5/29/2006


Um centro de saúde á deriva no meio do oceano alentejano.

Talvez seja quase inacreditável, mas a verdade é que as coisas não parecem estar muito bem ali para os lados do centro de saúde. Quem sabe onde está o director, e em que termos ocorre o seu actual trabalho. Será que na realidade o centro de saúde vai continuar a funcionar… as dúvidas mantém-se e na realidade são cada vez maiores, para muitos neste momento as manobras parecem ir no sentido de descentralização e de desmembramento do que existe. Mas que poderíamos esperar.
O mundo está a evoluir, mas parece que nós estamos a ir na direcção contrária. Enquanto noutros países se abrem centro de saúde e hospitais, em Portugal fecham-se os centros de saúde, e os hospitais que não são substituídos simplesmente lhes vamos fechando as suas especialidades até que passam a ser centros de saúde. Todos sabemos que devemos diminuir os custos ao nível da saúde, mas reduzam os funcionários nas Câmaras Municipais, nas Finanças, nos centros em que nada de verdadeiramente útil se faz pela população. Vamos realmente mudar para podermos acabar por sobreviver todos.
Portugal tem cada vez mais, os piores índices de acompanhamento de casos de urgências. E mesmo que as listas de espera se tenham diminuído, podem crer que a este ritmo tudo voltara a piorar. Do que estarmos á espera.
As soluções mesmo sendo diversas, poderiam também passar por uma abertura maior aos hospitais privados e a um pagamento por parto do estado da sua prestação de serviços. Existem diversos estudos, que comprovam que em muitas especialidades fica mais barato ao estado o pagamento aos privados para que efectuem o acompanhamento dos doentes do que sendo o próprio estado a faze-lo.
Em relação a Vila Viçosa, essa poderá acabar por também ser uma solução. Se o estado considera que não temos que ter condições mínimas para atender os nossos doentes, será que os privados não considerarão que existem um grande potencial no que toca á existência de condições necessárias para uma boa rentabilização do investimento de uma clínica privada.
Penso que sim.

1 Comments:

At 29/5/06 22:03, Anonymous Anónimo said...

Vila viçosa tem um potencial de recursos humanos nesta area muito grande, é certo que a maioria não vão optar pela sua terra, com muita pena, mas haverá os que nos darão esse motivo de alegria. Pelo que penso que deveremos criar durante os proximos anos condições para que tal suceda. com um clinica privada a situação poderia não se alterar muito, pois a caixa basicamente acabaria por se recusar a pagar-lhe para assistirem os doentes. Penso no entanto que iria ser uma forma de pressao e haveria certamente muitos doentes. Mas será que o presidente da camara entende isso?

 

Enviar um comentário

<< Home


Free Hit Counter

El Tiempo en Rtve.es