3/04/2006

O leite do alentejo

A actividade de recolha e concentração de leite foi iniciada em 1970, com uma parte da então Federação dos Grémios da Lavoura.
A extinção dos Grémios, em 1974, obrigou à criação de uma nova entidade e assim surgiu a então designada Central Leiteira de Portalegre. Depois em Maio de 1978 foi transferido todo o património e recursos humanos para a cooperativa agrícola que então se formou com a designação de Serraleite, que se mantém.
A Serraleite foi pioneira na introdução de leite UHT em Portugal com utilização de embalagem Tetra Classisc Aseptic de 500 ml, em formato tetraédico.
Já em 1971 foram adquiridos os primeiros equipamentos para empacotamento asséptico de leite, surgido assim no mercado um novo produto com a denominação de Serraleite, sob a forma de leite ultrapasteurizado e homogeneizado. Em 1973 iniciou-se a produção de leite pasteurizado em embalagem de polietileno de 1 litro.
A Serraleite dispõe hoje da mais moderna tecnologia de tratamento e embalagem, sendo o controlo de qualidade assegurado por um moderno laboratório capaz de dar resposta a todas as exigências da UE neste sector.
Actualmente a Serraleite possui uma linha de enchimento última geração (TBA8) para empacotamento de leite UHT de litro (que representou um investimento de 117 mil contos).
A empresa realiza a recolha do leite totalmente a frio, pelo que dispõe de uma frota de viaturas pesadas equipadas com tanques isotérmicos que garantem a qualidade e higiene do leite recolhido.
Nesta época do ano a Serraleite está a trabalhar cerca de 75 mil litros de leite por dia, explicando-nos o responsável pela empresa que "quando temos matéria prima a mais, como nesta altura do ano, dispensamos a outras empresas, tal como noutro período são essas empresas que nos dispensam a nós". Na prática "há uma parceria com a Yoplait, a Danone e a Barcel".
Em termos de consumo este encontra-se localizado em todo o sul do país e distritos da zona centro, estando os produtos da Serraleite a ser ainda distribuídos no Grupo Sonae (hiper e super-mercados Modelo e Continente).
Para além do armazém central em Portalegre, a Serraleite dispõe de armazéns em Beja, Setúbal e Tomar.
A empresa conta actualmente como 91 trabalhadores e em 2004 recebeu 22,4 milhões de litros de leite dos seus cooperantes a quem pagou 6,95 milhões de euros. Em termos de empacotamento processou 15,24 milhões de pacotes de litros e 2,5 milhões de pacotes de 1/5 l. Para além do leite UHT a Serraleite ainda empacote natas, leite com cho0colate e leite pasteurizado.
Para o presidente da Serraleite, José Manuel Pinheiro, "o ano de 2004 foi muito bom" e tal "permitiu alguma recuperação financeira da empresa".
Deslocalização para a Zona Industrial está em estudoDeslocalização para a Zona Industrial está em estudo
Está na ordem do dia a deslocalização de empresas do tecido da cidade para a Zona Industrial.
A Serraleite é um destes casos e José Manuel Pinheiro declara que "nós queríamos ir para a Zona Industrial" e "essa questão está em estudo com a ajuda da Câmara".
Com dificuldade de assumir certezas, o presidente da Cooperativa declara que "tudo está em equação relativamente ao futuro", até porque "não temos condições para continuar aqui", daí que reitere que "a nossa vontade, desde que possível, é mudar para a Zona Industrial".


Free Hit Counter

El Tiempo en Rtve.es