1/18/2008

Será PS um partido social???


Anadia: Bebé morre à porta do Hospital (actual.) Menina de dois meses morre no acesso ao Hospital de Anadia, dentro da ambulância do INEM.


Populares falam de "desencontro entre as viaturas". INEM rejeita. Segundo caso nas últimas 24 horas."A ambulância do INEM não tinha pessoal especializado e teve de esperar pela viatura de emergência médica, havendo um desencontro entre as viaturas", referiu José Paixão, do movimento "Utentes para a Saúde", que tem promovido os protestos contra o encerramento da urgência em Anadia, à Lusa.
Fecho de urgências sem responsabilidade
15h50 - "Não se pode" estabelecer uma relação entre a morte de um bebé em Anadia, esta sexta-feira de manhã, e o fecho do serviço de urgências do hospital local, frisou o presidente da Administração Regional de Saúde do Centro. "Foram prestados os cuidados inerentes a uma situação grave" cardio-respiratória, garantiu João Pedro Pimentel, frisando que a equipa do INEM estava dotada dos meios técnicos e humanos para intervir neste caso.
Um dia, dois casos
Este é o segundo caso em menos de 24 horas de um bebé que morre numa ambulância, a caminho do hospital. O primeiro ocorreu em Viseu, quando uma menina de três meses morreu durante o transporte para o hospital. Já foi "aberto um inquérito" para averiguar o caso "estando a ser feita uma auditoria interna durante a manhã de hoje", garantiu Carolina Veloso, directora do Centro de Saúde de Carregal do Sal. "É normal nestes casos comunicarmos à Sub-Região de Saúde de Viseu a ocorrência", acrescentou. Ontem, a menina chegou já cadáver ao Hospital de S. Teotónio, após ter sido transportada do Centro de Saúde de Carregal do Sal, numa ambulância dos Bombeiros de Cabanas de Viriato, ao colo da mãe.
Em causa está a assistência a um bebé de dois meses que acabou por falecer no acesso ao Hospital de Anadia, dentro da ambulância do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). "Foram os pais que se dirigiram para o Hospital de Anadia, onde a criança não foi assistida porque não tem urgência", disse, por sua vez, Pedro Santos, do INEM, negando qualquer desencontro entre viaturas. "Quando os pais ligaram para o 112 já estavam a caminho. De acordo com o que descreveram, depararam com o bebé, de dois meses, roxo e sem respirar, quando o foram buscar à cama e no decurso da chamada telefónica foram accionadas a ambulância do INEM e a viatura de emergência médica", explicou Pedro Santos. Segundo o porta-voz do INEM, a ambulância regressava de Coimbra, para onde havia transportado um doente, e estava a três minutos do local, pelo que se encontrou com o carro dos pais do bebé no parque de estacionamento do Hospital de Anadia, sendo a criança passada para a ambulância e iniciadas imediatamente as manobras de reanimação, sendo assistida por uma equipa de quatro elementos, adianta a Lusa. Quanto à viatura de emergência médica, partiu do Hospital dos Covões (em Coimbra) naquela direcção e, passados 15 minutos, estava no local, segundo Pedro Santos. "Estiveram cerca de 40 minutos em manobras de reanimação, com suporte avançado de vida e ainda assim transportaram o bebé para o Hospital Pediátrico de Coimbra, mas infelizmente já não foi possível salvá-lo", disse.
amf, hoje às 14:48Fotos: Lusa




Free Hit Counter

El Tiempo en Rtve.es