12/06/2005

Presidenciais


Presidenciais: Cavaco Silva "ganhou" primeiro debate a Manuel Alegre - sondagem

Lisboa, 06 Dez (Lusa) - Uma "sondagem relâmpago" realizada segunda-feira à noite no fim do primeiro debate televisivo para as eleições presidenciais indica que Cavaco Silva "ganhou" a Manuel Alegre o frente-a-frente na SIC.
Um estudo de opinião da Eurosondagem realizado entre as 22:00 e as 23:15 concluiu que 27,3 por cento dos inquiridos consideram que Cavaco Silva ganhou o debate presidencial, contra os 15,7 por cento que acham que Manuel Alegre levou a melhor sobre o ex-primeiro- ministro social-democrata.
Mais de metade dos inquiridos (57 por cento) responderam não ter visto o debate ou disseram não saber qual dos candidatos saiu "vencedor" ou ainda que não queriam responder.
Manuel Alegre e Cavaco Silva travaram segunda-feira à noite um debate moderado na SIC, o primeiro de uma série de dez a realizar nas três televisões generalistas, sem interrupções e com poucas divergências de fundo.
No frente-a-frente, Alegre e Cavaco apenas apresentaram perspectivas marcadamente distintas sobre a importância da economia para a resolução dos problemas do país.
O dirigente do PS e vice-presidente da Assembleia da República acusou o ex-primeiro-ministro de ter "uma visão muito economicista" e defendeu que Portugal vive uma crise "muito complexa" e tem "muitos défices", além do das finanças públicas.
"O desenvolvimento é económico, social, cultural e ambiental.
Mas se falha a economia podemos ter muitas ilusões mas não conseguimos dar resposta à defesa da língua portuguesa ou ao desemprego", contrapôs Cavaco, embora considerando que o défice "não é um objectivo em si".
A sondagem da Eurosondagem realizou-se entre as 22:00 e as 23:15 de segunda-feira (após ter terminado o debate entre Cavaco Silva e Alegre), com 769 entrevistas telefónicas validadas a portugueses maiores de 18 anos, tem uma margem de erro de 3,5 por cento e um grau de probabilidade de 95 por cento.
NVI/IEL.
Lusa/Fim

1 Comments:

At 7/12/05 14:51, Anonymous Anónimo said...

Vamos cavaco portugal necessita de ti e não te esqueças que ainda vas ser o grande ditador deste povo
Antonio

 

Enviar um comentário

<< Home


Free Hit Counter

El Tiempo en Rtve.es