9/26/2005

O que poderá a população de vila viçosa escolher entre os quatro candidatos

Entre obra feita, rotundas, melhoramento de quase todas as vias do concelho, aproveitamento de espaços antigamente abandonados, calçada portuguesa, obras de melhoramento de zonas publicas degradadas, campo de futebol relvado, inicio de obras para futuras instalações hoteleiras, melhor planificação do transito, candidatura a património da humanidade, requalificação da zona do castelo, apoio a associações, melhoramento da distribuição de água, bolsas de estudo a universitários, novas zonas de habitação, apoio á terceira idade, repavimentação da estrada Vila Viçosa – S. Romão, construção de novas zonas habitacionais em Pardais, S. Romão, Bencatel e Vila Viçosa, melhoramento da mata de Vila Viçosa, requalificação do largo do rossio, melhoramento da zona junto ao mercado municipal, melhoramento da zona industrial, preparação da zona envolvente do futuro centro de saúde de Vila Viçosa, construção de um parque para camiões e muitos postos de trabalho na Câmara Municipal foram algumas das obras dos que lá estão, Manuel Condenado – CDU

Construção das grandes infra-estruturas no concelho á mais de 15 anos, com promessas de melhoramento do abastecimentos de agua, com promessas sociais de maior apoio aos idosos e suas iniciativas, com a construção de umas casas de banho publicas no centro da praça municipal, aumento da zona industrial, construção de mais habitações no concelho todas com carácter social, com uma maior iniciativa na área económica por parte dos responsáveis camarários, fazer mais obras e melhores mas sempre com a população no nosso pensamento, Patacão é o candidato do – PS

Turismo, mais de 3 hotéis em 4 anos, obras no elefante branco de Vila Viçosa a fabrica de S. Paulo, com promessas de acordos de que se o partido ganhar tudo será feito naquela zona para a sua requalificação e melhoramento, campo de golfe, barragem com praia fluvial, acesso ao Alqueva, aeródromo, muitos postos de trabalho, diminuição do desemprego no conselho em mais de 10 %, um centro de saúde, uma pista de gelo com mais de 300 metros com restaurantes, uma mega zona comercial com dezenas de lojas, todo este céu e paraíso que nem nos melhores sonhos poderia ter alguém tido são as promessas feitas pelo Nuno da Câmara Pereira – PSD PPM

Fiscalização de obras, orientação de ideias, novidades, acompanhamento da população, direita, tecnologia, critica construtiva, novidades, novos rostos, melhores e mais obras, espírito de sacrifício, luta pelo centro de saúde, procura de justiça social, compreensão das necessidades populacionais e uma constante preocupação por tudo o que rodeia o desenvolvimento e imagem da Vila de todos os calipolenses, está é a imagem do CDS PP com Hélder Cravo.

Meus senhores nada vos digo se não aquilo que eles dizem, ninguém influencio pois nada tenho a ver com nenhum deles, mesmo que já tenha tido hoje sou um homem livre de obrigações partidárias e completamente independente, só não serei na totalidade pela promessa que aqui vos deixo. Não faltará muito para que o tempo em que uma nova imagem surja no concelho, jovens de esquerda e de direita, de centro e independentes que por Vila Viçosa irão trabalhar para que quatro anos depois se apresentem como o futuro, entre somente trabalhadores, licenciados ou simplesmente honestos que por Portugal e por Vila Viçosa vão querer avançar, no entanto e até que esse momento chegue e talvez porque quem lá está não estará a fazer tão mal como outros que por lá passaram, aqui fica o contributo sincero para estas eleições de 2005.
Não obstante quero ainda referir que Vila Viçosa tem gente com qualidade, pessoas a quem não lhe tem sido dada a oportunidade de fazerem por Vila Viçosa o que outros não sabem e não querem fazer, não se esqueçam de beber do vinho oferecido por um voto, de comer da carne oferecida por dois votos e de dizerem que sim a todos sem deixarem nenhum de fora, pois no dia das eleições ninguém poderá ver o teu voto, nessa altura escolhe o que o teu coração diz para escolheres e não te esqueças vota pois essa é a única forma de não deixares que os interesses de poucos vençam.
Jorge Ferreira

Moçambique: Governo satisfeito com perdão da dívida anunciado por FMI e BM

Não podemos deixar passar este momento sem nos alegrarmos com o passo importante que esta noticia faz Moçambique dar nocaminho da estabilidade ecnomica e caminho de um grende futuro de desenvolvimento.

Jorge Ferreira

Maputo, 26 Set (Lusa) - O Governo moçambicano reagiu hoje com "satisfação" ao anúncio, no domingo, pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Mundial (BM) de perdão da dívida de 18 países, incluindo Moçambique, recomendada este ano pelo G-8.
"A decisão deste fim-de-semana do FMI e do BM é motivo de grande satisfação, pois sempre nos batemos pela remoção da nossa dívida e da dos outros países pobres", disse à Agência Lusa o ministro das Finanças de Moçambique, Manuel Chang.
Chang adiantou esperar que as modalidades em que será implementada a decisão permitam a Moçambique ver eliminada a sua dívida de 1,74 mil milhões de euros ao FMI e ao Banco Mundial.
Caso se confirme a liquidação da dívida multilateral, Moçambique ficará com um volume de dívida bilateral estimada em 1,57 mil milhões de euros, acrescentou Manuel Chang.
O ministro das Finanças moçambicano salientou que o alívio anunciado pelo FMI e BM irá permitir ao seu governo uma maior concentração de recursos no combate à pobreza absoluta, que afecta mais de 50 por cento da sua população.
A decisão das duas instituições internacionais irá implicar o perdão de 33,2 mil milhões de euros dos 18 países mais pobres do mundo, em África e na América Latina, dos quais 11 por cento do FMI e 70 por cento relativos ao BM.
PMA.
Lusa/Fim

