3/09/2006


...Será que alguém se mexe?

Um amigo escrevia a propósito de Cavaco ser Presidente de todos os portugueses que não sentia representado por este nem por qualquer outro porque esta, para começar, não era sua República. A sua República é livre, sem regras, cheia de sonhos e ilusões e que choca de forma dura com a realidade. Acho que todos gostávamos de ter a força para ter uma República como a do meu amigo mas contentamo-nos em viver na que nos é imposta. Tudo isto me fez recordar as Repúblicas gregas e romanas e todos aqueles ideais e sonhos que as construíram e que ao mesmo tempo as destruíram.A sociedade evoluiu, a democracia é hoje, dizem os entendidos, o sistema político mais justo e as “Repúblicas” morreram. Hoje já não há escravos mas a liberdade é uma ilusão, mas será que alguém se mexe? Hoje já não há presos por pensarem de forma diferente ou nunca como agora se foi tão hipócrita, mas será que alguém se mexe? Hoje luta-se contra a fome mas morre-se por migalhas, mas será que alguém se mexe? Hoje combate-se o crime mas não há mais segurança, mas será que alguém se mexe? Hoje as crianças têm mais direitos mas nunca como agora tantas morreram às mãos do Mundo, mas alguém se mexe? A democracia trouxe Liberdade e Igualdade, valores de esquerda dizem algumas vozes menos “espertas”, valores básicos dizem outras, Humanidade digo eu mas será que alguém se mexe?O meu amigo chora quando olha para a “nossa” República e eu choro com ele e lembro que a sua República podia ser a de todos, mas será que alguém se mexe? Viva a República com todas as suas regras e vícios dizem uns, abaixo os políticos gritam outros com o peso de todos os outros nas suas costas. A sociedade não mudou muito em tantos séculos de “evolução” e será que alguém se mexe? Será que é realmente importante evitar a morte de uma criança? Será um sorriso mais forte que uma arma? Haverá riqueza maior que uma vida? Eu acredito que sim, mas será que alguém se mexe?
BC


Free Hit Counter

El Tiempo en Rtve.es