11/07/2006


A China ou o incómodo recém-chegado II
Ou seja: a multiplicidade de proprietários do capital e de interesses envolvidos na gestão das organizações, bem como a rede de actividades exercidas pela organização, colocam com agudeza a questão simples: afinal, quem somos?
Novos actores globais
Note-se que os termos empresa multinacional e empresa transnacional são por vezes considerados sinónimos, Mas podem também designar distintas estratégias de comportamento no mercado global: neste sentido, a empresa multinacional assume uma diferenciação por exemplo em matéria de marketing, dentro de determinados limites, das estratégias praticadas pelos gestores em cada espaço nacional; a empresa transnacional, em sentido mais restrito, já pelo contrário, subordina esses gestores a uma direcção estratégica única.

A primeira fase da política chinesa da «Porta Aberta» visava alguma forma de adaptação explícita da ETN (empresa transnacional) ao contexto chinês. E é claro que conforme os casos, deliberadamente ou não, as chamadas culturas empresariais também são diversas consoante por exemplo se trata de empresas oriundas dos EUA, do Japão ou da Alemanha. Mas a tendência hoje dominante, até por força de factores que estão na base da chamada transição para a economia do conhecimento, reside no que poderia designar-se por desnacionalização da grande corporação projectada no mercado global.

Expliquemos o sentido que aqui damos ao termo.

A ETN, apesar de ser designada por «transnacional», podia conservar algum coeficiente «nacional» por todas ou algumas das razões seguintes: ao nível das «culturas empresariais», isto é, valores explícitos ou implícitos assumidos pela organização e comportamentos típicos dos gestores, consoante as suas origens nacionais (americanos, japoneses ou franceses, por exemplo); conivência ou cumplicidade entre ETN e potências mundiais a nível geoestratégico; localização geográfica predominante em áreas histórica ou culturalmente afins da nação onde se localiza a sede (por exemplo, empresas portuguesas investindo na África de expressão portuguesa, etc.); predomínio de determinada nacionalidade nos detentores do capital da sociedade, podendo imprimir-lhe, por esse facto, certo enviesamento ou bias comportamental com fundamento numa nacionalidade.

Ora, a tendência que hoje predomina vai no sentido de a corporação ser «transnacional» num sentido mais radical. É uma corporação sem raízes geográficas ou culturais precisas, podendo assim – na linha da citada afirmação de Drucker – compor a sua própria imagem e identidade conforme a estratégia de marketing (não só económico em sentido restrito, mas também cultural e político) que for considerada mais adequada no juízo da direcção. E não se trata do «oportunismo» do camaleão que muda de cor em função em ambiente, mas algo de bem mais complexo.

Com a crescente presença das ETN no sector dos serviços e, em particular dos serviços «baseados em conhecimento», como I&DE na saúde e educação, há também uma tendência para a «desmaterialização» da ETN e a já não simples ligação biunívoca entre empresa e produto.

E há que registar a entrada em cena de outros actores, como por exemplo o emergente «sindicato transnacional» que a globalização também provoca. Dada, por outro lado, a força da dimensão estritamente financeira da globalização em curso, este facto traz consigo novos e relevantes actores ao mercado global.

É o caso dos poderosos fundos de pensões norte-americanos cujo comportamento no mercado de capitais tem influência no comportamento das ETN que, duma forma ou outra, são condicionadas pelas tendências do mercado de capitais, também radicalmente globalizado.

Perante este panorama, pressente-se que a «economia do séc. XXI» em que desprevenidamente entrámos tem muitas surpresas para nos oferecer. E não só provenientes da China. Esperemos que algumas sejam boas…até para os «menos desenvolvidos» do planeta, como se sabe, sobretudo situados em África.
A primeira publicação esta no intervisão www.intervisao.blogspot.com

11/06/2006


Vergonha... água no céu, mas não nas torneiras dos calipolenses...
Mais uma vez vila viçosa, vê a água acabar nas torneiras. sem uma gota desde as 14h de segunda-feira, e depois de 6 horas sem alterações nesta situação, estamos aguardar o inevitavel... que a água corra nas torneiras.
A situação repete-se a cada ano, e mesmo que muitos digam que estamos sempre a falar do mesmo assunto, o que poderiamos fazer se de uma vez por todas o municipio não resolve a situação.
Questiono a oposição, como resolveriam estes problemas constantes da água, se fossem poder local?
Infocalipo