Sonae: Autonomização da Sonae Indústria agrada aos analistas do BPI e ESR

Lisboa, 26 Set (Lusa) - A operação de autonomização ("spin- of") da Sonae Indústria, cujos termos foram aprovados sexta-feira, agrada aos analistas do BPI e ESR, que a consideram positiva quer para a Sonae SGPS, quer para a nova empresa.
A operação de autonomização da Sonae Indústria deverá ocorrer até final do ano, indicou a Sonae SGPS em comunicado divulgado sexta- feira.
Os analistas do BPI salientam, na nota diária de "research", que a operação virá simplificar a estrutura da Sonae SGPS, ao mesmo tempo que aumenta a visibilidade da Sonae Indústria no mercado, uma vez que o "free-float" passará dos actuais 3 por cento, para 41,6 por cento.
Os analistas da Espírito Santo Research (ESR) também consideram a operação positiva, ainda que "marginalmente", uma vez que já era esperada pelo mercado.
Após as operações de cisão-fusão e fusão, o capital social da nova Sonae Indústria será composto por 140 milhões de acções com o valor nominal de 5 euros cada, esclareceu a Sonae SGPS.
Na primeira operação, de cisão-fusão, será destacada da Sonae a participação de 90,36 por cento que esta detém na Sonae Indústria, e posteriormente incorporada na Sonae 3P.
Esta sociedade, numa segunda operação, incorporará por fusão a Sonae Indústria, e passa a denominar-se Sonae Indústria, SGPS, SA, ainda segundo o comunicado da "holding".
Na cisão-fusão, cada acção da Sonae corresponderá a 0,0677966103 acções da Sonae 3P.
Na fusão subsequente, adianta o comunicado, cada acção Sonae Indústria corresponderá uma acção Sonae 3P.
Os analistas comentam ainda a eventual venda das lojas do grupo Sonae no Brasil ao grupo retalhista norte-americano Wal-Mart, operação que deverá ocorrer até final deste mês, segundo noticiou na sexta-feira o jornal Valor Económico.
O BPI refere que estas notícias vêm em linha com informações recentes, pelo que o impacto será neutral.
A ESR destaca que, a concretizar-se, a venda do retalho no Brasil viria "reduzir o perfil de risco da Sonae SGPS", uma vez que o dinheiro resultante da operação deveria ser usado para reduzir dívida e reforçar o investimento nas operações de retalho em Portugal.
Os analistas recordam que o valor recentemente apontado para concretização do negócio, 640 milhões de euros, é inferior aos 800 milhões referidos inicialmente pela imprensa.
às 13:32, as acções da Sonae SGPS estavam inalteradas nos 1,35 euros, enquanto as da Sonae Indústria estavam a subir 0,95 por cento, para 5,30 euros.

9/25/2005

Médio Oriente

O mundo tem mudado radicalmente ao longo dos últimos anos, com o desenvolver de novos pólos económicos e com alterações em termos organizacionais, o mundo deixou de ser influenciado somente por taxas de juros que o banco central Europeu ou a reserva federal no EUA definem. O Médio Oriente tem hoje um dos maiores papeis na economia mundial do que qualquer outra zona geográfica no mundo, não só devido ao facto de ser a zona com maior importância no que diz respeito ao petróleo, como a tensão que existem a nível religioso ou a nível de terrorismo e extremismos. O mundo esqueceu-se de que enquanto outras zonas mundiais avançavam tecnologicamente e culturalmente outra zona no mundo e muito devido a politicas ocidentais no que dizia respeito aos interesses do controlo do preço do petróleo, não só regrediam como surgiam novos pólos religiosos de extremismo.
O conflito entre Palestinianos e Israelitas é sem qualquer dúvida o mais visível, assim como a guerra no Iraque ou a situação conflituosa no Afeganistão. O mundo sem qualquer dúvida é um acumular de tensão e de conflitos, também é verdade que durante séculos as grandes guerras ocorreram no centro da Europa, situação que parece estar cada vez mais a ser alterada. Num programa da BBC durante o mês de Junho, um comentarista dizia que eram sem qualquer dúvida naquela zona onde os maiores conflitos surgiriam se as nações mundiais quisessem vingar-se dos ataques terroristas que durante os últimos anos tem acontecido um pouco por todo o mundo. Mas a verdade é que também daquela zona tem saídos os maiores terroristas e quando estamos no inicio do século podemos verificar o surgimento de novas formas de combate e de novas formas de guerra, onde os civis são os menos importantes e deverão ser as maiores vitimas, pois são aqueles que aos olhos do mundo mais danificam a moral dos países ocidentais.

Jorge Ferreira

Estrutura funcional mundial

No início de um século bastante atribulado e com o surgimento de novos pontos de mudança, alguns com carácter positivo outros com um carácter bastante negativo levaram a um novo desafio á economia que ainda não conseguiu fazer face a estas mudanças da forma mais adequada. Com a queda das torres no EUA a nova imagem de um terrorismo tecnologicamente desenvolvido e com meios económicos deixou a economia bastante debilitada, principalmente no que se refere ás influências através de factores energéticos como é o petróleo e não só.
Claro que o caminho tomado pelos representantes políticos não tem sido o mais adequado, não podemos esquecer da intervenção feita no Iraque, com o objectivo de vingança a verdade é que para a economia mundial esta invasão foi desastrosa não só ao nível do valor do preço do petróleo com aumentos na ordem dos 50% ano valores de 2003. Por outro lado não podemos esquecer que o surgimento de algumas economias na estrutura mundial como foi a China ou mesmo as economias de leste europeu que tem conseguido crescimentos superiores ás da média europeia tornaram o equilíbrio mundial muito mais complicado. A divergência ao nível de politica externa por parte dos EUA e da União Europeia levaram certamente a um desequilíbrio económico que mais uma vez teve o valor do petróleo como principal consequência, não esquecendo nunca que um dos maiores beneficiários em termos do aumento do preço petróleo é o presidente dos EUA Sr. Bush, que sem grandes indirectas tem aumentado o seu património financeiros nos últimos 6 anos de forma pouco compreensiva.
Mas existem ainda factores que com menos importância tem sido bastante influentes na hora da gestão, a corrupção no Brasil que deu mostra da pouca credibilidade moral dos partidos de esquerda que tantos planos sociais anunciaram mas que nunca conseguiram implementa-los, tendo como principal razão o dinheiro que diversas vezes foi referido como dinheiro sujo para políticos.
Em Portugal com a questão do défice a situação não esteve melhor, com a fuga cobarde do Primeiro-ministro Guterres, ou a saída pouco previsível e desastrosa para o PSD do que era na altura o Primeiro-ministro Durão Barroso e a escolha pouco previsível e muito ilógica de Pedro Santana Lopes, a situação foi durante estes anos uma verdadeira loucura politica mas uma desastrosa escolha de gestão.
Mas a economia é isto, ciclos económico que demonstram que tudo o que sobe desce e que tudo o que bate no fundo volta a subir, é importante no entanto pensarmos num conjunto de reformas a serem feitas de forma a podermos assegurar o nosso futuro. As reformas serão na minha opinião aquelas que tem maior importância tendo principalmente o carácter social da sociedade como um grande problema, é impossível a geração que trabalha sustentar aquelas que já trabalhou, elas devem ser sustentáveis com os seus próprios descontos. Problema este que tem sido uma das maiores discussões nos EUA e penso que com toda a lógica.

Jorge Ferreira (25-09-2005)

