9/19/2005

Petroleo vs Economia vs Portugal vs Vila Viçosa


O preço do petróleo seguia a valorizar, pela primeira vez em três dias, mais de 1,5% devido à possibilidade da tempestade «Rita» se transformar em furacão e atingir as refinarias localizadas no sul do Texas.
O crude negociado em Nova Iorque avançava 1,81% depois de ter desvalorizado 2,70% na passada sexta-feira. O «brent» transaccionado em Londres ganhava 1,86% para os 62,96 dólares.
A tempestade tropical «Rita» pode transformar-se em furacão dentro de 24 horas, de acordo com o centro de furacões em Miami e passar o Golfo do México até ao Texas em cinco dias. Na costa do Texas situam-se petrolíferas como a Exxon Mobil, a maior dos EUA, e a Royal Dutch Sheel.
No passado dia 29 de Agosto, o preço do crude atingiu o valor mais alto de sempre ao tocar nos 70,85 dólares devido aos estragos provocados pelo furacão Katrina nas plataformas petrolíferas do Golfo do México.
Os investidores esperam que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), responsável por mais de um terço da produção mundial de petróleo, aumente a sua quota diária em 500 mil barris por dia para um total de 28,5 milhões de barris diários, na reunião de hoje em Viena.
Uma outra possibilidade é a suspensão do sistema de quotas para que os países membros possam produzir livremente no total da sua capacidade. No entanto, é sabido que a organização não terá grande capacidade adicional de resposta, o que pressiona o mercado.
Por outro lado a restante capacidade é para a produção de crude mais pesado, cuja refinação é mais difícil.
Mas a verdade é que o pior poderá estar para acontecer, com instabilidade na maior economia europeia como é a Alemanha podendo adoptar uma posição de interesse social em vez de uma recuperação economica a situação pode complicar.
Em Portugal o efeito do aumento dos preços dos combustiveis tem sido o maior causador de instabildiade assim como a grande infiltração de interesses e de corrupção que tem sido uma permanente na nossa economia. Vejamos Vila Viçosa, onde os interesses politicos e familiares tudo fazem depender de algo ou alguem, imaginem alguem ir para uma Camara só porque tem um familiar, ou que para tal é criado um posto de trabalho desnecessário mas que só surgem devido ao interesse pessoal. Imaginem que um centro de saude nada avança porque o interesse de alguem não é concretizado e mesmo com os esforços do pessoal nada se consegue fazer. Imaginem que um trabalho dependa do voto...
A tudo isso adicionamos as subidas dos preços e temos PORTUGAL
JF


Free Hit Counter

El Tiempo en Rtve.es