11/05/2006



Fazer um sonho …

Já sonhaste numa linda terra, bem no berço do Alentejo. Onde a história de uma pátria se mistura com o encanto de uma nobre gente. Sonha no berço de uma nação onde grandes batalhas de identidade se travaram e onde a beleza das brancas paredes faz transparecer uma nobre história.
Já sonhaste num passado onde a diferença estava dentro de cada um. Onde a história conta terem existido valentes guerreiros de nobres princípios. Pensa na tradição de uma gente que já não está mas onde no sangue dos seus filhos deixou o nobre caminho de uma gente que cresceu por fora e por dentro.
Já sonhaste no que o passado te pode ensinar minha linda princesa. Onde a história te contou seres rainha de Portugal de gente nobre e sonhadora. Acredita que o que foste serás e que o caminho que outros iniciaram outros de certo quererão continuar lutando e conquistando os lugares que inércia gente ocupa.Sonharás que aqui neste estranho lugar para ti, gente nova nasce. Onde a história é escrita não pelos olhos de quem já não vê mas sim pelos de quem quer olhar. Imagina uma terra moderna mas respeitosa do passado que tu escreveste. Aqui estarão guerreiros quem sem espadas nem punhais lutarão com nobres e honradas armas, aquelas que mais valem num mundo diferente, as armas das palavras.Vila Viçosa é o berço da liberdade perante os espanhóis, é o lugar sagrado onde mora a rainha de todos os portugueses, mas é acima de tudo um lugar onde o tempo não deixa esquecer mas onde é necessário mudar o rumo dos acontecimentos.Modernidade acima de tudo, lembrando o passado nobre desta gente e lutando para um presente ainda mais sonhador mas tão coerente e construtivo como aquele que foi o dos nossos antepassados.
Bem vindos ao Infocalipo, não se esqueçam que aqui não estamos contra ninguém mas sim do lado deste lugar teu, meu e de todos os que respeitosamente queiram aqui aprender a ver o mundo.
Eu quero que tu sejas património mundial, minha terra.
Infocalipo


Borba: Festa da Vinha e do Vinnho 2006

Entre 11 e 19 de Novembro Borba volta a abrir as suas portas a todos aqueles que nos brindem com a honra da sua presença na Festa da Vinha e do Vinho 2006. A organização deste certame é da responsabilidade da Câmara Municipal de Borba, da Região de Turismo de Évora e da ATEVA/CVRA, e conta com o patrocínio principal da Adega Cooperativa de Borba.
A Festa da Vinha e do Vinho tem vindo a crescer de ano para ano, evidenciando a qualidade e excelência dos vinhos produzidos em terras alentejanas, por adegas cooperativas e produtores particulares, tornando-se numa exposição de todas as actividades associadas à vitivinicultura.
A Festa da Vinha e do Vinho 2006 visa, tal como nas edições anteriores, promover os produtos regionais, dando especial realce à produção vinícola local e regional. O evento decorre junto à rotunda de entrada em Borba (sentido Vila Viçosa), isto é, rotunda que serve a variante à estrada 255 e a Zona Industrial da Cruz de Cristo, num pavilhão com uma área coberta de cerca de 5,5 mil m2, que acolherá cerca de 90 expositores, tasquinhas, espectáculos musicais, colóquios e muitos outros motivos de interesse. Nestes espaços serão promovidos os principais produtos da região, entre os quais o vinho, o queijo, os enchidos, o pão alentejano, o azeite, as compotas e a doçaria regional. O certame conta com a presença de oito tasquinhas, de modo a satisfazer os visitantes que pretendam prolongar a sua permanência no recinto, onde poderá degustar inúmeros manjares aperfeiçoados ao longo dos tempos pela cozinha local e regional.
À semelhança do que tem acontecido nas anteriores edições da Festa da Vinha e do Vinho foi elaborado um vasto programa, que conta com várias actividades desportivas, culturais e de carácter pedagógico.
Durante o decorrer do certame, quem visitar Borba poderá contar com concertos de Bandas Filarmónicas, Folclore, Torneios de Malha e Futebol, Dança Jovem, Cicloturismo, Passeios TT, o habitual Circuito das Tascas, com provas de petiscos, e o tradicional Arraial de S. Martinho.
No que diz respeito a espectáculos musicais, destacam-se na Festa da Vinha e do Vinho 2006 as actuações de Marco Horácio e o fado humorístico de Rouxinol Faduncho, Fernando Mendes com a peça de teatro “O peso certo”, Expensive Soul e Jaguar Band, Encontro de Tunas Académicas, 4 Taste, a banda sensação da telenovela “Morangos com Açúcar”, Rolling Clones, a maior banda de homenagem aos Rolling Stones do mundo, Ana Moura e Jorge Fernando. No primeiro dia do evento assinala-se o São Martinho, com a oferta de castanhas assadas e vinho novo.
Merecem, também, destaque o colóquio, “A Avaliação do Estado de Fertilidade das Vinhas – Dados de Vinhas do Alentejo”, organizado pela ATEVA/CVRA, e o Workshop “Empreendedorismo, Desenvolvimento e Qualidade de Vida para o Concelho de Borba”, promovido pela Universidade Lusófona.
Paralelamente ao programa cultural da Festa da Vinha e do Vinho2006, estará patente no Celeiro da Cultura a exposição “Cantaria”, organizada pela ACAL - Associação Cultural dos Artistas Lusófonos.
Realizar-se-á, como é já habitual, a decoração de montras, com o tema central da Vinha e do Vinho.
A organização espera a visita de milhares de pessoas de todos os pontos do país, como tem acontecido nas edições anteriores, e, em particular, da extremadura espanhola, dada a proximidade entre ambas as regiões e a especificidade destes eventos que despertam o interesse cada vez maior de “nuestros hermanos”.

