11/27/2005

Borba apresenta propostas e Vila Viçosa descontente


Município de Borba apresenta propostas...

Na reunião de Câmara realizada dia 9 de Novembro, o executivo camarário de Borba decidiu enviar ao Governo um conjunto de propostas das diversas obras a realizar no concelho e que deseja ver contempladas no Programa de Investimento e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC) para o ano de 2006.
Entre essas obras estão a «construção do novo Centro de Saúde, o quartel da Guarda Nacional Republicana, novos Centros Comunitários em Santiago Rio de Moinhos e Orada e ampliação do quartel dos Bombeiros Voluntários» em Borba.
Para o apoio ao desenvolvimento de actividades destinadas aos jovens do concelho, a autarquia propõe a construção de uma Casa e uma Pousada da Juventude. Para garantir maior segurança rodoviária, é proposta a criação de passagens desniveladas nos cruzamentos da EN4 e iluminação desta via, entre o cruzamento da Nora e as instalações do CEVALOR, para a qual foi já assinado protocolo entre a autarquia e Estradas de Portugal.
A melhoria das acessibilidades passa, ainda, pela construção da Variante entre a EN4 e a EN255 para assim completar «um eixo de circulação circundante à vila de Borba», diz a autarquia.



... Câmara de Vila Viçosa descontente

Em reunião de executivo realizada a 9 de Novembro, a Câmara Municipal de Vila Viçosa decidiu «manifestar a sua profunda indignação pela política de investimentos regionais seguida pelo Governo do Partido Socialista, à qual não é alheia a ausência de novos investimentos para o concelho de Vila Viçosa» e «exigir do Governo a revisão das verbas inscritas no PIDDAC 2006, iniciando uma política de maiores investimentos nas regiões mais desfavorecidas».
Sob o título "Vila Viçosa, mais uma vez, esquecida no PIDDAC", foi aprovada uma moção onde se considera que o concelho «é gravemente penalizado com o agravamento do desinvestimento regional, baixando a dotação proposta de 60 mil euros em 2005 para 53 mil euros em 2006», com a retirada da inscrição do Centro de Saúde, ou a não inscrição de quaisquer dos investimentos «considerados importantes para o seu desenvolvimento económico e social» e melhoria da prestação de cuidados de saúde, ou o reforço das condições de segurança pública, nomeadamente, «a Variante a Bencatel, a Extensão de Saúde de Bencatel, o Quartel da GNR em Vila Viçosa, o Posto de Emergência Médica com Viatura Médica de Emergência», assim como uma «Unidade de Prestação de Cuidados de Saúde a Politraumatizados com Sistema de Evacuação Rápida», os dois últimos a instalar na Zona dos Mármores.
O executivo calipolense refere ainda no documento que a «proposta do Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC) incluída no Orçamento de Estado para 2006 apresenta uma diminuição das verbas para o distrito de Évora superior a 46 milhões de euros, reduzindo o investimento nacional proposto de 2,25% para 2,17% (de 151,9 milhões de euros em 2005 para 105,7 milhões de euros em 2006)». Com esta dotação «agrava-se a tendência para aumentar a clivagem regional no investimento público, lançando ainda mais o distrito de Évora e o Alentejo para o conjunto das regiões mais desfavorecidas da Europa», afirma a edilidade calipolense.

5 Comments:

At 27/11/05 17:20, Anonymous Anónimo said...

então como é! uma vergonha, ai tenho que tar do lado do nosso presidente não é por o homem ser comunista e de idiais pouco ortodoxos que a população tem de sofrer com isso, uma vergonha em 1992 eramos um das terras mais desenvolvidas do distrito de evora em 2006 seremo uma das mais atrasadas e com menos investimento publico, se é verdade que a população tem culpa em escolher partidos que são pouco eficientes e pouco organizados, uma escolha errada por parte da popu~lação acho eu e agora torna-se evidente.
Antonio

 
At 27/11/05 22:13, Blogger Unknown said...

Concordo inteiramente consigo António! É uma tristeza ver como Vila Viçosa regrediu nos últimos anos!!! Com a quantidade de jovens que se licenciaram nos ultimos anos e que estão para se licenciar nos proximos, com um bom aproveitamento destes jovens certamente Vila Viçosa iria para a frente! Mas acho que estou a ser muito ideológico...

 
At 28/11/05 09:52, Blogger T1 said...

Até pode ser vergonhoso, mas penso que "não vale a pena tapar o sol com a peneira..."

Vila Viçosa já devia ter assumido um lugar de destaque, mas perdeu todo o que teve, falta promoção de Vila Viçosa enquanto Capital da Zona dos mármores, equanto Vila Museu, é ver os titulos passarem sem agarrar nenhum, e os outros estão aó a aproveitar o nosso marasmo...

Fazem-se investimentos mal feitos,obras de fachada, etc...

É impressão minha ou este executivo não tem o minimo poder de revindicação, o minimo poder de projecção..

Onde está o projecto de patrimonio mundial...??? as coisas não andam nesta terra!!!

Quado se olha para o alandroal, borba, estremoz, reguengos e se vê toda a obra, temos que nos perguntar porquê?

Há duas hipoteses, pôr a culpa no senhores maus de lisboa que não nos dão dinheiro, ou pôr a culpa de quem cá está e não consegue encontrar soluções...

Vila Viçosa Capital do Mármore, Vila Museu, Património Mundial, e porque não lançar aqui a candidatura...

a Capital Nacional da Cultura, porque foi isso que Vila Viçosa foi durante séculos...

 
At 28/11/05 10:27, Blogger Unknown said...

Desculpem a publicidades, mas já agora visitem:

http://orestauradordaindependencia.blogspot.com/

Saudações Calipolenses!

 
At 9/12/05 15:52, Anonymous Anónimo said...

Então se o vosso idolo Sócrates só olha para autarquias da sua mesma cor que culpa tem o presidente da CMVV???!!!
Camada de demagogos!!
Então vocês fariam melhor!!
Não se limitem só a dizer mal!
Digam algo de jeito, como por exemplo uma proposta concreta!!
Dizer mal é fácil....

 

Enviar um comentário

<< Home


Free Hit Counter

El Tiempo en Rtve.es