Alqueva

Alqueva
A Empresa de Desenvol­vimento e Infra-Estruturas de Alqueva (EDIA), encontra-se a estudar o reforço de produção de energia eléctrica, através da construção de seis centrais mini-hídricas na rede primária de rega, que, juntas, poderão produzir, no total, 43 gigawatts (GWh). De acordo com o "Diário Eco­nómico", o estudo identificou dezenas de locais com potencial de instalação de aproveitamentos hidroeléctricos nos sub-sistemas de Alqueva, Ardila e Pedrógão, mas, segundo refere o mesmo estudo, apenas as centrais de Alvito, Odivelas, Vale do Gaio, Pisão Roxo e Serpa teriam viabilidade económica. A central de Pisão é a primeira a arrancar desta lista. Com uma capacidade instalada de 680 kilowatt (KWh), as obras da central iniciaram-se na passada semana. A EDIA avançou com a exploração da central hidroeléctrica de Alqueva, unidade que possui uma capacidade instalada de 260 megawatts (MGh), em 2003. No último ano a central produziu apenas 104 GWh, que se traduziram em receitas de 6,3 milhões de euros, quando as estimativas de produção de energia a partir da central de Alqueva apontam para uma produção anual de 460 GWh. De acordo com o "Diário Económico", citando "fonte oficial da EDIA", tal facto deveu-se "às perturbações geradas pela construção da central hidroeléctrica de Pedrógão", com 10 MGh, cuja conclusão está prevista para o final do ano, e que "não permitiu que os dois grupos trabalhassem em conjunto". A central de Alqueva, classificada como a oitava produtora nacional de electricidade, absorveu, até ao final de 2004, cerca de 130 milhões de euros de investimento, a que se juntam os 35,9 milhões gastos com a central de Pedrógão. Segundo o "Diário Económico" encontra-se por concretizar o acordo de parceria entre a EDIA e a EDP, com vista à criação de uma sociedade de capitais mistos para exploração da central de Alqueva. O grupo eléctrico nacional e a EDIA assinaram um protocolo em 1994, que estabelecia que a exploração da componente hidroeléctrica seria feita pela EDP. Uma situação que a EDIA tem procurado rever, alegando a ausência de participação financeira do grupo eléctrico na execução da central, e a crescente liberalização do sector eléctrico, a qual abre uma novo leque de oportunidades à EDIA.
Sábado, 24 de Setembro de 2005 - 15:58
Fonte: Diário Económico - Jornalista : N.A.

9/24/2005

Hospital de Évora

Não poderia deixar aqui uma palavra verdadeiramente crítica não só com o sistema de saúde em Portugal, como mais em concreto o hospital de Évora que tão mal tem prestado assistência aos nossos alentejanos. Todos sabemos as más condições que enfermeiros, médicos e pessoal dos serviços do hospital de Évora tem demonstrado ao longo dos tempos, a má conduta em termos humanos ou o mau profissionalismo que tem sido demonstrado constantemente leva a que este site tenha esta postura de tão grande critica em relação aos diversos serviços e funcionários deste hospital. Não basta dizer que não é necessário fazer algo.

J F

A entrada de Vila Viçosa

Cada vez que se fala de turismo e dos muitos hotéis que vão ser feitos é difícil encontrar um ponto de equilíbrio em termos de ideias ou de projectos. Mas na verdade quero deixar aqui um ponto que penso ser ainda mais importante para uma análise e uma estratégia verdadeiramente honesta quanto aos objectivos e muito mais eficaz.
Para que aposta seja verdadeiramente no turismo e antes de serem feitos grandes investimentos temos de fazer melhoramentos na imagem de Vila Viçosa, começando pela entrada do intérmarche onde á mais de 4 anos uma grua danificada e um buraco fazem a pior imagem para que entra na vila. Não podemos vender um produto sem existirem características qualitativas, situação que não tem sucedido, mas a verdade é que neste caso o responsável é por todos conhecidos, alguém que vendeu gato por lebre e acabou por criar o actual mau aspecto calipolense. Mas nenhum dos candidatos até ao momento falou do assunto, nem uma palavras, falam de WC na praça da república, de pistas de gelo de campos de golfe mas de resolução de problemas nem pensar. Será que Vila Viçosa á para os calipolenses ou é para os amigos de alguns candidatos poderem vir passar uns fins-de-semana, vá para fora cá dentro…
Para alem disso a vergonha em que se tornaram os debates dos domingos matinais dão mostra da verdadeira qualidade de alguns dos candidatos.

Como resolver o problema da economia portuguesa.

Estrutura, é a palavra-chave para uma verdadeira caminhada na resolução dos problemas económicos do nosso país. Com uma estrutura social mal montada mas com um peso insuportável para a economia, ou com uma máquina do estado muito maior do que a necessária tem tornado o problema da gestão orçamental como um dos maiores problemas neste início de século.
A melhor possibilidade de resolução será uma verdadeira reforma na forma organizacional do estado, no entanto como poderemos efectuar esses melhoramentos sem antes podermos eliminar alguns pontos de gestão e de controlo que não permitem a mudança. Acreditem que não estou a falar dos sindicatos, esses são necessários mas deverão ter um papel mais compreensivo do que aquele que tem neste momento, pois o seu papel resume-se de uma forma simples a arbitragem num papel ainda mais lato.
A maior dificuldade será sempre os políticos e os seus interesses próprios, não das suas cores pessoais mas sim das suas pretensões individuais. Como mudar se quem pode mudar não o quer fazer?
Temos de ter muito cuidado com o aparecimento cada vez em maior número dos extremismos que tem ganho um lugar muito perigoso na sociedade, mas não podemos esquecer que a única forma de os combater é não lhes dar razões, pois as batalhas de coração são as mais difíceis de serem vencidas, aqueles sem fundamento são facilmente aniquiladas.
Jorge Ferreira

9/23/2005

(sem fotos por motivos técnicos)

Quem gosta de Vila Viçosa não promete, faz!

Em altura de eleições é muito normal surgirem cada vez mais promessas, que logo depois do período eleitoral rapidamente são esquecidas. É no entanto verdade que entre os que prometem há grande parte deles que posteriormente poderão dizer que nada fizeram porque não foram eleitos ou porque os que lá estiveram não deixaram. A primeira desculpa é óbvia, não só porque eles não foram eleitos mas principalmente porque eles nunca pensaram em cumprir. Mas a verdade é que quando muitos dos projectos eram magníficos e como muitos referiam já estava tudo feito no papel, esquecessem de que as suas candidaturas foram pelo povo e que por essa razão deveriam apresentar as suas ideias aos vencedores, mas tal nunca sucede. Será que foi pelo povo que eles se candidataram ou porque fora da função publica não tem capacidade para receber ordenados tão elevados e nunca poderão realizar alguns projectos pessoais…
É notório que as maiores promessas são quase sempre de quem não acredita que irá ser eleito, faça o teste contanto e fazendo uma previsão orçamental para cada uma das promessas dos candidatos, irá chegar á conclusão que quem mais promete é quem menos possibilidades tem de ganhar. Por outro lado essa situação é também evidente quando verificamos as pessoas nas listas e não só as contamos numericamente como fazemos os cálculos em termos de idades, quanto menor a faixa etária menor a possibilidade de vencer, principalmente no Alentejo. Claro que tudo isto é simplesmente um ponto de vista, mas faça uma análise e tente verificar e pensar sobre o assunto.

