10/23/2005



O Poder da Direita na Europa.

No final do século passado foi notório o aumento do poder da direita em toda a Europa, com um aumento significativo nas votações pelos diversos países europeus e a formação de governo na Áustria, levaram a que os grande lideres europeus demonstrassem o temor pelo fortalecimento claro por parte dos partidos mais á direita nos diversos países. Em Portugal tal situação sucedeu da mesma forma, com a subida a governo de coligação do PP, o partido mais á direita entre os representantes oficiais na assembleia da república.
Mas será importante compreendermos porque razão tal situação sucede, pois não poderá ser esquecido a razão da 2 grande guerra mundial, mesmo que tal situação não possa ser comparável tanto devido aos movimentos xenófobos do partido nazi, como pelos actos imperdoáveis que nunca deverão ser esquecidos. Mas a verdade é que o abandono do comunismo e a compreensão de que o equilíbrio financeiro será uma necessidade e algo de que as melhores condições sociais e o melhoramento dos crescimentos económicos necessitam como uma base mais do que necessária tem levado a um movimento de aproximação por parte dos diversos povos europeus dos partidos europeus.
Não podemos ainda esquecer que o terrorismo e a insegurança que nos últimos anos tem surgido levam também a um surgimento de afastamento das minorias que muitas vezes sem razão pelas escolhas politicas dos seus países ou pelos actos terroristas de extremistas levam no entanto a um sentimento de protecção ideológica e algo diferente aquela que muitas vezes tem levado ás escolhas de partidos que ate aqui não tinham verdadeiras representações eleitorais.
Em todos os grandes séculos surgem pelo menos um grande conflito entre nações, tal tem sucedido ao longo dos anos, a verdade é que esta escolha por politicas de direita e de afastamento das fracassadas politicas de esquerda que a união europeia tem optado são claramente a procura de um equilíbrio económico e de desenvolvimento que posso permitir o afastamento de ideias e de desigualdades verdadeiramente causadoras de um novo conflito.
A procura do equilíbrio de um sistema que por si só é desequilibrado tem levado por isso a esta opção ao nível político, tal não deve ser entendida com preocupação mas sim com uma escolha normal e lógica por parte do povo europeu.

J. F.


Free Hit Counter

El Tiempo en Rtve.es