8/28/2005

LUSA


Crédito: Dívidas ultrapassam rendimento mas são cobertas por património - BPI

Lisboa, 28 Ago (Lusa) - As dívidas das famílias portuguesas ultrapassam o valor dos seus rendimentos (representam 118 por cento), afirma o Banco Português de Investimento (BPI) que desvaloriza o facto alegando que o património é muito superior às dívidas.
Segundo um estudo apresentado pelo BPI, o património das famílias portuguesas representa em média o quádruplo do rendimento disponível, o que revela a existência de uma "almofada" de segurança confortável em termos de cumprimento do crédito.
O estudo "O crédito como catalizador do crescimento económico" adianta ainda que, em geral, as famílias com menos património não financeiro têm tendência para manter o valor dos seus bens acima do valor dos créditos pedidos.
Em média, "os 10 por cento menos ricos têm mais activos que passivos, situando-se a sua riqueza líquida em 1,87 mil euros", refere o documento.
O estudo do BPI alerta, no entanto, para "riscos reais nalgumas franjas da população, nomeadamente na camada mais jovem, cuja contribuição para o aumento dos níveis de endividamento é mais elevada.
"Pelo facto de usualmente usufruírem de rendimentos mais baixos", os jovens "são mais permeáveis à entrada em situações de incumprimento em caso de subida das taxas de juro e/ou situações de desemprego".
No entanto, um estudo do Banco de Portugal revela que apenas 6,1 por cento da população com idade inferior a 30 anos possui riqueza líquida negativa (rendimentos e património inferiores às suas dívidas).
Além dos naturais riscos derivados do desemprego e da subida das taxas de juro, um dos perigos é também a redução do valor de mercado das casas, que diminuiria o valor do património das pessoas sem que haja qualquer redução na dívida.
Também aí o BPI considera que o mercado está relativamente seguro, uma vez que os preços do sector imobiliário não aumentaram tanto em Portugal como noutros países europeus, pelo que tem menor tendência para uma súbita e acentuada correcção em baixa.
TSF.
Lusa/Fim


Free Hit Counter

El Tiempo en Rtve.es