1/29/2006



Neve em Vila Viçosa com a companhia de Paulo Portas

Passavam das 11 da manhã, quando em Vila Viçosa de forma reduzida inicialmente e mais forte depois, começou a nevar. Neste momento a neve acumulada tem mais de 5 dedos de altura. A neve ainda não parou ás 16:25, havendo previsões de que se torne mais intensa durante a noite, pelo que será importante todos estarem preparados para a noite que ai vem.
Mas Vila Viçosa teve também a visita de um outro ilustre visitante, Paulo Portas, antigo presidente do PP, esteve esta tarde como vem sendo habitual na nossa terra. Todos sabemos da ligação da família Portas á nossa terra, mas alegra-nos ver que Vila Viçosa é para eles um ponto de visitas obrigatórias. É pena que algumas organizações da nossa terra não queiram aproveitar este facto para poderem rentabilizar estas figuras publicas.

Infocalipo

1/24/2006

Um pensamento é só um pensemento


Análise, compreensão, visibilidade e previsão coerente

O mundo tornou-se num coerente mercado imprevisível, onde a lógica do ser humano na descoberta de novos meios de se autodestruir encontrou novas forma de existência. O dia 11 de Setembro em Nova York mudou de forma única o mundo, deixou a guerra sem inimigo visível dando a conhecer a face mais desequilibrada do mais antigo conceito humano, a religião. De repente conseguimos ver que os mais pobres do mundo, são ao mesmo tempo os mais religiosos extremistas e poderosos, pois controlam a maior parte dos recursos naturais do mundo.
Um mercado funciona de forma livre quando nada interfere nele, mas por vezes pequenos vícios alteram a realidade deixando cair um pano o que pensamos ser inviolável. Este início de século deu-nos a conhecer que o horror dos nazis pode voltar com uma força ainda maior. Com uma figura diferente, desta vez sem ter o homem como centro, mas sim um deus que como pelos cruzados manda matar sem olhos nem pensamento. Mas será que existem culpados?
Um mercado vive do que lhes dão, das trocas, das existências e de uma mão invisível que solitariamente equilibra e corrige os erros pequenos existentes. A evolução desse mercado vai corrigindo pequenos erros e tornando o perfeito cada vez mais próximo da perfeição. No entanto em cada x anos, essa proximidade de perfeição aproxima-se tanto do seu objectivo que acaba por se destruir de forma única, acabando por destruir a construção do que considerávamos equilibrado e coerente. Este pode e será sem qualquer dúvida essa proximidade, de entre os muitos pensamentos que me ocorrem, o de satisfação por compreender que poderei assistir a tal mudança, sobressai sobre outra de medo ou incerteza pelo que sucederá.
O fim do petróleo, a guerra ideológica e religiosa do extremismo, a proximidade de uma mutação dos sistemas sociais e económicos de um mundo que por si só não se compreende, mas essencialmente a mudança por si só do conhecido pelo desconhecido tornam este momento como único.
Bin Laden é como todos sabemos (ocidentais), um louco, mas também é compreendido e respeitado entre os seus, como um dia Hither foi, ou mesmo Estaline. Esperemos por isso o desenrolar de uma história única mas que não passa de ser unicamente a realidade.

João Rodrigues

blog infocalipo

O blog infocalipo por motivos tecnicos, teve que efectuar alterações em relação ao email disponivel para todos os nossos leitores nos contactarem.
INFOCALIPOVV@portugalmail.pt
Obrigado, e continuem assim, pois só chegamos aqui porque os nossos leitores querem.
INFOCALIPO

LUSA


Amadora: PSP reagiu a tiros caçadeira com balas de borracha na Azinhaga Besouros

Lisboa, 24 Jan (Lusa) - Agentes da PSP que asseguraram hoje a demolição de cinco barracas no bairro da Azinhaga dos Besouros, Amadora, dispararam balas de borracha para o ar, depois de várias pessoas terem atirado com caçadeiras, disse fonte da polícia.
Segundo a subcomissária da PSP Paula Monteiro, "foram efectuados dois disparos de intimidação, de uma shot-gun com balas de borracha, para o ar".
"Isto aconteceu depois de se terem verificado disparos de fogo real, de caçadeira, por parte de pessoas que se encontravam no local", explicou.
A subcomissária acrescentou que foram identificadas várias pessoas, recolhidos cerca de dez invólucros de cartuchos de caçadeira e aberta uma investigação.
A graduada escusou-se a adiantar quantos elementos da PSP estiveram no local, referindo que se tratou de efectivos da Divisão da Amadora, reforçados por equipas de intervenção rápida e do corpo de intervenção, com cães.
As cinco barracas cuja demolição a Câmara Municipal da Amadora tinha prevista para hoje foram deitadas abaixo, informou ainda a subcomissária.
"A última barraca a ser demolida era uma habitação que servia de bar e cabeleireiro, que era um foco de delinquência no bairro", frisou a oficial, acrescentando que o local era frequentemente cenário de tiros e violência.
Contactada pela agência Lusa a dirigente da associação Solidariedade Imigrante Ângela Carcedo, que se juntou ao protesto dos moradores contra a demolição de barracas, afirmou que, antes de abandonar o bairro, cerca das 15:30, ouviu apenas os tiros disparados pela polícia.
A Câmara Municipal da Amadora assegurou hoje em conferência de imprensa que as demolições vão continuar nos bairros clandestinos do concelho, apesar dos protestos dos moradores - apoiados por elementos da Associação Solidariedade Imigrantes - que se encontravam junto às barracas para evitar que estas fossem deitadas abaixo.
A vereadora da autarquia da Amadora com o pelouro da Habitação e do Realojamento, Carla Tavares, mostrou-se contudo disponível para ajudar os moradores excluídos do Programa Especial de Realojamento a encontrar soluções alternativas.
A autarquia iniciou hoje de manhã o processo de demolição de cinco barracas do bairro da Azinhaga dos Besouros.
"Há mais demolições previstas, não só na Azinhaga dos Besouros, mas nos restantes 23 bairros do concelho, e irão continuar a acontecer diariamente, a exemplo do que tem acontecido nos últimos meses", afirmou em conferência de imprensa a vereadora da Câmara da Amadora.
O Bairro da Azinhaga dos Besouros "não é uma situação específica" no concelho, frisou a autarca, reafirmando que as pessoas que vão ficar desalojadas não estão recenseadas no Programa Especial de Realojamento (PER), criado em 1993.
"O processo irá continuar em termos de demolições, existindo, no entanto, quer da parte da autarquia, quer da Segurança Social total disponibilidade" para ajudar essas pessoas a encontrar um "projecto de vida", acrescentou.
Segundo a vereadora, o Gabinete da Acção Social da Câmara está "praticamente direccionado para toda esta situação" para que, em conjunto com a Segurança Social, seja possível encontrar alternativas para estas famílias.
ACL/HN.
Lusa/Fim

