10/29/2005

Jorge Ferreira economia

Economia

Como poderemos viver sem ela, se é na sua compreensão que conseguimos resolver os nossos problemas não só económicos mas essencialmente sociais. A compreensão dos recursos naturais que são como sabemos esgotáveis, podendo desta forma dar o melhor seguimento racional e utilização aos meios que temos á nossa disposição é uma necessidade que só através da economia poderá ser resolvida. O mundo tem recursos naturais que nos permitem viver, petróleo, alimentação e até a energia solar, tudo bens esgotáveis que deverão ser equilibradamente utilizados de forma a podermos ter sustentabilidade para as gerações futuras, de forma racional e equilibrada. O preço que damos a esses bens deverá sempre ser racional e simbolizar o verdadeiro preço de esgotamento desse bem. Vejamos por exemplo o petróleo, durante anos e anos se falou de que este era uma energia não renovável e esgotável, que devido ao limite na sua reprodução o seu preço deveria simbolizar essa realidade, situação que tem sucedido de forma racional. Evidentemente nós que somos consumidores não queremos nem gostamos que os preços desses bens subam como tem acontecido, pois no nosso orçamento mensal o efeito é muitas vezes desastroso.
O valor do petróleo não está muito alto, ele está verdadeiramente ao nível justo e economicamente necessário para a redução da consumo, no entanto também é verdade que o facto de não existir ainda uma energia que seja utilizada de forma clara pelas marcas automóveis, como forma a substituir a médio prazo os combustíveis derivados do petróleo, também desequilibram esse preço base.
Desta forma considero necessário a nossa compreensão e equilíbrio na hora de gastar os recursos que temos como a água, ou os combustíveis. Devemos ser racionais se não queremos ser nós os causadores do nosso próprio fim.

Jorge Ferreira


Free Hit Counter

El Tiempo en Rtve.es