9/24/2005

Como resolver o problema da economia portuguesa.

Estrutura, é a palavra-chave para uma verdadeira caminhada na resolução dos problemas económicos do nosso país. Com uma estrutura social mal montada mas com um peso insuportável para a economia, ou com uma máquina do estado muito maior do que a necessária tem tornado o problema da gestão orçamental como um dos maiores problemas neste início de século.
A melhor possibilidade de resolução será uma verdadeira reforma na forma organizacional do estado, no entanto como poderemos efectuar esses melhoramentos sem antes podermos eliminar alguns pontos de gestão e de controlo que não permitem a mudança. Acreditem que não estou a falar dos sindicatos, esses são necessários mas deverão ter um papel mais compreensivo do que aquele que tem neste momento, pois o seu papel resume-se de uma forma simples a arbitragem num papel ainda mais lato.
A maior dificuldade será sempre os políticos e os seus interesses próprios, não das suas cores pessoais mas sim das suas pretensões individuais. Como mudar se quem pode mudar não o quer fazer?
Temos de ter muito cuidado com o aparecimento cada vez em maior número dos extremismos que tem ganho um lugar muito perigoso na sociedade, mas não podemos esquecer que a única forma de os combater é não lhes dar razões, pois as batalhas de coração são as mais difíceis de serem vencidas, aqueles sem fundamento são facilmente aniquiladas.
Jorge Ferreira


Free Hit Counter

El Tiempo en Rtve.es