8/31/2005

MUDAR


Acordei numa manhã onde nada era igual, tudo tinha mudado e ninguém me tinha perguntado se podia ser, se aquilo ali ficava bem ou se achava diferença em que tudo sucedesse assim ou de outra forma. Nesse dia tudo mudou o céu ficou cinzento e foi-me dito que o mundo não funcionava como durante tanto tempo eu pensara que funcionava, que a integração num grupo era importante e esse não poderia ser o mesmo onde me integrava.
Crescer dizer e fazer são meras palavras que nesse mundo alguns utilizavam como se nada significassem, nesse espaço era possível sonhar o sonho de outro alguém, onde muito mostravam interesse pelo que o teu pensamento escrevia, mas onde as tuas palavras eram mera continuidade do que outro tinham dito na televisão. De repente alguém fez crescer as luzes e no palco um ser humano onde nada lhe parecia impossível, mas onde aquilo que parecia real era sempre o sonho de outro.
De repente um dia ao deitar o olhar para esse dia nada parecia querer recordar, nada de importante parecia ter sido feito e onde as palavras eram somente isso, letras que nada representavam no imaginário do homem.
Acordar e poder mudar foi o que sucedeu, nesse dia aquele em que se vive agora, o mundo era somente o que tu querias naquele momento mas onde as palavras iam para lá do presente e mais do que o futuro. Nesse dia percebeste que os amigos do dia anterior nada eram na realidade do que meros bonecos que nada por si só faziam, mas foi visível ver que os que hoje nos rodeavam eram autónomos e sonhadores e diferentes do que aqueles que tinham feito os últimos 20 anos.

Um dia é sempre quando o homem quer diferente.
ser igual é diferente de ser igual e nada inovador ou tecnologicamente inteligente...

Jorge Ferreira

30-08-2005

8/30/2005


Vila Viçosa

O que precisa uma terra como esta para poder sair do buraco do Alentejo para um mundo cada vez mais globalizante e desenvolvido?

Internet, desenvolvimento tecnológico, confiança nas novas gerações (os chamados gaiatos), e inovação. Claro que quem houve estas palavras vem nelas algo do que os políticos oferecem, nada de concreto tudo de muito vago e claramente palavras muito bonitas para português ver, é assim que a nossa terra tem vivido estes anos todos, de entre todos os presidentes que já houve por cá.
Internet, aumentar a sala de Internet para uma capacidade muito superior da actual, onde o acesso a programas e cursos aconteça de forma gratuita e contínua, assim como uma biblioteca.
Desenvolvimento tecnológico, será a aposta da CM em trazer até aos investidores e empresários de novos modelos de trabalho e de representantes de grandes empresas e plataformas tecnológicas de modo de criar passando por marketing, publicidade e produção. Pode ser que desta forma os empresários calipolenses possam compreender que a forma de gerir uma empresa e de construir mudou drasticamente nos últimos 20 anos em todo o mundo.
Confiança das novas gerações, passa por uma aposta na juventude, deixando que as ideias e as medidas implantadas pela juventude sigam em frente, quando chamamos gaiatos a meia dúzia de formados ou inovadores ou jovens com ideias e que lutam por lugares de interesse e de pouca importância, e para tal usamos pessoas ou jovens que nada fizeram na vida para estarem onde estão, e que a única profissão que tem e que em toda a vida terão é serem filhos de quem são, sem nada de novo introduzirem na sociedade e onde muitas vezes o único que desejam é manter o poder dos seus familiares, estes é que muitas vezes contribuem para o empobrecimento cultural e de ideias de Vila Viçosa.
Inovação é conseguir agregar toas as ideias anteriores e conjuga-las de forma concreta e eficiente. Não podemos esquecer que em Portugal se a corrupção existente fosse metade da actual o crescimento seria o dobro e cada português ganharia 2 vezes mais do salário actual, esta situação dá-nos a entender o que poderia ser Vila Viçosa no seu contexto Alentejanos

negocios


Volkswagen aconselhada a produzir SUV na Autoeuropa (act.)

A fabricante de automóveis alemã Volkswagen anunciou hoje que um comité interno da empresa a aconselhou a escolher a fábrica da Autoeuropa em Palmela para produzir o seu novo utilitário desportivo (SUV), por ser mais barato do que na unidade alemã.
Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt
(actualiza com mais detalhes do comunicado)
A fabricante de automóveis alemã Volkswagen anunciou hoje que um comité interno da empresa a aconselhou a escolher a fábrica da Autoeuropa em Palmela para produzir o seu novo utilitário desportivo (SUV), por ser mais barato do que na unidade alemã.
Num comunicado, a Volkswagem explica a recomendação da fábrica portuguesa, por parte do Comité de Estratégia de Marca e Produto, por uma razão de custos. É que a produção de cada modelo ficará 1.000 euros mais barata na Autoeuropa do que na fábrica na unidade alemã, em Wolfsburgo.
Produzir o SUV na Alemanha não «faz sentido» do ponto de visto económico, refere a VW, acrescentando que «considerando o difícil mercado concorrencial deste segmento, custos adicionais desta magnitude não são toleráveis».
O início da produção do SUV está prevista para 2007 e uma decisão final sobre a escolha da fábrica terá de ser tomada até 26 de Setembro deste ano.
Já ontem o jornal alemão «Der Spiegel», tinha noticiado que a VW poderia escolher a fábrica de Palmela, caso os sindicatos dos trabalhadores das fábricas na Alemanha, a maior e mais antiga do Grupo, não aceitassem os cortes salariais propostos pela marca.
Hoje, a empresa alemã cita um estudo de um comité interno a justificar que o novo todo-o-terreno derivado do Volkswagen Golf ficará mais barato se produzido em Portugal.
Este comunicado da VW pode ser interpretado como uma forma de pressão sobre os sindicatos de trabalhadores da unidade lama, com quem a empresa tem estado a negociar as condições para o SUV ser fabricado em Wolfsburgo.
As relações entre a direcção e os sindicatos do maior fabricante europeu de automóveis estão muito tensas devido aos escândalos de corrupção que envolvem altos cargos da empresa, incluindo o presidente Klaus Volkert, que se viu forçado a demitir do cargo este Verão.
A Volkswagen anunciou um plano para poupar 2.000 milhões de euros até 2011, mas a desvalorização do dólar, que tornou a marca menos competitiva nos EUA, e as constantes reduções no preço dos seus modelos para estimular as vendas na Europa podem atrasar esse objectivo.

8/28/2005

BENTO DE JESUS CARAÇAS






QUANDO TUDO ACONTECEU...
1901: Nasce a 18 de Abril em Vila Viçosa. - 1902: É levado para as Aldeias de Montoito, onde o pai é feitor. - 1911: Termina a escola primária com distinção. Vai para o Liceu em Santarém. - 1913: Vai para Lisboa. Frequenta o Liceu Pedro Nunes. - 1918: Inscreve-se no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras (actual ISEG). - 1919: Adoece gravemente com doença reumática, com sequelas cardíacas. É nomeado 2.º assistente do ISCEF. - 1923: Obtém a licenciatura. - 1924: É nomeado 1.º assistente. - 1927: É nomeado professor extraordinário. - 1929: Concurso público com alto louvor e ascende à cátedra de Matemáticas Superiores. - 1930: Publica as suas lições em livro “Interpolação e Integração Numérica”. - 1933: Conferência na União Cultural Mocidade Livre: “A Cultura Integral do Indivíduo - problema central do nosso tempo”, na qual esboça um programa de intervenção cultural, científica e pedagógica. - 1935: 1.º volume das “Lições da Álgebra e Análise”. - 1936: Funda com outros recém doutorados nas áreas da matemática e física o Núcleo de Matemática, Física e Química. - 1937: publica em 2 volumes “Cálculo Vectorial”. - 1938: Funda com os professores Mira Fernandes e Beirão da Veiga o Centro de Estudos de Matemáticas Aplicadas à Economia, numa tentativa de trazer a econometria para Portugal. - 1941: Funda a “Biblioteca Cosmos”, edição de livros de divulgação científica e cultural; publica o 1.º volume dos “Conceitos Fundamentais da Matemática”. - 1943: Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática. - 1944: Faz parte da direcção do MUNAF (Movimento de Unidade Nacional Anti-Fascista) criado em Janeiro. - 1945: Faz parte da comissão executiva do MUD (Movimento de Unidade Democrática). - 1946: O Conselho de Ministros determina a sua expulsão da cátedra universitária e fica proibido de exercer a docência. - 1948: Morre em Lisboa, no dia 25 de Junho, vítima de doença cardíaca.

OS SENHORES E A TERRA

Em voos baixos as cegonhas os grandes espaços ermos, rasam. A Serra d’Ossa serpenteia na paisagem matizada pelo violeta das urzes, o amarelo dos tojos, o vermelho das papoilas. Cheiro penetrante e bravo das estevas ou xaras (origem árabe) de verde escuro luzidio. Aroma afrodisíaco das laranjeiras «Descobre na vista um subtil cuidado, / Ouro no fruto, o que na flor foi prata» (André Nunes da Silva, sec. XVII) e o amarelo dos limoeiros. O céu alto e profundo tem um azul esmalte. A quietude transparente do ar enleva o espírito e tonifica o corpo.
A origem histórica do latifúndio foi determinada pela política de ocupação e povoamento. D. Afonso II, em 1211, as terras de Avis aos frades, doa. A colonização interna por senhores feudalizantes a grande propriedade, origina. A Casa de Bragança é o senhorio de muitas terras, muitos padroados eclesiásticos e seculares, muitas comendas da Ordem de Cristo. Os duques pouco mais fizeram que reedificar igrejas, fundar conventos, engrandecer o Paço Ducal de Vila Viçosa e a tapada.

O PRIMADO DA INFÂNCIA
Bento de Jesus Caraça, filho de camponeses, nasce em Vila Viçosa. Entretanto, o que está a acontecer no resto do mundo? Consulta a
Tábua Cronológica.
Num meio-dia de fim de PrimaveraTive um sonho como uma fotografiaVi Jesus Cristo descer à terra (Alberto Caeiro)
No reino da penúria a pelagra e a fome, alastram. Vila Viçosa no Alentejo, eis o Convento das Chagas na Rua dos Fidalgos. Aqui estão albergados alguns dos criados da Casa de Bragança. Um casal de trabalhadores sazonais, João António Caraça e Domingas Conceição Espadinha acabaram de chegar com os seus dois filhos ainda pequenos, Francisco e António. Ela está novamente grávida. A 18 de Abril de 1901 dá à luz um rapazinho. A vida está má. Ele consegue um lugar de feitor na herdade “Casa Branca” da Senhora D. Jerónima, perto das Aldeias de Montoito, a 18 Kms. do Redondo.
O menino adoece. Tem dois meses e ainda não está sacramentado! A mãe, aflita, leva-o ao padre para o baptismo. Nervosa, não sabe que nome dar à criança:
- Como se chama o padrinho? - pergunta o padre.
- É António Bento. Mas, já tenho um filho António.
- Então - diz o padre - fica Bento de Jesus.
E assim foi.
Bento de Jesus cresce ladino como todos os meninos. Aprende as coisas do mundo nas brincadeiras com os irmãos mais velhos e as primeiras letras com José Percheiro, trabalhador sazonal. É uma criança bonita de riso e natural. Cativa todos os que o rodeiam. D. Jerónima, mulher sem filhos, quer assumir a sua educação. Os pais concordam. Leva-o para sua casa em Vila Viçosa para ir à escola primária.
Em Vila Viçosa, os ecos da agitação política. Desinteligências entre o partido progressista, conhecido pelo “Francês” e o partido regenerador, o “Prussiano”. Estes desaguisados atingem as bandas de música da terra. João Maria Espanca, pai de
Florbela e de Apeles é pessoa de grande influência. Amador de música e do partido regenerador, convence a banda dos franceses a participar num grande evento político levado a cabo pelo seu partido. Como recompensa oferece-lhes uma requinta e um saxofone soprano e um belo fardamento de penacho e dragonas tal e qual o da Guarda Nacional. Resultado… acabou com a “Francesa”, a banda dos progressistas.
A criança calma e feliz, Bento de Jesus, faz a instrução primária ouvindo o repicar dos sinos, o sonar da nova banda a União Calipolense e a barafunda política.
D. Carlos é um rei parlamentarista e reformador. Promove o apoio à primeira infância, a luta contra a tuberculose, a abertura à Europa. Ao mesmo tempo promove o desenvolvimento do estudo oceanográfico e da vida artística. Mas nada disto contribui para a sua popularidade porque permite que João Franco, do recém fundado Partido Regenerador Liberal, governe sem Parlamento. A rainha D. Amélia chora o filho e marido - D. Carlos paga com a vida os males atribuídos à monarquia - a 1 de Fevereiro de 1908 no Terreiro do Paço em Lisboa - regicídio! Não muito longe, na Real Academia de Amadores de Música, consternação pela morte do seu presidente, o rei D. Carlos. Marquês de Borba e Duque de Loulé fazem parte dos corpos sociais. Padre Tomás Borba é professor de Rudimentos, Harmonia. A Orquestra da Real Academia maravilha o público lisboeta com os seus concertos no Salão do Conservatório Real.

VIVA A REPÚBLICA!












