1/03/2006

Lusa

Presidenciais: Jornalistas devem avaliar veracidade acusações de Soares -Cavaco

Alqueva, Évora, 03 Jan (Lusa) - Cavaco Silva escusou-se hoje a comentar as acusações de Mário Soares sobre uma alegada combinação entre grupos de comun icação social para apoiar a sua candidatura, considerando que devem ser os jorna listas a avaliar a veracidade da questão.
Questionado sobre se está preocupado com as acusações do candidato apoi ado pelo PS, Cavaco Silva devolveu a questão aos jornalistas: "os senhores jorna listas é que devem estar preocupado".
"Os senhores jornalistas é que devem saber a veracidade desta questão. Os senhores jornalistas é que se devem entender com os candidatos", acrescentou Cavaco Silva, no final de uma breve visita à barragem do Alqueva, no Alentejo.
Sublinhando o "respeito" que tem pelos órgãos de comunicação social, o candidato apoiado pelo PSD e pelo CDS-PP escusou-se a fazer mais comentários sob re as acusações de Mário Soares.
"Já ouvi tanta coisa nesta campanha eleitoral, que nada me surpreende. Mas não vou fazer comentários sobre o que os outros candidatos dizem", acrescent ou.
Em entrevista à TSF, Mário Soares acusou hoje alguns grupos de comunica ção social de terem "combinado" apoiar Cavaco Silva, baseando essa ideia como um resultado da sua simples "observação" face à cobertura jornalística da campanha .
"Os grupos de comunicação social - não direi todos - meteram na cabeça deles que deveriam apoiar Cavaco Silva. E isso foi combinado", declarou Soares, advertindo que, "mais tarde, jovens investigadores irão estudar o que se está a passar nesta campanha".
"A isenção é a marca da comunicação social, mesmo que seja privada", ad vertiu o ex-Presidente, que, contudo, procurou estabelecer uma distinção entre o s jornalistas e os responsáveis dos grupos de comunicação social.
"Não estou a atacar os jornalistas, mesmo quando eles vêm com perguntas feitas, normalmente parvas", disse ainda Mário Soares.
VAM/SMA/PMF.
Lusa/Fim


Free Hit Counter

El Tiempo en Rtve.es