1/22/2006

Comentário semanal


Consequenciais das presidenciais…

Com uma maioria absoluta, quem nos habituou a estes resultados, voltou á politica. Mas quais serão as consequenciais imediatas e previsíveis deste resultado.
O primeiro penso ser indiscutível, no cenário de uma derrota esmagadora do candidato do partido socialista abre uma crise interna difícil de ser esquecida. Se o resultado de Manuel Alegre é pessoal e sem máquinas partidárias, este mesmo resultado abre uma crise no que se trata do relacionamento entre deputados, apoiantes, órgãos sociais, sendo de prever que algumas destas iniciativas se tornem ainda mais organizadas.
Não haverá dúvidas, pelo menos para mim, que o trabalho que José Sócrates tem feito em relação alguns aspectos de funcionamento da função pública tem sido positivos. Mas também é verdade que o emagrecimento do monstro não tem sido assim tão efectivo, o que provoca os valores actuais dos impostos. Esta situação no entanto não poderá ser duradoura, não só pelo facto de que as classes mais baixas começam a considerar a situação insuportável, como os empresários demonstrarem cada vez mais o descontentamento pela política na área das novas tecnologias, tendo em atenção as promessas feitas neste campo.
As eleições de hoje, não só dão uma cartão amarelo ao governo no que toca á sua opção de candidato ás presidenciais, como será ainda evidente que o povo não pensa que as politicas adoptadas pelos actuais governantes como efectivas para se conseguirem os 3% do défice.
José Sócrates tem agora alguém que na minha opinião só falará quando considerar muito necessário, no entanto, sempre que o fizer, as suas palavras terão um efeito claramente efectivo no mercado. Esta situação deve-se ao facto de se tratar de um economista com um poder de compreender os efeitos de suas palavras, como o povo como sempre fez, aceitará e compreenderá palavras de alguém que para é considerado como um dos maiores economistas portugueses.
Esperemos que o trabalho destas duas figuras possa levar Portugal novamente a brilhar ao fundo do túnel.

JF

Presidenciais


Cavaco Silva vence as presidenciais.

Com uma maioria indiscutível, o Prof. Cavaco Silva conseguiu uma maioria sem margem para dúvidas, conseguindo assim chegar a Presidente da Republica Portuguesa. As nossas sinceras felicitações.
INFOCALIPO


Presidente da Camara Municipal festeja vitória de Cavaco Silva na sede de campanha em Vila Viçosa.

Tudo sucedeu 45 minutos depois das oito horas da noite, o actual presidente deslocou-se até a sede de Cavaco Silva em Vila Viçosa, felicitando o mandatário do Prof. na nossa terra. Foi ainda referido pelo mesmo que a sua intenção de voto teria ido no sentido desta candidatura, tendo votado no que podemos considerar a partir deste momento como Presidente da Republica Portuguesa.
Tal atitude demonstra não só uma atitude supra partidária do actual presidente da CMVV, pelo que nos alegra este sentido de oportunidade. Demonstra-nos ainda que o nosso presidente, é na verdade um homem com uma visão que não se prende ao aparelho velho e pesado de um partido comunista com uma ideologia morta e sem futuro a médio prazo.

Infocalipo

Sector mármore de Vila Viçosa



Sector de mármores em Vila Viçosa cresce no 4º trimestre de 2005

Os últimos três meses de 2005, foram para o sector dos mármores em Vila Viçosa uma positiva surpresa. Com um crescimento no volume de transacções de venda de pedra transformada, as exportações subiram em relação ao trimestre anterior mais de 5%. O principal destino desta pedra foi Itália, Países Árabes e Espanha, sendo no entanto esta última considerada como um ponto de passagem para outros países.
O sector tem passado nos últimos anos por um período de alguma redução no volume de negócios. Alguns defende a falta de competitividade dos empresários, outros a falta de estruturas que o governo disponibiliza a este sector, mas na verdade este é um sector que ainda pode dar muito ás exportações portuguesas.
É no entanto evidente que a nova geração que agora assume algumas empresas, tem não só uma nova filosofia, procurando a procura não através de intermediários mas sim através de contacto final, como um grande espírito de competitividade internacional.
Esperemos que esta evolução não seja passageira mas sim duradoura.

JF

Bolsa Portuguesa


Uma Segunda-Feira explosiva na Bolsa PSI-20?

Pode ser que tal suceda, pode ser que não, mas o que na realidade o tempo nos diz é que quando a bolsa do EUA se constipa a nossa apanha uma verdadeira pneumonia.
Sexta-Feira, a bolsa fecha em grande queda, depois de uma das semanas mais negras do mercado norte-americano nos últimos dois anos. Tal situação deve-se ao anúncio dos maus resultados de muitas empresas cotadas no mercado bolsista americano, para alem de uma grande queda da Yahoo, que supera os 10% em 3 sessões.
Por outro lado o valor do petróleo começa a ser negociado acima dos 68 dólares, sendo previsível que no espaço de uma semana esse valor possa atingir os 75 dólares. Tal situação deve-se não só ao conflito no Irão que parece estar longe de estar resolvido, para alem de uma previsão de aumento do consumo mundial.
Para alem destes factos a bolsa portuguesa poderá ainda ser afectada com o resultado das eleições presidenciais, no sentido de que se as presidenciais não ficarem decididas neste fim-de-semana, sendo necessário uma segunda volta, vamos certamente ter uma semana muito complicada.
Desta forma consideramos que a semana que se aproxima será muito complicada, pelo que o pensamento de venda no dia 23 bem cedo, deverá ser uma atitude a ter em conta se a cotação das suas acções não tiver perdido já nessa altura mais de 2 p.p., mas se tal suceder mantenha-se atento. Existindo uma boa evolução durante a semana, compre mas só a partir de Quinta-Feira, altura em que existirão novas informações ao nível mundial e só se as presidenciais ficarem já decididas.

J F

1/19/2006

Sondagem

Eelições 2006 com sondagens dn-infocalipo.

Cavaco Silva - 52,7%
Manuel Alegre - 19,2%
Mario Soares - 14,1%
Jerónimo de Sousa - 7,2%
Francisco louçã - 6,1%
Garcia Pereira - 0,6%

Aumentos dos combustiveis



Os combustíveis sofreram hoje um dos maiores aumento dos últimos cinco anos. A subida é de 0,03 euros por litro nas gasolinas e no gasóleo. Desta vez não tem a ver com a subida do petróleo, mas sim com a actualização do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP).
SIC

Desde a meia-noite que os combustíveis estão mais caros dada a actualização do ISP, publicada esta quarta-feira. Com esta subida, a gasolina sem chumbo 95 passa a custar 1,25 euros e o gasóleo um euro e quase três cêntimos. No caso da GALP:
a gasolina sem chumbo 98 octanas passa a custar 1,317 euros,
a gasolina sem chumbo 95 octanas passa a valer 1,252 euros o litro,
o preço do gasóleo aumenta para 1,026 euros.No caso da BP:
o litro da gasolina Ultimate passa a custar 1,381 euros,
a gasolina sem chumbo 95 octanas aumenta para 1,251 euros,
o gasóleo sobe para 1,025 euros.Esta nova subida acontece um dia depois da BP ter aumentado os preços dos combustíveis. A GALP e a Repsol efectuaram as últimas actualizações na semana passada.

