9/05/2005

Ideias




Vila Viçosa

Não poderia deixar passar este momento para poder apresentar aquilo que acredito ser necessário para Vila Viçosa, não só ao nível económico como a nível social e logístico, deixando aqui uma verdadeira ideia de que é fácil criticar o difícil é apresentar ideias. Desta forma não deixo só criticas mas também algo mais construtivo.
A nível Económico:
- Levantamento das dividas de curto, médio e longo prazo, montantes, prazos, taxas e se tal for possível renegociar alguma de modo a melhor a condição financeira da Câmara. Esta deverá ser efectuada por uma empresa privada e preferencialmente com sede no Norte, para que a probabilidade de influências por conhecido seja menor.
- Um plano de capacidade financeira, no qual poderemos ter uma maior noção da situação real e planificar as margens de receitas que a câmara vai ter a curto, médio e longo prazo, não esquecendo a parte das despesas. A partir deste plano definir valores de gastos possíveis durante o ano, calculando sempre valores a abater nos empréstimos existentes sem deixar de respeitar os acordos definidos com a banca.
- Criar uma empresa em colaboração com privados em que durante os primeiros 4 anos 50% do capital pertença á autarquia, sendo essa participação diminuída anualmente nos anos anteriores até um valor residual de 5% do capital que não poderá nunca ser vendido. O sector em que a empresa irá apostar seria resultado de um estudo elaborado por uma parceria entre privados e responsáveis do município, mas nunca poderia ser o sector dos mármores. Com esta medida iríamos diminuir a necessidade de empregar tantos calipolenses desnecessariamente nos quadros temporários da câmara, situação que acredito ser hoje uma necessidade, e ainda bem que os responsáveis camarários o fazem, caso contrario as taxas de desemprego em Vila Viçosa seriam o dobro.

- Em termos sociais o maior apoio a empresas sociais da zona, não só em Vila Viçosa como nas restantes freguesias.
- Um investimento no novo centro de saúde, se no governo central as verbas não fossem disponibilizadas, nesse caso as obras seriam começadas pela câmara e posteriormente junto da comunicação social seria feita bastantes pressão de modo a que os nossos governantes de Lisboa se sentisse pressionados.
- Criação de um centro de convenções onde iriam também funcionar uma biblioteca publica, com mais de 20 computadores de acesso á Internet e pessoas qualificadas ( professores no desemprego, mas residentes em Vila Viçosa) para darem apoio e explicações gratuitamente aos estudantes, funcionando sábados durante todo o dia e uma escola de formação profissional, que funcionaria fora do horário de trabalho e gratuitamente.
- Aproveitar a zona onde se realiza a feira para serem executadas varias obras onde funcionariam serviços municipalizados mas sem aumentar o numero de trabalhadores na câmara, para alem disso seria disponibilizada uma parte desses terrenos para construção de um hotel.
- Melhoramento da distribuição da água, onde seriam criadas zonas de intervenção para que quando ocorressem cortes de água estes não fossem gerais mas sim por zonas que seriam 6.
- Criar mais 50 casas municipais, e vender mais de 50 terrenos para construção, todos a preços reduzidos e com prazos de pagamentos bonificados. No entanto com obrigatoriedade de construção das habitações em 4 anos posteriormente á compra do terreno.

Estas são somente algumas das ideias que poderiam mudar Vila Viçosa, já sem falar de coisas muito pequenas que por si só seriam também elas espírito de mudança

Jorge Ferreira


Free Hit Counter

El Tiempo en Rtve.es