Jorge Ferreira

9/20/2005

Florbela Espanca

Biografia Florbela Espanca

Florbela Espanca nasceu em Vila Viçosa, a 8 de Dezembro de 1894, sendo baptizada, com o nome de Flor Bela Lobo, a 20 de Junho do ano seguinte, como filha de Antónia da Conceição Lobo e de pai incógnito. É em Vila Viçosa que se desenrola a sua infância. Em Outubro de 1899, Florbela começa a frequentar o ensino pré-primário, passando a assinar Flor d'Alma da Conceição Espanca (algumas vezes, opta por Flor, e outras, por Bela). Em Novembro de 1903, aos sete anos de idade, Florbela escreve a sua primeira poesia de que há conhecimento, «A Vida e a Morte», mostrando uma admirável precocidade e anunciando, desde já, a opção por temas que, mais tarde, virá a abordar de forma mais complexa. Ainda no mesmo ano, Florbela começa a escrever uma poesia sem título, o seu primeiro soneto.
Conclui a instrução primária em Junho de 1906, entrando para o actual sexto ano de escolaridade em Outubro do mesmo ano. No ano seguinte, Florbela aponta os primeiros sinais da sua
doença, a neurastenia; além disso, escreve o seu primeiro conto, «Mamã!». Em 1908, Antónia Lobo, a mãe de Florbela morre vítima de neurose, após o que a família se desloca para Évora, para Florbela prosseguir os seus estudos no Liceu André Gouveia, com o chamado Curso Geral do Liceu, cuja sexta classe (próxima do 10º ano actual) completa em 1912. Entretanto, em 1911, começa a namorar com Alberto Moutinho, mas acaba por se afastar deste, em virtude de uma nova paixão por José Marques, futuro director da Torre do Tombo. Após romper com este, no ano seguinte, Florbela reata o namoro com Alberto Moutinho e, a 8 de Dezembro, uma vez emancipada, casa com ele, pelo civil, aos 19 anos.
Em 1914, apesar de algumas dificuldades económicas, o casal muda-se para o Redondo, na Serra d'Ossa, onde abre um colégio e lecciona. Numa festa do colégio, Florbela recita, pela primeira vez, versos seus em público. É no ano seguinte que Florbela inicia o seu caderno
«Trocando Olhares», que completa ao longo de cerca de um ano e meio. Em 1916, a revista «Modas e Bordados» publica o soneto «Crisântemos», cheio de alterações ao original, e Florbela torna-se amiga da directora e da sub-directora da revista, Júlia Alves, com quem, aliás, inicia correspondência. Alguns meses depois, torna-se colaboradora do jornal «Notícias de Évora», e desiste de um projecto intitulado «Alma de Portugal», um livro de acentuada carga patriótica, e que conteria as partes «Na Paz» e «Na Guerra».
Em 1917, após ter regressado a Évora, Florbela completa o actual 11º ano do Curso Complementar de Letras, com catorze valores; apesar de querer seguir essa área, acaba por se inscrever, em Outubro, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, o que a obriga a mudar-se para Lisboa, onde começa a contactar com a
vida boémia. Na sequência de um aborto involuntário, em 1919, Florbela tem de se mudar para Quelfes, perto de Olhão, onde apresenta os primeiros sintomas sérios de neurose. Pouco depois, o seu casamento desfaz-se e Florbela decide ir para Lisboa prosseguir o curso, separando-se do marido, e passando a conhecer a rejeição da sociedade. Em Junho de 1919, depois de alguma correspondência trocada com Raul Proença, sai a lume o «Livro de Mágoas»; posteriormente, completa o terceiro ano de Direito. No ano seguinte inicia «Claustro das Quimeras»; simultaneamente, passa a viver com António Guimarães, em Matosinhos, com quem se casa em 1921, após o primeiro divórcio.
De volta a Lisboa, em 1923, Florbela vê publicado o
«Livro de Soror Saudade», mas tem de se mudar rapidamente para Gonça, perto de Guimarães, para se tratar de um novo aborto. Assim, Florbela separa-se do marido, que pede o divórcio, oficializado em 1924; isso leva a que a família de Florbela não lhe fale durante dois anos, o que a abala muito.
Em 1925, depois de se ter mudado para a casa de
Mário Lage em Esmoriz, casa com ele, pelo civil e, depois, pela Igreja. Dois anos depois, enquanto Florbela traduz romances franceses para a Livraria Civilização no Porto (que publica oito trabalhos seus), e prepara «O Dominó Preto», o seu irmão falece, o que a torna uma mulher triste e desiludida e inspira «As Máscaras do Destino». Enquanto a relação com o marido se desgasta progressivamente, a neurose de Florbela agrava-se bastante; é neste período que, possivelmente, se apaixona pelo pianista Luís Maria Cabral, a quem dedica «Chopin» e «Tarde de Música»; talvez por isso, tenta suicidar-se. Em 1929, Florbela passa por Lisboa, onde lhe é recusada a participação no filme «Dança dos Paroxismos», de Jorge Brum do Canto, e segue para Évora, onde, em 1930, começa a escrever o seu «Diário do Último Ano». Passa, então a colaborar nas revistas «Portugal Feminino» e «Civilização», e trava conhecimento com Guido Battelli, que se oferece para publicar «Charneca em Flor». Já em Matosinhos, Florbela revê as provas do livro, depois da segunda tentativa de suicídio, em Outubro ou Novembro, período em que a neurose se torna insuportável e lhe é diagnosticado um edema pulmonar. A 8 de Dezembro, dia do nascimento e do primeiro casamento, Florbela suicida-se, cerca das duas horas, com dois frascos de Veronal.

9/19/2005


Igreja Católica e o seu interesse de poder.

Será que Cristo quando tentou espalhar a palavra de Deus quis que o mundo seguisse este caminho de insegurança de falta de pobreza e indiferença pelo próximo?
Verdadeiramente acredito que não, no entanto este tem sido o caminho que a maior parte das igrejas tem seguido, católicos, protestantes entre muitos outros que durante todos estes anos não tem seguido o caminho de fé ou de ajuda ao próximo. A Igreja católica por exemplo é uma das mais ricas em todo o mundo mas é também aquela que menos tem contribuído para um melhoramento desinteressado, imaginem-se o Continente Africano sem metade da sua divida externa, ou escolas com mesas, cadernos e condições de ensino para o melhoramento global, neste caso poderíamos ter uma verdadeira melhoria em todas as condições populacionais, para tal a igreja católica tem e teria capacidade para fazer isso de forma definitiva e sem piorar as suas condições. Mas a verdade é que nada disso sucedeu nem tem sucedido durante todos estes anos, com carros, ouro e muita mostra de poder e não de simplicidade como Cristo demonstrou. Sabiam que para mandar rezar a missa por alma de uma pessoa já falecida se tem que pagar mais de 10€, que um funeral é pago a peso de ouro ou que um casamento tem um contributo monetário bastante elevado. Sem nunca podermos esquecer que Fátima ou outros locais sagrados poderiam receber 10000 crianças abandonadas em todo o mundo e que só recebem 100 ou 200 e de preferência mas que mesmo assim todos nós lhes pagamos por lá terem estes jovens.
O caminho do bem é aquele que é usado por quem o segue sem nada receber em troca sem um obrigado esperar, mas será que é esse o caminho que a igreja tem seguido. Quando o João Paulo II movia multidões fazia-o porque nada em troca pedia, mas também sabemos que a teia de interesses já estava montada e que nada podia ser feito. Os actos ficam para quem os pratica, não podemos é esquecer que da palavra aos actos vai uma grande diferença.
JF

HOSPITAL DE ÉVORA ASSUME A VERGONHA DOS ALENTEJANOS, DEFENDE-TE USA O LIVRO DE RECLAMAÇÕES E ESCREVE AO MINISTÉRIO DA SAÚDE E AO PRESIDENTE DA REPUBLICA SÓ TU PODES FAZER QUE TUDO SEJA DIFERENTE. NÃO QUEREMOS UM HOSPITAL NOVO QUEREMOS PESSOAS HUMANAS E QUALIFICADAS.