WWW.CALIPOLE.BLOGSPOT.COM


Esperando o Sucesso 1882,
óleo sobre tela 131,5 x 83,5 cm
Museu Nacional de Soares dos Reis Porto, Portugal Os quadros de Henrique Pousão até poderão estar no Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto, ao invés de estarem na sua terra Natal e fatal, no entanto, em espirito estarão sempre em Vila Viçosa. Aqui ficam no museu virtual de Vila Viçosa, à espera que um dia exista um verdadeiro museu de arte digno desse nome em Vila Viçosa.Afinal de contas não é de isso que estamos todos à espera?
Calipo
Um blog de história calipolense e não só merece um grande apoio, pois a compreensão do passado é a melhor forma para o homem se preparar para o futuro.
JF

1/18/2006

Bombeiros de Vila Viçosa são um poço de interesses particulares contra a população


Bombeiros de Vila Viçosa são um poço de interesses particulares contra a população.

Venho desta forma demonstrar o meu descontentamento com a actual situação da instituição em questão. Com a ambição de aumentarem os lucros, pois caso não seja conhecido, os bombeiros recebem e bem por cada serviço que fazem com cardênciais, deixam o quartel sem condições de assistência a emergências de forma eficaz.
O problema é que sempre que saem todos os motoristas disponíveis para fazerem esse tipo de trabalhos, o quartel fica sem pessoas suficientes para prestar a assistência necessária sem que para isso tenham que chamar um voluntário que esteja a trabalhar. Como sabemos existem funcionários efectivos, mas como é estratégia dos actuais responsáveis o serviço não remunerado não é uma prioridade, cada vez existem piores assistências aos sinistros. O exemplo sucedeu nesta semana, onde uma idosa que reside na freguesia de Bencatel necessitou por segunda vez neste mês deslocar-se ao centro de saúde. Acamada, com oxigénio e sem condições financeiras para contratar uma ambulância privada, teve como resposta do quartel de Bombeiros na primeira vez, que tinha que marcar com 1 semana de antecedência, pois não tinham motoristas. Na segunda vez, esta semana, a mesma senhora, teve a mesma resposta, a diferença é que 5 dias antes tinha ligado para os bombeiros pedindo que a fossem buscar, ao que lhe foi dito, esteja descansada, mas não sucedeu.
Ainda durante Novembro de 2005, um idoso de São Romão necessitou também ele, de se deslocar ao centro de saúde, com um pouco mais de sorte, 2 horas depois de ter solicitado ajuda, acabou por ser assistido por outro meio de transporte que o levou.
Todos sabemos que o principal interesse neste momento de certas pessoas, passa por demonstrar a Vila Viçosa que são capazes de construir um quartel de bombeiros, nem que seja fazendo negócios menos claros com a CMVV.
Eu pergunto-me, se vale a pena ter uma casa nova se o que lá está dentro não é minimamente útil á população e cada vez mais é um lugar onde o interesse de alguns é o ponto de referência.
Vila Viçosa está a ficar podre com os politiquismos. Necessitamos de mudar, não um nem dois mas todos os que desta forma fazem politica em Vila Viçosa, pois é necessário dignidade e imparcialidade no exercício de certos lugares públicos.

Junqueira

1/16/2006

Obras importantes em Vila Viçosa adiadas mais um ano


Obras importantes em Vila Viçosa adiadas por mais um ano.

O orçamento municipal para este ano parece ser claro, os gastos em obras públicas são insignificantes. Mais uma vez a aposta são nas actividades sociais, de forma única e sem um verdadeiro objectivo em dinâmica de crescimento e evolução económica da nossa terra.
Todos nós sabemos o quanto de importante é o apoio social, sabemos ainda que sem ele os nossos idosos não teriam um envelhecimento de qualidade. No entanto quando a população de Vila Viçosa tende a envelhecer de forma cada vez mais acentuada, sem possibilidades de uma volta atrás deveremos pensar melhor no assunto. Os nossos jovens saem ou por motivos de trabalho ou por motivos de estudo, mas todos eles acabam por não voltar. Uns porque o valor da habitação no nosso concelho é das mais caras de entre todas as localidades nossas vizinhas. Por outro lado a oferta de trabalho, é cada vez mais limitada á área das pedras ou então da Câmara Municipal, sendo este último, trabalho cada vez mais precário, dada a situação do Estado.
Mas o que poderemos esperar dos nossos líderes locais em relação a um estratégia cada vez mais necessária de ser diferente. Obras ao nível das estruturas, com um maior apoio á fixação de empresas. Não com mais uma zona industrial, porque isso é cómico, como dizem especialistas nesta área na Universidade de Évora. Não podemos ainda esquecer que o apoio na área da fixação de novos calipolenses é muito importante, no entanto deveremos optar por um maior apoio a novas instalações de saúde e culturais, pois é esta uma das primeiras características avaliadas por quem se quer instalar num local.
Vila Viçosa tem um grande potencial de crescimento, de desenvolvimento e cultural, no entanto as atitudes pouco prestativas dos seus responsáveis ao nível de algo que não seja cativar os mais fáceis e vulneráveis não é uma prioridade.
Queremos uma planificação equilibrada e eficaz ao nível de todas as estruturas existentes e necessárias na nossa terra. Queremos uma política em pró do emprego sem vícios e manias de quem está no poder á mais tempo do que estritamente necessário.
Maior apoio aos novos jovens empresariais na nossa terra, isenção de todas as despesas que tenham a ver com a compra de uma casa. Que tal ser o município a pagar as despesas de escrituras e notariais de uma aquisição habitacional, não esquecendo no entanto que este apoio estaria disponível posteriormente a uma análise rigorosa dos modelos fiscais dos jovens e casais.
Podemos fazer diferente, basta querer é preciso é trabalhar.

Junqueira

Ranking da população no distrito de Évora

RANKING DA POPULAÇÃO DO DISTRITO DE ÉVORA (FONTE INE)-POR TOTAL DO CONCELHO.
1º-ÉVORA-56525
2º-MONTEMOR-18578
3º-ESTREMOZ-15677
4º-VENDAS NOVAS-11588
5º-REGUENGOS MONSARAZ-11382
6º-VILA VIÇOSA-8871
7º-BORBA-7782
8º-ARRAIOLOS-7616
9º-REDONDO-7288
10º-PORTEL-7109
11º-ALANDROAL-6585
12º-MORA-5788
13º-VIANA-5615
14º-MOURÃO-3230
RANKING DA POPULAÇÃO DO DISTRITO DE ÉVORA:-POR POPULAÇÃO NA SEDE.
1º-ÉVORA-39497
2º-MONTEMOR-11009
3º-VENDAS NOVAS-10826
4º-ESTREMOZ-8956
5º-REGUENGOS MONSARAZ-7058
6º-REDONDO-6015
7-ºVILA VIÇOSA-5442
8-ºBORBA-4633
9-ºARRAIOLOS-3549
10-ºVIANA-2828
11-ºPORTEL-2825
12-ºMORA-2820
13-ºMOURÃO-2111
14-ºALANDROAL-1938

