6/18/2007


A Europa vs o Médio Oriente.

A guerra continua e cada vez mais no médio oriente, com mudanças e radicalismo cada vez mais acesso, parece evidente que existe um conflito histórico que cada vez tem menos capacidade de se resolver. Mas será que não é o ocidente que permite e cultiva este conflito?
Esta poderá ser uma justificação que nos permite cada vez mais acreditar que talvez alguns países ocidentais como sendo o EUA, penso ser a única forma de evitar conflitos nos territórios ocidentais assim como actos terroristas.
Hoje sabemos que os conflitos no Afeganistão, no Iraque e na Palestina, são um desgaste das forças terroristas que com as perdas do poder nestes países tem cada vez mais aumentado o seu desgaste e investimento financeiro em guerras que até à 10 anos atrás não só não existiam mas como eram zonas onde se podiam preparar as organizações aqui visadas.
A Europa tem neste contexto um papel cada vez mais fundamental, a necessidade de imparcialidade e capacidade de se tornar uma carta importante para cada um dos pólos, no encontro da paz. Mas este pode também ser uma oportunidade única para a economia europeia, quando este pode ser uma porta aberta a países onde a reconstrução mas também o investimento empresarial é um prémio importante para que nele apostar. Para isso é importante que um dos países da união europeia, possa contribuir utilizando as suas influências para melhor as condições de saúde das populações do médio europeu, a educação e tudo o que humanamente deve ser uma verdadeira realidade numa sociedade bem organizada. Só desta forma será possível construir um futuro sustentável, acreditando que cada um dos passos que for dado deverá ser sempre dado com a certeza que não irá suceder um volta atrás. Mas neste aspecto não podemos esquecer que o EUA é amigo em Israel mas não é em todos os outro vizinhos e países árabes, que encontram e revê em países como Portugal uma imagem de imparcialidade e possível fuga para a frente, na forma de organização e de defesa dos direitos humanos tão pouco respeitado pelos americanos. Mas não podemos esquecer que a importância do petróleo, e o significado de poder histórico nesta zona do mundo, é e terá um papel fundamental no desenrolar do futuro do médio oriente e do resto do mundo. Não se esqueçam que o 11 de Setembro era inimaginável se pensássemos no assunto dias antes do que sucedeu.

Jorge Ferreira Intervisao


Free Hit Counter

El Tiempo en Rtve.es