A iluminação eléctrica prolonga os dias. Reuniões, debates. Sinais de descontentamento por todo o país. Em 1910 a monarquia cai. Porto e Lisboa saúdam a República. A educação é a paixão da 1.ª República. Escolaridade obrigatória 5 anos. Criação do regime Primário Superior de 3 anos. Em Lisboa, no Teatro da República, o pianista José Viana da Motta interpreta obras de compositores românticos, contemporâneos do seu mestre Franz Liszt, homenageado no centenário do seu nascimento. Neste mesmo ano de 1911 Bento de Jesus Caraça deixa Vila Viçosa para ir estudar em Santarém. No ano seguinte nasce “a sua menina” Filomena, a irmã mais nova. Nas vésperas da 1.ª Guerra Mundial vive em Lisboa. Frequenta o Liceu Pedro Nunes. Sobrevive dando explicações aos colegas. O professor de matemática, Adolfo Sena, incentiva-o no gosto que tem pela matemática. Conhece a sua filha Maria Octávia, estudante de violino no Conservatório de Lisboa. Crescem juntos. Enamorados, ambos partilham o gosto pela música e as preocupações das coisas do mundo. Bento de Jesus ingressa no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras, em Lisboa; tem 17 anos. Destaca-se. O professor e matemático Mira Fernandes nomeia-o como seu 2.º assistente do 1.º Grupo de cadeiras do I.S.C.E.F. Grande actividade - com apenas 18 anos - ao mesmo tempo que integra o Conselho Administrativo da Universidade Popular instalada na Padaria do Povo no bairro de Campo de Ourique. Não muito longe, na Rua Coelho da Rocha, Fernando Pessoa encostado a uma cómoda escrevera: «Ele era um camponês / Que andava preso em liberdade pela cidade.». Bento de Jesus não perde a memória das suas origens. Tem uma intensa consciência das necessidades das suas gentes. Quando em férias no Alentejo, a casa dos pais é motivo de romaria. Camponeses, gente humilde, consultam-no para encontrarem uma solução para os seus múltiplos problemas. Termina o curso e em Dezembro de 1924 é nomeado 1.º assistente. Exactamente dois anos depois casa com o seu amor, a frágil Maria Octávia que morrerá passados nove meses. Decepado, fica-lhe o íntimo silêncio, a nostalgia do vaguear até à rua dos Caetanos e do violinar fresco da sua amada. Mas a têmpera de lutador permite-lhe, logo em Outubro do mesmo ano, ser professor extraordinário. Homem encantador, de índole humaníssima, exerce fascínio sobre os que o rodeiam. Alunos, colegas e amigos reconhecem-lhe as qualidades e o carisma do professor. Todas as salas de aula são pequenas para a quantidade numerosa de alunos que voluntariamente querem assistir às suas aulas e que muitas vezes vêm de outras faculdades e escolas. Com apenas 28 anos ascende ao mais alto grau académico. Em concurso público ganha, com alto louvor, a cátedra de Matemáticas Superiores.

«A TRINCHEIRA DA LUTA PELA HUMANIDADE...»


A Europa tenta emergir, após doze anos da grande carnificina que foi a Guerra de 14/18, mas «o mundo continua governado por homens inferiores, caricaturas de homens, e o que eles governam não é uma sociedade humana – é uma caricatura de sociedade humana» escreve Bento de Jesus no semanário Liberdade.
Na Alemanha, Hitler a demência do medíocre, exercita. Na Itália, Mussolini a histeria do nefelibata, excita. Em Portugal,
Salazar a estratégia do aracnídeo, tece. Em Espanha, Rivera o abdómen do empáfio, arqueja.
Ortega Y Gasset cria um grupo de combate político e cultural “Al servício de la República” e escreve: «O homem não pode viver sem reagir perante o aspecto imediato do mundo que o rodeia e sem forjar uma interpretação intelectual desse mundo e da sua possível conduta dentro dele.» Em 1931 os republicanos espanhóis ganham as eleições. Viva a II República! – clamam poetas, pintores, músicos, operários, estudantes, camponeses. Ao mesmo tempo que na Madeira é desencadeada uma revolta pelos deportados republicanos contra a ditadura militar. Em Lisboa pequenos impressos contra a ditadura passam de mão em mão, nos cafés e livrarias. No Porto alguns motins, logo calados à bastonada pela polícia. O histologista Abel Salazar escreve:«só uma classe tem, entre nós, campo para fáceis investigações, e campo vasto como o Oceano: é a Polícia». Entretanto, o jovem
Lopes-Graça com outros seus conterrâneos picham as paredes de Tomar: Abaixo a Ditadura!. São todos presos e encaminhados para o Aljube, em Lisboa.
Em 1932 a barbárie começa a dar urros lá para os lados da Europa Central. Bento de Jesus tem a intuição do perigo iminente de uma guerra. Com a vontade firme de um homem forte e consciente escreve no semanário Liberdade: «Que todos se apercebam bem disto – no momento que passa, a trincheira da luta pela Humanidade é a trincheira da luta contra a guerra.(…)».
Lopes-Graça, aprovado no concurso para professor no Conservatório Nacional com a classificação máxima, é desterrado para Alpiarça. Não pode assistir à primeira audição de Pierrot Lunaire de Schoenberg levada a cabo por Emma Romero Santos, incansável defensora da arte e da cultura musical, convidando músicos, escritores e cientistas para as várias palestras que antecedem os concertos de “Divulgação Musical”. Edgar Varése utiliza fórmulas matemáticas e as possibilidades sonoras que a electrónica oferece numa obra musical intitulada Ionisation. A ciência fornece a matriz de novas ideias conceptuais do universo. A ciência constitui o solo em que se apoia o novo sistema de ideias. Bento de Jesus Caraça, Aniceto Monteiro, Ruy Luís Gomes, Abel Salazar e Azevedo Gomes clamam:
- É urgente converter a educação científica numa praxis colectiva! É urgente promover melhor apetrechamento técnico e científico das Universidades! É urgente introduzir metodologias de ensino interdisciplinares! Em 1933 Bento de Jesus dá início à sua luta por uma visão moderna da matemática, publica as suas lições em livro: “Interpolação e Integração Numérica”. Vivem-se horas de grande agitação e instabilidade. Hitler toma o poder na Alemanha.
Salazar faz a revisão da Constituição. A juventude inquieta-se. A União Cultural «Mocidade Livre» convida Bento de Jesus para falar sobre a época que se vive, o que dá origem à célebre conferência A cultura integral do indivíduo – problema central no nosso tempo, em que enuncia o que é o homem culto: «É aquele que: 1.º - Tem consciência da sua posição no cosmos e, em particular na sociedade a que pertence. 2.º - Tem consciência da sua personalidade e da dignidade que é inerente à existência como ser humano. 3.º - Faz do aperfeiçoamento do seu interior a preocupação máxima e fim último da vida». Ao mesmo tempo alerta para que não se confunda cultura com civilização. Porque civilização é a capacidade que uma sociedade tem em pôr à disposição do indivíduo todos os meios para tornar a existência fácil, enquanto cultura é o conceito do que seja a vida e a organização das relações sociais que permitam ao indivíduo viver a sua condição humana. Por fim chama a atenção: o desenvolvimento da civilização, só por si, «pode conduzir ao automatismo e à consequente escravização do homem, o que nos é mostrado pela civilização capitalista actual; é isso devido, não a um alto mas a um baixo grau de cultura que permite que os meios de progresso sejam utilizados num ambiente de completo abandono dos objectivos superiores da vida.» Por isso só um reforço intenso da cultura pode abalizar o desenvolvimento da civilização, porque, escreve ele no Liberdade: «o drama presente da civilização ocidental reside precisamente nisto: a uma evolução rápida, de ritmo catastrófico, no plano material, não correspondeu uma evolução convenientemente ajustada no plano espiritual».

«PORQUE NÓS SOMOS AS NOSSAS IDEIAS»



1939. Os ardinas apregoam: «Rebentou a guerra! Rebentou a Guerra!» O professor Rodrigues Lapa é expulso da Universidade de Lisboa. Estudantes manifestam-se.
Bento de Jesus continua viúvo. Cândida Gaspar é sua aluna no I.S.C.E.F., sigla que os alunos, com humor, traduzem por «Isto Sem o Caraça Era Fácil». O amor entranha-se e enleva o ser. Com os amigos, a luta pela liberdade, o riso, o repasto e uns jogos de futebol nas praias magnificas da Costa da Caparica.
A militância política não pára de crescer. Reuniões muitas. Os amigos questionam-se. São antifascistas. O espírito do livre pensador contra a obediência, seja ela qual for. Cochofel, Carlos de Oliveira,
Lopes-Graça, Mário Dionísio, Francine Benoit, Bento de Jesus Caraça e Manuel Mendes pensam que a militância do artista e do intelectual deve ser no campo cultural. Nada deve impedir a sua dedicação ao conhecimento profundo da arte e da ciência porque «a cultura é um sistema de ideias vivas que cada tempo possui» (Ortega Y Gasset)
Em 1941 Bento expõe a sua filosofia de que todas as coisas emanam da Vida, têm a mesma matriz. Publica na Biblioteca Cosmos o 1.º volume dos Conceitos Fundamentais da Matemática. No prefácio escreve: «Sem dúvida que a matemática possui problemas próprios que não têm ligação imediata com os outros problemas da vida social. Mas não há dúvida também de que os fundamentos mergulham, tanto como os de outro qualquer ramo da ciência, na vida real; uns e outros entroncam na mesma madre». Caraça e muitos outros querem viver à altura do seu tempo e especialmente à altura das ideias do seu tempo, «porque nós somos as nossas ideias».
Em 1942 Bento de Jesus Caraça convida Mário Dionísio para fazer uma conferência na Universidade Popular Portuguesa sobre o «Significado e destino da pintura moderna», que dará início à Paleta do Mundo. Manuel Mendes, grande amigo de Bento de Jesus, edita na Biblioteca Cosmos Antero de Quental, o 17.º volume da editora que tem um ano de existência.
Em 1943 grande efervescência política e social. Em Lisboa, a casa de Mário Dionísio enche-se de amigos. Juntamente com Francine Benoit, Sidónio Muralha, Alexandre Cabral, entre outros, projectam «muita coisa que esforçadamente ergueu o punho contra a barbárie fascista». Destinadas a um vasto público, organizam as conferências no Grémio Alentejano (actual Casa do Alentejo) ilustradas com recitais de poesia e música. A primeira conferência é de Bento de Jesus Caraça, alguma reflexões sobre a Arte, e decorre sem problemas de maior. Mas na segunda (e última) tudo muda de figura. O Grémio está a abarrotar.
Lopes-Graça fala sobre a música medieval. Põe um novo disco para documentar o que acaba de dizer. No silêncio momentâneo uma voz avinhada grita: «Vira o disco e toca o mesmo!». Era o sinal. Os mastins atiraram-se ao público como feras esfaimadas. Mas à volta da sala, um cordão de operários da Carris estava ali para o que desse e viesse. «E o que veio foi uma sessão de brutal pancadaria. Os corpos engalfinhavam-se nas salas, rebolavam pelas escadas do Grémio Alentejano abaixo até à rua e, na rua até à esquadra do Rossio. Apesar da indignação que tudo isto provocava, ainda nos mais calmos, Caraça maravilha-se: como era possível haver ainda gente pronta a bater-se, e de tal modo, em defesa da cultura!» escreverá Mário Dionísio na sua pequena autobiografia. Em Setembro deste ano Bento de Jesus casa com a sua bela e inteligente aluna Cândida Gaspar que terminara o curso no I.S.C.E.F.. Têm um filho, João Manuel, cujos padrinhos são Manuel Mendes e sua mulher.

«EXTRAIR O MEDO DO CORAÇÃO DOS PORTUGUESES»
Bento de Jesus Caraça é demitido e proibido de leccionar. Entretanto, o que está a acontecer no resto do mundo? Consulta a
Tábua Cronológica.