FC

1/13/2006

Bloco de esquerda


BE Vila Viçosa

Vimos desta forma dar a conhecer um projecto que tem como principal objectivo mudar Vila Viçosa. Com muitos problemas, a nossa terra tem vivido de forma marginal aos seus vizinhos e aos problemas dos próprios calipolenses.
Nas últimas eleições, vimos os verdadeiros erros da nossa terra a candidatarem-se, todos eles com muitas culpas em tudo o que Vila Viçosa não tem e em tudo o que de forma incorrecta funciona ou simplesmente não funciona. Mas nos últimos anos o caminho que a nossa câmara tem seguido é sem qualquer dúvida o pior de todos os que poderiam ter sido seguido.
Por uma terra diferente, por um povo que merece mais e melhor, por uma história que merece ser respeitada e dignificada surge um movimento que como se de uma onde se tratasse tem surgido ao longo dos últimos anos em Portugal. O que queremos é fazer, um centro de saúde para o nosso envelhecido povo, maior número de habitações com custos controlados permitindo assim aumentar a população na nossa terra.
Este ano de 2006 será por isso o ano em que começaremos a ganhar voz e a demonstrar que deveremos ter e teremos um papel muito importante na área das letras, da história, da cultura e ainda da política na nossa terra. Estamos no caminho de uma verdadeira revolução em Vila Viçosa, seremos o que a esquerda não tem sido na nossa terra, uma alternativa a sim mesmo. Estaremos do lado dos mais desfavorecidos, da classe dos que injustamente são perseguidos pelos seus ideais e opiniões divergentes, querendo no entanto o direito ganho com o 25 de Abril, a liberdade de expressão numa sociedade injustamente dividida por classes e desigualdades.
Portugal quer mudar, sendo esta vontade demonstrada pelos constantes resultados do BE em todas as batalhas. Mas a nossa terra também quer essa mudança, o facto da CMVV ter sido ganha com maioria absoluta pelo partido comunista só demonstra que não existia alternativa na esquerda. A população votou CDU porque a direita não existe já em Vila Viçosa, e ela é sinónimo de fracasso nas suas politicas capitalistas e anti-sociais que os caracterizam. Por outro lado o PS é a verdadeira imagem de que só interessa ganhar, seja com quem for. Por outro lado os vícios do Sr. Presidente são já tantos que a precariedade dos postos de trabalho demonstra como está instalado o interesse da manutenção do lugar a qualquer custo.
Desta forma estamos aqui e viemos para fazer obras sociais, lutando pelos direitos dos mais fracos e do interesse público da população. Queremos mudar Vila Viçosa e iremos demonstrar este interesse durante os próximos anos.

BE Vila Viçosa (e-mail recebido a 13/01/2006 no nosso blog)


As taxas de juro na zona euro irão chegar aos 3% até final de 2006 diz Jorge Ferreira.

Numa análise ainda muito a quente depois de mais uma reunião do Banco Central Europeu, Jorge Ferreira acredita que a tendência de subida das taxas de juro estará para se manter. Em primeiro lugar a pressão inflacionista que a maior economia europeia (Alemanha) parece estar a sofrer, por causa do constante aumento do petróleo, mas devido também a aumentos nos impostos directos e indirectos procurando assim equilibrar as suas contas, tem tido um grande contributo na análise do Sr. Jean-Claude Trichet. Pensa que assim que os resultados sobre a verdadeira evolução do ultimo trimestre de 2005 saírem e a evolução destes primeiros meses de 2006 começar a desenhar-se, nessa altura se as noticias forem de crescimento económico para a zona euro, as subidas das taxas serão uma realidade.
Com as alterações no inicio do ano e prevendo-se uma positiva evolução da economia do euro para este ano, a realização de mais 2 subidas durante o ano posteriormente a uma primeira em inícios de 2006 será claramente uma realidade.
Jorge Ferreira indica ainda que o possível conflito no Irão, irá claramente provocar uma subida no valor do preço do petróleo, sendo previsível que até final do ano os valores máximos atingidos no mercado do crude serão novamente colocados em causa. Com um aumento do valor do barril do petróleo acima dos 80 dolares e podendo esse valor chegar até mesmo aos 90, será mais um ponto a ter em conta na pressão dos preços de uma Europa cada vez mais dependente. Claro que esta pressão tem no entanto um efeito inverso em relação á evolução económica dos principais indicadores, o que de certa forma poderá ter aspectos positivos e negativos no curto prazo.
Para o nosso país, a necessidade de se manterem os actuais valores das taxas de juro seria uma verdadeira necessidade. Não devido á necessidade de voltarmos a crescer como o resto da Europa, mas principalmente pelo facto da divida publica ficar assim mais cara. Se é verdade que necessitamos reequilibrar as contas publicas e esse facto não sucede através de desvalorizações da divida em relação ás taxas de juro, é ainda mais verdade que pelo menos convêm não atrapalhar.
Acredita por isso que as taxas até final do ano poderão chegar aos 3%, esperemos que esteja enganado.

Infocalipo

Taxas de Juro


Taxas de juro, o que rende o seu dinheiro.

Parece bem claro que os juros estão a aumentar mas nem todos os bancos portugueses tem acompanhado essas subidas. Evidentemente quando isso sucede, sabemos que que fica com a diferença. Com taxas de juro que rondam os 1% e a baixo desse valor, CGD, BCP, BES e Totta, o BPI é o unico a oferecer uma taxa que acaba por ter uma rentabilidade superior á inflacção e na qual não se perdem poder de compra, como sucedem nos outros bancos. Uma taxa de 2,85% é por isso como indicado pela DN a melhor das rentabildiades entre os diversos bancos no mercado português.
JF

Queres um estágio


MINISTÉRIO DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Oferta de estágios
A Direcção Geral dos Impostos (DGCI) oferece estágios no âmbito do Programa Estágios Profissionais na Administração Pública (PEPAP), com as seguintes características:

