3/18/2006


Novo site permite visão nocturna do Mundo

Alterar tamanho


Earth Nigttime é o nome do site que tornou possível ter uma visão nocturna do planeta Terra. A inovação é de um jovem húngaro, que pegou na famosa aplicação Google Earth e a transformou de forma a podermos ver imagens do mundo à noite e ao alvorecer.
As imagens satélite do Earth Nighttime têm sete níveis de aproximação, mas, ao contrário do Google Earth, não permitem ver nem ruas, nem casas. Num panorama de verdadeira escuridão sarapintada por pontinhos brancos, o que sobressai são as luzes dos grandes aglomerados territoriais. Na Península Ibérica, por exemplo, Lisboa e Madrid são os maiores focos de luz como se tratasse de uma grande festa vista do espaço.
Sem qualquer publicidade, o site conquistou já um elevado número de fãs. Só na primeira semana em que o Earth Nightime esteve online, mais de 85 mil visitantes espreitaram o mundo à noite.
O criador, Peter Pesti, é um universitário húngaro a estudar nos Estados-Unidos, no Instituto de Tecnologia da Geórgia. No seu blog, o jovem explica que para fazer o Earth Nightime apenas cruzou a interface Google Map com uma imagem da Nasa, a Earth Lights.
O seu mais recente projecto é o site Europa, onde se podem ver imagens da gelada lua de Júpiter. O resultado está à vista.


Free Hit Counter

El Tiempo en Rtve.es