O clima é salazarento em 1944. O jovem musicólogo e matemático João de Freitas Branco pertence ao grupo de investigação matemática do seu mestre Ruy Luís Gomes, grande amigo de seu pai o compositor Luís de Freitas Branco que, com Bento de Jesus Caraça,
Lopes-Graça, Aniceto Monteiro, entre muitos outros, participam no movimento contra o regime salazarista. É constituído o Conselho Nacional de Unidade Antifascista, que mais tarde se chamará Movimento de Unidade Nacional Anti-Fascista (MUNAF). Nele estão representados vários partidos e personalidades como António Sérgio, Mário de Azevedo Gomes e Bento de Jesus Caraça que fará parte da comissão política. Cada vez há mais gente que procura entender o mundo que é atravessado pelos arautos da ignorância e da bestialidade. A tentativa de Bento de Jesus de introduzir em Portugal a lógica dialéctica do pensamento matemático começa a ter os seus cultores e dar os seus frutos. Os dois volumes dos Conceitos Fundamentais da Matemática têm novas edições: o 1.º volume alcança a quarta edição e o 2.º a segunda. Este título marcará gerações de cientistas e homens e mulheres de cultura ao mesmo tempo que provocará clivagens no pensamento português, como se verá mais tarde, em 1946, na polémica com António Sérgio.
No início de 1945 Ortega Y Gasset inaugura em Lisboa um curso livre de especulação e problematização histórica. Numerosa afluência! O pensador espanhol desperta grande simpatia intelectual, segundo Santana Dionísio, «pelo seu espirito, especificamente paradoxal e audaz, inquietante e dramático – para dizer em duas palavras: genuinamente ibérico.». Em Maio manifestações populares pela vitória dos aliados. A 7 de Outubro
Salazar vê-se obrigado a convocar eleições. A oposição aproveita a oportunidade. Logo no dia seguinte Bento de Jesus, Manuel Mendes, Câmara Reis, Afonso Costa (filho) e Nuno Rodrigues dos Santos, convocam uma reunião para o Centro Republicano Almirante Reis. Exigem condições de liberdade e reunião, de associação e de imprensa e garantias de lisura no acto eleitoral. Em Novembro os promotores da reunião constituem a primeira comissão central do Movimento de Unidade Democrática (MUD). O movimento explode em poucos dias. Organizam-se de norte a sul comícios entusiásticos. Personalidades dos vários sectores da oposição, monárquicos e católicos dissidentes do regime tomam posição crítica em relação ao Estado Novo. Circulam listas de apoio ao MUD e às suas reivindicações, abertas à subscrição pública em várias casas comerciais. Só em Lisboa são mais de 50 000 subscritores! Saltam para as ruas de Lisboa as “Heróicas” do Graça cantadas pelos jovens do MUD Juvenil. Sintomaticamente o Governo de Salazar abstêm-se em reprimir. Como não há condições democráticas, a oposição recusa a farsa eleitoral.
A 7 de Outubro de 1946 Bento de Jesus é alvo de um processo disciplinar por ter assinado um documento em que o Movimento de Unidade Democrática se insurge contra o pedido do Governo de
Salazar para que Portugal fosse membro da ONU na medida «de que só um Governo democraticamente representativo pode ser intérprete da vontade de colaboração de um Povo livre numa Assembleia de Povos livres». Em Novembro lá está ele na Voz do Operário noutra acção do MUD. A sala está repleta como um ovo. Emoção no ar, aplausos bem timbrados. Azevedo Gomes, em nome da Comissão Central do MUD, acabara de ler um documento sobre a situação deplorável da Educação em Portugal. Bento de Jesus é o segundo orador. A sala está ao rubro! Todos sabem que estes dois grandes homens e professores são objecto de expulsão das suas cátedras. Mas ambos não desistem no seu combate pela defesa da dignidade humana e o direito ao conhecimento. Bento de Jesus nesta conferência “Aspectos do problema cultural português” interpela o Governo sobre a reforma de Instrução Pública prometida há mais de 20 anos. Acusa de nefasta a política levada metodicamente a cabo para desmantelar e extinguir a rede das escola oficiais infantis (criadas durante a 1.ª República), assim como o encerramento das Escolas Normais que preparavam os professores primários. Na redução para três anos do ensino primário, leccionado pelos célebres regentes, por vezes semianalfabetos, mal pagos e que se limitam a ensinar a ler, escrever e contar…mal. Bento de Jesus apresenta números bem elucidativos desta política ruinosa. No ano lectivo de 1943/44 havia 10 339 professores primários, dos quais um terço de regentes, e a taxa de iletrados a atingir a casa dos 86%! «Somos hoje o país da Europa com o mais baixo esquema de instrução pública. Com a P.S.P.(1) gasta-se, aproximadamente, o mesmo do que com todo o ensino universitário e de Belas-Artes. Só a verba ordinária atribuída à G.N.R.(2) é superior em mais de 10 000 contos às verbas somadas do ensino liceal, técnico elementar e médio. (…) O professor, em Portugal, vive com dificuldades de vida e com medo, esse terrível medo que se apoderou da quase totalidade da população portuguesa. (…) O próprio Estado foi vítima do seu jogo e acabou por ser tomado pelo medo dos cidadãos. Pois não é verdade que é a Polícia política hoje quem supervisa o recrutamento dos funcionários e até dos investigadores científicos? Porque é, senão por medo, que se gasta mais com a segurança do que com a instrução primária? E porque é ainda, senão por medo, que se não fazem eleições livres? ». Em Setembro de 1946, a quinta Edição do 1.º volume dos Conceitos Fundamentais da Matemática! O director da revista “Vértice”, António Sérgio faz uma crítica virulenta ao livro. É o confronto entre o criacionismo de Sérgio e o conhecimento científico de Caraça. Sérgio defende a separação entre o mundo sensível e o racional. Entende que a ciência deve aparecer completamente desvinculada da esfera do sensível. Bento Caraça combate esta concepção de ciência porque a intuição do sensível é o húmus do entendimento do mundo, afinal o objectivo da própria ciência. Confronto que ainda hoje atravessa o pensamento português, traduzindo-se pela tentativa hegemónica de uma cultura espiritualista, messiânica, dogmática, de origem judaico-cristã, contra o pensamento e a cultura científica que assentam no gosto do problemático.

OS ÚLTIMOS DIAS DE UMA VIDA EXTRAORDINÁRIA


















Porque eu sou do tamanho do que vejoE não do tamanho da minha altura…(Alberto Caeiro)
Salazar aperta o cerco. O Ministro do Interior, Cancela de Abreu, em pessoa, acompanhado por uma brigada da PIDE, apreende um quadro de Mário Dionísio na II Exposição Geral de Artes Plásticas. Bento de Jesus passa momentos difíceis. Problemas financeiros provocados pelo seu afastamento da docência. Cândida também é perseguida, corre entre as aulas e a casa de Campo d’Ourique, onde vivem, na Rua Almeida e Sousa n.º 63 - 1º. A espantosa avidez de conhecer e dar a conhecer permite que Bento de Jesus, apesar de doente, continue a escrever incessantemente e a participar na vida política e científica portuguesa. Vai ao estrangeiro como delegado da Sociedade Portuguesa de Matemática que fundara com outros companheiros matemáticos.
Primavera de 48. Bento de Jesus procura reagir à doença que se agrava. Mesmo quando as forças se desvanecem continua a trabalhar. Tem entre mãos duas obras: um estudo sobre Leonardo da Vinci e uma História da Ciência. Não pode continuar. Cai à cama. O seu médico e grande amigo, professor Dr. Pulido Valente, está à sua cabeceira. Cândida está angustiada. Cuida do filho que já diz as primeiras palavras e, ao mesmo tempo, assiste à morte anunciada do seu querido amor.
Emídio Guerreiro, matemático e militante antifascista, encontra-se exilado em Paris. Através de um amigo comum, envia uma carta a Bento de Jesus Caraça fazendo-lhe uma observação crítica ao modo como Caraça aplica os princípios da dialéctica para explicar a passagem do número racional para o irracional. Mas infelizmente não chega a tempo. No dia 25 de Junho à tarde morre Bento de Jesus Caraça.
Logo que a notícia se espalha, centenas de pessoas acorrem a apresentar condolências e a velar o corpo que se encontra na sua residência. É como se o desaparecimento deste homem extraordinário fosse a morte da grande ilusão de Liberdade que varreu o país nos últimos tempos com a campanha de Norton de Matos.
Noite e dia passam por ali pessoas de todas as classes sociais e faixas etárias. Figuras públicas da oposição, professores, estudantes, cientistas, escritores, músicos, gente anónima. Na madrugada, Abel Manta, Castro Rodrigues e Joaquim Correia fixam em barro a máscara fúnebre. De Lisboa, do Porto e doutros pontos do país chegam telegramas de condolências. O funeral está marcado para as 10 horas. Campo de Ourique está de luto. Coberto de flores o corpo é seguido pela multidão que cobre as ruas em direcção ao cemitério dos Prazeres. Silêncio profundo, só os passos de milhares de pessoas soam nas calçadas.
O aracnídeo recupera o seu território. Lança a baba pegajenta que afronta a inteligência e a dignidade humana. O manto seboso e tacanho do fascismo escorrega sibilino por entre as vidas portuguesas.
Muitos intelectuais, artistas e cientistas são marginalizados e impedidos de ocupar lugares para que estavam inequivocamente vocacionados. João de Freitas Branco, musicólogo e matemático, ocupará durante anos o modesto lugar de secretário-geral adjunto do Automóvel Clube de Portugal.
Mas o dia da Liberdade chega em Abril de 1974. Agora o I.S.C.E.F. pode homenagear o seu mestre e o país também, para que as futuras gerações não percam o sentido histórico da conquista pela liberdade e investigação científica que hoje começa a ser uma realidade em Portugal.
____________________
(1) P.S.P. - Polícia de Segurança Pública(2) G.N.R. - Guarda Nacional Republicana


[Página Principal] [Página As Vidas]

NEGOCIOS



As alterações ao subsídio de doença, que entram em vigor em Setembro, estabelecem uma percentagem única de 65% para as baixas com duração até 90 dias e eliminam a diferenciação nas baixas de curta duração.
Segundo a Lusa, o diploma, publicado hoje em Diário da República, define que os trabalhadores recebem 65% do seu salário quando as baixas tem uma duração inferior ou igual a 90 dias.
O novo regime mantém os 70%, para as baixas superiores a 90 dias, e os 75%, para as baixas de longa duração, superiores a um ano.
O montante diário do subsídio de doença nas situações de incapacidade p ara o trabalho decorrente de tuberculose é calculado pela aplicação das percentagens de 80 ou 100%, consoante o agregado familiar do beneficiário integre até dois ou mais familiares a seu cargo.
Este diploma revoga assim as principais alterações introduzidas pelo Governo de Durão Barroso, como montantes diferenciados para as baixas de curta duração: 55% do salário até aos 30 dias de baixa e 60% entre os 3 0 e os 90 dias.
Mantendo o prazo de entrega da declaração de doença, que o então ministro do Trabalho e da Segurança Social, António Bagão Félix, reduziu de seis meses para cinco dias, o novo diploma estabelece um regime da verificação das situações de incapacidade temporária que se prolonguem por mais de 30 dias.
O actual Governo prevê verificar 50% das situações no ano de 2006, 75% no ano de 2007 e a totalidade das situações a partir de 2008.
O regime agora publicado revoga o artigo 17 que estipulava um aumento de 5% do subsídio de doença para os beneficiários com salários iguais ou inferiores a 500 euros ou com filhos com deficiência ou com três ou mais descendentes com idades até 16 anos ou até 24 a receberam abono de família.
O novo diploma recupera a atribuição do subsídio de doença por referência a um índice de profissionalidade de 12 dias, com registo de remunerações por trabalho efectivamente prestado, sendo que no regime em vigor se exigem 20 dias.
As alterações ao subsídio de doença já estavam previstas no programa de Governo, tendo sido aprovadas em conselho de ministros no dia 29 de Julho e promulgadas pelo Presidente da República a 14 de Agosto.
O novo regime jurídico de protecção social na eventualidade de doença n o âmbito do subsistema previdencial de Segurança Social entra em vigor no dia 01 de Setembro.

RELVA DO ALENTEJO EM MADRID


O Real Madrid comprou 17 mil metros quadrados de relva a uma empresa agrícola alentejana sediada em Vila Nova de Milfontes, concelho de Odemira. A relva destina-se a três campos de treino e ao estádio "Santiago Bernabéu". O negócio foi concretizado a semana passada quando dirigentes do clube madrileno estiveram na herdade e consideraram a relva adequada aos pés de David Beckham, Roberto Carlos, Zidane e Raúl. Há dois meses, o Real Madrid abriu concurso público para a compra da relva. A empresa agrícola, Camposol, concorreu associada com os ingleses da S.I.S., especialistas na instalação de tapetes de relva em campos de futebol. "No ano passado remodelaram o relvado do Manchester United", conta Peter Knight, sócio gerente da empresa alentejana. Na terça-feira inicia-se a megaoperação de transporte da relva para Madrid. Quarenta camiões climatizados vão levar os tapetes para a capital espanhola. A relva começou a ser retirada do solo no sábado. "Depois é guardada num armazém frigorífico até à hora de ser transferida para os camiões", explica Peter Knight. A viagem, de oito horas, "é feita de noite de forma a que na manhã seguinte a relva possa ser replantada em Madrid", descreve o sócio gerente da Camposol. A primeira fase ficará concluída nos primeiros dias de Setembro. Em Outubro, a empresa agrícola alentejana fornecerá mais relva para um outro campo de treinos, ainda em construção. Em Fevereiro de 2006, a Camposol enviará relva para o estádio "Santiago Bernabéu". "Já estamos a preparar essa fase, a mais importante para nós". O sócio gerente da Camposol não revela os montantes do negócio, mas garante que este trabalho "é muito importante para a nossa empresa por causa do prestígio". Fornecer o Real Madrid é o maior desafio da empresa agrícola criada há cinco anos. Peter Knight, biólogo inglês, adepto do Leeds United vive no Alentejo há 20 anos e tem um sonho: "vender um relvado a um clube português".

