moeda.
Passo a explicar, o Euro é actualmente mais forte que o Dólar americano, mas isso não impede que o dólar seja a moeda mais transaccionada no mundo.
O mesmo irá acontecer com o castelhano, poderá vir a ser a língua mais forte a nível mundial, mas a maioria dos negócios e negociatas irão ser feitas em inglês.

Quanto ao caro libato, acho que lhe fica mal acusar-nos de não ser construtivos. Penso ainda que se for para governar e defender Vila Viçosa como o actual presidente da câmara o faz, não é necessário aprendermos muito!!!

Saudações!

 
At 6/12/05 15:42, Anonymous Anónimo said...

Caro restaurador alegro-me desta nossa conversa, mas deixe-me corrigi-lo, infelizmente o euro não é uma moeda mais forte que o dollar, essa analise não é feita pela sua cotação ou pelo que a moeda vale, essa analise é sim feita pela importancia transaccional e pela sua estabilidade ao ninel economico e neste momento e penso que durante mais alguns anos a moeda dos EUA irá continuar a ter uma grande importancia sendo a primeira escolha. Em relação ao Sr. Libato, é pena não ler os nossos textos que o infocalipo publica neles verá apoio a ideias da CMVV e criticas essas sim construtivas. quem não sabe não estraga.
JF

 
At 6/12/05 16:31, Blogger Unknown said...

Erro meu, caro JF :-)

Mas acho que ainda assim deu para perceber onde eu queria chegar. :-)

Penso ainda que a Câmara deveria ter um especialista em Tradução, mas também em Assessoria de Direcção, pois assim mataria dois coelhos duma cajadada, e pouparia um ordenado!

Mais ainda, deveria ter um para cada uma das línguas mais fortes da UE: Inglês, Francês, Alemão e Castelhano.

Saudações!

 
At 13/12/05 10:52, Anonymous Anónimo said...

Já agora um salario modesto para mim que estou cansado e poderia ser o ascensorista de serviço e, com carro à porta

 

Enviar um comentário

<< Home


Free Hit Counter

El Tiempo en Rtve.es