1 - Destinatários:
Jovens entre os 18 e os 30 anos possuidores de licenciatura (nível V) que se encontrem nas seguintes condições:
• Recém saídos dos sistemas de educação à procura do 1º emprego;
• Desempregados à procura de novo emprego.
2 - Número de estágios por habilitação e área funcional de oferta:
• 644 estágios para licenciados em Direito - para desempenho de funções de apoio às áreas da gestão tributária, da justiça tributária, da inspecção tributária e da cobrança;
• 1 estágio para licenciados em Psicologia Clínica – a);
• 1 estágio para licenciados em Psicologia Educacional – a);
• 1 estágio para licenciados em Psicologia Organizacional – a);
a) para desempenho de funções na área de gestão de recursos humanos;
• 2 estágios para licenciados em Engenharia Civil – para desempenho de funções em projectos de redes de águas, esgotos e estruturas em edifícios, bem como proceder ao acompanhamento e gestão de empreitadas de construção civil ;
• 3 estágios para licenciados em Engenharia Electrotécnica- para desempenho de funções em projectos de electricidade em redes de baixa tensão, redes estruturadas de voz e dados, bem como proceder às respectivas medições e orçamentos;
• 5 estágios para licenciados em Engenharia Mecânica - para desempenho de funções em projectos de redes de ar condicionado e ventilação em edifícios, bem como proceder às respectivas medições e orçamentos;
• 6 estágios para licenciados em Matemática - para desempenho de funções na área de planeamento e estatística;
• 11 estágios para licenciados em Engenharia Informática ou Engenharia Informática e de Computadores - para desempenho de funções de apoio aos projectos de natureza tributária;
• 3 estágios para licenciados em Arquitectura - para desempenho de funções em projectos de arquitectura e de imagem dos edifícios da DGCI, com base em software de desenho assistido por computador.
3 - Local de realização dos estágios:
Os estágios realizar-se-ão nos serviços da DGCI indicados na lista anexa.
4 - Duração dos estágios:
Os estágios terão a duração de 12 meses.
5 -Método(s) de selecção:
• Para os candidatos licenciados em Direito será utilizada a prova escrita de conhecimentos;
• Dependendo do número de candidatos admitidos para cada um dos estágios das restantes licenciaturas, utilizar-se-ão a prova de conhecimentos, e/ou a entrevista profissional de selecção.
6 - Oferece-se:
• Bolsa de estágio mensal, no montante de:
2 salários mínimos nacionais correspondendo actualmente a € 749.40;
• Subsídio diário de refeição, de montante equivalente ao fixado para os trabalhadores da Administração Pública, correspondendo actualmente a € 3.83.
7 - Prazo para formalização da candidatura:
7 dias úteis, contados da data de publicação deste aviso.
8 - Formalização da candidatura:
As candidaturas são formalizadas utilizando obrigatoriamente o formulário que se encontra disponível nos sítios seguintes: www.dgci.min-financas.pt; www.sgmf.pt; www.dgap.gov.pt; www.portaldocidadao.pt.
9 - Envio da candidatura:
As candidaturas deverão ser enviadas pelo correio, em carta registada com aviso de recepção, para a Direcção de Serviços de Gestão de Recursos Humanos da DGCI - Apartado 2894, 1122-001, LISBOA, até ao termo do prazo acima fixado.
10 - Informações complementares:
As listas de candidatos bem como o local e data de realização da selecção, serão divulgados através da publicação de adequado Aviso no sítio da DGCI - www.dgci.min-financas.pt.

População das nossas cidades

Informação de minuto alentejano

O INE DIVULGOU O RANKING DA POPULAÇÃO DAS CIDADES DO DISTRITO DE ÉVORA:

1-ÉVORA: 39497 habitantes na Cidade. 56525 total de habitantes no Concelho;
2-MONTEMOR-O-NOVO: 11009 habitantes na Cidade. 18578 total de habitantes noConcelho;
3-VENDAS NOVAS: 10826 habitantes na Cidade. 11588 total de habitantes noConcelho;
4-ESTREMOZ: 8956 habitantes na Cidade. 15672 total habitantes no Concelho;
5-REGUENGOS DE MONSARAZ: 7058 habitantes na Cidade. 11382 total de habitantes noConcelho.

F.S.

1/12/2006

Cuidado, com as asneiras de quem não sabe nada de sinalização em Vila Viçosa


Cruzamento entre a estrada que liga Vila Viçosa/Alandroal e ligação ao parque industrial, o novo acesso a esta zona.

Muitos ainda não terão reparado no perigo deste cruzamento. Sem qualquer sinal, sem qualquer indicativo de aproximação a estrada com prioridade ou sem prioridade, sem STOP, sem nenhum triangulo, sem nada.
Os que saem de Vila Viçosa caminho do Alandroal optam por considerar que tem prioridade sobre os que se apresentam do parque industrial, erradamente, pois os que dessa direcção se apresentam tem claramente prioridade pois se apresentam pela direita. Por outro lado onde fazer o STOP e quem o deverá fazer perguntam os condutores que sem vícios chegam a dito perigo.
Penso que esta situação deverá ser provisória. Mas quanto custa um STOP? Será que só haverá direito a tal quando os passeios lá chegarem?
Ninguém duvida que aquela zona para variar vai ter mais uma vez calçada portuguesa, mas o que é evidente é que não deveremos esperar que alguém morra na zona para que um simples STOP seja colocado. Por outro lado penso que não serão assim tão grandes os custos para colocar uma rotunda ou então fazer daquele espaço um verdadeiro cruzamento.
No entanto entre as várias hipóteses, tenho que defender a rotunda, não só pela imagem e a redução de velocidade que provoca, mas principalmente porque iria certamente avançar a entrada de Vila Viçosa uns metros á frente. Considerando já o novo quartel de bombeiros e o bairro que parece que um dia será construído por detrás dos famosos prédios amarelos.
Desta forma deixamos aqui uma alerta aos condutores. Cuidado. Já agora e pensando que como já alguém me referiu este blog, já foi motivo de conversa pelo menos uma vez entre alguns responsáveis do município, espero que esta chamada de atenção seja verdadeiramente considerado.

JF (infocalipo)

1/11/2006

António Mira


Para conhcimento...
Um utilizador Indiano dos comuns PC's com Sistema Operativo Windows,descobriu que ninguém consegue em parte alguma do mundo, criar umapasta (folder) no Windows denominada "CON".Toda a equipa da Microsoft incluindo o próprio Mr. Bill Gates, naosabem o como nem o porquê!COMPROVEM !
Dr. António Mira (Finanças)

1/10/2006

Se és fumador então vê a tua evolução natural de vida até aos 40 anos


O cigarro (Mês do cigarro em infocalipo)

Quando se constatou que o alcatrão presente no fumo do tabaco era o principal causador de cancro introduziu-se o filtro e comprovou-se posteriormente que o cigarro com filtro reduzia em 30% o risco de cancro. Contudo pesquisas efectuadas recentemente nos Estados Unidos demonstraram que quem fuma cigarros com filtro vive em média, dois a três anos menos! De facto embora o fumo dos cigarros com filtro tenha menos alcatrão, tem um teor 26% superior em monóxido do carbono.
A introdução no mercado de cigarros com baixa teor em nicotina foi outra solução que contrariamente ao previsto veio prejudicar ainda mais os fumadores. Na realidade este cigarros "obrigam" a um maior consumo uma vez que os fumadores passaram a fumar mais para compensar a quantidade nicotina exigida pelo organismo.
Jorge Ferreira

Espaço livre para comentários de todos os nossos leitores

Como poderemos ser respeitados pelos funcionários públicos?

