5/29/2006


29-05-2006 10:09:00. Fonte LUSA. Notícia SIR-8031314Temas: cultura portugal autarquias évoraCultura: Estremoz homenageia artesã que dedicou vida a fazer bonecos em barro

Estremoz, Évora, 29 Mai (Lusa) - Uma das maiores "intérpretes" da barrística de Estremoz, Sabina Santos, que dedicou a vida a modelar os conhecidos bonecos em barro, vai ser homenageada com uma mostra sobre a sua obra hoje aberta naquela cidade.
A "Colecção Sabina Santos - Bonecos de uma vida" vai estar patente até 20 de Agosto, na Galeria Municipal D.
Dinis, em Estremoz, um espaço do Museu Municipal Professor Joaquim Vermelho.
Numa homenagem, a título póstumo, a "uma das maiores intérpretes" da barrística de Estremoz do século XX, a exposição apresenta a colecção de bonecos que o município local adquiriu em 2005 à filha da bonequeira, explicou à agência Lusa o responsável do museu, Hugo Guerreiro.
"Esta é uma oportunidade única para ver uma colecção de grande qualidade, que está exposta de forma a que cada uma das mais de cem peças possam ser apreciadas em detalhe", disse.
A bonequeira homenageada nasceu em Estremoz, em 1921, no seio da família Alfacinha, com uma longa tradição na cerâmica, e morreu em Abril de 2005.
Pela oficina de Sabina Santos passaram muitos aprendizes, uns perderam-se, mas outros aproveitaram os ensinamentos da mestra, como sucedeu com Fátima Estróia e as irmãs Flores, que continuam a fazer os bonecos.
Por isso, Hugo Guerreiro garante que "os famosos bonecos de Estremoz estão protegidos".
"Há alguns barrístas a trabalhar e a continuidade dos bonecos de Estremoz não corre perigo", frisou.
Hugo Guerreiro adiantou que vai ser elaborado também um roteiro sobre as oficinas de cerâmica de Estremoz, incluindo a olaria, barrística e faiança.
TCA.
Lusa/Fim


Free Hit Counter

El Tiempo en Rtve.es