8/30/2005

negocios


Volkswagen aconselhada a produzir SUV na Autoeuropa (act.)

A fabricante de automóveis alemã Volkswagen anunciou hoje que um comité interno da empresa a aconselhou a escolher a fábrica da Autoeuropa em Palmela para produzir o seu novo utilitário desportivo (SUV), por ser mais barato do que na unidade alemã.
Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt
(actualiza com mais detalhes do comunicado)
A fabricante de automóveis alemã Volkswagen anunciou hoje que um comité interno da empresa a aconselhou a escolher a fábrica da Autoeuropa em Palmela para produzir o seu novo utilitário desportivo (SUV), por ser mais barato do que na unidade alemã.
Num comunicado, a Volkswagem explica a recomendação da fábrica portuguesa, por parte do Comité de Estratégia de Marca e Produto, por uma razão de custos. É que a produção de cada modelo ficará 1.000 euros mais barata na Autoeuropa do que na fábrica na unidade alemã, em Wolfsburgo.
Produzir o SUV na Alemanha não «faz sentido» do ponto de visto económico, refere a VW, acrescentando que «considerando o difícil mercado concorrencial deste segmento, custos adicionais desta magnitude não são toleráveis».
O início da produção do SUV está prevista para 2007 e uma decisão final sobre a escolha da fábrica terá de ser tomada até 26 de Setembro deste ano.
Já ontem o jornal alemão «Der Spiegel», tinha noticiado que a VW poderia escolher a fábrica de Palmela, caso os sindicatos dos trabalhadores das fábricas na Alemanha, a maior e mais antiga do Grupo, não aceitassem os cortes salariais propostos pela marca.
Hoje, a empresa alemã cita um estudo de um comité interno a justificar que o novo todo-o-terreno derivado do Volkswagen Golf ficará mais barato se produzido em Portugal.
Este comunicado da VW pode ser interpretado como uma forma de pressão sobre os sindicatos de trabalhadores da unidade lama, com quem a empresa tem estado a negociar as condições para o SUV ser fabricado em Wolfsburgo.
As relações entre a direcção e os sindicatos do maior fabricante europeu de automóveis estão muito tensas devido aos escândalos de corrupção que envolvem altos cargos da empresa, incluindo o presidente Klaus Volkert, que se viu forçado a demitir do cargo este Verão.
A Volkswagen anunciou um plano para poupar 2.000 milhões de euros até 2011, mas a desvalorização do dólar, que tornou a marca menos competitiva nos EUA, e as constantes reduções no preço dos seus modelos para estimular as vendas na Europa podem atrasar esse objectivo.


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