3/05/2006



"A economia está estagnada, há mais desemprego e desigualdade"


Vaias a José Sócrates e alguns assobios a Cavaco Silva sublinharam um discurso feito ontem pelo secretário-geral do PCP no primeiro de três comícios destinados a assinalar o 85.º aniversário do partido. Numa longa intervenção, perante cerca de três mil militantes reunidos no complexo municipal de desportos de Almada, Jerónimo de Sousa fez um balanço arrasador do primeiro ano de actividade do actual Executivo socialista. "Hoje a economia está estagnada, há mais desemprego, mais desiguldades sociais, mais pobreza", declarou Jerónimo, acusando Sócrates de "subordinação às estratégias e aos interesses dos grandes grupos económicos e financeiros", enquanto fecha os olhos aos "obscenos lucros da banca". Cavaco Silva foi mais poupado. Mesmo assim, o líder do PCP anteviu que o novo inquilino do Palácio de Belém dará "protecção" a Sócrates, "sob a eufemística designação de cooperação estratégica" com o Executivo. Aliás, acentuou, Presidente da República e Governo "têm uma só política - seja a que Cavaco ou o PSD pretendem, seja a que Sócrates e o PS defendem."
Descendo ao concreto, o secretário-geral comunista denunciou a "compreensão amiga" revelada pelo Governo perante o "assalto do grande capital à PT desencadeado com a OPA de Belmiro de Azevedo". À simples menção do nome do patrão da Sonae, escutou-se uma nova vaia no pavilhão, onde se viam muitos jovens e uma larga delegação de diversos partidos comunistas europeus. O grego, o russo e o ucraniano foram os mais aplaudidos.Aplausos também para Cuba, "terra livre na América", e para Álvaro Cunhal, falecido em Junho do ano passado após mais de seis décadas de militância no partido.De gravata vermelha, Jerónimo gabou a "coragem, o humanismo, a ética política e as convicções" do histórico dirigente, ainda hoje uma figura de referência do PCP. No palco, destacavam-se vários membros dos organismos executivos do partido, como Francisco Lopes, Fernanda Mateus e Rosa Rabiais. Maria Emília Sousa, presidente da Câmara de Almada, também marcou presença, entoando o refrão de "Venceremos" - uma das canções míticas dos comunistas - ao lado do secretário-geral, durante a actuação da cantora Luísa Basto, que antecedeu o comício.

11 Comments:

At 6/3/06 11:53, Anonymous Anónimo said...

"Não querendo adiantar-me na minha análise, porque certamente não é brincadeira de carnaval, fico-me apenas pelo pedido de esclarecimento, adiantando apenas que se trata de afirmações de grande conteúdo RACISTA."

(Francisco Chagas)
(Vila Viçosa, 02 de Março de 2006)


Sr. Francisco Chagas, não se ofenda tanto por falarem no "seu" partido e na sua possivel eleição, pode ter havido comentários desagradaveis, mas não houve nenhum comentário racista, deixe-os comentar e continue a fazer o Seu trabalho, no fim se farão as contas.
Deixo-lhe uma sugestão, se é que me é permitido, quer neste quer noutros blogues, participe activamente, Comente apenas os artigos que contenham ideias validas para Vila Viçosa, analise-as e entre nas discussões, mostre os objectivos que tem para Vila Viços e Ignore os comentários vazios sem ideias, especulativos e que só servem para atacar, demonstre a sua diferença!

 
At 6/3/06 20:20, Anonymous Anónimo said...

continuo sem saber qual o objectivo deste blog...
eu pensava que os blogs eram isentos.

 
At 6/3/06 20:58, Anonymous Anónimo said...

Mas já agora que reparo que afinal este blog tem cor e é uma cor que infelizmente eu votei na campanha passada e só não me arrependo porque também não havia muito por onde escolher, gostaria de colocar uma questão , há qual não deverei ter resposta pois só há resposta quando lhe convém.
Existe um clube chamado ténis em Vila Viçosa e que tem uma equipa de andebol para crianças , as quais tiveram agora um pequeno torneio ( em évora), qual não foi o meu espanto quando soubemos que para irem jogar teriamos de os levar nos nossos carros caso contrário não poderiam ir pois o autocarro da camara não pode ser disponibilizado.
é pena verificar que lá estavam os autocarros das outras camaras e é também pena que as crianças paguem pelas politiquices dos adultos.
Mas fique a saber que ganhamos não fomos envergonhar Vila Viçosa. Agora que isto não sirva para fazer reportagem naquelas revistas camararias que não mostram os podres . Pois nós não fomos representar a Camara mas sim Vila Viçosa!
CMM

 
At 6/3/06 21:02, Anonymous Anónimo said...

Mas aposto que para irem à festa do Avante a camara disponibiliza logo o autocarro e ainda paga os que forem preciso
CMM- é pelo que me vou identificar daqui para a frente

 
At 7/3/06 10:02, Anonymous Anónimo said...

Sr. Francisco Chagas será que não sabe a diferença entre racismo e descriminação? Concerteza queria dizer descriminação. Fico estupefacto. Já agora, a sua namorada (companheira) não apoia a sua candidatura à liderança da concelhia do PS? É que, segundo me consta, nunca esteve em nenhuma reunião e, como a ideia que temos dela, é que até é uma pessoa inteligente e com coerência de ideias e ao que parece até é do PS, estamos intrigados...Atenção isto não é uma ofensa ... é só uma curiosidade...

 
At 7/3/06 12:06, Anonymous Anónimo said...

Boa pergunta!
Aliás, não os tenho visto juntos...
Será?

 
At 7/3/06 12:10, Anonymous Anónimo said...

mas isto agora é um blog cor-de-rosa?? será que se importam mais com a vida pessoal dos outros do que com as ideias??

 
At 7/3/06 12:16, Anonymous Anónimo said...

Meu Deus, deixem as pessoas em paz. São duas pessoas, sérias, de respeito, que têm um relacionamento há anos e ninguém tem nada a ver com isso, limitem-se a temas de interesse público e que beneficiem a sociedade...

 
At 7/3/06 12:20, Anonymous Anónimo said...

Apoiado!
Que baixaria!

 
At 7/3/06 19:44, Anonymous Anónimo said...

realmente. meus caros... morte aos socialistas.

 
At 7/3/06 21:14, Anonymous Anónimo said...

ou nao fosse essa a noção de democracia dos comunas...

 

Enviar um comentário

<< Home


Free Hit Counter

El Tiempo en Rtve.es