9/25/2005

Estrutura funcional mundial

No início de um século bastante atribulado e com o surgimento de novos pontos de mudança, alguns com carácter positivo outros com um carácter bastante negativo levaram a um novo desafio á economia que ainda não conseguiu fazer face a estas mudanças da forma mais adequada. Com a queda das torres no EUA a nova imagem de um terrorismo tecnologicamente desenvolvido e com meios económicos deixou a economia bastante debilitada, principalmente no que se refere ás influências através de factores energéticos como é o petróleo e não só.
Claro que o caminho tomado pelos representantes políticos não tem sido o mais adequado, não podemos esquecer da intervenção feita no Iraque, com o objectivo de vingança a verdade é que para a economia mundial esta invasão foi desastrosa não só ao nível do valor do preço do petróleo com aumentos na ordem dos 50% ano valores de 2003. Por outro lado não podemos esquecer que o surgimento de algumas economias na estrutura mundial como foi a China ou mesmo as economias de leste europeu que tem conseguido crescimentos superiores ás da média europeia tornaram o equilíbrio mundial muito mais complicado. A divergência ao nível de politica externa por parte dos EUA e da União Europeia levaram certamente a um desequilíbrio económico que mais uma vez teve o valor do petróleo como principal consequência, não esquecendo nunca que um dos maiores beneficiários em termos do aumento do preço petróleo é o presidente dos EUA Sr. Bush, que sem grandes indirectas tem aumentado o seu património financeiros nos últimos 6 anos de forma pouco compreensiva.
Mas existem ainda factores que com menos importância tem sido bastante influentes na hora da gestão, a corrupção no Brasil que deu mostra da pouca credibilidade moral dos partidos de esquerda que tantos planos sociais anunciaram mas que nunca conseguiram implementa-los, tendo como principal razão o dinheiro que diversas vezes foi referido como dinheiro sujo para políticos.
Em Portugal com a questão do défice a situação não esteve melhor, com a fuga cobarde do Primeiro-ministro Guterres, ou a saída pouco previsível e desastrosa para o PSD do que era na altura o Primeiro-ministro Durão Barroso e a escolha pouco previsível e muito ilógica de Pedro Santana Lopes, a situação foi durante estes anos uma verdadeira loucura politica mas uma desastrosa escolha de gestão.
Mas a economia é isto, ciclos económico que demonstram que tudo o que sobe desce e que tudo o que bate no fundo volta a subir, é importante no entanto pensarmos num conjunto de reformas a serem feitas de forma a podermos assegurar o nosso futuro. As reformas serão na minha opinião aquelas que tem maior importância tendo principalmente o carácter social da sociedade como um grande problema, é impossível a geração que trabalha sustentar aquelas que já trabalhou, elas devem ser sustentáveis com os seus próprios descontos. Problema este que tem sido uma das maiores discussões nos EUA e penso que com toda a lógica.

Jorge Ferreira (25-09-2005)


Free Hit Counter

El Tiempo en Rtve.es