4/12/2007



Teresa Salgueiro Sereia Activa


Em ano de pausa para os Madredeus, Teresa Salgueiro avança com dois projectos. Tudo é possível quando a serenidade não é pequena.

Um disco de MPB gravado com músicos brasileiros (Você e Eu) e o conjunto de espectáculos La Serena, erguido à volta de canções de Piaf, Amália, Fausto ou Cesária Évora são os novos projectos de Teresa Salgueiro.Como teve a ideia de gravar um disco de Música Popular Brasileira?Estava com o Madredeus em digressão. Tínhamos tocado em São Paulo e depois do concerto fomos a um pequeno bar onde estava um senhor a tocar violão. Acabei por cantar com ele e houve um antigo conhecido do grupo, sempre entusiasta das nossas visitas ao Brasil, produtor de uma big-band, que me disse: «você devia gravar um disco de música brasileira!».
Você e EuEMI São canções de autores maiores da MPB, escritas entre as décadas de 1930 e 1970. Dorival Caymmi, Pixinguinha, Tom Jobim, Vinicius de Moraes ou Chico Buarque visitados por uma das vozes mais emblemáticas de Portugal. O Brasil já ouviu e aprovou.Já disponível . Voltámos a Portugal e ele mandou um mail para o site do grupo a dizer a mesma coisa. Sempre gostei muito de música brasileira mas nunca tinha concretizado a ideia – e foi o Pedro [Ayres Magalhães] que me incentivou. Passados 15 dias estava a chegar ao Brasil.Conheci o [director artístico] João Cristal, ele ouviu--me cantar as canções que eu conhecia e sugeriu-me mais algumas. No dia seguinte reuniu uma pequena orquestra: bateria, baixo e ele a tocar piano. Gravámos logo ali uma «demo».Em Maio voltámos a gravar, já com os músicos todos: bateria, guitarra acústica, baixo, contrabaixo, um saxofonista e clarinista, duas meninas a fazer coro e um violoncelista.Tem também um projecto com o Lusitânia Ensemble, em que canta músicas de vários países, em concerto.Durante a viagem que fiz com o Madredeus ao longo destes anos, havia sempre muita gente que nos vinha dizer: “então quando é que fazem uma canção em italiano ou francês?», mas por uma questão de agenda, e até de vocação do grupo, [nunca se proporcionou].Agora que surgiu a oportunidade, fiz uma lista de canções de que gostava e o Pedro também me sugeriu algumas.
BLITZ 10
Entrevista completa e mais informação na BLITZ de Abril, já nas bancas. Dessa lista bastante vasta, o [líder do Lusitânia Ensemble] Jorge Varrecoso escolheu as que mais gostava e arranjou-as. Há canções francesas, mexicanas, uma argentina e uma do cancioneiro sefardita [judaico] do século XVI [«La Serena»], que evoca a personagem de uma sereia e foi escolhida porque é ideal para fazer a ligação entre todas as canções – cantadas naqueles idiomas e também em português de Portugal, Brasil e África.


Texto: Lia Pereira Fotos: Espanta Espíritos


Free Hit Counter

El Tiempo en Rtve.es