9/19/2005

Hospital de Évora

HOSPITAL DE ÉVORA PIORA QUALIDADE

Os dados são inequivocos, uma sondagem efectuada por uma revista de saude espanhola sobre a qualidade dos hospitais na Europa, denuncia o Hospital do Espirito Santo em Évora como sendo o menos humano da Penisula Ibérica. Com facto concretos e com algumas entrevistas a situação parece ser inequivocamente insustentavel por parte do Estado Português. A má formação humana de enfermeiros e médicos parece ser evidente assim como a manipulação de alguns sectores do hospital por grupos de médicos e enfermeiros.
O artigo dá indicação de algumas situações como sendo a de uma senhora que com uma dor crónica e posteriormente a ter estado 3 vezes em 4 dias nos serviços de urgencia, nunca foi atendida por nenhum especialista, tendo-lhe sido perguntado varias vezes o que fazia ali, e se no centro de saude da zona dela não havia médico... de referir que a mesma doente tinha estado sempre no seu centro de saude local mas que pelo facto de não existirem meios os diferentes médicos várias vezes lhe indicaram o Hospital Distrital como a melhor alternativa.
Surge ainda de forma anónima a indicação de um funcionário do hospital que referiu em entrevista que o especialista de serviços numa noite de 2002 se deslocou para casa, dando a indicação de só querer ser incomodado se o caso fosse de muita urgencia. UM CARDIOLOGISTA, será que um ataque ao coração pode esperar? Fica aqui por isso uma chamada de atenção talvez esteja na hora de serem colocados alguns enfermeiros e médicos na rua, devido ao mau profissionalismo evidente.
Miguel Sousa ( blog- saude clinica)


Free Hit Counter

El Tiempo en Rtve.es