7/16/2006


A situação económica e politica a nível mundial.

A situação parece ser muito complicada no médio oriente. Neste momento todos nós acompanhamos de uma forma ou de outra a situação actual, com as diversas agressões que diariamente se vão sucedendo e com as diversas ameaças. Claro que durante as próximas semanas esta situação trará efeitos muito mais sentidos e imediatos para todos nós, com o aumento do petróleo, pois não podemos esquecer que a zona em questão controla mais de 30% do petróleo mundial.
Outro aspecto que deverá ser tido em linha de conta neste momento, e mais em concreto na nossa zona, é que a diminuição da procura de matérias-primas, entre elas a mármore, será verdadeiramente uma realidade. Não se poderemos estar aqui a iniciar uma segundo grande crise no que diz respeito ao sector dos mármores, mas que terá efeitos na redução da procura isso é certo. Tal situação também sucede devido a que mais de 50% das vendas do sector em Vila Viçosa, se destinar directamente para países árabes.
Em relação ao conflito em concreto, penso que será difícil uma resolução nesta fase, mais tendo em consideração o potencial de Israel e a zona envolvente a este país. Os apoios internacionais, a intervenção no Iraque por parte dos EUA, e a existência de uma grande força militar Norte Americana na zona, são situações que de uma forma muito concreta deram a Israel a possibilidade de ajustar contas que á muito estariam pendentes. Não nos podemos esquecer que o ataque em Madrid veio directamente dos países árabes e das forças terroristas que apoiam, que o 11 de Setembro teve origem nestes mesmos países. Desta forma talvez a realidade das razões que os israelitas defendem tem alguma razão de ser.

JF


Free Hit Counter

El Tiempo en Rtve.es