2/23/2007

somos um dos mais visitados e lidos de entre os blog´s de Vila Viçosa mas temos memoria


CALLIPOLE - infocalipo tem memória...


Callipole é o título da revista anual de cultura da Câmara Municipal de Vila Viçosa, publicada ininterruptamente desde 1993, com saída habitual no termo de Novembro de cada ano.

Foi criada pelo Dr. Joaquim Torrinha, farmacêutico e conceituado investigador na área da cerâmica popular alentejana e da azulejaria (em ambos os casos com vasta obra histórica produzida) e pelo Dr. Manuel Inácio Pestana, já falecido, antigo bibliotecário da Fundação da Casa de Bragança (Palácio Ducal de Vila Viçosa), colaborador da Câmara Municipal de Vila Viçosa e docente e investigador na área da História, com longa e importante criação publicada em livro, jornais e revistas.Manuel Inácio Pestana conduziu a revista entre os números 2 e 11, após um primeiro número dirigido institucionalmente pelo então vereador da Cultura do Município (mas na realidade supervisionada por MIP e por Joaquim Torrinha). A partir do número 12 passou a ser dirigida por Joaquim Saial.

Callipole apresenta-se no formato livro (número aproximado de 300 páginas) e compreende espaços de História, Artes e Letras, Fotografia e Poesia. Consoante as entregas dos colaboradores, por vezes inclui outras áreas.
Como se preconiza no Estatuto Editorial, tem conquistado colaboradores na vizinha Espanha e em países de língua portuguesa, como o Brasil e Cabo Verde.
Os seus artigos são sempre solicitados e gratuitos. Contudo, isso não a impede de manter uma qualidade já reconhecida, devido a colaborações universitárias portuguesas e estrangeiras ou que, não sendo do meio académico, apresentam o valor necessário para poderem figurar na revista.Com o apoio da entidade que a suporta e de todos aqueles que lhe têm oferecido os resultados do seu labor investigativo, Callipole tem vindo a desempenhar papel de significativo relevo no meio cultural do aro alentejano e nacional.


Free Hit Counter

El Tiempo en Rtve.es