Hospital de Évora o Pior de Portugal


Évora Hospital acusado de negligência
A Associação Solidariedade Imigrante e três imigrantes acusam os responsáveis da morgue do Hospital de Évora de "negligência" no tratamento do cadáver de um moldavo, tendo apresentado queixa na polícia e no hospital, que instaurou já um inquérito. O imigrante moldavo, de 45 anos, faleceu a 27 de Maio, num acidente de trabalho na zona de Montemor-o-Novo.
Um hospital não são as paredes mas sim as pessoas...

Hospital de Évora

HOSPITAL DE ÉVORA PIORA QUALIDADE

Os dados são inequivocos, uma sondagem efectuada por uma revista de saude espanhola sobre a qualidade dos hospitais na Europa, denuncia o Hospital do Espirito Santo em Évora como sendo o menos humano da Penisula Ibérica. Com facto concretos e com algumas entrevistas a situação parece ser inequivocamente insustentavel por parte do Estado Português. A má formação humana de enfermeiros e médicos parece ser evidente assim como a manipulação de alguns sectores do hospital por grupos de médicos e enfermeiros.
O artigo dá indicação de algumas situações como sendo a de uma senhora que com uma dor crónica e posteriormente a ter estado 3 vezes em 4 dias nos serviços de urgencia, nunca foi atendida por nenhum especialista, tendo-lhe sido perguntado varias vezes o que fazia ali, e se no centro de saude da zona dela não havia médico... de referir que a mesma doente tinha estado sempre no seu centro de saude local mas que pelo facto de não existirem meios os diferentes médicos várias vezes lhe indicaram o Hospital Distrital como a melhor alternativa.
Surge ainda de forma anónima a indicação de um funcionário do hospital que referiu em entrevista que o especialista de serviços numa noite de 2002 se deslocou para casa, dando a indicação de só querer ser incomodado se o caso fosse de muita urgencia. UM CARDIOLOGISTA, será que um ataque ao coração pode esperar? Fica aqui por isso uma chamada de atenção talvez esteja na hora de serem colocados alguns enfermeiros e médicos na rua, devido ao mau profissionalismo evidente.
Miguel Sousa ( blog- saude clinica)

Petroleo vs Economia vs Portugal vs Vila Viçosa


O preço do petróleo seguia a valorizar, pela primeira vez em três dias, mais de 1,5% devido à possibilidade da tempestade «Rita» se transformar em furacão e atingir as refinarias localizadas no sul do Texas.
O crude negociado em Nova Iorque avançava 1,81% depois de ter desvalorizado 2,70% na passada sexta-feira. O «brent» transaccionado em Londres ganhava 1,86% para os 62,96 dólares.
A tempestade tropical «Rita» pode transformar-se em furacão dentro de 24 horas, de acordo com o centro de furacões em Miami e passar o Golfo do México até ao Texas em cinco dias. Na costa do Texas situam-se petrolíferas como a Exxon Mobil, a maior dos EUA, e a Royal Dutch Sheel.
No passado dia 29 de Agosto, o preço do crude atingiu o valor mais alto de sempre ao tocar nos 70,85 dólares devido aos estragos provocados pelo furacão Katrina nas plataformas petrolíferas do Golfo do México.
Os investidores esperam que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), responsável por mais de um terço da produção mundial de petróleo, aumente a sua quota diária em 500 mil barris por dia para um total de 28,5 milhões de barris diários, na reunião de hoje em Viena.
Uma outra possibilidade é a suspensão do sistema de quotas para que os países membros possam produzir livremente no total da sua capacidade. No entanto, é sabido que a organização não terá grande capacidade adicional de resposta, o que pressiona o mercado.
Por outro lado a restante capacidade é para a produção de crude mais pesado, cuja refinação é mais difícil.
Mas a verdade é que o pior poderá estar para acontecer, com instabilidade na maior economia europeia como é a Alemanha podendo adoptar uma posição de interesse social em vez de uma recuperação economica a situação pode complicar.
Em Portugal o efeito do aumento dos preços dos combustiveis tem sido o maior causador de instabildiade assim como a grande infiltração de interesses e de corrupção que tem sido uma permanente na nossa economia. Vejamos Vila Viçosa, onde os interesses politicos e familiares tudo fazem depender de algo ou alguem, imaginem alguem ir para uma Camara só porque tem um familiar, ou que para tal é criado um posto de trabalho desnecessário mas que só surgem devido ao interesse pessoal. Imaginem que um centro de saude nada avança porque o interesse de alguem não é concretizado e mesmo com os esforços do pessoal nada se consegue fazer. Imaginem que um trabalho dependa do voto...
A tudo isso adicionamos as subidas dos preços e temos PORTUGAL
JF

9/18/2005


Energia eólica em Vila Viçosa será uma realidade num futuro próximo?

Quando cada vez mais se fala da energia e dos seus preços elevados ou da sua escassez ao nível da sua existência a médio prazo é cada vez mais importante pensarmos em alternativas fiáveis e reais de modo a assegurarmos a sustentabilidade do futuro das novas gerações. Durante o ano de 2000 uma pequena aldeia do centro de Portugal com 1000 habitantes investiu numa unidade de produção eólica, isto é, adquiriram uma “ventoinha como alguns idosos indicavam na terra” de modo a poder usufruir de uma grande investimento mas muito útil e rentável. O negócio passou-se pela aquisição do equipamento através de um empréstimo que a junta de freguesia assumiu tendo como base um referendo efectuado á população uma vez que essa situação iria para lá dos 4 anos de mandato. A população iria assumir uma montante mensal que pagaria á junta em vez de pagar a sua energia normalmente á EDP, para alem do fato da redução dos custos da junta com a energia na utilização publica, com os gastos desses montantes no investimento efectuado.
Mas vamos a valores, pois estes são de veras importantes, com um investimento de cerca de 250.00€ a junta pensa pagar com verbas da população cerca de 24.000€ ano, conta esta que é muito simples de ser feita, 2€ ҳ 1000 habitantes ҳ 12 meses = 24.000€. A Junta por sua vez iria ter uma contribuição de cerca de 6.000€ (cerca de 4000€ de dinheiro que vinha do montante poupado em relação aos gastos efectuados normalmente com a energia pagas á EDP que neste caso iriam desaparecer). Em média em 10 anos teríamos o investimento pago, não deixando de esquecer que a autonomia e capacidade seria na ordem de uma produção para capacidade de 5000 habitantes como mínimo produtivo, não esquecendo que o equipamento instalado permite a acumulação de energia para um período de 45 dias caso existisse uma avaria ou o equipamento tivesse que parar, mas tendo sempre como ideia de fundo que a instalação normal da EDP continuaria a existir caso fosse necessário.
De modo geral devemos pensar neste assunto com muito cuidado, tendo ainda como fundo a nossa Vila Viçosa que poderia aqui não só reduzir a factura da população em relação ás energias mas também poder entrar num novo século com investimento inovador.

Jorge Ferreira

9/17/2005

Debate politico






Debate da Junta de Freguesia.