PROGRAMA DA FESTA DA VINHA E DO VINHO 2006

11 de Novembro (Sábado)

10.00 H - Sessão Solene de Abertura da Festa da Vinha e de Vinho, no Pavilhão de Espectáculos da Festa
10.30 H - Hastear das Bandeiras, com:
§ Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba
§ Banda do Centro Recreativo e Musical de Outeiro Grande (Torres Novas)
§ Banda Filarmónica da Amareleja (Moura)
11.00 H - Desfile de Bandas Filarmónicas, pelas ruas da Vila

11.30 H - Circuito das Tascas, com a Confraria dos Enófilos do Alentejo e a Confraria Gastronómica do Alentejo, animado pelo Grupo Académico Seistetos, pelas Tascas da Vila

15.00 H – XII Festival de Bandas Civis - Concerto (organização da Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba), Pavilhão de Espectáculos da Festa

17.00 H - Torneio Triangular de Futebol de Veteranos, no Campo Municipal de Futebol de Borba (Organização: Grupo União Veteranos Borbenses):
- Grupo União Veteranos Borbenses (Borba)
- Futebol Clube Redondense (Redondo)
- Associação Cultural e Recreativa “Os Tricofaites” (Santarém)

20.30 H – Arraial de São Martinho (com oferta de castanhas e vinho)

22.00 H - Espectáculo Musical com Marco Horácio e Rouxinol Faduncho, Pavilhão de Espectáculos da Festa

Durante o dia – Passeio TT “São Martinho por Terras de Mármore e Xisto”, organização: GeoTrails – Animação Turística (contactos: 268881075 / 918634269 / e-mail: geotrails@sapo.pt)

12 de Novembro (Domingo)

09.00 H - Torneio de Malha (Organização: Centro de Cultura e Desporto da Matriz), no Campo Municipal de Futebol de Borba

14.00 H – Desfile de Folclore, pelas ruas da Vila

14.30 H – Encontro de Folclore, no Pavilhão de Espectáculos da Festa
§ Rancho Folclórico Cravos e Rosas do Alentejo (Borba)
§ Rancho Folclórico "As Azeitoneiras" de S. Bento do Cortiço (Estremoz)
§ Rancho Folclórico “Dançar é Viver” (Brandoa - Amadora)

21.30 H – Espectáculo “O Peso Certo”, com Fernando Mendes, no Pavilhão de Espectáculos da Festa

13 de Novembro (2ª Feira)

21.30 H – Espectáculo Musical com Expensive Soul e Jaguar Band, no Pavilhão de Espectáculos da Festa

14 de Novembro (3ª Feira)

10.00H - Torneio Inter-EB1 de Futebol de 7 (Organização: Câmara Municipal de Borba e Agrupamento de Escolas do Concelho de Borba), no Pavilhão Gimnodesportivo de Borba

21.30 H - Espectáculo Musical com Grupo Voz Amiga, da Terrugem (Música Popular), no Pavilhão de Espectáculos da Festa (Com o apoio do Programa Artes do Palco 2006, da Delegação Regional da Cultura do Alentejo)

15 de Novembro (4ª Feira)