O que me leva a escrever pela primeira vez para este blog, foi o modo como fui tratado no passado mês de Novembro por funcionárias da Câmara da nossa terra. Depois de ter recebido a ultima factura da água, verifiquei que o montante do mês anterior era 5 vezes superior ao que habitualmente eu pagava. Como as duvidas surgiram logo, optei por me deslocar até ás instalações camarárias para que junto de uma funcionária responsável pelo assunto eu explicar o que se estava a passar. A funcionária indicou-me que nas últimas duas vezes que tinham batido á minha porta, como disse, ninguém lá estava, logo não tinham podido verificar os valores do contador. Pelo que me indicou este acerto devia-se ao facto de que na última vez já alguém lá estava, por acaso recordando-me do dia, verifiquei que a minha esposa estava de férias.
Esta situação causou que eu subisse dois escalões na altura do acerto e acabasse por pagar quase 5 vezes mais do que aquilo que tinha pago em Fevereiro altura do último acerto. No entanto o que se passa é que as pessoas trabalhadoras não estão em casa quando o Sr. Presidente manda lá os funcionários, nem todos podemos ter uma mulher em casa a tomar conta destes pormenores.
Por últimos quis efectuar uma reclamação mas não foi permitido, ao que a mal educada da funcionária me indicou, e digo a funcionária, “tenho instruções de não receber nenhum reclamação, e pague o que deve”. O que na verdade ela não sabe, é que a dita analfabeta está na malandrice porque nós lhe pagamos e que o lugar que ocupa é para servir a população e não para me fazer esperar 15 minutos de pé, enquanto falava com a colega do lado sobre a vida de um individuo e problemas conjugais.
Meu deus onde vamos parar. Só para terminar, optei por pagar pois contrariamente á falta de educação de alguns funcionários, eu trabalho e não teria muito tempo para perder com este assunto, mas quero aqui deixar um testemunho que penso ser mais útil do que qualquer reclamação á DECO ou outra instituição.

A. S. (email de 09-01)

Fumo




O fumo


O fumo de um cigarro contém cerca de 4700 substâncias, 60 das quais são cancerígenas. Metade destas acumulam-se nos alvéolos e brônquios dos pulmões podendo levar ao aparecimento de mutações genéticas e consequentemente ao cancro do pulmão (adenocarcinoma) e também da boca, laringe, faringe, pâncreas, rins, bexiga, colo de útero e esófago.
Cerca de 90% dos casos de cancro do pulmão estão associados ao tabagismo. O consumo de 1 a 9 cigarros por dia aumenta quatro vezes o risco de morte de um individuo por cancro do pulmão, o qual poderia ter vivido em média mais 22 anos! Morrem em todo o mundo cerca de um milhão de pessoas por ano devido a cancro de pulmão (mais do que o cancro do cólon, mama e próstata juntos).
Os números são de facto assustadores mas apenas traduzem uma realidade que a maior parte dos jovens e adultos desconhece. As consequências deste comportamento de risco só se manifestam após 20 a 30 anos. Um fumador passivo (não fumador que convive com o fumador) "fuma" cerca de um terço dos cigarros de um fumador, por outro lado o fumo que se liberta de um cigarro a arder num cinzeiro é mais tóxico que aquele que o fumado exala.
Os principais constituintes do fumo do cigarro são:


Monóxido de carbono - Gás incolor e inodoro que resulta da combustão do cigarro. Está presente entre 1 a 5% no fumo e possui uma afinidade pela hemoglobina 200 vezes superior à do oxigénio. Por esta razão reduz a capacidade de oxigenação dos tecidos e interfere nos sistemas enzimáticos. Aumenta a viscosidade do sangue e provoca lesões nas veias e artérias.

Gases irritantes - Amónia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína, entre outros. Estimulam a produção de muco nos pulmões, dificultam a expectoração, provocam tosse e bronquite crónica.

Nicotina - Alcalóide amarelo pálido. Cada inspiração possui entre 100 a 200 microgramas. Causa dependência (à semelhança da morfina) e provoca taquicardia, hipertensão arterial e vasoconstrição periférica por induzir a síntese de acetilcolina, adrenalina e noradrenalina. Estimula igualmente a produção de dopamina, glutamato e a libertação de endorfinas. A dose letal em humanos é de 40 mg.
Alcatrão e outros agentes cancerígenos - São substâncias aromáticas capazes de se ligarem ao DNA, formando adutos de DNA. Estes adutos não são reconhecidos durante o processo de replicação de DNA o que provoca o aparecimento de erros, sendo estes os responsáveis pelo surgimento de células cancerígenas que originam e espalham o cancro em diversos órgãos.


O problema

Em Portugal 23% da população é fumadora tendo-se verificado uma aumento do consumo por parte das mulheres, em parte devido à associação de uma imagem de modernidade e emancipação.
Tem-se verificado igualmente que os jovens começam a fumar cada vez mais cedo, a maioria experimenta o primeiro cigarro antes de entrar na adolescência. Cerca de 90% das pessoas começam a fumar entre os 15 e os 19 anos!

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu a luta anti-tabágica como prioridade para o século XXI, uma vez que o tabagismo é considerado o maior problema de saúde pública do mundo moderno. No século XX morreram 100 milhões de pessoas devido ao consumo de tabaco.

As campanhas anti-tabágicas

O Brasil é o país que mais tem investido em campanhas anti-tabágicas e é por esta razão o mais evoluído neste aspecto. Um exemplo a seguir. Os maços de tabaco já contém imagens que dizem muito mais que as frases a que já nos habituamos (infelizmente) a ler... uma resolução que também deverá chegar ao nosso país talvez ainda este ano.

Em Portugal sabe-se que a colocação de rotulagem fez diminuir o consumo. O Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva (INCP) preventiva tem uma linha SOS deixar de fumar e a União Geral dos Trabalhadores (UGT) aderiu ao projecto "Smoke at Work" que tem como objectivo proteger os fumadores passivos no seu local de trabalho.
O primeiro Tratado Mundial para a redução do consumo de tabaco entrou em vigor no dia 27 de Fevereiro de 2005 e já foi ratificado por 57 países, incluindo Portugal que aderiu a 9 de Janeiro de 2005. Este documento tem como objectivo principal a protecção dos não-fumadores.

Falta de Água


Água em Vila Viçosa só se for numa hora de sorte.

Sei que muitos dirão que estou a ser chato mas não consigo não falar do que é cada vez mais uma revolta. A nossa terra mais uma vez passou parte da manhã sem qualquer gota nas torneiras. Mais uma vez e por um período superior de 4 horas as torneiras das nossas casas só deixaram passar ar. Se o motivo fosse as obras para melhoramento da qualidade do abastecimento da água a casa dos calipolenses seria aceitável, mas não, mais uma vez se deveu a uma falha na distribuição da água aos calipolenses. Obviamente que todos neste momento já sabemos que são necessárias obras e rapidamente, pois a qualidade não é uma palavra que possa ser associada á rede de distribuição de água em Vila Viçosa.
Todos sabemos que um dos justificativos dos órgãos da CMVV, é o facto de não serem directamente os responsáveis pela qualidade da rede de distribuição, pois ela vem de outros executivos. Do ponto de vista ético teremos que concordar, mas de um ponto de vista lógico existe um grande erro, pois este é um problema que se arrasta desde o mandato do antigo presidente da câmara municipal. Mas também sabemos que em 9 anos muito poderia ter sido feito, não só ao nível da distribuição como no tratamento da água.
Porque razão o centro de saúde nas últimas duas semanas recebeu mais doentes com problemas de estômago ou gástricos do que o habitual? Não sabemos e por isso só deixamos as perguntas.
Pensemos que quando entramos num novo século não poderemos ser comparados com povoações de terceiro mundo, ou então sucedendo tal situação deveremos começara a candidatar-nos urgentemente aos fundos disponíveis na União Europeia.
Junqueira

