10/05/2006



Quinto aumento desde Dezembro
BCE vai subir hoje os juros para 3,25%
O Banco Central Europeu deverá anunciar hoje o quinto aumento das taxas de juro desde que iniciou o ciclo de contracção monetária em Dezembro do ano passado. Esta decisão já se está a reflectir nos créditos para compra de habitação dos portugueses.

Susana Domingos
sdomingos@mediafin.pt
O Banco Central Europeu deverá anunciar hoje o quinto aumento das taxas de juro desde que iniciou o ciclo de contracção monetária em Dezembro do ano passado. Esta decisão já se está a reflectir nos créditos para compra de habitação dos portugueses.
Caso Jean-Claude Trichet, presidente do BCE, confirme a expectativa que transmitiu ao mercado na última reunião dos membros do Conselho de Governadores, realizada no final de Agosto, as taxas de juro de referência deverão subir 25 pontos base, passando a fixar-se nos 3,25%.
Dos 80 especialistas inquiridos pela agência Reuters, apenas um considera que Trichet será mais agressivo na subida das taxas, prevendo um crescimento de 50 pontos base nos juros de referência.
O aumento previsto pela generalidade dos especialistas na reunião de hoje do Conselho de Governadores eleva em 1,25 pontos percentuais o custo de endividamento face aos mínimos históricos de 2% que vigoraram na Zona Euro entre Junho de 2003 e Novembro de 2005.
Para o próximo ano, o consenso é mais difícil de encontrar entre os analistas. Embora a média aponte para a manutenção dos juros nos 3,5%, após mais um aumento em Dezembro, 31 dos analistas contactados pela Reuters acreditam que no final do segundo trimestre de 2007, os juros estarão nos 3,75%.
A escalada das taxas tem um efeito directo na redução da capacidade de financiamento tanto das empresas, bem como das famílias. Bruxelas mostrou-se esta semana particularmente preocupada com a situação de endividamento das famílias, colocando, no boletim trimestral sobre a situação económica da Zona Euro, Portugal no grupo de cinco Estados-Membros onde a situação corre o risco de se tornar insustentável.
Os bancos já iniciaram há um ano a subida dos juros cobrados aos detentores de empréstimos para a compra de habitação, ajustando o valor cobrado à evolução das taxas Euribor, que antecipam as acções do Banco Central Europeu. E a subida não deverá ficar por aqui.
Os contratos de empréstimo à habitação revistos em Setembro irão ser alvo de fortes aumentos, à semelhança do que se verificou nos últimos meses, estando já a reflectir não só os aumentos das taxas directoras efectuados até agora, como também a subida esperada amanhã e o aumento que se estima que Trichet anuncie em Dezembro.
E os cálculos efectuados pelo Jornal de Negócios mostram que os contratos à habitação, que resultarem das escrituras firmadas em Outubro, também vão ter incorporadas taxas de juro mais elevadas, quando comparadas com os contratos efectuados em Setembro. A diferença resulta do facto das taxas Euribor continuarem a sua escalada gradual, fixando numa base quase diária novos máximos de 2002.
A Euribor a 6 meses, o indexante mais utilizado nos créditos à habitação, estava ontem nos 3,603%, o nível mais elevado desde Junho de 2002.
O euro está hoje pouco alterada, na expectativa sobre o discurso de Jean Claude Trichet. A moeda única desce 0,02% para 1,2713 dólares

2 Comments:

At 6/10/06 08:49, Anonymous Anónimo said...

Dass...parem lá com isso!

 
At 6/10/06 11:02, Anonymous Anónimo said...

A CDU deveria ter um blog próprio não andar encapotada através destes fulanos.
Mas dar a cara custa quando não se tem a consciencia limpa

 

Enviar um comentário

<< Home


Free Hit Counter

El Tiempo en Rtve.es