No final da tarde deste sábado na rádio campanário aconteceu mais um debate entre candidatos aos poderes autárquicos, neste caso á junta da freguesia de Conceição. Com a falta do candidato do PP e com propostas muito confusas ou simplesmente ridículas por parte do candidato do PS que propôs uma casa de banho para o centro da vila, mais certamente na praça municipal o que verdadeiramente se tornava uma situação muito pouco digna e necessária. Imaginem uma casa de banho no centro do Saldanha ou na Alameida.
Mas falemos dos restantes candidatos á junta, esses com merecimento de umas palavras que penso serem necessárias e merecedoras. O candidatos do PSD-PPM surpreendeu pela positiva com intervenções positivas e com algumas ideias originais e penso que bem trabalhadas, como uma casa mortuária, um edifício para as juntas ou o fim do apoio monetário ás associações, passando esse apoio a ser distribuído de forma logística. No entanto as ideias de fundo que poderiam mudar a zona de Conceição ficaram por ser abordadas, deixando ainda aqui uma ideia que penso dever ser tida em conta, quando um partido diz ter uma obra ou um acordo em relação a uma zona e essa obra só avançar se eles forem poder, isso é simplesmente interessante mas verdadeiramente pouco digno tendo em conta que por Vila Viçosa deveremos ter interesse na melhoria das qualidades da terra, independentemente do interesse politico ou pessoal.
O actual presidente mostrou capacidade de obra feita mas com ideias novas no entanto em parte do debate mostrou-se repetitivo quando apresentou novamente ideias que o candidato João Canhão já tinha apresentado. O actual presidente continua a apostar no melhoramento das escolas e passeios que penso serem pouco necessários, situação contraria em relação a uma associação com todas as juntas de forma a aumentar o relacionamento e a elaboração de projectos que seriam elaboradas com maior rigor e efectividade na resolução de problemas. Em resumo estas eleições deverão ficar entre dois candidatos, PCP e PSD-PPM isto é continuidade ou … alguma continuidade pois considero ter sido um erro por parte do candidato José Canhão vincular-se tanto ao partido comunista durante este mandato, não poderemos esquecer que os erros também foram votados por ele.
Em relação ao candidato do PS acredita que esta candidatura possa dar um maior contributo em relação aquele que demonstrou, digamos que nem todos temos jeito para a comunicação social, por isso a ideia de melhoramento de algumas das zonas ou mesmo uma atitude mais activa. O apoio na agricultura e um maior relacionamento com as associações serão algumas ideias a serem tidas em conta.

J F

negocios

Economia

O presidente da Endesa, Manuel Pizarro, exigiu hoje em conferência de impressa que haja «jogo limpo» por parte do regulador do mercado bolsista, na OPA da Gas Natural.
Pizarro exigiu que não menosprezem os direitos da eléctrica e anunciou que apresentou um recurso na Audiência Nacional contra a CNMV, depois da entidade que regula o mercado de capitais em Espanha ter requerido à Endesa [Cot] que não interfira no desenvolvimento da OPA lançada sobre o seu capital por parte da Gas Natural.
O presidente da eléctrica pediu «jogo limpo» por parte do regulador de mercado e explicou que tomou esta medida para se defender do que considera uma «má interpretação» da Lei das OPAs, que classificou de Decreto, porque «só através da lei se pode limitar os direitos individuais dos cidadãos».
Durante a sua intervenção, Pizarro mostrou-se exaltado e não fez nenhuma declaração sobre a situação actual da OPA, mas anunciou que vai lutar para defender os interesses da eléctrica até ao fim.
Pizarro acrescentou ainda que não haverá pacto nem diálogo «porque não gosto de pactuar ou dialogar quando se inicia uma batalha hostilmente, a resposta deve ser do mesmo nível».
O presidente afirmou ainda que o desenvolvimento da OPA «vai pôr à prova toda a arquitectura institucional espanhola, porque se em algum momento se quebrar a confiança nos mercados espanhóis, a desconfiança vai afectar os investidores estrangeiros, e isso não é bom para ninguém».
Segundo Pizarro estão a limitar os direitos da Endesa reconhecidos na Carta Magna, como «a não discriminação, o direito à tutela judicial, à arbitrariedade dos poderes públicos e o direito à liberdade de expressão».
O presidente afirmou ainda que não vê a operação como uma «batalha política», assegurou que «defenderá os territórios onde a Endesa está presente e onde nos defendem, porque acreditamos e não temos medo da concorrência».
Ontem a seguradora francesa Axa, anunciou a compra de 5,35% da Endesa, numa altura em que decorre a OPA lançada pela Gás Natural sobre 100% do capital da eléctrica. O presidente afirmou que desconhece este negócio.
Em reacção a este reforço, as acções da Endesa subiram 2,02% para 21,24 euros, o valor mais elevado desde 2000.

Alandroal: Xutos & Pontapés na Feira de Santiago
Os Xutos & Pontapés integram o programa de espectáculos da IV Feira de Santiago. O grupo actua no sábado, dia 24, de acordo com o programa divulgado pela Câmara Municipal de Alandroal. O certame realiza-se de 21 a 25 de Setembro no Parque de Feiras de Santiago Maior e o prgrama inclui ainda mais três espectáculos musicais - Roberto Leal (dia 21), Vítor Romeu (dia 22) e Paco Bandeira (dia 25).

9/15/2005

600 VISITAS ESTAMOS NA BOCA DO POVO

Reforma ( www.bpi.pt )


Reforma

Já pensou que cada vez mais é difícil pensar no seu futuro como uma garantia de poupança e de descanso tendo como principal sonho uma reforma adequada ás suas necessidades? Pois, cada vez mais os portugueses pensam no dia de amanhã, sendo verdadeiramente importante analisar as suas poupanças e o seu nível de vida durante a sua carreira profissional e mais tarde na sua reforma. 20, 25, ou 30 euros são valores suficientes para que um jovem possa pensar verdadeiramente no seu futuro, deixar hoje a semente plantada para a colher amanhã, não esquecendo que tudo o que for poupado será aproveitado e gozado no dia de amanhã. PPR pensa no assunto. E Liga-me que eu posso ajudar.
Jorge Ferreira

9/10/2005

Fonte luminosa



Mais uma novidade...

Parece que está aberta a temporada ás novidades em relação ás obras em Vila Viçosa, já temos rotunda com fonte... Passem por lá, mas digamos que ... poupem a agua

JF

calipolense


Inauguração do novo tapete do campo de futebol em Vila Viçosa

No dia 10-09-2005 foi inaugurado o novo tapete para o campo de futebol, com um relvado sintético. As condições são notoriamente bastante melhores do que aquelas que existiam, sendo que passado quase 4 anos a promessa eleitoral foi cumprindo, ficamos somente a aguardar que a pista de atletismo siga em frente. O Calipolense recebeu o Estrela de Portalegre, sendo que até aos 55 minutos da primeira parte o resultado era de 2 a 0 a favor do Calipolense, para alem da defesa de um penálti por parte do Guarda-redes do Calipolense. Presentes na cerimónia estiveram todos os responsáveis da Câmara Municipal de Vila Viçosa, tendo discursado o presidente da CMVV, que indicou que estava ali para marcar o seu cumprimento da promessa efectuada é 4 anos atrás.