LUSA


Crédito: Dívidas ultrapassam rendimento mas são cobertas por património - BPI

Lisboa, 28 Ago (Lusa) - As dívidas das famílias portuguesas ultrapassam o valor dos seus rendimentos (representam 118 por cento), afirma o Banco Português de Investimento (BPI) que desvaloriza o facto alegando que o património é muito superior às dívidas.
Segundo um estudo apresentado pelo BPI, o património das famílias portuguesas representa em média o quádruplo do rendimento disponível, o que revela a existência de uma "almofada" de segurança confortável em termos de cumprimento do crédito.
O estudo "O crédito como catalizador do crescimento económico" adianta ainda que, em geral, as famílias com menos património não financeiro têm tendência para manter o valor dos seus bens acima do valor dos créditos pedidos.
Em média, "os 10 por cento menos ricos têm mais activos que passivos, situando-se a sua riqueza líquida em 1,87 mil euros", refere o documento.
O estudo do BPI alerta, no entanto, para "riscos reais nalgumas franjas da população, nomeadamente na camada mais jovem, cuja contribuição para o aumento dos níveis de endividamento é mais elevada.
"Pelo facto de usualmente usufruírem de rendimentos mais baixos", os jovens "são mais permeáveis à entrada em situações de incumprimento em caso de subida das taxas de juro e/ou situações de desemprego".
No entanto, um estudo do Banco de Portugal revela que apenas 6,1 por cento da população com idade inferior a 30 anos possui riqueza líquida negativa (rendimentos e património inferiores às suas dívidas).
Além dos naturais riscos derivados do desemprego e da subida das taxas de juro, um dos perigos é também a redução do valor de mercado das casas, que diminuiria o valor do património das pessoas sem que haja qualquer redução na dívida.
Também aí o BPI considera que o mercado está relativamente seguro, uma vez que os preços do sector imobiliário não aumentaram tanto em Portugal como noutros países europeus, pelo que tem menor tendência para uma súbita e acentuada correcção em baixa.
TSF.
Lusa/Fim

Energia alternativa



Governo espanhol aprova investimento de 23,5 mil milhões em energias renováveis
O Conselho de Ministros espanhol aprovou um plano de investimentos em energias renováveis de 23,598 mil milhões de euros cujo objectivo é fazer com que 12,1% do consumo de energia primária em Espanha seja proveniente de fontes renováveis em 2010.
Maria João Soares
mjsoares@mediafin.pt
O Conselho de Ministros espanhol aprovou um plano de investimentos em energias renováveis de 23,598 mil milhões de euros cujo objectivo é fazer com que 12,1% do consumo de energia primária em Espanha seja proveniente de fontes renováveis em 2010.
A maior parte do investimento total previsto, 77,1%, será financiado pelas empresas afectadas, 20% por promotores, empresas de construção e tecnológicas que venham a participar nos projectos.
A Endesa anunciou hoje que vai investir 2,1 mil milhões de euros, até 2009, em energia eólica e no aumento da produção de energia renovável .
O Governo espanhol entra com 680 milhões de euros ou 2,9% do total do investimento, segundo o Expansión.
A Espanha quer apostar nas energias renováveis para reduzir a dependência do carvão, os níveis de poluição e a exposição aos preços do petróleo.



PPM-PSD

A caminho das eleições de 2005 e na rádio da terra o grupo do PPM-PSD estiveram presentes de forma a dar a conhecer os objectivos e promessas. O turismo parece ser a grande aposta tendo ainda como base o chamariz de jovens que como dizem estes partidos não tem ficado no concelho principalmente pela falta de condições. Hotéis, turismo, e gelo este ultimo com uma pista que penso ser totalmente desenquadrada e com custos/rentabilidade uma péssima aposta. De realçar no entanto duas situações que penso serem importantes, a primeira é que o candidato a Conceição diz que durante estes 4 anos na junta onde o presidente foi CDU tudo correu bem, esta afirmação pensamos não deixar margem de manobra tendo como ponto de vista que quando a equipa ganha o treinador continua. Por ultimo é estranho que um candidato não esteja presente como sendo uma junta de freguesia com importância como a que em questão esteve.
Mas será importante analisarmos com cuidado as promessas que virão individualmente em relação a cada candidato. Agora esperemos ver o que prometem os restantes.

8/27/2005

Vila Viçosa


Vila Viçosa

A nossa terra já se prepara para mais umas festas dos capuchos, já com um dos dois principais palcos montados, este na praça municipal, a animação parece estar garantida tendo como destaques não só a musica como os espectaculos de luz e principalmente as brincadeiras taurinas.
Mas para alem disso outras festas parecem estar a ser preparadas, sabemos que qualquer um dos partidos está a preparar com muito cuidado os momentos que vão ter nas festas para poderem recolher mais alguns votos. Neste momento já são conhecidas as caras que se vão candidatar, para alem de serem já conhecidas as listas de alguns partidos como sendo o PP, mas a maior incognita será o que as festas nos vai trazer. Esperemos que alguns dos candidatos não continuem é a utilizar o alcool como forma de presuação.
No entanto algo que ainda intriga a população é o facto de não haver uma aposta por parte dos partidos na divulgação das suas promessas, será que desta vez vão ser todos sinceros e assumir que terão dificuldades de dar a esta vila o que ela mais necessita, um desenvolvimento sustentado.
JF

Abrandamento economico



Abrandamento económico deve impulsionar poupança das famílias

As famílias portuguesas deverão aumentar os níveis de poupança devido ao clima de contenção actual, disse o Governador do Banco de Portugal. As estimativas da instituição apontam para que a poupança das famílias atinja o nível mais baixo dos últimos sete anos, em 2006, uma tendência que se vai inverter.

As famílias portuguesas deverão aumentar os níveis de poupança devido ao clima de contenção actual, disse o Governador do Banco de Portugal. As estimativas da instituição apontam para que a poupança das famílias atinja o nível mais baixo dos últimos sete anos, em 2006, uma tendência que se vai inverter.
Para o ano o nível de poupança das famílias deve atingir o nível mais baixo desde 1999, devido em parte ao optimismo gerado no final do ano passado que impulsionou o consumo. No entanto esta será uma tendência a inverter, segundo Vitor Constâncio.
A taxa de poupança e de consumo privado dos últimos anos está relacionada com o clima económico a que se assistiu e as expectativas que se criaram.
Ao longo de 2004 houve uma alteração do discurso político, ao discurso da «tanga» seguiu-se a percepção de que o esforço de consolidação orçamental seria menos intenso do que fora inicialmente admitido, criando-se uma situação mais favorável ao consumo.
Mas o «clima voltou a inverter», explicou o responsável do banco central, sugerindo que a tendência será para uma contenção do consumo privado e um aumento da poupança das famílias.
O Banco de Portugal reviu em baixo as perspectivas de consumo das famílias para 2006 de 2,2% para os 1,3% e aumentou as estimativas para este ano. O consumo privado deverá aumentar em 2,0% em 2005 e diminuir para 1,5% no próximo ano. Portugal saiu da recessão no início deste ano, essencialmente devido ao impulso do consumo privado nos primeiros três meses do ano.
A taxa de poupança das famílias portuguesas vai atingir os 9,2% do rendimento disponível em 2006, o nível mais baixo desde 1999, segundo as previsões do Banco de Portugal publicadas no Boletim de Verão.
Vítor Constâncio chama a atenção para o facto de à redução da poupança estar associado um aumento do património das famílias.
«O total do endividamento dos particulares atingiu os 118% do seu rendimento disponível anual, mas importa sublinhar que o conjunto do património detido pelos particulares representa cerca de 500% desse mesmo rendimento», afirmou o governador.
O endividamento das empresas tem assistido a um aumento, «beneficiando dos juros» baixos, o que contribuiu para «um aumento da taxa de investimento». Vitor Constâncio referiu ainda que os encargos das empresas estão num nível «comportável» e que o «rácio de endividamento está muito baixo», tendo inclusivamente sido reduzido no ano passado.
A banca foi um agente importante para a economia nacional, desempenhando um papel «importante na intermediação necessária ao financiamento da economia», continuando a «assegurar condições de robusta estabilidade financeira», de acordo com o responsável. «O conjunto das instituições voltou a denotar uma melhoria dos indicadores de solvabilidade, de liquidez e de qualidade de crédito, tendo apenas a rendibilidade revelado uma ligeira diminuição face ao ano anterior».
PIIP é «positivo» para o investimento
O Plano de Investimentos em Infra-estruturas Prioritárias (PIIP) é um factor «positivo de dinâmica de investimento», numa altura em que Portugal tem «perdido competitividade» e precisa «de reformas estruturais que melhorem o clima de investimento e estimulem a inovação, o aumento da produtividade e a reestruturação do sector produtivo».
Vitor Constâncio disse esperar «que haja uma reacção positiva das empresas» ao projecto apresentado pelo Governo.
Apesar das medidas de contenção orçamental anunciadas pelo Governo terem sido uma das grandes causas para a revisão em baixa do crescimento económico português, Vitor Constâncio disse o «esforço anunciado é necessário e no curto-prazo inevitável».

8/26/2005


Rapariga alentejana morre no brasil
A jovem portuguesa que morreu na sequência de um acidente rodoviário, na quinta-feira no Brasil residia em Évora, disse ao Notícias Alentejo.pt um amigo da família. A rapariga de 26 anos, educadora de infância, "estava a passar férias há uma semana em Porto Seguro com os pais, um irmão e uma amiga". A mesma fonte conta ao Notícias Alentejo.pt que a família seguia de Porto Seguro para Trancoso "numa carrinha de oito lugares". O acidente aconteceu quando a carrinha efectuava "várias ultrapassagens" numa estrada sinuosa. "Primeiro, a um autocarro e depois a um táxi", descreve o amigo da família. "A carrinha despitou-se, capotou duas vezes e só parou num riacho", conta ao Notícias Alentejo.pt a mesma fonte. Os familiares da vítima aguardam que termine o inquérito ao acidente para que o corpo da jovem possa ser trasladado para Portugal, mas ninguém sabe ainda quanto tempo vai demorar esse processo. Ao que a rádio "Antena Sul" pode apurar, o grupo de Évora estava em Porto Seguro há uma semana e "tinha ainda mais uma semana de férias marcada na cidade brasileira". Os pais, o irmão e a amiga sofreram "escoriações ligeiras", informa ainda a rádio "Antena Sul".


Formação: Um terço desempregados consegue trabalho três meses após formação
Mais de um terço dos desempregados que concluír am cursos do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) conseguiu traba lho no espaço de três meses, revela um relatório relativo ao primeiro semestre d e 2004.
O relatório foi feito com base num inquérito a mais de 12.000 formandos do IEFP, aos quais responderam 5.192 pessoas, estando 74,5 por cento delas dese mpregadas antes da frequência do curso.
Dos formandos que estavam sem trabalho, 36 por cento conseguiram empreg o três meses após a conclusão do mesmo, enquanto 45,8 por cento permaneceram des empregados.
Segundo os dados do IEFP, o predomínio do desemprego, uma vez concluída a formação, incidiu fundamentalmente sobre adultos, tendo 54,6 por cento das pe ssoas com 25 ou mais anos continuado sem emprego.
Na análise por regiões, a zona centro foi onde se registou o maior núme ro de adultos desempregados após a formação: 63,1 por cento.
Verificou-se também que os jovens com menos de 25 anos inserem-se mais facilmente no mercado de trabalho do que os adultos, aproximando-se dos 44,1 por cento no continente.
Em declarações à agência Lusa, Cristina Rodrigues do Conselho Directivo do IEFP, realçou que os cursos são uma "ferramenta muito importante para se con seguir um emprego".
No entanto, avisa que a formação não dá, por si, garantias de trabalho.
"Se a economia não gera empregos, a formação também não os gera", diz.
No balanço anual de 2003 do IEFP, das pessoas que antes da formação est avam desempregadas 46,1 por cento conseguiram encontrar um emprego em 9 meses, o que representa uma descida face a 2002, período em que 49,8 por cento dos desem pregados foram colocados.
Os valores registados em Portugal são inferiores, por exemplo, aos veri ficados em Espanha, onde mais de metade dos desempregados conseguiram um emprego em 2004 depois de terminarem os cursos do Plano de Formação e Inserção Professi onal (FIP), segundo o Instituto Nacional de Emprego (INEM) espanhol.
Dos desempregados de curta duração com 25 ou mais anos, 71,03 por cento foram contratados, ao passo que os desempregados de longa duração da mesma faix a etária 54,33 por cento conseguiram trabalho.
No ano passado, os valores dispendidos pelo IEFP para cursos de formaçã o profissional ascenderam a 339 milhões de euros, tendo sido perto de 102 milhõe s de euros subsidiados pelo Fundo Social Europeu (FSE).

