12/15/2005

Análise economica


Economia para 2006

Chegado o mês de Dezembro, deveremos olhar para traz analisando de forma muito realista e pensando o que melhor correu e o que de pior poderá suceder. As previsões em relação ao consumo privado, que eram a anos de 2004, 2,50% de aumento em relação ao ano anterior e de 2,4% para este ano, serão na minha opinião claramente desiludidas, as previsões de aumento são na ordem dos 1,30%, esta situação é claramente um dos factores económicos mais consideráveis, pelo menos no carácter de medidores do pulso da capacidade da população.
O investimento que para 2005, terá valores na ordem dos -3,90% em relação ao ano anterior, serão para o ano de 2006 perto dos 1%, valores muito baixos principalmente se tivermos os 5% previstos do estado como um ponto de referencia para uma analise económica e errada das previsões económicas de Portugal.
A diminuição do PIB em 2005 poderá ser invertida mas a valores insignificantes e que na realidade nada vão alterar em relação á queda concreta e económica do nosso país. Todos sabemos os custos elevados que as auto-estradas do interior sem portagens tem custado ao país durante este último ano, e quanto ainda nos vão custar.
Mas o aumento para 8% da taxa de desemprego é sem qualquer dúvida um maior problema, tendo em atenção a correcção invertida que tinha começado a suceder no final de 2004.
Muitos pensam que a médio prazo a dificuldade de recuperação económica por parte de Portugal torna-se a cada ano que passa muito mais difícil, sendo obvio que os 1% de crescimento do PIB para 2006 são valores muito pouco europeus e cada vez mais preocupantes, não por ser governo o partido socialista mas sim pelo facto de estarmos neste tipo de estagnação á mais de 4 anos.
Os nossos politicos são maus, os nossos empresários contrariamente ao que se comenta serão algo que de melhor temos, mas tem sido contra eles que o estado se tem virado.

JF (economista)

3 Comments:

At 16/12/05 14:23, Anonymous Anónimo said...

parabéns pela iniciativa conjunta com o Restaurador.

 
At 16/12/05 20:48, Anonymous Anónimo said...

Por vezes olhamos para o passado e pensamos sempre que o futuro será certamente melhor que o caminho anterior. infelizmente isso não sucede e não sucedeu, pelo que percebi do seu texto tambem não tem previsões muito animadoras... penso que estamos metidos num grande sarilho. continua assim.

Carlos sousa

 
At 16/12/05 21:09, Anonymous Anónimo said...

Como ir para lá dos resultados do ano anterior, gostaria de saber qual é e por texto de forma directa como tem feito sua opinião do que se pode e se deve fazer para que Portugal seja diferente.

 

Enviar um comentário

<< Home


Free Hit Counter

El Tiempo en Rtve.es