9/07/2009


Capitulo 3

A necessidade de ordenamento dos espaços culturais em vila viçosa, não só permite um maior aproveitamento cultural da vida e historia de vila viçosa, como ainda cria uma maximização no campo do marketing e dai um retorno necessário para os cofres do município para um investimento necessário em obras reestruturantes.
É obvio que um futuro presidente calipolense, tem ao nível de assuntos como o abastecimento de água, as medidas na protecção do ambiente, o ordenamento da segurança rodoviária entre outros assuntos um grande leque de assuntos que certamente preencheriam diversas folhas de programas eleitorais, conforme o partido comunista fez. No entanto ao nível das iniciativas para criação de postos de trabalho, com apoio à localização de pequenas empresas, o apoio aos principais empregadores para criação de projectos sustentáveis que visem o aumento de postos de trabalho sem carácter precário, ou simplesmente na preocupação de preparação de espaços adequados para fomentar o negocio de transformação e comercialização da pedra mármore. O que apresentaríamos, seria ao nível empresarial uma politica estruturante ao nível do ensino profissional fomentando o ensino comercial de gestão e acima de tudo uma preparação do futuro dos jovens que saem do concelho depois de terminarem o 12 ano.
Ao nível de criação de cultura empresaria, a criação de acordos público/privados através de cooperativas ou associações de carácter social e cultural, fomentando desta forma a intervenção cultural e social junto da nossa população. Por outro lado a criação de um centro escolar, onde a centralização de esforços e recursos permitisse melhores resultados principalmente ao nível do acesso a condições homogéneas e de maior qualidade, iria permitir ao nível do ensino a criação de condições para que as famílias mais novas vissem no aumento familiar um sonho e não um pesadelo, como muitas vezes sucede quando sem apoio se apercebem das dificuldades que existem em conjugar a família e o trabalho.
Ao nível do emprego e numa medida pouco ocidental, iriam criar as hortas comunitárias, que seriam criadas em terras do município de vila viçosa, para que ai de uma forma semi-gratuita a população aproveitasse na terra um meio de subsistência. A ideia, passava por criar espaço onde os desempregados trabalhassem com acesso a água fornecida pelo município tendo apenas como troca a obrigatoriedade de trabalhar as terras adequadamente entregando ao município 1/5 da sua produção, que teria o destino no apoio aos mais necessitados, podendo passar por instituições de solidariedade. Seriam ainda disponibilizados espaços adequados para a comercialização desses produtos e estaria sempre presente um acompanhamento de técnicos especializados. Esta medida seria ainda conjugada com a obrigatoriedade dessas pessoas terem que frequentar o ensino pós-laboral, de modo a poderem conjugar um trabalho com a sua formação continua, dessa forma poderíamos estar a formar possíveis empresário que com estas experiências estariam a aprender uma cultura dinâmica e adequada à celebre frase, de não lhes dês comida, dá-lhes as ferramentas para eles cultivarem.

Infoclaipo


Free Hit Counter

El Tiempo en Rtve.es