12/04/2005

Comentário semanal



Analise necessária para quem tem crédito habitação, da subida das taxas de juro. Quanto custam estes aumentos aos portugueses.
A subida das taxas de juro tem como principal consequência a subida das taxas no crédito habitação, situação que já era de esperar pelo facto de que á mais de 3 meses que o assunto era referencia crucial, principalmente desde que os EUA subiram as taxas de juro. Um casal com um filho, que tenha contraído junto da banca um crédito de 150 mil euros, com um «spread» associado de 0,7%, verá os custos mensais junto da instituição financeira aumentarem 20,33 euros por mês, com uma subida de 25 pontos base nos juros directores. Caso o montante contraído seja de 200 mil euros, então os encargos sobem perto de 30 euros. Mas na realidade como muitos dos créditos habitação já sofreram uma revisão no crédito habitação esta subida está já espelhada nos últimos valores das prestações do crédito habitação. Os bancos mais penalizadores neste domínio são os que praticam arredondamentos ao quarto de ponto percentual superior e os menos penalizadores os que praticam o arredondamento à centésima ou oitavo de ponto percentual, como sucede com o BPI, o único banco português com arredondamentos á milésima e onde essa influencia é menos visível. Mas a melhor opção de que não está contente é procurar outro banco tentando baixar a sua taxa e o arredondamento efectivo.
Mas claro que se este é um momento pouco desejado para muitos, para os habituais aforradores esses não só tem aqui um momento de viragem como principalmente um momento em que as suas taxas verão aumentos na ordem dos 0,5% de muitos depositos a prazo, principalmente nos de maior periodo temporal.

Jorge Ferreira

1 Comments:

At 4/12/05 22:25, Anonymous Anónimo said...

as taxas de juro são as mais baixas. temos compreender que os gastadores é que serão os consequentes maiores. UM abraço
Julio

 

Enviar um comentário

<< Home


Free Hit Counter

El Tiempo en Rtve.es