10/14/2006


Público em geral com forte procura
Procura de acções na OPV da Galp já supera em mais de 6 vezes a oferta
A procura da OPV da Galp continua a aumentar a bom ritmo, superando já em mais de seis vezes a oferta. No público em geral a procura está a ser 14,3 vezes superior à oferta, enquanto entre os pequenos subscritores e emigrantes, supera em mais de 3 vezes.

A procura da OPV da Galp continua a aumentar a bom ritmo, superando já em mais de seis vezes a oferta. No público em geral a procura está a ser 14,3 vezes superior à oferta, enquanto entre os pequenos subscritores e emigrantes, supera em mais de 3 vezes
A principal dúvida dos investidores que estão a dar ordens na oferta pública de venda (OPV) passa por saber quantas acções vão pedir, já que só no final da operação vai ser conhecido o rateio e, consequentemente, quantas acções calham a cada um.
Os dados dos primeiros cinco dias da oferta mostram que os 68 mil portugueses que já deram ordens estão a aguardar uma forte procura, pois grande parte dos pedidos estão a ser feitos pela quantidade máxima. Até hoje, foram dadas 68 mil ordens, equivalentes a 533 milhões de acções, anunciou a Parpública.
Este valor indica que a procura actual na OPV já supera em 6,4 vezes a oferta disponível de 83 milhões de títulos. Só hoje os investidores foram ao banco subscrever 268 milhões de acções, tantas quantas as pedidas nos quatro dias anteriores.
Forte procura no público em geral
Pela primeira vez são conhecidas as divisões da procura pelas várias tranches, pelo que os investidores têm agora uma melhor noção sobre a procura por cada segmento.
Os pequenos subscritores e emigrantes, que beneficiam de um desconto de 5% no preço mas não podem vender as acções durante três meses, deram ordens para comprar 175 milhões de acções da Galp, apurou o Jornal de Negócios. Para esta tranche estão destinadas 53,9 milhões de acções, pelo que a procura já supera a oferta em 3,2 vezes.
No público em geral, onde a oferta é de 24,87 milhões de títulos, a procura é largamente superior. O número de acções pedidas é já de 355,9 milhões. Ou seja, já supera em 14,3 vezes a oferta.
Entre os trabalhadores a procura está a sem bem menor, segundo apurou o Jornal de Negócios. Foram dadas menos de mil ordens, para subscrever menos de dois milhões de acções, quando a oferta para este segmento é de mais de 4 milhões de títulos.
O período da OPV teve início no passado dia 9 de Outubro e decorrerá até ao dia 20 de Outubro, sendo que o primeiro período da OPV, durante o qual as ordens de compra recepcionadas pelas instituições financeiras beneficiarão de um coeficiente de atribuição superior em 100% em caso de rateio, termina no dia 16 de Outubro.

Negocios


Free Hit Counter

El Tiempo en Rtve.es