EMPRESAS A SEREM INVESTIGADAS PELO FISCO


502473525 ... ADP - Adubos de Portugal, S. A. 500291950 ... AGROS - União de Cooperativas de Produtores de Leite de Entre Douro e Minho e Trás-os-Montes, U. C. R. L. 502091037 ... Air Luxor, S. A. 500013357 ... Alberto Martins Mesquita e Filhos, S. A. 500276862 ... ALCATEL - Portugal Sistemas Comunicacão, S. A. 502693150 ... Alliance Unichem Farmacêutica, S. A. 500311390 ... Amorim e Irmãos, S. A. 500700834 ... ANA - Aeroportos de Portugal, S. A. 980064244 ... Arbora Ausonia, S. L. 500038015 ... Auto Sueco, Lda. 502616695 ... Autoeuropa Automóveis, Lda. 500038961 ... Automóveis Citroën, S. A. 500041393 ... BA - Fábrica de Vidros Barbosa e Almeida, S. A. 500003165 ... Baviera - Comércio Automóveis, S. A. 502783672 ... BENTELER - Indústria de Componentes para Automóveis, Lda. 500155135 ... Bento Pedroso Construcões, S. A. 502315407 ... Blaupunk Auto Rádio Portugal, Lda. 505111780 ... Boavista Futebol Clube Futebol, S. A. D. 500274371 ... Bombardier Transportation Portugal, S. A. 500052999 ... BP Gest 24 - Exploração de Postos de Abastecimento e Lojas de Conveniência - Sociedade Unipessoal, Lda. 501599908 ... BPI Rent - Comércio e Aluguer de Bens, Lda. 500048177 ... BRISA - Auto-Estradas de Portugal, S. A. 504463969 ... C - Companhia Aveirense de Componentes para a Indústria Automóvel, S. A. 500498601 ... Caminhos de Ferro Portugueses, E. P. 501591109 ... Carrefour Portugal - Sociedade de Exploração de Centros Comerciais, S. A. 503039063 ... CATVP - TV Cabo Portugal, S. A. 500060266 ... Celulose Beira Industrial - CELBI, S. A. 500513295 ... CEPSA - Portuguesa Petróleos, S. A. 504704958 ... CIBAL - Distribuição de Bebidas e Alimentação, S. A. 500722900 ... CIMPOR - Cimentos de Portugal, S. G. P. S., S. A. 500782946 ... CIMPOR - Indústria de Cimentos, S. A. 500076936 ... CIN - Corporação Industrial do Norte, S. A. 501369295 ... CME - Construção e Manutenção Electromecânica, Lda. 500332770 ... CODIFAR - Cooperativa Distribuidora Farmacêutica, C. R. L. 500333041 ... COFANOR - Cooperativa de Farmacêuticos do Norte, C. R. L. 502293225 ... COFINA, SGPS, S. A. 501998055 ... COINDU - Componentes para a Indústria Automóvel, S. A. 503309362 ... COLEPCCL Portugal - Embalagens e Enchimentos, S. A. 500273162 ... Colgate Palmolive, Unipessoal, Lda. 500068801 ... Companhia IBM Portuguesa, S. A. 500068887 ... Companhia Industrial de Resinas Sintéticas - CIRES, S. A. 500068330 ... COMPAL - Companhia Produtora de Conservas Alimentares, S. A. 502607920 ... Companhia Portuguesa de Hipermercados, S. A. 500069891 ... COMPTA - Equipamentos e Serviços de Informática, S. A. 502703628 ... Computer 2000 Portuguesa, Lda. 500073791 ... Construtora Abrantina, S. A. 500073945 ... Construtora do Tâmega, S. A. 502273941 ... Contacto - Sociedade de Construções, S. A. 502322004 ... Continental Mabor - Indústria de Pneus, S. A. 500336512 ... COOPROFAR - Cooperativa de Proprietários de Farmácia, C. R. L. 500077797 ... Corticeira Amorim, SGPS, S. A. 502557400 ... CPCDI - Companhia Portuguesa de Computadores e Distribuição de Produtos Informáticos, S. A. 503293695 ... CPPE - Companhia Portuguesa de Produção de Electricidade, S. A. 500077568 ... CTT - Correios de Portugal, S. A. 500861064 ... Danone Portugal, S. A. 502687843 ... DELPHI - Automotive Systems - Portugal, S. A. 503003808 ... Dia - Portugal Supermercados, S. A. 500090114 ... EDIFER - Construções Pires Coelho e Fernandes, S. A. 502605731 ... EDINFOR - Sistemas Informáticos, S. A. 504394029 ... EDP Distribuição - Energia, S. A. 511010435 ... EEM - Empresa de Electricidade da Madeira, S. A. 500091480 ... Efacec Capital, S. G. P. S., S. A. 501810285 ... El Corte Inglês Grandes Armazéns, S. A. 511033745 ... Elca Cosméticos, Lda. - Zona Franca da Madeira 500023875 ... Empreiteiros Casais António Fernandes Silva, S. A. 500906840 ... EPAL - Empresa Portuguesa de Águas Livres, S. A. 500099804 ... Esso Portuguesa, Lda. 500100527 ... Estaleiros Navais de Viana Castelo, S. A. 504504274 ... Estoril Sol (III) - Turismo, Animação e Jogo, S. A. 500101221 ... Estoril Sol, S. G. P. S., S. A. 500347506 ... Eurest Portugal - Sociedade Europeia de Restaurantes, Lda. 500139130 ... FAURECIA - Assentos de Automóvel, Lda. 502013419 ... Feira Nova Hipermercados, S. A. 980064937 ... Ferrovial Agroman, S. A. - Sucursal em Portugal. 501906517 ... Fiat Distribuidora Portugal, S. A. 503933139 ... FIMA/VG - Distribuição de Produtos Alimentares, Lda. 500116822 ... FISIPE - Fibras Sintéticas de Portugal, S. A. 503952230 ... FNAC Portugal - Actividades Culturais e Distribuição de Livros, Discos, Multimédia e Produtos Técnicos, Lda. 500118035 ... Ford Lusitana, S. A. 503130630 ... Fromageries Bel Portugal, S. A. 504076574 ... Futebol Clube do Porto Futebol, S. A. D. 502432470 ... G. M. A. C. - Comércio e Aluguer Veículos, Lda. 503043745 ... GALPGESTE - Gestão de Áreas de Serviço, Lda. 504807277 ... GCT - Sociedade Imobiliária, S. A. 500357145 ... General Motors Portugal, Lda. 503032603 ... GESCARTÃO, S. G. P. S., S. A. 502814381 ... GESTIRETALHO - Gestão e Consultoria para a Distribuição a Retalho, S. A. 501228802 ... Gil Vicente Futebol Clube 500139962 ... GLAXOSMITHKLINE - Produtos Farmacêuticos, Lda. 500096791 ... Global Notícias Publicações, S. A. 503263834 ... GRUNDIG - Sistemas de Electrónica, Lda. 502816481 ... Grupo Media Capital, S. G. P. S., S. A. 511220448 ... Grupo Pestana, S. G. P. S., S. A. 500265763 ... Grupo Soares da Costa, S. G. P. S., S. A. 503573663 ... Hospital de Amadora/Sintra - Sociedade Gestora, S. A. 506361454 ... Hospital Geral de Santo António, S. A. 980173035 ... Iberotrade International A. G. - Sucursal na Madeira (Portugal) (Zona Franca da Madeira). 501669477 ... IBERSOL, S. G. P. S., S. A. 503933147 ... IGLOOLA - Distribuição de Gelados e Ultracongelados, Lda. 500136971 ... Imobiliária Construtora Grão Pará, S. A. 502437464 ... IMPRESA - Sociedade Gestora de Participações Sociais, S. A. 500137994 ... INAPA - Investimentos, Participações e Gestão, S. A. 500828822 ... Indesit Company Portugal Electrodomésticos, S. A. 503690287 ... Infineon Technologies - Fabrico de Semicondutores de Portugal, S. A. 512032386 ... INSCO - Insular Hipermercados, S. A. 500100144 ... Jerónimo Martins, S. G. P. S., S. A. 511153520 ... K. J. T. - Engenharia, Materiais e Serviços para a Indústria Energética, Lda. - Zona Franca da Madeira. 503183997 ... LACTOGAL - Produtos Alimentares, S. A. 504061763 ... Lear Corporation Portugal - Componentes para Automóveis, S. A. 500073880 ... LENA - Engenharia e Construções, S. A. 503933155 ... LEVERELIDA - Distribuição de Produtos de Limpeza e Higiene Pessoal, Lda. 503340855 ... LIDL & C.ª 503517666 ... LISBOAGÁS GDL - Sociedade Distribuidora de Gás Natural de Lisboa, S. A. 500166587 ... LISGRÁFICA - Impressão e Artes Gráficas, S. A. 511070756 ... LNG - Serviços e Gestão de Projectos, Sociedade Unipessoal. 503682314 ... Logista Portugal - Distribuição de Publicações, S. A. 500011443 ... Longa Vida - Indústrias Lácteas, S. A. 505364115 ... Lusitânia - Construtoras das Auto-Estradas das Beiras Litoral e Alta, A. C. E. 503204447 ... LUSOSIDER - Aços Planos, S. A. 501576304 ... M. E. C. I. - Montagens Eléctricas Civis e Industriais, S. A. 502030712 ... MAKRO - Cash & Carry Portugal, S. A. 500179883 ... Manuel Nunes e Fernandes, S. A. 500853975 ... Manuel Rui Azinhais Nabeiro, Lda. 511124724 ... Marítimo da Madeira Futebol, S. A. D. 502430850 ... Media Planning - Publicidade, S. A. 502798670 ... MEGAMEIOS - Publicidade e Meios, A. C. E. 500049424 ... Mercedes Benz Portugal - Comércio de Automóveis, S. A. 500191360 ... Merck Sharp & Dohme, Lda. 504533525 ... MIDSID - Sociedade Portuguesa de Distribuição, S. A. 500293520 ... Mitsubishi Motors Portugal, S. A. 502011475 ... Modelo Continente Hipermercados, S. A. 501532927 ... Modelo Continente, S. G. P. S., S. A. 500099820 ... MODIS - Distribuição Centralizada, S. A. 501112308 ... Monte e Monte, S. A. 500197814 ... Mota-Engil - Engenharia e Construção, S. A. 500195838 ... MSF - Moniz da Maia Serra e Fortunato Empreiteiros, S. A. 504448064 ... Navegação Aérea de Portugal - NAV Portugal, E. P. E. 500201307 ... Nestlé Portugal, S. A. 504548972 ... NORACE - Construtoras das Auto-Estradas do Norte, A. C. E. 504069101 ... NORMETRO Agrupamento do Metropolitano do Porto, A. C. E. 502280182 ... NOVABASE - S. G. P. S., S. A. 500063524 ... NOVARTIS FARMA - Produtos Farmacêuticos, S. A. 502604751 ... NOVIS TELECOM, S. A. 500364877 ... OCP - Portugal Produtos Farmacêuticos, S. A. 500205469 ... OBRECOL - Obras e Construções, S. A. 500792828 ... OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal, S. A. 502576081 ... OLEOCOM - Comércio de Oleaginosas, S. A. 504073206 ... ONITELECOM - Infocomunicações, S. A. 500207577 ... OPCA - Obras Públicas e Cimento Armado, S. A. 503922692 ... OPTIMUS - Telecomunicações, S. A. 504510436 ... Os Belenenses - Sociedade Desportiva de Futebol, S. A. D. 500211310 ... Papelaria Fernandes - Indústria e Comércio, S. A. 503541320 ... PARAREDE - S. G. P. S., S. A. 502745720 ... Península Trading, Lda. 502690887 ... PETRIN - Petróleos e Investimentos, S. A. 500697370 ... Petróleos de Portugal - PETROGAL, S. A. 500064580 ... Peugeot Citroën Automóveis Portugal, S. A. 502995912 ... Peugeot Portugal Automóveis, S. A. 500829993 ... Pingo Doce - Distribuição Alimentar, S. A. 503025798 ... PORTUCEL - Empresa Produtora de Pasta e Papel, S. A. 503097055 ... Portucel Viana - Empresa Produtora de Papéis Industriais, S. A. 502030879 ... PORTUGÁLIA - Companhia Portuguesa de Transportes Aéreos, S. A. 505811405 ... POWERMEDIA - Serviços Publicitários, S. A. 502897562 ... PSA - Gestão, Comércio e Aluguer de Veículos, S. A. 504615947 ... PT Comunicações, S. A. 504453513 ... PT Multimédia - Serviços de Telecomunicações e Multimédia, S. G. P. S., S. A. 502840757 ... PT Prime - Soluções Empresariais de Telecomunicações e Sistemas, S. A. 500832234 ... QUIMIGAL - Química de Portugal, S. A. 506730166 ... Radiotelevisão Portuguesa - Serviço Publico de Televisão, S. A. 500970599 ... RCI GEST - Sociedade de Comércio de Automóveis, S. A. 500731748 ... REAGRO - Importação Exportação, S. A. 500145415 ... Recheio Cash & Carry, S. A. 500400997 ... REDITUS - Sociedade Gestora de Participações Sociais, S. A. 500658390 ... REFRIGE - Sociedade Industrial de Refrigerantes, S. A. 503882003 ... Regional Mercadorias - Sociedade Central de Aprovisionamento, S. A. 503264032 ... REN - Rede Eléctrica Nacional, S. A. 500970602 ... Renault Nissan Portugal, S. A. 500246963 ... Repsol Combustíveis, S. A. 500600643 ... Repsol Polímeros, Lda. 501348891 ... Repsol Portugal Petróleo e Derivados, Lda. 500203466 ... ROCA - Cerâmica e Comércio, S. A. 500233810 ... Roche - Farmacêutica e Química, Lda. 511082878 ... ROCOIL - Trading e Comércio, Lda. 501793127 ... RODOGESTE - Gestão de Postos Rodoviários, Lda. 503617326 ... S. P. L. A. - Sociedade Portuguesa de Leilões de Automóveis, S. A. 503219886 ... SAG GEST - Soluções Automóvel Globais, S. G. P. S., S. A. 511069790 ... Saipem Portugal - Comércio Marítimo, Sociedade Unipessoal, Lda. 505955342 ... Salvador Caetano - Comércio de Automóveis, S. A. 500239037 ... Salvador Caetano - Indústrias Metalúrgicas e Veículos de Transporte, S. A. 501325301 ... Samsung Electrónica Portuguesa, S. A. 504976770 ... SAS - Autosystemtechnik de Portugal, Unipessoal, Lda. 512029393 ... SATA Internacional - Serviços e Transportes Aéreos, S. A. 511147236 ... SCC - Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, S. A. 500243590 ... SECIL - Companhia Geral de Cal e Cimento, S. A. 500243719 ... SECURITAS - Serviços e Tecnologia de Segurança, S. A. 502593130 ... SEMAPA - Sociedade de Investimento e Gestão S. G. P. S., S. A. 501450831 ... SGAL - Sociedade Gestora da Alta de Lisboa, S. A. 503204455 ... Siderurgia Nacional - Empresa de Produtos Longos, S. A. 500247480 ... Siemens, S. A. 502142324 ... Sierra Managent Portugal - Gestão de Centros Comerciais, S. A. 500301522 ... SIVA - Sociedade de Importação de Veículos Automóveis, S. A. 500255342 ... Sociedade Comercial Orey Antunes, S. A. 500265445 ... Sociedade de Construções H. Hagen, S. A. 501940626 ... Sociedade Independente de Comunicação, S. A. 505924170 ... Sociedade de Construções Soares da Costa, S. A. 501421971 ... SOLBI - Sociedade Luso-Britânica de Informática, Lda. 500272484 ... SOLVERDE - Sociedade de Investimentos Turísticos da Costa Verde, S. A. 503156000 ... SOMAGUE - Engenharia, S. A. 500058580 ... SONAE - Indústria, Produção e Comercialização de Derivados de Madeira, S. A. 500204128 ... SONAE - Indústria, S. G. P. S., S. A. 500273170 ... SONAE - Sociedade Gestora de Participações Sociais, S. A. 502028351 ... SONAECOM - S. G. P. S., S. A. 501754580 ... Sony Portugal, Lda. 500636630 ... SOPORCEL - Sociedade Portuguesa de Papel, S. A. 500274207 ... SOQUIFA - Medicamentos, S. A. 511085320 ... Souza Cruz Overseas, S. A.