2/26/2007


A política em Vila Viçosa parece estar cada vez mais engraçada.

Com o quase desaparecimento de um partido que em tempos foi o mais votado, as vida politica em Vila Viçosa parece resumir-se a 2 pólos bem definidos e estruturados. Uma das primeiras deduções que podemos fazer é que a direita, ou melhor, o antigo centro direita, perdeu todo e qualquer lugar no coração do eleitorado. Por outro lado vemos um partido comunista com uma simpatia acima do que é normal pela direita calipolense e os seus apoiantes. A esquerda é sem qualquer dúvida a maior vencedora nos últimos anos, com um aumento significativo em votos, e com o desaparecimento de vereadores de centro direita. Por outro lado este mesmo facto tem prejudicado significativamente o partido socialista, que mesmo ganhando alguns dos votos do PSD, não consegue tantos quantos aqueles que nas últimas eleições o partido comunista conseguiu, em relação aos antigos votantes social democratas. Hoje é evidente o desequilíbrio de uma partido que em tempos foi câmara. Sem ideias e caras novas, sem um apoio das bases que em tempo fizeram a massa populacional do partido, tem perdido ao longo dos últimos 8 e 12 anos muito eleitorado. Mesmo nas disputas distritais do próprio partido as diferenças e brigas calipolense vieram ao de cima, deixando o que chamo das últimas punhaladas à esperança do centro-direita.
Mas também o PP parece estar a sofrer dos problemas do partido nacional. Sempre com uma expressão pequena tem vindo a ganhar o seu lugar, mesmo que ele seja pequeno de entre os calipolenses.
Em relação ao PS, parece que a vontade de ganhar um conjunto de lugares é real. Na tentativa de fazer algo de inovador e moderno, esquecem-se que estão a lutar contra um autêntico dinossauro que com um trabalho visível em termos de imagem e de charme, assim como um bom trabalho social, tem conseguido seduzir os poucos que ainda tinham dúvidas.
Mas hoje também a situação, politica nacional esta curiosa. Com um PP quase morto, com um PSD moribundo e com uma esquerda como é o bloco de esquerda e o CDU a perderem votos, o Eng. Sócrates consegue cada vez mais ser a única esperança realista e lógicas de uns portugueses cada vez mais doidos com a situação.
Por tudo isto estamos curiosos por ver e tentar perceber como irá a politica em Vila Viçosa nos próximos tempos, de realçar do trabalho interactivo que o PS tem feito com o seu blog, por vezes disparando contra alguns que só queremos por Vila Viçosa o que também eles desejam, sem perceberem que um voto é muito, venha ele de onde vier. E que será com palavras que deverão conseguir os restantes que lhes faltam.

Infocalipo


Free Hit Counter

El Tiempo en Rtve.es