12/14/2005

Visão global


Vila Viçosa vs Concelhos Vizinhos

Será que a actual situação dramática do país influi na crise por que Vila Viçosa está a passar? Penso que não!
Vila Viçosa, no final dos anos 80, início dos anos 90 era um dos concelhos mais desenvolvidos do Alentejo Central. Nesse período de tempo, foram realizadas grandes obras de desenvolvimento em Vila Viçosa como o Parque Industrial, as Piscinas Municipais, o Parque de Jogos João Figueiredo, o Mercado Municipal, o Palácio da Justiça, o Jardim-de-infância na Quinta Augusta, a remodelação do Cine-Teatro Florbela Espanca e polidesportivos ao ar livre juntamente com curts de ténis. A tudo isto, não se pode separar também o enorme desenvolvimento da indústria dos mármores e das empresas de construção civil no concelho de Vila Viçosa. E depois? Que tem sido feito por Vila Viçosa?
É tentador dizer que apenas têm sido feitos passeios (o que não deixa de ser verdade), mas nos últimos 8, 9 anos têm aparecido algumas obras em Vila Viçosa, mas são claramente insuficientes! Foi feita a variante a Vila Viçosa, o Parque de Jogos João Figueiredo foi relvado, o Espaço Internet, fizeram-se 4 novas rotundas, polidesportivos ao ar livre em Bencatel e São Romão, habitações sociais em Bencatel, um coreto na Mata Municipal e outro nos Capuchos, colocou-se a nova sinalização turística, requalificação do Largo D. João IV, colocou-se equipamento de desportos radicais na zona desportiva, está a ser feito o Pavilhão Multiusos em S. Romão, a estrada entre Vila Viçosa e São Romão foi repavimentada, assim como a estrada entre Pardais e a Fonte Soeiro. Fez-se a FIMAL e a Feira da Saúde, Vila Viçosa geminou-se com Villaviciosa das Astúrias, Villaviciosa de Odón e Villaviciosa de Córdoba. Será suficiente?
Não.

As obras realizadas, algumas foram com o intuito para turista ver e não com um pensamento de médio/longo prazo.
Exemplificando, a FIMAL, cada vez que se realiza, se torna um fiasco ainda maior! Se constatarem, a FIAPE em Estremoz não somente uma mostra de gado. É também artesanato, uma montra do concelho de Estremoz, espectáculos ao vivo, tasquinhas!
A Feira do Vinho e da Vinha em Borba também não é somente sobre vinho e o processo de como o mesmo se faz! Também inclui artesanato, tasquinhas, espectáculos, actividades paralelas, é uma montra do concelho de Borba! Assim como a Feira do Queijo em Rio de Moinhos e a Feira de Ervas Alimentares na Orada.
À ExpoGuadiana, no Alandroal, também se aplicam os mesmos critérios atrás apresentados!!!
Temos também no concelho vizinho de Elvas as várias feiras que se realizam no Salão Transfronteiriço de Negócios, e também em Monforte com a Monforfeira.
Em Reguengos de Monsaraz EXPOREG é também um caso de sucesso. E no Redondo, pode não haver nenhuma actividade do género, mas têm a Festa das Flores que é bienal, e que cada vez que se realiza é um sucesso!
Então porque é que a FIMAL é o fiasco do costume? Porque é que não se aposta numa transformação da FIMAL? Que inclua também artesanato, tasquinhas, espectáculos, actividades paralelas, que a FIMAL seja uma montra do concelho de Vila Viçosa!

Os nossos concelhos vizinhos têm se desenvolvido a ritmo muito superior ao de Vila Viçosa. Isso é inegável!!!