- Zona Franca da Madeira. 500833532 ... SOVENA - Comércio e Indústria de Produtos Alimentares, S. A. 506651649 ... SPDH - Serviços Portugueses de Handling, S. A. 504882066 ... Sport Lisboa e Benfica Futebol, S. A. D. 504205498 ... Sporting Clube de Braga Futebol, S. A. D. 503994499 ... Sporting - Sociedade Desportiva de Futebol, S. A. D. 500277486 ... SUMOLIS - Companhia Industrial de Frutas e Bebidas, S. A. 502529750 ... T. V. I. - Televisão Independente, S. A. 500834784 ... Tabaqueira, S. A. 500278571 ... TAGOL - Companhia de Oleaginosas do Tejo, S. A. 500274460 ... Tate & Lyle - Açúcares de Portugal, S. A. 500097488 ... Teixeira Duarte - Engenharia e Construções, S. A. 502869674 ... Tejo Energia - Produção e Distribuição de Energia Eléctrica, S. A. 501189696 ... TERTIR - Terminais de Portugal, S. A. 500845301 ... Tetra Pak Portugal, S. A. 511061641 ... The Swatch Group Europa, Sociedade Unipessoal, S. A. - Zona Franca da Madeira. 502600268 ... TMN - Telecomunicações Móveis Nacionais, S. A. 503221988 ... TMP - Total de Meios Publicidade, S. A. 500925712 ... Top Tours - Viagens e Turismo, S. A. 503103616 ... TRANSGÁS - Sociedade Portuguesa de Gás Natural, S. A. 504286447 ... TRANSMETRO Construção de Metropolitano, A. C. E. 500278725 ... Transportes Aéreos Portugueses, S. A. 511068913 ... TSKJ II - Construções Internacionais, Sociedade Unipessoal, Lda. 511075170 ... TSKJ - Serviços de Engenharia, Lda. - Zona Franca da Madeira. 503310026 ... TURBOGÁS - Produtora Energética, S. A. 504466356 ... União Desportiva de Leiria Futebol, S. A. D. 500292060 ... União de Farmacêuticos de Portugal, C. R. L. 505476495 ... UNICER - Cervejas, S. A. 505929970 ... UNICER - Distribuição de Bebidas, S. A. 502029110 ... UNIFAC - União de Importadores de Matérias-Primas, S. A. 500978654 ... VAA - Vista Alegre Atlantis, S. G. P. S., S. A. 502974214 ... VANPRO - Assentos, Lda. 500428344 ... VASP - Distribuidora de Publicações, Lda. 500297177 ... Viagens Abreu, S. A. 504934619 ... VIANOR - Construtoras das Auto-Estradas da Costa de Prata, A. C. E. 980037042 ... Visteon Portuguesa, Ltd. 501144013 ... Vitória Sport Clube. 502544180 ... Vodafone Portugal - Comunicações Pessoais, S. A. 500666474 ... VULCANO - Termo Domésticos, S. A. 511152450 ... WAINFLEET - ALUMINA S. U., Lda. - Zona Franca da Madeira. 511150245 ... WANADOO - Serviços de Internet, Unipessoal, Lda. 511137222 ... Wellax Food L. C. de Produtos Alimentares, Unipessoal, Lda.$P 503630330 ... WORTEN - Equipamentos para o Lar, S. A. 501719016 ... Yazaki Saltano Portugal - Componentes Eléctricos para Automóveis, Lda. 500302200 ... ZAGOPE - Construções e Engenharia, S. A. 500781419 ... Zara Portugal - Confecções, Unipessoal, Lda.
NIPC ... Nome
502905344 ... A. C. V. - Agência de Câmbios de Vilamoura, Lda. 980091063 ... Abbey National Gibraltar, Ltd. 980145821 ... Abbey National Treasury International, Ltd. 980037964 ... Abn Ambro Bank, N. V. 911005846 ... Abn Amro Bank, N. V. - sucursal financeira exterior. 980049520 ... ADA - Ayuda Del Automobilista, S. A. 980073456 ... ADA - Ayuda Del Automobilista, S. A.de Seguros y Reasseguros - Agência Geral em Portugal. 980072778 ... Aegon Levensverzekering, N. V. 500558744 ... Agência de Câmbios - J. R. Peixe Rei & C.ª, Lda. (Sucessores) 502920718 ... Agência de Câmbios Central, Lda. 980002559 ... AIDE - Assistência Seguros y Reaseguros, S. A. 980051070 ... AIG Europe - Agência Geral em Portugal, S. A. 980277736 ... Allianz Dresdner Asset Management International - escritório de representação em Portugal. 504095021 ... ALRIMO - Gestão de Fundos de Investimento Mobiliário, S. A. 980006767 ... American Life Insurance Company 502580836 ... Amorim Patrimónios - Sociedade Gestora de Patrimónios, S. A. 502125594 ... APICAPITAL Sociedade de Capital de Risco, S. A. 980259207 ... ARAG - Cia. Internacional de Seguros y Reasseguros, S. A. 504312189 ... Atrium InvestimentosSociedade Financeira de Corretagem, S. A. 980022495 ... Aviva Vie - Société Anonyme d'Assurance Vie et Capitalisation 980188083 ... AXA - General Insurance, Ltd. (sucursal). 502220473 ... AXA Portugal - Companhia de Seguros de Vida, S. A. 503454109 ... AXA Portugal - Companhia de Seguros, S. A. 502010304 ... BPI Pensões - Sociedade Gestora de Fundos de Pensões, S. A. 502397586 ... BPN - Gestão de Activos, S. A. 504348051 ... BIG Fundos - Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Mobiliário, S. A. 980113539 ... BAIL Investissement Fonciere, S. A. - sucursal em Portugal. 500734305 ... Banco Activobank Portugal, S. A. 503824810 ... Banco Alves Ribeiro, S. A. 980132630 ... Banco Atlântico, S. A. - sucursal em Portugal. 505274922 ... Banco BAI Europa, S. A. 502593687 ... Banco Bilbao Vizcaya Argentaria Portugal, S. A. 501214534 ... Banco BPI, S. A. 503016160 ... Banco Cetelem, S. A. 512004528 ... Banco Comercial dos Açores, S. A. 501525882 ... Banco Comercial Português, S. A. 504655256 ... Banco de Investimento Global, S. A. 502924047 ... Banco de Investimento Imobiliário, S. A. 500792771 ... Banco de Portugal. 980113385 ... Banco do Brasil, S. A. 502085592 ... Banco Efisa, S. A. 501385932 ... Banco Espírito Santo de Investimento, S. A. 512061840 ... Banco Espírito Santo dos Açores, S. A. 500852367 ... Banco Espírito Santo, S. A. 980268397 ... Banco Fiduciário Internacional (I. F. I.), S. A. - escritório de representação. 501897020 ... Banco Finantia, S. A. 501629327 ... Banco Internacional de Crédito, S. A. 503305979 ... Banco Itaú Europa, S. A. 980251796 ... Banco Itaú, S. A. 511073267 ... Banco Madesant, Sociedade. Unipessoal, S. A. 500280312 ... Banco Mais, S. A. 980069211 ... Banco Natwest España, S. A. 980197058 ... Banco Popular Español, S. A. - sucursal em Portugal. 504655361 ... Banco Português de Gestão, S. A. 503569046 ... Banco Português de Investimento, S. A. 502244518 ... Banco Privado Português, S. A. 511133340 ... Banco Rural Europa, S. A. 501592245 ... Banco Santander Portugal, S. A. 500844321 ... Banco Santander Totta, S. A. 500766711 ... Banco Totta e Açores, S. A. 980106621 ... Banco Tyumen Credit 502261722 ... BANIF - Banco de Investimento, S. A. 512029253 ... BANIF ACOR Pensões - v. Gestora de Fundos de Pensões, S. A. 511202008 ... BANIF - Banco Internacional do Funchal, S. A. 502592230 ... vBANIF Crédito - S. F. A. C., S. A. 502603046 ... BANIF Gestão de Activos - Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Mobiliário, S. A. 502323876 ... BANIF Leasing, S. A. 511029730 ... BANIF, S. G. P. S., S. A. 511084625 ... BANKBOSTON Latino Americano, S. A. 980274230 ... Banque Accord, S. A.- sucursal em Portugal. 980309174 ... Banque Centrale de Compensation - Lch. Learnet, S. A. - escritório de representação. 980203597 ... Banque Priveé Edmond de Rothschild Europe sucursal portuguesa. 980145260 ... Banque PSA Finance Holding - sucursal em Portugal. 980000874 ... Barclays Bank, P. L. C. 502393610 ... Barclays Fundos, S. A. 980093600 ... Barclays Vida P. C. Seguros, S. A. - agência geral em Portugal. 502802022 ... BBV Gest - Sociedade Gestora de Fundos de Investimentos Mobiliário, S. A. 502801808 ... BBVA - Instituição Financeira de Crédito, S. A. 502802014 ... BBVA Fundos - Sociedade Gestora de Fundos de Pensões, S. A. 502108312 ... BBVA Leasimo - Sociedade de Locação Financeira, S. A. 980255732 ... BBVA Seguros - S. A. de Seguros e Reasseguros - sucursal em Portugal. 501731334 ... BCP - Sociedade Portuguesa Capital de Risco, S. A. 501451250 ... BCP Investimento - Banco Comercial Português de Investimento, S. A. 502330937 ... Besleasing e Factoring - Instituição Financeira de Crédito, S. A. 505149060 ... BEST - Banco Electrónico de Serviço Total, S. A. 506900088 ... BLUE - Activos Financeiros, Sociedade Gestora de Patrimónios, S. A. 502111232 ... BMF - Sociedade Gestão Patrimónios, S. A. 980191599 ... BMW Bank, GmbH - sucursal portuguesa. 502607084 ... BNC - Banco Nacional Crédito, S. A. 502914904 ... BNC GERFUNDOS - Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Mobiliário, S. A. 503058696 ... BNC PREDIFUNDOS - Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Imobiliário, S. A. 501910484 ... BNP Factor - Companhia Internacional de Aquisição de Créditos, S. A. 980000416 ... BNP Paribas. 980250390 ... BNP Paribas Lease Group, S. A. 980284120 ... BNP Paribas Private Bank, S. A. 502443022 ... BPI Fundos - Gestão de Fundos de Investimento Mobiliário, S. A. 502623543 ... BPI Vida - Companhia de Seguros de Vida, S. A. 503159093 ... BPN - Banco Português de Negócios, S. A. 502488468 ... BPN Crédito - Instituição Financeira de Crédito, S. A. 502618302 ... BPN Gestão de Activos - Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Mobiliário, S. A. 504801856 ... BPN IMOFUNDOS - Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Imobiliário, S. A. 502519215 ... BSN Banco Santander de Negócios Portugal, S. A. 501898417 ... Caixa - Banco de Investimentos, S. A. 502525380 ... Caixa Capital - Sociedade de Capital de Risco, S. A. 501464301 ... Caixa Central - Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo, C. R. L. 502119870 ... Caixa Crédito - Sociedade Financeira para Aquisições a Crédito, S. A. 980118212 ... Caixa de Aforros de Vigo Ourense e Pontevedra - CAIXANOVA. 503792527 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Beira Centro, C. R. L. 501841393 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Bairrada e Aguieira, C. R. L. 500989010 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Batalha, C. R. L. 500900116 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Chamusca, C. R. L. 502067152 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Costa Verde, C. R. L. 500971013 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Figueira da Foz, C. R. L. 501070869 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Guarda e Celorico da Beira, C. R. L. 501560475 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Murtosa, C. R. L. 501072373 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Região de Bragança, C. R. L. 500978930 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Região do Fundão e Sabugal, C. R. L. 501780645 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Terra Quente, C. R. L. 501292748 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Zona do Pinhal, C. R. L. 502766620 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo das Serras de Ansião, C. R. L. 501066675 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Abrunheira, C. R. L. 501389059 ... Caixa de Crédito Agrícola Mutuo de Águeda, C. R. L. 501393870 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Albergaria e Sever, C. R. L. 500957339 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Albufeira, C. R. L. 501182608 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Alcácer do Sal, C. R. L. 500989664 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Alcanhões, C. R. L. 500904723 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Alcobaça, C. R. L. 501064796 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Alenquer, C. R. L. 500984549 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Aljustrel e Almodôvar, C. R. L. 501101144 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Amares, C. R. L. 501423958 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Anadia, C. R. L. 500892776 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Armamar e Moimenta da Beira, C. R. L. 501082310 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Arouca, C. R. L. 500988722 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Arruda dos Vinhos, C. R. L. 501376836 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Aveiro e Ílhavo, C. R. L. 501249915 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Avis, C. R. L. 500948445 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Azambuja, C. R. L. 