5/11/2006



Dois entraves ao melhoramento dos locais de interesse em Vila Viçosa, Casa de Bragança e Igreja.

Todos sabemos que Vila Viçosa é sem qualquer dúvida um autêntico museu histórico, onde o presente e o passado se misturam com um encanto deslumbrante. Sabemos no entanto que as coisas poderiam estar melhor, para alem da sua rentabilização em relação ao investimento poder ser muito mais do que é no dia de hoje.
Quantos de nós não tentámos já mostrar o palácio ou o castelo durante um fim-de-semana, ou durante um feriado e deparou-se com a porta fechada. Foram e são muitas as vezes que isso sucede. Se na realidade devemos elogiar a recuperação de certas zonas históricas que a CMVV tem feito, dentro das suas possibilidades, também é verdade que não tem sido rentabilizado esse investimento.
A casa de Bragança por exemplo, que tem esvaziado de forma descarada o palácio de Vila Viçosa. Tal situação foi por mim confirmada durante a última visita, situação que compreendo pois trata-se de propriedade privada, mas como querem depois que os responsáveis camarários considerem este tipo de atitudes. De forma menos clara, é também com tristeza que verifico que a maioria das igreja, para não dizer todas elas, não só não são consideradas como um museu de abertura rentável em relação ás suas visitas, como estão ainda a ficar num estado que poderá ser irrecuperável.
Pois bem, todos sabemos que Fátima é sem qualquer dúvida, o centro da fé em Portugal. Em tal situação, não quero encarar ou comentar como no que toca á fé, pois essa não só é pessoal como não tem nada a ver com a minha abordagem. No entanto quando falo numa maior rentabilização de Nossa Senhora da Conceição, falo nos ganhos milionários que o Santuário de Fátima envolve, não só para a própria igreja como para toda a população que envolve essa zona. Hoje o desemprego em Fátima é mínimo, os investimentos hoteleiros ou em restauração são rentáveis e dão trabalho a muita gente, para não esquecer de todo o material religioso que em alguns casos é produzido ali mesmo. È evidentemente um tipo de abordagem diferente mas inteligentemente necessário e monetariamente rentável.
Vila Viçosa tem todas as condições de evoluir ao nível do turismo, de conseguir ser património da humanidade. Mas para que tal suceda, é necessário abordarmos o turismo com a maior profissionalismo e investindo o necessário com rentabilidade assegurada e evidentemente bem aproveitada. Hotéis, Postos de turismo, Restaurantes, e lojas de artesanato entre outras, necessitam de museu abertos e bem estruturados, para alem de ser necessário profissionais com formação em história e em línguas, de forma a chegarmos a todo o tipo de pessoas e turistas. Somos e podemos ter uma alternativa viável ao sector das mármores, tudo depende do que seremos capazes de fazer nesta área, eu espero que alguns dos que lê atentamente este espaço, não se esqueçam que aqui se faz algo de novo, basta contribuir.

JF

7 Comments:

At 12/5/06 08:59, Anonymous Anónimo said...

boa análise como já é um hábito! aos poucos o blog recuperará a credibilidade perdida.

 
At 12/5/06 11:22, Anonymous Anónimo said...

não seria de espera o contrario, mas teremos que analisar outros pontos se o autor me permite. um deles é em relação aos partidos politicos, e sobre o que poderemos esperar na realidade sobre este assunto. Em relação ao CDU, já todos sabemos que o bom trabalho neste campo tem sido uma realidade, mas o que poderiam propor quem tão critica e ~tão pouco faz. O PS local por exemplo, que propoem ? ou são dos que falam falam falam e não dizem nada... e o psd, será que ainda existem em vila viçosa ? bem a placa lá está mas nem sinal deles, e como parece, o restauração deixou de ver tantas pessoas nobras dentro da social democracia como via á pouco tempo, porque será? em relação ao pp, bem me parece que os sonhos nacionais já fizeram esquecer os locais, um partido de independentes que passou a ser terra de ninguem. A unica esperança que seria o ps parece mesmo ter ficado pelas promessas de momento...

Joao Rodrigues

 
At 12/5/06 19:50, Blogger Unknown said...

Começo por concordar com anónimo. Gradualmente irás recuperar a credibilidade que este espaço perdeu!

