4/12/2007


BCE pode subir juros mais duas vezes este ano para os 4,25%
O Banco Central Europeu (BCE) deverá manter hoje a taxa de juro de referência para a Zona Euro nos 3,75%. Mas as taxas não deverão permanecer no nível actual por muito tempo.



O Banco Central Europeu (BCE) deverá manter hoje a taxa de juro de referência para a Zona Euro nos 3,75%. Mas as taxas não deverão permanecer no nível actual por muito tempo.
Se no início do ano a maioria dos economistas apontava para que a autoridade monetária aumentasse os juros apenas duas vezes este ano, nesta altura há cada vez mais especialistas a acreditar numa terceira subida este ano, para os 4,25%, que o mercado está já a descontar. O próprio presidente do BCE deverá, no seu discurso, sinalizar novos aumentos.
Os futuros da Euribor a 3 meses já incorporam uma subida em Julho e outra em Dezembro. O contrato de Abril, que reflecte a taxa de referência esperada para Julho, coloca os juros nos 3,975% naquele mês. Os economistas acreditam, no entanto, que o aumento será realizado em Junho. E o futuro de Setembro, que negociava ontem nos 4,26%, indicia que o mercado aguarda um novo aumento em Dezembro para os 4,25%.
O próprio valor da taxa que serve de indexante aos juros dos créditos à habitação está já a reflectir estes aumentos. A Euribor a 3 meses avançou ontem, pelo décimo quinto dia consecutivo, para os 3,958%, o que representa o valor mais elevado desde Setembro de 2001, e já está a descontar uma subida de 25 pontos base. A Euribor a 6 meses, a mais usada nas hipotecas, está acima dos 4%, enquanto a Euribor a 12 meses, já quase incorpora a subida para os 4,25% ao transaccionar nos 4,237%.
Os economistas são mais conservadores em relação à agressividade do BCE. A maioria continua a apontar para uma taxa de 4% até ao final do ano. Mas, o número de economistas a acreditar em mais dois aumentos está a crescer. Segundo a Reuters, dos 72 especialistas consultados até 5 de Abril, 17 acreditam que o BCE vai optar por subir por mais duas vezes os juros para os 4,25% ainda este ano. No último inquérito realizado pela agência apenas 10 em 67 economistas esperavam dois aumentos.
Mesmo os que ainda acreditam que o BCE não vai além dos 4% este ano, consideram que estão a aumentar os riscos de um cenário mais agressivo na política monetária. Os últimos indicadores das maiores economias do espaço da moeda única sugerem um crescimento económico sustentado. Ontem o Fundo Monetário Internacional reviu em alta a sua previsão para o crescimento do PIB da Zona Euro em 2007 e 2008 para os 2,3% anuais.
neg


negocios.pt


Free Hit Counter

El Tiempo en Rtve.es