500906467 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Barcelos, C. R. L. 501064800 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Beja e Mértola, C. R. L. 500987602 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Bombarral, C. R. L. 500893080 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Borba, C. R. L. 500901473 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Cadaval, C. R. L. 500965315 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche, C. R. L. 500970670 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Campo Maior, C. R. L. 501092102 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Cantanhede e Mira, C. R. L. 501862552 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Castelo Branco, C. R. L. 501605886 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Castro Daire, C. R. L. 501165010 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Coimbra, C. R. L. 500971331 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Coruche, C. R. L. 500952922 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Elvas, C. R. L. 503848271 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Entre Tejo e Sado, C. R. L. 501269045 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Estarreja, C. R. L. 500989680 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Estremoz, Monforte e Arronches, C. R. L. 500876070 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Évora, C. R. L. 501071318 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Fafe, C. R. L. 501058168 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Favaios, C. R. L. 501057188 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Ferreira do Alentejo, C. R. L. 501399020 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Figueiró dos Vinhos, C. R. L. 501652388 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Fornos de Algodres, C. R. L. 500964548 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Guimarães, C. R. L. 500918910 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Idanha-a-Nova e Penamacor, C. R. L. 501090673 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Lafões, C. R. L. 500955859 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Lamego, C. R. L. 500978921 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Leiria, C. R. L. 501055843 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Loures, C. R. L. 500960151 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Lourinhã, C. R. L. 500903000 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Mafra, C. R. L. 501535101 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Mogadouro e Vimioso, C. R. L. 501422650 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Montalegre, C. R. L. 501705767 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Montemor-o-Novo, C. R. L. 501282874 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Mora, C. R. L. 501400915 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Mortágua, C. R. L. 501132783 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Nelas e Carregal do Sal, C. R. L. 501103813 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Oliveira de Azeméis, C. R. L. 501368825 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Oliveira do Bairro, C. R. L. 501611509 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Oliveira do Hospital, C. R. L. 501293191 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Ovar, C. R. L. 501819401 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Paredes, C. R. L. 500990689 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Pernes, C. R. L. 501115773 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Pombal, C. R. L. 501089950 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Ponte de Sor, C. R. L. 501073027 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Portalegre e Alter do Chão, C. R. L. 500989133 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Porto de Mós, C. R. L. 503750166 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Esposende, C. R. L. 500900159 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Sã João da Pesqueira, C. R. L. 501116591 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Salvaterra de Magos, C. R. L. 500892784 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Santiago do Cacém, C. R. L. 501544003 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Santo Tirso, C. R. L. 500956693 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de São Bartolomeu de Messines e São Marcos da Serra, C. R. L. 501209832 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de São Pedro do Sul, C. R. L. 501145370 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de São Teotónio, C. R. L. 501412891 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Sátão e Vila Nova de Paiva, C. R. L. 501216022 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Seia, C. R. L. 500998167 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Silves, C. R. L. 501891986 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Sintra e Litoral, C. R. L. 500951179 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Sobral de Monte Agraço, C. R. L. 501073540 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Sousel, C. R. L. 500904731 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Tarouca, C. R. L. 501760326 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Terras de Miranda do Douro, C. R. L. 501603719 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Terras do Sousa, Basto e Tâmega, C. R. L. 501130322 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Torres Vedras, C. R. L. 501937501 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Tramagal, C. R. L. 501443380 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Vagos, C. R. L. 501292730 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Vale de Cambra, C. R. L. 500969370 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Vila Franca de Xira, C. R. L. 500902852 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Vila Nova de Anços, C. R. L. 500948658 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Vila Nova de Famalicão, C. R. L. 501110470 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Vila Nova de Tazém, C. R. L. 501071334 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Vila Verde e de Terras do Bouro, C. R. L. 500928738 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Vila Viçosa, C. R. L. 501082000 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Viseu-Tondela, C. R. L. 503437131 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do algarve, C. R. L. 501393420 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Alto Corgo e Tâmega, C. R. L. 500878668 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Alto Douro, C. R. L. 501071326 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Alto Guadiana, C. R. L. 503656267 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Alto Minho, C. R. L. 500949646 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Cartaxo, C. R. L. 501057331 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Guadiana Interior, C. R. L. 503707058 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Minho, C. R. L. 504056573 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Norte Alentejano, C. R. L. 503678767 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Ribatejo Centro, C. R. L. 503584312 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Ribatejo Norte, C. R. L. 504091735 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Ribatejo Sul, C. R. L. 501073035 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Sotavento Algarvio, C. R. L. 501119531 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Vale do Dão, C. R. L. 501455299 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Vale do Douro, C. R. L. 501471758 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Vale do Sousa e Baixo Tâmega, C. R. L. 501665897 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Vale do Távora, C. R. L. 512006296 ... Caixa de Crédito Agrícola Mútuo dos Açores, C. R. L. 500745927 ... Caixa Económica da Associação de Socorros Mútuos de Empregados no Comércio de Lisboa. 512004803 ... Caixa Económica da Misericórdia de Angra do Heroísmo. 501213635 ... Caixa Económica do Porto Anexa a Beneficência Familiar - Associação de Socorros Mútuos. 500792615 ... Caixa Económica Montepio Geral. 500745552 ... Caixa Económica Social Anexa a Previdência Familiar do Porto - Associação de Socorros Mútuos. 500960046 ... Caixa Geral Depósitos, S. A. 504868713 ... Caixa Leasing e Factoring - Instituição Financeira de Crédito, S. A. 502454563 ... Caixa Gest - Técnicas de Gestão de Fundos, S. A. 980207274 ... Caja de Ahorros de Galicia - sucursal. 980191807 ... Caja de Ahorros y Monte de Piedad de Madrid representação permanente em Portugal. 980311349 ... CALYON - escritório de representação em Portugal. 503492400 ... Capital Câmbios - Agência de Câmbios, S. A. 980147913 ... Cardif Assurance Vie. 980148243 ... Cardif Assurances Risques Divers. 503411515 ... CARES - Companhia de Seguros, S. A. 502116188 ... Carnegie Investimentos - Gestão Patrimónios, S. A. 980104033 ... Caterpillar Financial - Corporation Financiera, S. A.Estabelecimento Finaciero de Crédito - sucursal em Portugal. 502777460 ... CGD Pensões - Sociedade Gestora de Fundos de Pensões, S. A. 502105178 ... Change Partners - Sociedade de Capital de Risco, S. A. 980194121 ... Citibank International, P. L. C. - sucursal em Portugal. 980194113 ... Citibank International, P. L. C. - sucursal financeira exterior (Zona Franca da Madeira). 980226961 ... Clariden Bank, A. G. - escritório de representação. 505306697 ... CLASSEGEST - Sociedade Gestora de Patrimónios, S. A. 980263638 ... Close Bank Guernsey, Ltd. 980125995 ... COFIDIS. 980296870 ... Combined Life Assurance Company, Ltd. 500940231 ... Companhia de Seguros Tranquilidade, S. A. 503024856 ... Companhia de Seguros Tranquilidade Vida, S. A. 980149959 ... Companhia Española de Seguros y Reasseguros de Crédito y Caucion, S. A. - sucursal em Portugal. 502135794 ... Companhia Gestora de Fundo Imobiliário - URBIFUNDO, S. A. 503496944 ... Companhia Portuguesa de Seguros de Saúde, S. A. 500926980 ... Companhia Portuguesa de Resseguros, S. A. 500918880 ... Companhia de Seguros Fidelidade - Mundial, S. A. 980204208 ... Compagnie Française d'Assurance pour le Commerce Exterieur - COFACE - sucursal em Portugal. 512004048 ... Companhia de Seguros Açoreana, S. A. 500069514 ... Companhia de Seguros Allianz Portugal, S. A. 503640549 ... Companhia de Seguros Sagres, S. A. 503052744 ... Correia & Viegas - Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Imobiliário, S. A. 500726000 ... COSEC - Companhia de Seguros de Créditos, S. A. 502682310 ... COTACÂMBIOS - Agência de Câmbios, S. A. 500123101 ... COTAVALOR - Sociedade Corretora, S. A. 503533726 ... CREDIBOM - Instituição Financeira de Crédito, S. A. 502449349 ... CREDIFIN - Banco de Crédito ao Consumo, S. A. 502608684 ... CREDIFLASH - Sociedade Financeira para Aquisições a Crédito, S. A. 503207250 ... CREDIPLUS - Companhia Portuguesa de Cartões de Crédito para a Distribuição, S. A. 980040612 ... Crédit Industriel et Commercial, S. A. 980210534 ... Crédit Suisse - escritório de representação. 502449110 ... Crédito Agrícola Dealer - Sociedade Financeira de Corretagem, S. A. 502124695 ... Crédito Agrícola Gest - Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Mobiliário, S. A. 504405489 ... Crédito Agrícola Vida Companhia de Seguros, S. A. 502927640 ... CREDIVALOR - Sociedade Parabancária de Valorização de Créditos, S. A. 503320730 ... Daimlerchryler Services Portugal - Aluguer de Automóveis Lda.$P 502349620 ... Deutsche Bank Portugal, S. A. 980196248 ... Dexia Project & Public Finance International Bank 504767640 ... DIF-BROKER - Sociedade Corretora, S. A. 980186196 ... Dresdner Bank Luxembourg, S. A. - sucursal financeira exterior (Zona Franca da Madeira). 504719734 ... EMPÓRIO - Agência de Câmbios, Lda. 503469904 ... ESAF - Espírito Santo Assessores Financeiros, S. A. 502801026 ... ESAF - Espírito Santo Fundos de Investimentos Imobiliários, S. A. 502253169 ... ESAF - Espírito Santo Fundos de Pensões, S. A. 501882618 ... ESAF - Espírito Santo Fundos Investimento Mobiliário, S. A. 501834141 ... ESAF - Espírito Santo Gestão de Patrimónios, S. A. 980169380 ... Escritório de representação em Portugal do Banco Comercial de Macau, S. A. 980120985 ... España, S. A.