9/04/2005

Economia


ORDEM DO DIA

Mais uma vez deveremos ter um mês de Setembro com o preço dos combustíveis a disparar, as previsões apontam para subidas que darão um aumento de 0,10 € no final deste mês. Economicamente o banco de Portugal veio rever em baixa as ultimas previsões que já tinham sido revistas em mais deste ano, com uma inevitável descida nas previsões do crescimento do PIB para Portugal. Para alem deste facto as previsões das receitas fiscais para este ano também tem sido revistas em baixa pelo estado, a minha previsão para o crescimento real do produto este ano e tendo em conta toda a conjuntura económica, é de que não deverá certamente superar o 1%.
Portugal não só continua a passar por uma crise conjuntural como para alem disso devemos ter noção que as eleições que se aproximam fazem aumentar os gastos da função pública o que provocará um pequeno desequilíbrio financeiro tendo em conta o valor inicialmente previsto.
Em termos económicos a região Alentejo terá um crescimento que não ultrapassará os 0,85% ficando por baixo do previsto para Portugal. Esta situação deve-se essencialmente ao ano de seca intensiva que a região e o pais está a passar, no entanto é uma das zonas de Portugal que maior investimento comunitário receberá, tendo ainda o Alqueva e a zona de rega e abastecimento da zona Alentejo a maior responsável por estes valores.
O país não vai certamente bem, no entanto os efeitos do petróleo tem neste momento grande impacto em todas as previsões e é o maior responsável pelo fraco crescimento mundial, Europeu e Português. Estará na hora de apostarmos em energias renováveis!
Jorge Ferreira


Free Hit Counter

El Tiempo en Rtve.es