2/26/2006


Gripe das aves: Propagação do vírus alastra na Europa

Genebra, 26 Fev (Lusa) - A gripe das aves continuou hoje a ganhar terreno na Europa, com o seu aparecimento na Suíça e novos casos na Alemanha e novas suspeitas na Roménia e em França.
Embora ainda não tenha sido assinalado nenhum caso de contaminação humana no velho continente, a doença está já a causar prejuízos económicos: depois do Japão, Hong Kong decidiu hoje suspender as importações de aves e "foie gras" de França.
Na Ásia, a China está preocupada com a possibilidade de um agravamento da epidemia com o regresso das aves migratórias na Primavera.
Por seu lado, as autoridades indianas ordenaram o abate de centenas de milhar de aves de capoeira após a descoberta de casos de H5N1, a forma mais patogénica da gripe das aves, na parte ocidental do país, e submeteu a análises 90.000 pessoas.
Hoje foi a vez da Suíça confirmar a chegada da doença sob a forma do vírus H5 em aves encontradas mortas nas regiões de Genebra, a oeste, e no lago Constança, a norte.
Amostras colhidas nas aves mortas vão ser enviadas para o laboratório de referência da União Europeia em Weybridge, no Reino Unido, para saber se a estirpe do vírus é a N1.
As duas regiões suíças afectadas são vizinhas das zonas contaminadas em França e na Alemanha, pelo que a Confederação Helvética receia ser rapidamente atingida.
Se a doença se tornar facilmente contagiosa para o homem através de uma mutação do vírus, as autoridades sanitárias estimam que possa causar até 10.000 mortos e dois milhões de doentes entre os 7,3 milhões de suíços.
A gripe aviaria continuou a propagar-se entre as aves selvagens na Alemanha, tendo hoje sido anunciados três novos casos no norte e dois casos suspeitos no sul.
As explorações na Alemanha ainda não foram atingidas, ao contrário do que aconteceu em França, onde o H5N1 foi identificado numa criação de perus do departamento de Ain, no leste.
As autoridades anunciaram hoje que cinco dezenas de cisnes e patos selvagens apareceram mortos nos últimos dias na mesma região, pelo que proibiram o acesso aos lagos para evitar novas contaminações.
As aves de capoeira estão já confinadas em espaços fechados num terço do departamento desde que a gripe aviaria foi confirmada na sexta-feira.
O Japão suspendeu imediatamente as importações de aves de criação francesas e de outros produtos como o "foie gras", tendo hoje Hong Kong seguido o exemplo.
Maior exportador de aves de capoeira da UE, a França tem mais de 30.000 explorações, com um volume de negócios de todo o ramo estimado em 6 mil milhões de euros e 65.000 postos de trabalho.
Os franceses, no entanto, não parecem ter entrado em pânico.
Segundo uma sondagem, 65 por cento deles dizem não estar inquietos "por eles ou pela família" e 66 por cento estão "satisfeitos com o modo como o Governo respondeu à crise".
Na Roménia foi descoberto um novo foco suspeito no sudeste onde as primeiras análises indicaram a presença do vírus H5 em aves de criação.
No total, foram detectados neste país 34 focos da doença e abatidas mais de 180.000 aves.
CM.
Lusa/fim


Free Hit Counter

El Tiempo en Rtve.es