12/07/2005


Venda da posição na Galp aumenta em 3% preço-alvo da EDP

A venda dos 14,27% da posição que a Energias de Portugal (EDP) detinha na Galp por 720,5 milhões de euros ao Grupo Amorim é considerada positiva pelo BPI e pelo Espírito Santo Research (ESR), que revêem em alta o preço-alvo para as acções da eléctrica nacional depois do valor ter superado as estimativas.
As casas de investimento avaliavam a participação de 14,27% da EDP na Galp por menos de 500 milhões de euros, um valor que ficou abaixo do acordo feito entre a eléctrica nacional e o Grupo Amorim.
«Avaliávamos a participação de 14% da EDP em 411 milhões de euros» diz o «research» do BPI enquanto o ESR estimava que o valor pago por este activo ascendesse a 460 milhões de euros.
«Como resultado, assumindo o preço oferecido por Américo Amorim [de 720 milhões de euros] o nosso preço-alvo deve ser aumentado de 2,50 euros por acção para 2,58 euros por acção, um aumento de 3%», segundo o BPI.
«A diferença representa 0,07 euros adicionais por acção na nossa avaliação» segundo o «research» do ESR, um valor que representa mais 3% do que «o nosso preço-alvo de 2,74 euros por acção».
O ESR diz ainda que a venda desta participação deve representar mais 50% das suas estimativas de resultados para a eléctrica para 2006, que se situam nos 760 milhões de euros.
«Esperamos que a EDP utilize o dinheiro para continuar a investir em energias renováveis», numa altura em que a EDP está a tentar adquirir activos da Noun em Espanha, «e, eventualmente, reduzir a dívida», de acordo com o ESR.
As acções da EDP [Cot] valorizavam 1,18% para os 2,57 euros, com mais de 13,6 milhões de títulos negociados.
Jornal de Negocios


Free Hit Counter

El Tiempo en Rtve.es