Já tivemos oportunidade de discutir este assunto. E olhamos ambos na mesma direcção. Vila Viçosa tem que estar aberta ao público todos os dias! Se assim não for, nunca conseguirá atrair um número massivo de turistas, como por exemplo o fazem Évora ou Elvas. Além disso, Vila Viçosa tem que se conseguir promover, mas uma promoção em qualidade, como por exemplo Outdoors na A6 na entrada da fronteira do Caia e também na saída da A6 de Estremoz e Borba. Como por exemplo, uma acção de promoção na Euro Sub-21 e até mesmo no Mundial de 2006. Para terem uma ideia, o Fundão, cuja símbolo é a sua (deliciosa) cereja, irá oferecer a sua cereja à entrada dos Estádios do Euro Sub-21 e do Mundial de 2006 na Alemanha. Para haver uma eficaz promoção de Vila Viçosa e do seu concelho, considero fundamental a criação de uma Empresa Municipal de Turismo. Julgo ainda que Vila Viçosa e a sua Câmara Municipal deveriam renovar a sua imagem. A criação de um logotipo para representar a Câmara Municipal, Vila Viçosa e o seu concelho para que quando alguém veja essa imagem, se identifique de imediato com Vila Viçosa.

Penso ainda que Vila Viçosa deve projectar as suas festas dos capuchos a um nível regional primeiro, e depois a nível nacional. Criar um hábito nos portugueses, de que todos os anos em Setembro, se desloquem a Vila Viçosa para se divertirem um bom bocado. Conseguir uma melhor divulgação e tirar um maior partido do facto de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa ser Rainha e Padroeira de Portugal. Se todos os canais de TV fazem directos de Fátima, porque é que não podem também fazer directos de Vila Viçosa. Penso que uma cartada importante, seria a CMVV e FCB conseguirem a colaboração de D. Duarte para promover Vila Viçosa e os seus monumentos. Assim como acho que o facto de este ano não se organizar a FIMAL e a Feira da Saúde, será mais um erro crasso na divulgação e da implementação de Vila Viçosa como local de férias e lazer. Apoiar pequenas iniciativas, como o Encontro de Blogues que estou a organizar também seria um passo importante para a divulgação de Vila Viçosa.

Considero ainda que é urgente contratar profissionais do turismo, de gestão, de assessoria e recursos humanos, de história e de tradução/interpretação para dinamizar o turismo em Vila Viçosa.

Muito fica por dizer neste comentário que já é quase um post!

Grande Abraço!

 
At 13/5/06 12:24, Anonymous Anónimo said...

neste aspectos tambem concordo, é tambem verdade que o amigo dos restauradores seria um muito bom profissional, não pela sua diversidade de linguas, como pelo sua facilidade de aprendizagem, mas tambem o jf ou mesmo o fc, ou o lc, ou tantos outros que não sendo aproveitados por vila viçosa acabarão por sair definitivamente. o aproveitamento dos seu recursos humanos seria a unica oportunidade de vila viçosa seguir em direcçaõ acertada. caso contrario, as familias que hoje controlam vv pelos seus interesses acabarão por vencer a luta de interesses que eles proprios querem.

libato

 
At 13/5/06 21:33, Blogger Unknown said...

Começo por agradecer as elogiosas palavras do amigo Libato. Sinto-me bastante lisonjeado.

Penso que o Libato complementou bem o texto do amigo JF e o meu comentário, pois se Vila Viçosa não aproveitar os seus recursos, não conseguirá sair do marasmo em que está mergulhada. Considero ainda que Vila Viçosa é talvez um dos melhores produtores de Recursos Humanos do Alentejo Central, porém teima constantemente em não aceitar de volta os seus "filhos", que após concluírem os seus estudos, se tentam fixar na terra natal. Porém, como a comida não cai do ar, são forçados a ir para as grandes cidades do interior ou a deslocar-se para o litoral...

Abraço!

 
At 18/5/06 14:48, Anonymous Anónimo said...

Your site is on top of my favourites - Great work I like it.
»

 
At 18/5/06 15:00, Anonymous Anónimo said...

I love your website. It has a lot of great pictures and is very informative.
»

 

Enviar um comentário

<< Home


Free Hit Counter

El Tiempo en Rtve.es