6/11/2006


Como deveria então funcionar isto…

É com tristeza que observamos a destruição do nosso e único Centro de Saúde e seu sistema de saúde. Todos sabemos que o nosso Centro de Saúde, tem como já foi dito os dias contados. Estremoz ou mesmo o Alandroal serão as alternativas. Se isto cabe na cabeça de alguém.
Mas também é sabido que por lei, o estado se obriga a dar acesso através de transporte, a todas as pessoas que não tenham condições financeiras para o fazer. Se hoje já sabemos que qualquer consulta, exames entre outros tratamentos e consultas necessitam de deslocação, não sabíamos ainda o que era não ter transporte para tal. Tal parece uma realidade na nossa terra. Aos nossos idosos tem-lhe sido negado o transporte para Évora, Lisboa, Portalegre etc… Tal situação vai contra a lei, quando estamos a falar de pessoas que recebem o valor mínimo da reforma, pouco mais de 200€. Mas a verdade é que tem sucedido, umas vezes porque o responsável por tal se negar (Director do Centro de Saúde), outras vezes porque já foram passadas 3 ou 4 aos amigos que ganham mais de 2000€ mês, e como tal naquele dia já não há mais.
Claro que sucedem ainda outras situações…
Todos sabemos que um doente com problemas mentais, ou com problemas físicos ou de outro género, tem direito a levar um acompanhante. Mas como poderá tal suceder se ainda este mês, o transporte dos bombeiros de 9 lugares, ia completamente cheio, e todos doentes, sem um único acompanhante. Não será necessário indicar que depois de algumas consultas á situação, verificarmos existir nesse dia, alguns doentes que tinham todo o direito de levar acompanhantes.
Meus senhores, tiram-nos o Centro de saúde e contam-nos com o transporte, e tudo pelas mãos de quem fechou as urgências em horário alargado no redondo, imaginem o que poderá cá fazer…
Mas existem ainda situações mais graves e de certos que outro nelas falarão.
Existe no entanto mais um ponto de partida, o facto de através de alguns blogs se estar a preparar uma acção conjunta que espero com muita participação.
Infocalipo

5 Comments:

At 12/6/06 20:48, Anonymous Anónimo said...

mas o blog do ps anuncia um novo centro de saude para vila viçosa, como explica isso?

 
At 12/6/06 21:17, Anonymous Anónimo said...

Mentira, tal situação é prometida desde 1997, entre governos PS e mesmo PSD, comissões locais de ambos os partidos já prometeram e na verdade nada mudou. Ou será que estou enganado.

 
At 13/6/06 10:38, Blogger Unknown said...

O tempo o dirá. Certo.

 
At 13/6/06 13:31, Blogger Unknown said...

Atenção, não é o PSVV que o anuncia mas sim o representante da ARS Alentejo...

No entanto estou de acordo que perante este desastroso estado da saúde em Vila Viçosa, se irá haver construção do novo Centro de Saúde...

Saudações

 
At 13/6/06 21:48, Anonymous Anónimo said...

Sim, mas é mesmo esse tempo que nos diz o contrario. Veja bem, nada tenho contra o PS, que pessoalmente até considero que tem feito um trabalho suficiente no governo. Mas o tempo tem-me dito que os politicos prometem tudo. Mas o tempo tem-me dito que em relação a esse tema nada tem sido feito.

JF

 

Enviar um comentário

<< Home


Free Hit Counter

El Tiempo en Rtve.es