21.00 H – Encontro de Tunas Académicas - no Pavilhão de Espectáculos da Festa
TAUE - Tuna Académica da Universidade de Évora
Tunapapasmisto – Tuna Mista da Escola Superior de Educação de Portalegre
TunãBêjas - Tuna Académica da Escola Superior de Educação de Beja

16 de Novembro (5ª Feira)

21.30 H - Espectáculo Musical com LZ, no Pavilhão de Espectáculos da Festa

17 de Novembro (6ª Feira)

14.30H – Workshop “Empreendedorismo, Desenvolvimento, Qualidade de Vida para o Concelho de Borba” – Organização: Universidade Lusófona, no Pavilhão de Espectáculos da Festa

22.00 H - Espectáculo Musical com 4 Taste, no Pavilhão de Espectáculos da Festa

18 de Novembro (Sábado)

09.30 H – X Concurso Regional do Rafeiro do Alentejo, no Largo da Fonte (Organização: ACRA – Associação de Criadores do Rafeiro do Alentejo)

10.00 H - Colóquio Técnico “A Avaliação do Estado de Fertilidade das Vinhas – Dados de Vinhas do Alentejo”, Organização: ATEVA/CVRA, no Pavilhão de Espectáculos da Festa

14.30H – Torneio de Rugby, no Campo de Futebol Municipal
· CRB (Borba)
· REC (Estremoz)
· RISEG (Lisboa)
· CRUP (Portalegre)
· Rugby da Universidade Lusiada
· Rugby Vila Viçosa

15.00H – Encontro de Dança Jovem, no Pavilhão de Espectáculos da Festa
· Grupo Juvendance (Orada)
· Grupo N’Club (Nora)
· Grupo Flash Dance (Rio de Moinhos)
· Grupo “Barro Branco em Movimento (Barro Branco)

22.30 H - Espectáculo Musical com Rolling Clones, no Pavilhão de Espectáculos da Festa

Durante o dia – Passeio Pedestre “Na Rota da Vinha e do Vinho”, organização GeoTrails – Animação Turística (contactos: 268881075 / 918634269 /
e-mail: geotrails@sapo.pt)

19 de Novembro (Domingo)

08.00 H - 12º Passeio de Cicloturismo Badajoz / Borba (ver informação)

09.00 H – Passeio TT – organizado pela Associação Borba Jovem

11.00 H - Desfile de Fanfarras, pelas ruas da Vila- Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Borba

16.00 H - Entrega de Prémios do Concurso de Poesia Popular Alentejana, (Organização: Centro de Cultura e Desporto da Matriz - Borba), no Cine-Teatro de Borba

17.30 H - Cerimónia de Encerramento da Festa da Vinha e do Vinho 2006, seguida de Espectáculo Musical com Ana Moura e Jorge Fernando , no Pavilhão de Espectáculos da Festa

Durante a manhã – Passeio Pedestre “Na Rota do Mármore”, organização GeoTrails – Animação Turística (contactos: 268881075 / 918634269 /
e-mail: geotrails@sapo.pt)


Animação das Tasquinhas

Sábado, 11 de Novembro
19.30H – Grupo Académico Seistetos

Domingo, 12 de Novembro
19.30H – Grupo de Cantares Alentejanos (Brandoa – Amadora)

Sexta-feira, 17 de Novembro
19.30H – Poetas Populares

Sábado, 18 de Novembro
19.30H – João Ficalho

11/02/2006


Sócrates anuncia crescimento de 8% das exportações este ano
O primeiro-ministro, José Sócrates, anunciou hoje que "nos primeiros nove meses de 2006 nossa economia surpreendeu muita gente", tendo antecipado esperar chegar ao final do ano com um crescimento de 8% das exportações, valor que compara com as expectativas iniciais de 5,7%.

