3/23/2007



Primavera da Europa 2007


Com o intuito de estimular o interesse e o debate em torno dos princípios e futuro da União Europeia, esta iniciativa é uma oportunidade para alunos, peritos e líderes políticos se encontrarem, trocarem ideias e partilharem aspirações.
A Primavera da Europa é uma iniciativa anual, de promoção da cidadania, que procura aprofundar os conhecimentos sobre a União Europeia e sobre o funcionamento das suas instituições. O objectivo é estabelecer um diálogo entre estudantes, professores e agentes da União Europeia sobre a sua visão da Europa e do seu futuro, permitindo que os jovens se envolvam com um maior entusiasmo nas questões europeias e as integrem nos seus programas de estudos. "Juntos desde 1957: as Escolas celebram a Europa" é o tema deste ano, numa clara referência ao quinquagésimo aniversário do Tratado de Roma. Esta será uma oportunidade para trocar informação sobre o que a UE conseguiu concretizar até agora e para intensificar o debate sobre o futuro da Europa.«A inscrição já está feita mas ainda não sei em concreto o que vamos fazer», admite José Martins, professor na Escola Secundária Felismina Alcântara, um dos estabelecimentos de ensino portugueses que se volta a associar à Primavera da Europa.O projecto irá ganhar forma em breve, até porque professores e alunos desta escola de Mangualde já são experientes nestas andanças. Primeiro surgiu o Clube da Europa, depois a participação no Parlamento Europeu dos Jovens. A Primavera na Europa, em 2003, foi apenas mais um passo na mesma direcção. A iniciativa é integrada em projectos de três ou quatro turmas do Ensino Básico e secundário em disciplinas como as línguas estrangeiras, Geografia e Economia. Até agora, o balanço tem sido positivo. «Apostamos no intercâmbio com alunos de outros países, mostramos as especificidades da região e damos a conhecer aos alunos outras realidades», refere José Martins.Para a Escola Secundária da Amadora a participação na Primavera na Europa também já não é uma novidade. Perante aquilo que era uma iniciativa inovadora, professores e alunos avançaram para o projecto e têm mantido, desde 2003, a sua participação «no âmbito das actividades desenvolvidas no clube Europeu», explica Margarida Silva, professora responsável pelo projecto.Segundo esta docente, as actividades para este ano já estão pensadas e os participantes podem contar com a participação no Centro Jacques Delors, numa aula multimédia sobre o tema deste ano e com a presença de convidados ligados à União Europeia, que irão abordar os 50 anos dos tratados de Roma.A nova edição da Primavera da Europa decorrerá a partir do próximo dia 26 - data em que se celebra o 50.º aniversário da assinatura dos tratados de Roma - até ao dia 30 de Junho de 2007, com um enfoque especial no dia 9 de Maio, o Dia da Europa.A European Schoolnet tem sido responsável pela concretização do projecto, em cooperação e com o apoio financeiro da Comissão Europeia. Devido ao seu sucesso, o evento tem sido realizado anualmente e o número de escolas participantes tem crescido todos os anos, o que torna o projecto num dos eventos colaborativos de maior sucesso entre as escolas europeias.A Primavera da Europa foi lançada em 2002, sob os auspícios dos membros da Convenção Europeia e ao longo dos últimos quatro anos já provou ser um sucesso. No primeiro ano, mais de cinco mil estabelecimentos de ensino de 29 países em toda a Europa organizaram um vasto leque de debates, actividades pedagógicas e celebrações culturais. Nos dois anos seguintes, no âmbito do processo de ratificação da Constituição Europeia, por um lado, e da promoção do diálogo entre as instituições e os cidadãos, por outro, o número de participantes aumentou - 6620 em 2004 e 7500 em 2005. Em 2006 a iniciativa repetiu-se, sob o tema "Debatendo o nosso Futuro", com 7501 escolas inscritas e um vasto número de actividades realizadas.Para este ano, a organização espera aumentar o número de escolas participantes em toda a Europa. Jornadas de intercâmbios, debates e encontros com personalidades locais, regionais, nacionais ou internacionais, dando aos estudantes e aos professores a oportunidade de se informarem e de compreenderem melhor o projecto europeu, são apenas algumas das actividades previstas. Os estabelecimentos de ensino são igualmente incentivados a participar em fóruns de discussão e em actividades pedagógicas sobre o funcionamento das instituições e sobre os valores da Europa.A Primavera da Europa 2007 já tem um site disponível em todas as línguas oficiais da Europa que procura ajudar professores e alunos com ideias e sugestões para a organização de eventos, e também recursos pedagógicos, actividades de sala de aula, jogos pedagógicos e ferramentas educativas. Entre as novidades destaca-se uma significativa colecção de materiais de aprendizagem para as escolas, um conjunto de actividades online e uma actividade interactiva de role play educativo.Posteriormente o site será utilizado para aprender, trocar ideias, colaborar com alunos de diferentes regiões e países, divulgando os seus trabalhos e fazendo ouvir as suas vozes.


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