1/22/2006

Bolsa Portuguesa


Uma Segunda-Feira explosiva na Bolsa PSI-20?

Pode ser que tal suceda, pode ser que não, mas o que na realidade o tempo nos diz é que quando a bolsa do EUA se constipa a nossa apanha uma verdadeira pneumonia.
Sexta-Feira, a bolsa fecha em grande queda, depois de uma das semanas mais negras do mercado norte-americano nos últimos dois anos. Tal situação deve-se ao anúncio dos maus resultados de muitas empresas cotadas no mercado bolsista americano, para alem de uma grande queda da Yahoo, que supera os 10% em 3 sessões.
Por outro lado o valor do petróleo começa a ser negociado acima dos 68 dólares, sendo previsível que no espaço de uma semana esse valor possa atingir os 75 dólares. Tal situação deve-se não só ao conflito no Irão que parece estar longe de estar resolvido, para alem de uma previsão de aumento do consumo mundial.
Para alem destes factos a bolsa portuguesa poderá ainda ser afectada com o resultado das eleições presidenciais, no sentido de que se as presidenciais não ficarem decididas neste fim-de-semana, sendo necessário uma segunda volta, vamos certamente ter uma semana muito complicada.
Desta forma consideramos que a semana que se aproxima será muito complicada, pelo que o pensamento de venda no dia 23 bem cedo, deverá ser uma atitude a ter em conta se a cotação das suas acções não tiver perdido já nessa altura mais de 2 p.p., mas se tal suceder mantenha-se atento. Existindo uma boa evolução durante a semana, compre mas só a partir de Quinta-Feira, altura em que existirão novas informações ao nível mundial e só se as presidenciais ficarem já decididas.

J F


Free Hit Counter

El Tiempo en Rtve.es