O concelho do Alandroal em quatro anos viu aparecer: Piscinas Municipais, Centro de Saúde, Parque de Feiras e Exposições, requalificação do centro do Alandroal e do edifício da Câmara Municipal do Alandroal, a integração na Associação Transfronteiriça das Terras do Grande Lago, a integração nas Águas Centro Alentejo.
O concelho do Redondo integrou as Águas Centro Alentejo, e essa integração custou o lugar de militante do PCP a Alfredo Barroso, que a 9 de Outubro venceu as eleições no concelho do Redondo como Independente.
O concelho de Borba viu um novo jardim municipal totalmente requalificado e mais apresentável, vai começar a ser construído o novo Parque de Feiras e Exposições, a integração nas Águas do Centro Alentejo, a Feira do Queijo de São Tiago de Rio de Moinhos e a Feira das Ervas Alimentares na Orada.
O concelho de Estremoz viu aparecer uma requalificação do centro da cidade, um Parque de Feiras e Exposições, a integração nas Águas do Centro Alentejo, o Centro de Ciência Viva.
O concelho de Elvas é pura e simplesmente um caso à parte! Desde um Centro de Negócios Transfronteiriços, o único parque de estacionamento subterrâneo do interior alentejano, requalificação da zona da Sé, Pavilhão Multiusos de Elvas, de Vila Boim e outras freguesias do concelho, construção de um novo terminal rodoviário, de um novo estádio e arrelvamento de 2 campos de futebol contíguos ao antigo estádio, requalificação do Jardim de Vila Boim, de vários edifícios de Vila Boim, intervenções em todas as freguesias do concelho ao nível de requalificações urbanas, zonas desportivas e culturais, novas Piscinas Municipais em Elvas, etc.…

Vila Viçosa necessita urgentemente de dinamismo! De desenvolvimento! De visão futurista!
Vila Viçosa necessita urgentemente de um Parque de Feiras e Exposições (com várias actividades ao longo do ano); de um novo Centro de Saúde; de um novo Quartel dos Bombeiros; de um novo Quartel da GNR; de uma Biblioteca Municipal, com tudo o que lhe é inerente como uma ludoteca, videoteca, mediateca e que também tenha actividades culturais regulares; de integrar as Águas do Centro Alentejo, para se acabar com os nossos problemas em termos de distribuição de água; de remodelar toda a canalização de Vila Viçosa; de criar uma marca de turismo; de ser declarada Património Mundial pela UNESCO; de uma ou duas unidades hoteleiras de média/grande dimensão; de uma pousada da juventude; de um parque de campismo; de atrair outros tipos de empresas; de baixar o preço dos terrenos para os jovens que se queiram fixar em Vila Viçosa, para se evitar a perda de população; oferecer bolsas a jovens prodígios Calipolenses. E quando Vila Viçosa tiver tudo isto, avançar com uma candidatura para a elevação de Vila Viçosa a cidade!

Mas parece que o PIDDAC deste ano para Vila Viçosa não foi muito generoso. Mas também não o foi para os concelhos vizinhos! No entanto, os concelhos vizinhos desenvolvem-se e o concelho de Vila Viçosa vai ficando para trás!

Bacharel Nuno Faritas Lobo

5 Comments:

At 15/12/05 16:25, Anonymous Anónimo said...

É uma boa visão da globalidade, no entanto, acho que não se devem juntar os alhos com os bogalhos, a FIMAL deve ser acima de tudo uma feira de negócios para profissionais.

É um erro querer juntar-lhe tasquinhas, foclores e outras coisas do género.

Ainda na última edição ouvi empresários queixarem-se que só visitavam a feira "mirones" e reformados, e que não se vendia nada.

A FIMAL precisa de melhoramentos mas nao acho que devam ser a esse nivel.

 
At 15/12/05 17:30, Anonymous Anónimo said...

É claro que eles que se queixavam que não vendiam nada!

Se o sector tá em crise!

 
At 15/12/05 18:20, Anonymous Anónimo said...

Quanto a mim a FIMAL precisa de ser organizada de forma mais profissional e não de uma forma tão amadora como até agora, os negócios não se fazem por carolice mas sim por oportunidades.

 
At 15/12/05 20:30, Blogger Unknown said...

Concordo inteiramente! E para convencer os empresários a investir nada como mostrar o melhor das nossas tradições, na nossa história, dos nossos patrimónios, da nossa gastronomia, do nosso artesanato, dos nossos artistas!!! Temos que cativar os empresários!!!

E já agora por que não a realização de um Feira de Turismo em Vila Viçosa???

Saudações!

 
At 16/12/05 10:25, Anonymous Anónimo said...

Conheci a Fimal numa das suas primeiras edições pareceu-me uma aposta muito forte num sector essencial da economia calipolense! Parece-me que nada tem a ver com as restantes feiras que aqui se falam, esta é uma feira para profissionais e na qual se deverá apostar cada vez mais em somente direcciona-la nessa direcção tornando-a numa referencia no sector das rochas ornamentais e construção civil. Obviamente percebo que os calipolenses queram tasquinhas, queijos, vinhos e gastronomia e algum festivaleiro, mas para tal deveria-se criar outro evento e não adulterar a Fimal.

 

Enviar um comentário

<< Home


Free Hit Counter

El Tiempo en Rtve.es