LUSA


Segurança Social: Ministro diz que existem condições para vencer dificuldades

Lisboa, 10 Jan (Lusa) - O ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, José Vieira da Silva, afirmou hoje que existem condições para vencer as dificuldades de sustentabilidade da Segurança Social, desde que sejam tomadas as medidas adequadas.
Vieira da Silva, que falava aos jornalistas à margem de uma reunião de concertação social, salientou que o Governo já tomou um conjunto de medidas para contrariar o risco de insustentabilidade.
Entre as medidas tomadas, o ministro apontou o reforço do financiamento da Segurança Social com as receitas do aumento do IVA de 19 para 21 por cento, o combate à evasão contributiva e o combate à saída precoce do mercado de trabalho.
Vieira da Silva adiantou que o executivo pretende introduzir outras medidas que contribuam para a sustentabilidade do sistema, nomeadamente a criação de mais emprego e tornar o sistema mais equilibrado e equitativo.
RRA/TSM.
Lusa/Fim

Pousada de Estremoz



Real buffet ao fim de semana em Estremoz

Experimente as mais deliciosas especialidades regionais e conheça a cada passo séculos da nossa História.

Pratos Frios: Polvo em VinagreteFaisão de Escabeche
Salada de Bacalhau com Grão Costeletas de Borrego Panadas á Alentejana
Carré de Porco Alentejano com Molho de Maçã
Salada de Camarão com Ananás e Queijo de São Jorge
Pataniscas de Bacalhau Salada de Feijão Frade com Atum Orelha de Porco de Coentrada Presunto com Fios de Ovos Carapaus do Atlântico de Escabeche Perna de Porco à Estremocense Salgadinhos Tradicionais
Salada de Favas com Entremeada Fumada e Coentros
Salmão Fumado
Enchidos Alentejanos Salada de Pimentos com Manjericão
Saladas do Jardim Selecção de Queijos Alentejanos

1/09/2006

Portugal o berço dos refugiados


Portugal o berço dos refugiados.

Já lá vão 8 anos quando o governo era de esquerda, foram abertas as portas á legalização de Brasileiros, Angolanos, Polacos, Romenos entre muitos outros. O país sofreu claramente com isso, os custos foram enormes, mas na altura a justificação a esta abertura era minimamente aceitável. O desemprego era mínimo e havia necessidade de mão-de-obra para os grandes investimentos portugueses, mas os nossos irmãos, os verdadeiros europeus na altura continuavam sem trabalhar. Aqui bem perto os espanhóis tinham taxas de desemprego superiores a 12%, mas em vez de recorrermos a eles, membros da UE, optamos por justificar o que nos acabou por sair caro, pois os ilegais aumentaram e o dinheiro sem impostos também.
Passado algum tempo mais propriamente em 2006, o nosso governo prepara-se para abrir novamente as portas aos emigrantes, alterando algumas leis que claramente nos protegiam só um pouco mais deste assalto claro á nossa pobre despensa.
Não penso que seja um bom caminho fecharmos definitivamente as portas, mas se em Espanha onde a economia cresce mais de 3% ao ano, contra os 0,3% de 2005 no nosso país, existe uma politica bem definida na protecção do Espanhol e do Europeu, porque vamos nós ser a porta para os ilegais. Penso que devemos tomar cuidado, pois para alem dos mais pobres não deveremos ser os mais parvos. Portugal tem diferentes pontos de vista neste assunto mas há vários que não podemos esquecer. Somos o país mais pobre da União Europeia, os primeiros a receber na hora de dividir o bolo dos fundos comunitários, e em 2005 fomos o país a crescer menos em toda a Europa da moeda única.
Temos de ter muito cuidado, pois não mandamos aqui na nossa terra como noutros tempos mandávamos. Os desempregados tem que cada vez mais compreender que terminou a época em que o trabalho vinha até nós, como os comunistas tanto querem, corre na sua busca ou não terás tempo de viver. Acabando este pensamento, acreditem que não poderemos matar a fome de todos os pobres do mundo, mas se matarmos a fome dos portugueses e europeus estaremos então a fazer já uma grande obra pela pátria Europeia.

JF

1/07/2006

As dividas

Os jovens estão a endividar-se, mas nunca terão em seu nome o que estão a comprar.

É inevitável verificar como tempo corre mas as dividas ou os empréstimos que temos nos bancos não diminuem. Mas a verdade é que os portugueses gostam de deixar tudo para as costas não querendo saber quando terão que pagar o que hoje compram.
A Caixa Geral de Depósitos começou durante o ano de 2005 um tipo de financiamento que acredito ser muito perigoso e que certamente terá consequências desastrosas quando chegar ao dia de pagar a ultima factura. O chamado T30 não é mais do que um modo de encapotar 30% do valor de casa para que um dia mais tarde se pague. Na verdade o cliente contas feitas pagará no final do contrato mais de 25.000€ com o T30 do que com um credito normal.
Uma pessoa entra na CGD e faz um empréstimo de 125.000€, a 40 anos deixando 30% para o final. Ele pagará por mês 473,64€ por mês, para alem disso no final do credito ainda paga os 37.973,64€, contas feitas e multiplicando o valor da prestação pelos 480 meses e somando por mais a ultima prestação e acreditando que não haverá alterações na taxa, o valor final a pagar serão 265.320,84€.
Agora o cliente entra no BPI, onde lhe fazem para os mesmos 125.000€ e para 40 anos um crédito, que tem uma prestação de 493,65€. Contas feitas e uma vez que no final não haverá nenhum valor residual o cliente paga 236.952,00€. Este calculo indica por isso que o cliente com o T30 irá pagar mais 28.368,84€ no final do contrato que um credito normal e evidentemente com o Banco que mais baixas faz as prestações de credito habitação.
Mas a verdade é os nossos jovens por 20€ mês, optam por chegarem aos 70 anos na altura em que estarão já reformados e pagarem só de uma vez 38.000€. Será que nessa altura possuem capacidade para fazerem face a este valor?
Pensem bem pois o que sai barato hoje sai muito caro amanhã e sairá certamente muito mais inconveniente no final das contas.
Mas a nossa juventude anda infelizmente a endividar o seu futuro.

JF

Economia Portuguesa


Começamos a ser um país de gente pobre que não quer os homens de capital.

