1/05/2006

Energias renováveis

Energias renováveis

O sobrecusto com a produção de energias renováveis, que actualmente onerava todos os consumidores de electricidade, vai passar a ser apenas suportado pelos consumidores domésticos, explicou aos jornalistas o presidente da ERSE.

Segundo Jorge Vasconcelos, a decisão anunciada ontem por Manuel Pinho, irá ter impacto para os clientes industriais (baixa tensão especial, media tensão, alta tensão, e muito alta tensão), já este ano, previsivelmente a partir do segundo trimestre.
O resultado será uma descida das tarifas, face aos aumentos que estão em vigor desde Janeiro deste ano.

Esta medida só terá impacto para os consumidores domésticos, a partir de 2007, ano em que o governo vai eliminar o tecto da inflação prevista para o aumento deste segmento de mercado.
Se os consumidores domésticos, em 2006, tivessem assumido, já sozinhos, o sobrecusto associado à produção de energias renováveis, as tarifas para estes clientes teriam tido um aumento adicional de 2%, a que se soma a subida de 1,2%, já em vigor.

A aplicação desta medida, vai gerar em 2006, um défice tarifário de 56 milhões de euros, que será repercutido nas tarifas dos clientes domésticos, a partir de 2007, abrindo a porta a aumentos superiores aqueles que se tem verificado nos últimos anos.


Free Hit Counter

El Tiempo en Rtve.es