6/23/2007


A economia necessita de mudar em Portugal…

As mudanças nem sempre são boas para certos agentes sociais, no entanto para a economia é sempre um passo em frente que permite mudar e inovar sem que para tal seja necessário uma mudança forçada por agentes estrangeiros, e sempre com um custo de oportunidade superior ao inicial.
Em Portugal existem agentes que infelizmente continuam a influenciar negativamente as decisões que do estado, que deveria ser autónoma e independente. Vejamos por exemplo o novo aeroporto, todos sabemos a confusão que se tem gerado à volta deste tema, e mesmo assim ainda não tenho a certeza que a decisão última a ser tida em consideração acabe por ser a mais correcta e economicamente melhor, mas mesmo assim saberemos sempre que existirão agentes que influenciaram a primeira escolha, a mudança e possivelmente a ultima escolha. Muitas vezes as escolhas erradas e sem coerência, tem custos superiores ao inicialmente orçamentado sempre com custos para os contribuintes que directamente e indirectamente são sempre os mais afectados negativamente ou positivamente.
A economia deve funcionar tendo o estado como regulador e não como principal agente a influenciar, pois nesse caso a escolha deixará de ser feita pela concorrência e óptima maximização dos recursos que vão ser utilizados, mas sim pelo principal interesse de agentes políticos e dos seus principais financiadores, tal como sucede hoje, ao nível nacional, regional e local.

Jorge Ferreira


Free Hit Counter

El Tiempo en Rtve.es