Jorge Ferreira


O Orçamento do Estado português para 2006 vai reintroduzir incentivos fiscais à poupança de médio e longo prazo, disse hoje o ministro das Finanças, em Manchester. O Governo de Durão Barroso eliminou no Orçamento de Estado para 2005 os benefícios fiscais das Contas Poupança Habitação, Planos Poupança Reforma e Educação e dos Planos Poupança Acções.
Segundo a Lusa, à margem da reunião de ministros das Finanças da União Europeia, Fernando Teixeira dos Santos assegurou que no subsector Estado a despesa corrente e de investimento em 2006 será "idêntica" à de 2005.
A eliminação dos benefícios fiscais à poupança, em 2005, foi justificada pelo então ministro das Finanças, António Bagão Félix, com o facto de existirem poucos portugueses que beneficiavam desses benefícios fiscais.
Além disso, canalizou as poupanças decorrentes do fim destes benefícios fiscais (avaliadas em 300 milhões de euros) para financiar a redução do corte de taxas de IRS, o qual, segundo o governante era sentido pelas classes mais desfavorecidas.
Teixeira dos Santos garantiu que o orçamento para 2006 será "sem truques" nem "cortes cegos", mas que irá significar um "forte ajustamento" para reduzir o défice orçamental.
O envio de auditores ("controllers") para todos os ministérios, a obrigatoriedade de passagem de facturas em todas as transacções comerciais, o fecho de alguns serviços do estado são outras das medidas que serão tomadas ou estão em fase de estudo.
Na reunião de dois dias dos ministros das Finanças da União Europeia, em Manchester, Portugal comprometeu-se a baixar o seu défice orçamental de 6,2% do PIB em 2005 para 4,8 em 2006, 3,9 em 2007 e 2,8 em 2008.
Segundo o ministro das Finanças, no orçamento de 2006 haverá um «forte ajustamento» baseado num exercício "credível e "sem truques" e que vai assentar muito na «contenção» da despesa.
Teixeira dos Santos assegurou que no próximo exercício orçamental não será feito recurso à sub-orçamentação, «como era habitual na área da saúde», nem recorrer a medidas extraordinárias, como a venda de património do Estado feita em 2004.
As despesas correntes e de investimento do subsector Estado vão ser idênticas às de 2005 sem que, no entanto, sejam feitos «cortes cegos» nem se comprometam as prioridades definidas.

Economia


E de repente num dia de manhã acordei e comecei a ver qualquer pessoa a analisar dados económicos e a tirar conclusões desses valores, sem nem ideia ter do que estava a ler ou do que estava a falar. O mais curioso foi esta semana quando saiu o valor do INE que indicava que Portugal iria ter um crescimento de 0,5% durante o ano de 2005, eu fiquei como é evidente preocupado, e as minhas conclusões foram completamente diferentes daquelas que surgiram na televisão e rádio. Voltávamos a crescer menos que o resto da UE, para alem disso a previsão do BCE em relação ao PIB português é de descida durante este ano, isto é, a riqueza do nosso país desceu, todas estas situação são claramente alarmantes e mais grave do que isso é que se pensávamos que estaríamos a sair do buraco é mentira, cada vez estamos mais baixo. Em resume o que mesmo assim está a aguentar as contas do estado são os impostos sobre os combustíveis, mas isso mesmo está a sufocar as empresas e o privado no geral o que tem provocado uma descida na produção portuguesa e que irá causar uma descida no PIB. Portugal necessita de mudar mas essa mudança só já é possível de uma única forma, uma mudança radical com aquilo que temos. Mas esta mudança também ela é perigosa, pois se pensarmos foi assim que Salazar subiu ao poder, será que o pensamento não muda…
Só queria deixar duas ideias, os meios de comunicação deviam procurar melhores analistas e a nossa função publica tem que começar a ser privatizada.

Jorge Ferreira

E agora Vila Viçosa, como poderás sobreviver com tantos abutres...


Parece ter começado uma verdadeira guerra, por um lado o dinheiro evidente, com iniciativas e actividades que poucos poderiam ter acesso e que de certo acredito ser difícil com o financiamento sozinho dos partidos, com aviões e projectos de pistas de gelo, até propomos outra ideia, porque não Vila Viçosa Capital de Portugal..... Por outro lado um partido que já está no poder á algum tempo, teve sempre uma figura muito “a luta continua” como cabeça, alguém que pela sua barba é fácil de ser distinguido entre os restantes. Mas tantas vezes estiveram contra os interesses que a politica trazia, mas que quando calhou ao Sr. Barbas, facilmente colocou a moral de parte de modo a poder arranjar trabalho a quem nós sabemos… Mas a verdade é que se isto era mau, pior é pensar em colocar lá alguém que cumpriu o que cumpriu pelo motivo que foi, será que o dinheiro que ... já terminou e precisa de mais, o comico é ser apoiado por um partido que o mandou embora, grandes sapos.... Estes Sr. em toda a vida só souberam ser políticos e muito maus políticos, o facto de não deixarem entrar os mais jovens, como foi evidente pela demissão em bloco da JSD concelhia á 3 meses atrás ou a desarticulação de outros grupos de jovens politicos com menos relevancia, demonstra que nada podemos fazer por este ciclo de influencias. Meus caros amigos, será que alguém duvida que pior seria simplesmente impossível!!!

Fica aqui a ideia…

José Manuel Sousa (10-09-2005)

Festas dos capuchos


Com Roberto Leal na sexta-feira, as centenárias festas dos capuchos começaram. Hoje sábado teremos em palco Azucar Moreno, no entanto durante o dia teremos a largada ás 10 da manhã, Calipolense – Estrela para inauguração do novo Campo de futebol entre outras actividades que decorrerão durante o dia. No Domingo teremos os OFF THE WALL e na segunda os NON STOP. Para alem de todos os dias ocorrer uma largada de touros na praça municipal.

9/09/2005

SONDAGEM

Sondagem efectuada durante esta semana telefonicamente sms e por email, aqui ficam os resultados:

CDU - 36% -
PS - 24% -
PPM/PSD - 21% -
CDS/PP - 9,5% -
Sem resposta 9,5% -

as pessoas questionadas dizem somente respeito a Vila Viçosa, e foram questionadas telefonicamente, por email, ou mesmo por sms, referir a pouca qualidade desta sondagem pelo facto da sua variação poder ir até 5 p.p. no entanto consideramos ser importante dar esta informação.