O primeiro-ministro, José Sócrates, anunciou hoje que "nos primeiros nove meses de 2006 nossa economia surpreendeu muita gente", tendo antecipado esperar chegar ao final do ano com um crescimento de 8% das exportações, valor que compara com as expectativas iniciais de 5,7%.
"Prevíamos 5,7% de crescimento nas exportações e fomos criticados por excesso de optimismo, agora já falamos a mais de 8% no final do ano", referiu Sócrates hoje no ceminário Think'Nomics - Portugal empreendedor: a palavra aos protagonistas" a decorrer no pavilhão de Portugal.
Sórates aproveitou a ocasião para dar a palavra aos "empresários portugueses que deixaram de chorar sobre o leito derramado para arriscar". Indicando as subidas das exportações têxtil e do calçado para declarar que estes sectores afinal "não estão mortos".
Despesa cai 1,6% este ano
José Sócrates no mesmo ceminário também anunciou "uma redução de 1,6%" da despesa face ao PIB [produto interno bruto] este ano, "algo que em 30 anos nunca foi feito".
O líder do executivo adiantou que em 2007 "também reduziremos a despesa em percentagem do PIB que é o indicador que mede a verdadeira consolidação das finanças públicas", apontou.
A luta continua
"Não conheço nenhum país que tenha mudado sem esforços dos cidadãos", referiu ainda José Sócrates.
O primeiro-ministro sublinhou aliás que a grande tarefa do Governo agora é manter-se no rumo que delineou para o seu mandato.
Rigor crescimento e qualificação são as três principais directrizes de Sócrates. " Não há tempo nem possibilidades para ‘atacar’ cada uma destas isoladamente, temos de as atacar ao mesmo tempo", afirmou.
Na visão do primeiro-ministro as conquistas do seu primeiro ano e meio de mandato soa para continuar.

11/01/2006


Petróleo volta às quedas

O petróleo deslizava cerca de 1% depois dos Estados Unidos terem revelado que a capacidade de produção das refinarias registou o maior aumento desde Março, o que está a contribuir para que o mercado acredite que não vai haver carência de combustíveis.
Sara Antunes
saraantunes@mediafin.pt

O petróleo deslizava cerca de 1% depois dos Estados Unidos terem revelado que a capacidade de produção das refinarias registou o maior aumento desde Março, o que está a contribuir para que o mercado acredite que não vai haver carência de combustíveis.
A evitar maiores queda do preço da matéria-prima está o facto do Departamento de Energia norte-americano ter anunciado que as reservas de crude e de combustíveis ficaram aquém do esperado pelos analistas.
O "brent" [Cot], transaccionado em Londres, descia 1,63% para os 58,07 dólares e o West Texas Intermediate (WTI) [Cot], negociado em Nova Iorque, recuava 0,75% para os 58,29 dólares por barril. Desde o início do ano que os preços do petróleo estão a acumular uma perda de 1,5% e de 4,5%, respectivamente.
As refinaria operaram a 88,9% da sua capacidade na semana passada, o que representa um aumento de 2,7 pontos percentuais face à semana anterior e foi o maior ganho desde Março.
Já no que respeita às reservas dos EUA, o Departamento de Energia revelou que ficaram aquém do esperado, tendo inclusivamente provocado uma subida dos preços logo após o anúncio.
As reservas de crude da semana passada aumentaram em 1,91 milhões de barris quando os analistas consultados pela Bloomberg previam um aumento de 2,6 milhões de barris.
Os inventários de gasolina e de destilados, onde se inclui o gasóleo rodoviário e o gasóleo de aquecimento (cuja procura dispara com a chegada do frio) diminuíram mais do que o esperado.
Os "stocks" de destilados desceram em 2,72 milhões de barris na semana passada, o que compara com uma previsão de descida de 1,17 milhões.
Já as reservas de gasolina caíram 2,80 milhões de barris quando os analistas esperavam uma queda de 925 mil.

www.intervisao.blogspot.com


"Economia portuguesa com problemas estruturantes.

Mais uma vez o orçamento de estado demonstra que a crise veio para ficar durante toda esta década. Com cortes nas despesas de quase todos os ministérios e uma profunda reforma nos direitos dos trabalhadores da função pública, se tenta melhorar e recuperar o bolso do estado português."

"Em relação aos municípios, continuo a acreditar que não são os únicos culpados da situação das contas públicas, tal como o governo tenta passar. Hoje sabemos que a redução do endividamento é uma necessidade, não só pela dificuldade de controlo das despesas assim como na necessidade de um maior controlo da maquina do estado que esta desagregada do controlo directo do estado. É evidente que muitas vezes os períodos eleitorais e principalmente os 2 últimos anos de cada mandato, provoca por vezes um aumento das despesas do que o do normal, mas também é verdade que sem os municípios o numero de desempregados seria muito maior, assim como a manutenção das escolas e de muito do património do estado seria difícil de ser uma realidade se não fossem os municípios. Dai que o seu papel e respeito pelo que fazem devem ser uma constante realidade."


Free Hit Counter

El Tiempo en Rtve.es