Cada vez que pensamos que no nosso país as pessoas que vivem com o ordenado mínimo são mais do que aquelas que vivem com o dobro, é certamente motivo de preocupação. No entanto é obvio que o caminho tomado pelos nossos governantes tem sido claramente o errado, a opção do social pelo económico é claramente o erro que tem matado o desenvolvimento da nossa economia.
Não podemos esquecer que são os grandes homens de dinheiro deste país que o sustentam, não só ao nível de riqueza criada como no que se refere ao emprego. Hoje sabemos que o estado consome 50% do PIB, o que quer dizer que metade de tudo o que cada um de nós produz é consumida pelo estado e pela sua máquina monstruosa.
Mas o que tem feito governo para evitar esse estado de coisas, o que tem feito os nossos governantes para evitar que as empresas fechem?
Na minha opinião nada, ou melhor tudo o de contrário. Em vez de cativarem os empresários e criarem as melhores condições, para que o crescimento das empresas seja por esta razão motivo de aumentos salariais e de mais emprego, fazemos de forma completamente contrária. Acabamos por perseguir os empresários e empresas, tomando uma atitude pouco inteligente em relação a quem na verdade cria o PIB do nosso país.
Com esta atitude os nossos verdadeiros criadores de riqueza vão lá para fora, o Belmiro e o Amorim se não sabem, já têm parte das suas holdings na Holanda. Os Espírito Santo são no Luxemburgo. Corremos o grande risco de que a pouco e pouco todos saiam para outros países com mais vantagens ao nível de impostos e com melhores politicas na hora do despedimento. Meus senhores sabemos que são muitos os Portugueses que depois de estarem efectivos nos seus postos de trabalho não fazem metade do que faziam quando estavam a contrato e por isso necessitavam de demonstrar que eram os melhores. São atitudes destas que são inaceitáveis, devendo ser por nós combatidas da melhor forma, flexibilizando as nossas leis do trabalho e não esquecendo que os impostos deverão ser muito mais flexíveis de forma a racionalizar e cativar os verdadeiros criadores de emprego.
Jorge Ferreira

1/05/2006

Vila Viçosa - Turismo


Utilização dos recursos naturais para o turismo em Vila Viçosa.

Chegado um século inovador e de novas tecnologias onde a informação corre como a área foge entre os nossos dedos quando a queremos agarrar. Neste Alentejo onde a beleza dos quadros não é uma ilusão, onde o mundo procura muitas vezes conhecer mais e melhor nossa gente é aqui onde se viram as costas como se o turismo não tivesse nada para oferecer. Vila Viçosa possui uma das zonas mais encantadoras do Alentejo, com caminhos históricos, com igrejas encantadoras e com um património muito rico de histórias e de virtudes.
No entanto nada se tem feito mais do que esperar o turista, não se vai oferecer a nossa terra contrariamente ao que todos os nossos vizinhos fazem, junto das agências e em pontos verdadeiramente estratégicos. Este passo no caminho do turismo não só iria ao encontro estratégico dos interesses económicos de muitos empresários do nosso concelho, que cada vez mais tem apostado na nossa terra para fazer crescer os turistas rentabilizando o seu investimento.
Acredito que a estratégia seguida pelo responsáveis camarários não é a mais adequada e certamente será inútil acabando por atrasar ainda mais a terra dos calipolenses

J.F.

Energias renováveis

Energias renováveis

O sobrecusto com a produção de energias renováveis, que actualmente onerava todos os consumidores de electricidade, vai passar a ser apenas suportado pelos consumidores domésticos, explicou aos jornalistas o presidente da ERSE.

Segundo Jorge Vasconcelos, a decisão anunciada ontem por Manuel Pinho, irá ter impacto para os clientes industriais (baixa tensão especial, media tensão, alta tensão, e muito alta tensão), já este ano, previsivelmente a partir do segundo trimestre.
O resultado será uma descida das tarifas, face aos aumentos que estão em vigor desde Janeiro deste ano.

Esta medida só terá impacto para os consumidores domésticos, a partir de 2007, ano em que o governo vai eliminar o tecto da inflação prevista para o aumento deste segmento de mercado.
Se os consumidores domésticos, em 2006, tivessem assumido, já sozinhos, o sobrecusto associado à produção de energias renováveis, as tarifas para estes clientes teriam tido um aumento adicional de 2%, a que se soma a subida de 1,2%, já em vigor.

A aplicação desta medida, vai gerar em 2006, um défice tarifário de 56 milhões de euros, que será repercutido nas tarifas dos clientes domésticos, a partir de 2007, abrindo a porta a aumentos superiores aqueles que se tem verificado nos últimos anos.

1/04/2006

Noticias de minuto

Governo acaba com limite da inflação para aumentos na electricidade

O Governo vai acabar com a regra que limita ao valor da inflação os aumentos do preço da electricidade para os consumidores domésticos, a partir do próximo ano, revelou hoje o ministro da Economia e da Inovação.
Segundo a Lusa, Manuel Pinho, que falava à saída de uma reunião com o Conselho Permanente de Concertação Social (CPCS), disse, também, que os aumentos dos preços da electricidade para os clientes industriais serão limitados a 4%, já a partir do segundo trimestre deste ano.
Constâncio diz que crise económica em Portugal não é permanente

O Banco de Portugal voltou hoje a rever em baixa as projecções para o crescimento da economia portuguesa. O Governador Vitor Constâncio afirma que «não estamos perante uma crise permanente da economia nacional» e que a retoma depende essencialmente do dinamismo das empresas e da determinação e rigor nas contas públicas. E sugere quatro grandes orientações para Portugal enfrentar os problemas com que se confronta.

1/03/2006

Lusa

Presidenciais: Jornalistas devem avaliar veracidade acusações de Soares -Cavaco

Alqueva, Évora, 03 Jan (Lusa) - Cavaco Silva escusou-se hoje a comentar as acusações de Mário Soares sobre uma alegada combinação entre grupos de comun icação social para apoiar a sua candidatura, considerando que devem ser os jorna listas a avaliar a veracidade da questão.
Questionado sobre se está preocupado com as acusações do candidato apoi ado pelo PS, Cavaco Silva devolveu a questão aos jornalistas: "os senhores jorna listas é que devem estar preocupado".
"Os senhores jornalistas é que devem saber a veracidade desta questão. Os senhores jornalistas é que se devem entender com os candidatos", acrescentou Cavaco Silva, no final de uma breve visita à barragem do Alqueva, no Alentejo.
Sublinhando o "respeito" que tem pelos órgãos de comunicação social, o candidato apoiado pelo PSD e pelo CDS-PP escusou-se a fazer mais comentários sob re as acusações de Mário Soares.
"Já ouvi tanta coisa nesta campanha eleitoral, que nada me surpreende. Mas não vou fazer comentários sobre o que os outros candidatos dizem", acrescent ou.
Em entrevista à TSF, Mário Soares acusou hoje alguns grupos de comunica ção social de terem "combinado" apoiar Cavaco Silva, baseando essa ideia como um resultado da sua simples "observação" face à cobertura jornalística da campanha .
"Os grupos de comunicação social - não direi todos - meteram na cabeça deles que deveriam apoiar Cavaco Silva. E isso foi combinado", declarou Soares, advertindo que, "mais tarde, jovens investigadores irão estudar o que se está a passar nesta campanha".
"A isenção é a marca da comunicação social, mesmo que seja privada", ad vertiu o ex-Presidente, que, contudo, procurou estabelecer uma distinção entre o s jornalistas e os responsáveis dos grupos de comunicação social.
"Não estou a atacar os jornalistas, mesmo quando eles vêm com perguntas feitas, normalmente parvas", disse ainda Mário Soares.
VAM/SMA/PMF.
Lusa/Fim


Free Hit Counter

El Tiempo en Rtve.es