6/17/2007

www.intervisao.blogspot.com


O caminho da economia mundial nos próximos 10 anos terá como principal cenário países que todos nós já esperávamos ser uma verdadeira realidade de crescimento.

Desde o inicio do ano, que as previsões relativamente à China, Índia e Angola eram uma continuação e aumento do crescimento económico e dos respectivos produtos internos bruto de cada um. Angola, é por exemplo uma realidade que já ninguém para, com um crescimento que se prevê que possa chegar aos 25% de aumento do PIB em 2007, é também ele uma porta aberta a novas realidades mas acima de tudo a um melhor aproveitamento dos seus recursos naturais. Mas será também importante uma aposta bem concreta na formação, como tem sido feito nos últimos anos, e que em Portugal é visível ao verificamos cada vez mais angolanos nas universidades portuguesas, com apoio do seu governo. Mas também uma aposta no melhoramento dos serviços em Angola, e de uma verdadeira aposta no melhoramento da qualidade de vida podendo assim a formação e o crescimento ser também sustentado com avanços sociais neste país.
Em relação à China o crescimento acima das duas casas decimais, tem permitido que a evolução económico-social seja também uma realidade. Cada vez mais o ensino e um regime que mesmo aberto, tem a sua rigidez que permite com clareza a definição de objectivos colectivos, que no seu todo fazem a China como o país que mais internacionaliza a sua população de forma a uma maior comercialização dos seus produtos.
A Índia, não ficando atrás tem apostado na formação, no entanto com algumas dificuldades no que toca à diminuição das diferenças sociais. Mas nada que a médio prazo não seja resolvido. Numa óptica de previsão será difícil pensar que estes países só têm um crescimento económico como o actual devido aos baixos custos da mão-de-obra, pois serão a médio prazo países como o Japão, onde os gastos e o consumo serão idênticos aos do ocidente.
Poderemos no entanto acreditar que o crescimento sustentado do economia na União Europeia, é na minha opinião o melhor caminho para um futuro próximo.

Jorge Ferreira Intervisao http://www.intervisao.blogspot.com/


Free Hit Counter

El Tiempo en Rtve.es