4/09/2007


Irão:Presidente anuncia entrada para grupo de produtores de combustivel nuclear


O Presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, declarou hoje que o Irão "entrou para o grupo de países que produzem combustível nuclear a nível industrial", ou seja, que já tem pelo menos 3.000 centrifugadoras a enriquecer urânio.
Ahmadinejad - que discursava na central nuclear de Natanz nas cerimónias do Dia da energia nuclear iraniano - voltou a afirmar que o seu país defenderá o direito de produzir energia nuclear "até ao fim".
"A nossa nação defenderá os seus direitos até ao fim", declarou, adiantando que o "caminho (do Irão) para o desenvolvimento é irreversível".
"A grande nação que foi pioneira das ciências em séculos passados não autorizará determinadas grandes potências brutais a pôr obstáculos ao seu progresso graças a influência que possuem na comunidade internacional", afirmou o Presidente iraniano.
Pouco antes, o chefe da Organização de energia atómica iraniana, Gholam-Reza Aghazadeh, tinha anunciado que o Irão tinha passado para a fase industrial das actividades de enriquecimento de urânio.
Entretanto, o secretário do Conselho Supremo da Segurança Nacional iraniano, Ali Larijani, disse hoje que o Irão não terá outra escolha senão abandonar o Tratado de Não Proliferação Nuclear caso sofra "novas pressões" da comunidade internacional.
"Se (as grandes potências) exercerem novas pressões, não teremos outra escolha senão reconsiderar a nossa assinatura do TNP", disse Larijani, também presente em Natanz.
Até agora, o Irão possuía entre 600 e 800 centrifugadoras para utilização a nível experimental em laboratório.
Segundo os últimos relatórios da Agencia Internacional de Energia Atómica (AIEA), a central nuclear de Natanz dispunha no máximo de 1.000 centrifugadoras em diferentes graus de instalação.
O Conselho de Segurança da ONU impôs sanções ao Irão devido à recusa deste de suspender as actividades de enriquecimento de urânio e ameaçou agravá-las caso Teerão persistisse na recusa.
MC.
Lusa/Fim


Free Hit Counter

El Tiempo en Rtve.es