- Companhia Nacional de Seguros. 980044502 ... Espírito Santo - Bank of Florida. 502040246 ... Espírito Santo Capital - Sociedade de Capital de Risco, S. A. 502271604 ... Espírito Santo Dealer - Sociedade Financeira de Corretagem, S. A. 503718092 ... Espírito Santo, Companhia de Seguros, S. A. 504607545 ... Euro - Agência de Câmbios, Lda. 502733209 ... EUROFACTORING - Sociedade de Factoring, S. A. 980263573 ... Eurohypo Aktiengesellschaft - sucursal em Portugal. 504825330 ... Euronext Lisbon - Sociedade Gestora de Mercados Regulamentados, S. A. 503034975 ... Europe Assistance - Companhia Portuguesa de Seguros de Assistência, S. A. 980242282 ... European Credit Management, Ltd. (escritório de representação). 504917692 ... Eurovida - Companhia de Seguros de Vida, S. A. 502820225 ... F & C Portugal Gestão de Patrimónios, S. A. 502755407 ... F Turismo Capital de Risco, S. A. 503511668 ... F Turismo Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Imobiliário, S. A. 980089786 ... FCE Bank, P. L. C. 501858458 ... Fibeira Fundos - Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Imobiliário, S. A. 502673478 ... Fidis Retail Instituição Financeira de Crédito, S. A. 980148324 ... Financial Assurance Company, Ltd. 980148332 ... Financial Insurance Company, Ltd. 980187125 ... Financiera El Corte Ingles EFCSA, sucursal em Portugal. 501366261 ... Finangeste Empresa Financeira Gestão e Desenvolvimento, SARL. 502530588 ... FINANSER - Sociedade Financeira de Corretagem, S. A. 505983230 ... Finantia Sociedade Gestora de Fundos de Titularização de Créditos, S. A. 501894632 ... Fincor Mediação Financeira, S. A. 502905590 ... Fincor Soc. Corretora, S. A. 502090243 ... Finibanco Holding, SGPS, S. A. 505087286 ... Finibanco, S. A. 502774312 ... FINICREDITO - Instituição Financeira de Crédito, S. A. 503809810 ... Finivalor Soc. Gestora de Fundos Mobiliários, S. A. 980002990 ... Fortis Bank - Sucursal em Portugal. 502642238 ... Frederico - Agência de Câmbios, Lda. 506556310 ... Full Trust, Sociedade Gestora de Patrimónios, S. A. 502810696 ... vFund Box Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Imobiliário, S. A. 501783601 ... Fundimo Soc. Gestora de Fundos de Investimento Imobiliário, S. A. 501965963 ... Futuro Soc. Gestora Fundos Pensões, S. A. 502661321 ... Gan Portugal Seguros, S. A. 502661313 ... Gan Portugal Vida Companhia Seguros, S. A. 506209199 ... GARVAL - Sociedade de Garantia Mútua, S. A. 501211128 ... GE Consumer Finance IFIC - Instituição Financeira de Crédito, S. A. 502318988 ... GEF Gestão Fundos Imobiliários, S. A. 980260914 ... General Electric Capital Bank, S. A., sucursal em Portugal. 501571094 ... General Motors Acceptance Corporation Portugal Serviços Financeiros, S. A. 980060613 ... Generali - Companhia de Seguros, S. p. A. sucursal em Portugal. 502403209 ... Generali Vida Companhia Seguros, S. A. 980085403 ... Génesis Seguros Generales SA de Seguros y Reaseguros. 501710108 ... vGeofinanca Soc. de Investimentos, S. A. 502236000 ... vGesfimo Espírito Santo Irmãos Soc. Gestora Fundos Investimentos Imobiliário, S. A. 502038411 ... Global Companhia Seguros, S. A. 502105070 ... Global Vida Companhia de Seguros de Vida, S. A. 502538430 ... Golden Assets Sociedade Gestora de Patrimónios, S. A. 506396878 ... Golden Broker - Sociedade Corretora, S. A. 502534877 ... Grow Investimentos - Gestão de Patrimónios, S. A. 501209743 ... GTD - Gestão Total de Documentos, S. A. 500723516 ... Heller Factoring Portuguesa, S. A. 980144914 ... Hispamer Servicios Financieros Establecimiento Financiero de Credito, S. A., sucursal em Portugal. 980300479 ... Hypo Real Estate Bank International, sucursal em Portugal. 980290759 ... Hythe Securities, LT - Portugal. 504703528 ... IBCO Gestão de Patrimónios, S. A. 502387831 ... IBM Financiamento Soc. Locação Financeira Mobiliária, S. A. 503075183 ... Imopolis Soc. Gestora de Fundos de Investimento Imobiliário, S. A. 502824840 ... Imorendimento Soc. Gestora de Fundos de Investimento Imobiliário, S. A. 500069468 ... Império Bonança - Companhia de Seguros, S. A. 974826847 ... vING Belgium SA/NV - sucursal em Portugal. 980055563 ... Inter Partner Assistance, S. A., sucursal. 502023813 ... Inter Risco Soc. Capital Risco, S. A. 503811483 ... Interbanco, S. A. 502962275 ... Interbolsa - Sociedade Gestora de Sist. de Liquidação e de Sist. Centralizados de Valores Mobiliarios, S. A. 504523058 ... Intervalores - Sociedade Corretora, S. A. 506118045 ... Investquest Sociedade Gestora de Patrimónios, S. A. 503401692 ... Isalgarve Agência de Câmbios Lda.$P 503267015 ... LJ Carregosa Sociedade Financeira de Corretagem, S. A. 980100291 ... vLa Caixa d'Estalvis i Pensions de Barcelona La Caja de Ahorros y Pensiones de Barcelona. 980059470 ... Legal e General Assurance Society, Ltd. 500068658 ... Liberty Seguros, S. A. 980184320 ... Lico Leasing, S. A., Establecimiento Financiero de Crédito - sucursal. 504579550 ... Lisbon Brokers - Sociedade Corretora S. A. 506209180 ... LISGARANTE - Sociedade de Garantia Mútua, S. A. 980143950 ... London General Insurance Company, sucursal em Portugal 500169403 ... LUBRITEX - Sociedade Administradora de Compras em Grupo, S. A. 501689168 ... Lusitânia Companhia Seguros, S. A. 501845208 ... Lusitânia Vida Companhia Seguros, S. A. 505726394 ... Luso Partners Sociedade Corretora, S. A. 501666303 ... LUSOGRUPOS - Administração e Gestão de Compras em Grupo, S. A. 980073243 ... Mapfre Assistência Companhia Internacional de Seguros y Reaseguros, S. A. 980015740 ... Mapfre Caucion y Credito Companhia Internacional Seguros y Reaseguros, S. A. 980043069 ... Mapfre Seguros Generales C. de Seguros y Raseguros, S. A. 502245816 ... Mapfre Seguros Gerais, S. A. 980015758 ... Mapfre Vida, S. A., Seguros y Reaseguros sobre la Vida Humana. 503490776 ... Margueira Soc. Gestora de Fundos de Investimento Imobiliário, S. A. 503847682 ... MERCÂMBIOS - Agência de Câmbios, Lda. 980177189 ... Merrill Lynch International. 502608722 ... vMG Gestão de Activos Financeiros Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Mobiliário, S. A. 502151889 ... Millennium BCP - Gestão de Fundos de Investimento, S. A. 980054915 ... Monte de Piedad y Caja General de Ahorros de Badajoz. 980281547 ... Monte de Piedad y Caja General de Ahorros de Badajoz (esc. representação). 980079187 ... Monte deI Paschi di Siena (esc. representação). 504797760 ... MTS Portugal S. G. M. Especial de Divida Publica SGMR, S. A. 503682446 ... Mundial - Agência de Câmbios, Lda. 503459585 ... MUNDICÂMBIOS - Agência de Câmbios, Lda. 500726477 ... Mútua Pescadores - Mútua Seguros, C. R. L. 500200068 ... MUTUAMAR - Mútua de Seguros dos Armadores da Pesca de Arrasto. 505849240 ... Navegator SGFTC, S. A. 500963312 ... Norfin Soc. Gestora de Fundos de Investimento Imobiliários, S. A. 506211991 ... NORGARANTE - Sociedade de Garantia Mútua, S. A. 501544941 ... NORGRUPO - Sociedade Administradora de Compras em Grupo, S. A. 502768711 ... NOVACÂMBIOS - Agência de Câmbios, S. A. 502500646 ... OCEANUS - SGFTC, S. A. 501836926 ... Ocidental Companhia Portuguesa de Seguros de Vida, S. A. 501836918 ... Ocidental Companhia Portuguesa Seguros, S. A. 505048922 ... Ok2deal - Sociedade Corretora, S. A. 505944170 ... Opex Sociedade G. M. V. Mobiliários não Regulamentado, S. A. 504716620 ... Orey Gestão A. S. G. Fundos de Investimento Imobiliário, S. A. 501925562 ... P & I Propriedade e Investimento Soc. Gestora Patrimónios, S. A. 502206128 ... PME Capital Soc. Portuguesa Capital de Risco, S. A. 502218835 ... PME Investimentos Soc. Investimento, S. A. 980147085 ... Pastor Servicios Financieros, Establecimiento Financiero de Credito, S. A., sucursal em Portugal. 504661884 ... Pedro Arroja - Gestão de Patrimónios, S. A. 506064859 ... Pedro Arroja Gestão de Fundos de Investimento Mobiliário, S. A. 505705931 ... Pedro Arroja - Soc. Gestora de Fundos de Pensões, S. A. 502544520 ... Pedro Caldeira Soc. Corretora, S. A.(em liquidação). 503455229 ... PENSÕESGERE - Sociedade Gestora de Fundo de Pensões, S. A. 502783940 ... Personal Valve Sociedade Gestora de Patrimónios, S. A. 504955438 ... Portfolio Managers - Sociedade Gestora de Patrimónios, S. A. 503246549 ... Portocâmbios Agência de Câmbios, S. A. 506505642 ... Portucale, SGFTC, S. A. 502073942 ... Previsão Soc. Gestora Fundos Pensões, S. A. 980215536 ... EM Portugal. 980132657 ... Prevoir Vie Groupe Prevoir, S. A., sucursal. 502310928 ... Privado Fundos Soc. de Fundos de Investimento Mobiliário, S. A. 504172239 ... Probolsa Soc. Corretora, S. A. 980190401 ... RCI Bangue Sucursal Portugal. 502834080 ... RCI Gest Leasing - Sociedade de Locação Financeira Mobiliária, S. A. 502039175 ... Real Seguros, S. A. 502245140 ... Real Vida Seguros, S. A. 502913290 ... Refundos Soc. Gestora de Fundos de Investimento Imobiliário, S. A. 501452303 ... Ribeirapera Soc. para o Desenvolvimento Castanheira Pêra, S. A. 503384089 ... Rural Seguros Companhia de Seguros de Ramos Reais, S. A. 503271055 ... SPGM Soc. de Investimento, S. A. 511092601 ... Sanpaolo IMI Bank International, S. A. 980186633 ... Santander Consumer Finance, S. A., sucursal em Portugal. 502330597 ... Santander Gestão de Activos - Sociedade Gestora de Fundos de investimento Mobiliário, S. A. 503541222 ... Santander Pensões Sociedade Gestora Fundos Pensões, S. A. 505297213 ... Santander Totta Seguros - Companhia de Seguros de Vida, S. A. 980206200 ... Schroder Investment Management, Ltd., sucursal em Portugal. 503744999 ... Seguro Directo Gere Companhia de Seguros, S. A. 502857609 ... Selecta Soc. Gestora de Fundos de Investimento Imobiliário, S. A. 501878548 ... Servimedia Soc Mediadora de Capitais, S. A. 501973494 ... SGF Soc. Gestora Fundos Pensões, S. A. 506245802 ... SGFI Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Imobiliário, S. A. 501408819 ... SIBS Soc. Interbancária Serviços, S. A. R. L. 501720820 ... Siemca Soc. Mediadora Capitais, S. A. 501870423 ... Silvip Soc. Gestora Fundo Valores e Investimentos Prediais Fundo Vip, S. A. 980234743 ... Skandia Link, S. A. 506300013 ... Soares & Sutton - Remessas Rápidas, Agência de Câmbios, Lda. 502029676 ... Soc. Gestora Fundo Pensões Banco Portugal, S. A. 502388811 ... Soc. Gestora Fundo Primeiro Imobiliário, S. A. 980001307 ... Societé Generale. 501907440 ... Sodera Investimentos e Projectos, S. A. 503189316 ... Sofinac Soc. Gestora de Fundos de Investimento Imobiliário, S. A. 501370048 ... Sofinloc Instituição Financeira de Crédito, S. A. 503297488 ... Sonaegest Soc. Gestora de Fundos de Investimento, S. A. 502675560 ... Soset Projectos de Desenvolvimento, S. A. 980195810 ... Standard Chartered Bank (CI), Ltd. 502820772 ... TDF Soc. Gestora de Fundos de Investimento Imobiliário, S. A. 980220157 ... The Bank of Tokyo Mitsubishi, Ltd. (escritório de representação). 502395427 ... Título - Sociedade Financeira de Corretagem, S. A. 502598042 ... Totta - Crédito Especializado Instituição Financeira de Crédito, S. A. 505915804 ... TRANS-ENVIO - Agência de Câmbios, Lda. 980256267 ... Transolver Finance EFCSA, sucursal em Portugal. 980108241 ... União de Bancos Suíços UBS. 502870206 ... UNICÂMBIO - Agência de Câmbios, S. A. 500292841 ... Unicre Cartão Internacional Crédito, S. A. 980178258 ... Union de Créditos I. E. F. C. S. U., sucursal em Portugal. 980049636 ... Union del Duero Companhia Seguros Vida, S. A. 501914080 ... Unipensão Soc. Gestora Fundos Pensões, S. A. 506325938 ... Uno Money Transfers, Agência de Câmbios, S. A. 503626236 ... V. I. - Agência de Câmbios, Lda. 504161326 ... VALENÇACÂMBIOS - Agência de Câmbios, S. A. 506292622 ... Valor Alternativo - Sociedade Gestora de Patrimónios, S. A. 504011944 ... Via Directa Companhia de Seguros, S. A. 503218880 ... VICÂMBIOS - Agência de Câmbios, Lda. 503201138 ... Victória Internacional de Portugal, S. G. P. S., S. A. 502821060 ... Victória Seguros de Vida, S. A. 506333027 ... Victória Seguros, S. A. 503065781 ... Vila Gale Gest Soc. Gestora de Fundos de Investimento Imobiliários, S. A. 980268400 ... Volkswagen Bank G., escritório de representação em Portugal. 980192374 ... XL Insurance Company, Ltd. 503583456 ... Zurich Companhia de Seguros Vida, S. A. 500528586 ... Zurich Companhia Seguros, S. A.


Free Hit Counter

El Tiempo en Rtve.es