09-09-2005

9/05/2005

Ideias




Vila Viçosa

Não poderia deixar passar este momento para poder apresentar aquilo que acredito ser necessário para Vila Viçosa, não só ao nível económico como a nível social e logístico, deixando aqui uma verdadeira ideia de que é fácil criticar o difícil é apresentar ideias. Desta forma não deixo só criticas mas também algo mais construtivo.
A nível Económico:
- Levantamento das dividas de curto, médio e longo prazo, montantes, prazos, taxas e se tal for possível renegociar alguma de modo a melhor a condição financeira da Câmara. Esta deverá ser efectuada por uma empresa privada e preferencialmente com sede no Norte, para que a probabilidade de influências por conhecido seja menor.
- Um plano de capacidade financeira, no qual poderemos ter uma maior noção da situação real e planificar as margens de receitas que a câmara vai ter a curto, médio e longo prazo, não esquecendo a parte das despesas. A partir deste plano definir valores de gastos possíveis durante o ano, calculando sempre valores a abater nos empréstimos existentes sem deixar de respeitar os acordos definidos com a banca.
- Criar uma empresa em colaboração com privados em que durante os primeiros 4 anos 50% do capital pertença á autarquia, sendo essa participação diminuída anualmente nos anos anteriores até um valor residual de 5% do capital que não poderá nunca ser vendido. O sector em que a empresa irá apostar seria resultado de um estudo elaborado por uma parceria entre privados e responsáveis do município, mas nunca poderia ser o sector dos mármores. Com esta medida iríamos diminuir a necessidade de empregar tantos calipolenses desnecessariamente nos quadros temporários da câmara, situação que acredito ser hoje uma necessidade, e ainda bem que os responsáveis camarários o fazem, caso contrario as taxas de desemprego em Vila Viçosa seriam o dobro.

- Em termos sociais o maior apoio a empresas sociais da zona, não só em Vila Viçosa como nas restantes freguesias.
- Um investimento no novo centro de saúde, se no governo central as verbas não fossem disponibilizadas, nesse caso as obras seriam começadas pela câmara e posteriormente junto da comunicação social seria feita bastantes pressão de modo a que os nossos governantes de Lisboa se sentisse pressionados.
- Criação de um centro de convenções onde iriam também funcionar uma biblioteca publica, com mais de 20 computadores de acesso á Internet e pessoas qualificadas ( professores no desemprego, mas residentes em Vila Viçosa) para darem apoio e explicações gratuitamente aos estudantes, funcionando sábados durante todo o dia e uma escola de formação profissional, que funcionaria fora do horário de trabalho e gratuitamente.
- Aproveitar a zona onde se realiza a feira para serem executadas varias obras onde funcionariam serviços municipalizados mas sem aumentar o numero de trabalhadores na câmara, para alem disso seria disponibilizada uma parte desses terrenos para construção de um hotel.
- Melhoramento da distribuição da água, onde seriam criadas zonas de intervenção para que quando ocorressem cortes de água estes não fossem gerais mas sim por zonas que seriam 6.
- Criar mais 50 casas municipais, e vender mais de 50 terrenos para construção, todos a preços reduzidos e com prazos de pagamentos bonificados. No entanto com obrigatoriedade de construção das habitações em 4 anos posteriormente á compra do terreno.

Estas são somente algumas das ideias que poderiam mudar Vila Viçosa, já sem falar de coisas muito pequenas que por si só seriam também elas espírito de mudança

Jorge Ferreira

9/04/2005

Economia


ORDEM DO DIA

Mais uma vez deveremos ter um mês de Setembro com o preço dos combustíveis a disparar, as previsões apontam para subidas que darão um aumento de 0,10 € no final deste mês. Economicamente o banco de Portugal veio rever em baixa as ultimas previsões que já tinham sido revistas em mais deste ano, com uma inevitável descida nas previsões do crescimento do PIB para Portugal. Para alem deste facto as previsões das receitas fiscais para este ano também tem sido revistas em baixa pelo estado, a minha previsão para o crescimento real do produto este ano e tendo em conta toda a conjuntura económica, é de que não deverá certamente superar o 1%.
Portugal não só continua a passar por uma crise conjuntural como para alem disso devemos ter noção que as eleições que se aproximam fazem aumentar os gastos da função pública o que provocará um pequeno desequilíbrio financeiro tendo em conta o valor inicialmente previsto.
Em termos económicos a região Alentejo terá um crescimento que não ultrapassará os 0,85% ficando por baixo do previsto para Portugal. Esta situação deve-se essencialmente ao ano de seca intensiva que a região e o pais está a passar, no entanto é uma das zonas de Portugal que maior investimento comunitário receberá, tendo ainda o Alqueva e a zona de rega e abastecimento da zona Alentejo a maior responsável por estes valores.
O país não vai certamente bem, no entanto os efeitos do petróleo tem neste momento grande impacto em todas as previsões e é o maior responsável pelo fraco crescimento mundial, Europeu e Português. Estará na hora de apostarmos em energias renováveis!
Jorge Ferreira

Debate politico






Politica Calipolense

No inicio de mais um domingo calipolense, todos os candidatos á Câmara Municipal de Vila Viçosa estiveram presentes na rádio campanário para que desta forma todos possamos tomar conhecimento do que realmente cada um dos candidatos promete.
Podemos começar por nos alegrar em relação ao candidato do CDS/PP á presidência da assembleia municipal, o Sr. Rui, um jovem com menos de 25 anos diz iniciar com alegria a sua vida politica. É com alegria que vemos um jovem com possibilidades de poder fazer algo por Vila Viçosa, situação que anteriormente outros tentaram mas que somente aos que já possuíam as costas quentes lhes foi permitido entrar. Aqui fica por isso todo o apoio ao jovem candidato á assembleia municipal.
Em relação aos restantes candidatos a troca de acusações por parte do CDU, PP em direcção ao Sr. Patacão candidato pelo PS, foi clara mas temos que comentar o facto de que na realidade o mesmo com todo o passado negro que possui em termos historiais de presidência camarária abre a porta a esta situação. Por outro lado surgiram ainda acusações do candidato do PP em relação ao candidato do PPM-PSD, referindo que forças antigas mas ocultas estariam de volta no controlo desta candidatura.
Parece ainda inevitável observarmos a falta de conhecimento de alguns candidatos em relação a pastas importantes como a das finanças, nesse caso, é inevitável observarmos que a importância de saber o que se deve e quanto se terá que pagar é inevitável para uma previsão realista de quanto teremos disponível para utilizar. Esta pasta assume ainda uma maior importância quando verificamos da necessidade de realização de grandes obras que permitam um desenvolvimento económico sustentável e equilibrado.
Acreditamos no entanto que a falta de conhecimento por parte dos candidatos em relação ás necessidades calipolenses parece uma realidade, pelo que continuaremos á aguardar as grandes promessas de modo a podermos comparar cada uma e perceber quem de forma mais clara possui um melhor projecto.

9/03/2005

GASOLINA SOBE


A Galp Energia vai aumentar a gasolina sem chumbo de 95 octanas em três cêntimos a partir de amanhã, soube o Jornal de Negócios Online. O gasóleo também vai subir 1,5 cêntimos por litro.
O litro do gasólo vai passar assim a custar 1,029 euros e o preço da gasolina sofre um agravamento para 1,279 euros.
Estes novos aumentos reflectem já o pico das cotações internacionais dos produtos petrolíferos, na sequência dos efeitos do furacão Katrina na indústria petrolífera americana. As subidas de preço não deverão ficar por aqui, já que as cotações da gasolina no Platss continuavam hoje a valorizar-se.
A maior petrolífera nacional tem por regra só rever os preços semanalmente e vai procurar manter essa política, no entanto, a situação nas cotações internacionais é de crise, pelo que haverá avaliações diárias da evolução dos mercados internacionais. É provável que as outras companhias acompanhem os aumentos.


Free Hit Counter

El Tiempo en Rtve.es