8/22/2005


Incêndios: 34 fogos por circuncrever em 11 distritos às 18:16 - Protecção Civil


Lisboa, 22 Ago (Lusa) - O incêndio em S.Frutuoso, Coimbra, era o que mobilizava mais meios às 18:16, com 324 bombeiros, apoiados por 87 viaturas e quatro meios aéreos, segundo o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC).
Também no distrito de Coimbra, o incêndio em Segade, concelho de Miranda do Corvo, era combatido por 127 bombeiros, com o auxílio de 29 veículos, tendo sido evacuadas as populações de Penedo e Cimo da Vila e activado o Plano Municipal de Emergência.
Ainda no distrito de Coimbra, o incêndio em Sobral Valado, concelho de Pampilhosa da Serra, foi dado como dominado, permanecendo no local 155 bombeiros, 53 viaturas e um meio aéreo.
No distrito de Santarém, encontravam-se activos quatro incêndios, nos concelhos de Tomar, Ourém, Ferreira do Zêzere (onde foi evacuada a população de Carvalhelhos) e Abrantes.
O trânsito na A23, entre Guarda e Torres Novas foi cortado entre os nós de Montalvo e Abrantes Oeste devido a um incêndio.
Em Portela Fontes/Meixial, Abrantes, o fogo mobilizava 157 bombeiros, apoiados por 46 viaturas.
Dos três incêndios no distrito de Lisboa estavam por circunscrever um incêndio em Rebanque, concelho de Sintra, e encontravam-se circunscritos os fogos em Migarrinhos, no concelho de Loures, e de Alcainça, em Mafra.
No distrito de Vila Real, foi activado o Centro Distrital de Operações de Emergência de Protecção Civil, e encontravam-se dois incêndios por circunscrever, nos concelhos de Chaves e Vila Pouca de Aguiar, neste último concelho tinha entrado em fase de rescaldo um incêndio em Pontido.
No distrito de Leiria encontravam-se três incêndios por circunscrever nos concelhos de Figueiró dos Vinhos, Pombal e Alvaiázere, onde em Várzea dos Amarelos combatiam as chamas 127 bombeiros, auxiliados por 36 viaturas e um meio aéreo.
No distrito de Viseu, estavam activos quatro fogos, nos concelhos de São Pedro do Sul, Santa Comba Dão e Vouzela, encontrando- se dominado o incêndio que lavrava em Quinta do Cruzinha, no concelho de Viseu.
No distrito de Viana do Castelo encontravam-se por circunscrever três incêndios, um dos quais, em Loivo, concelho de Vila Nova de Cerveira, mobilizava 56 bombeiros e 13 viaturas.
Nos três concelhos foi activado o Plano Municipal de Emergência, que confere à Protecção Civil municipal a responsabilidade pelas operações.
No distrito de Aveiro estavam não circusncritos três incêndios nos concelhos de Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira e Albergaria-a-Velha, onde um fogo em Vilarinho mobilizava 50 bombeiros e 13 viaturas.
Em Santa Maria da Feira está cortada a linha ferroviária do Norte entre Paços Brandão e São João de Ver.
No distrito de Castelo Branco encontravam-se por circunscrever três incêndios em Sobral do Campo, concelho de Castelo Branco, que mobilizava 60 homens, 16 veículos e dois meios aéreos, em Várzea dos Cavaleiros, Sertã, e em Carvalhal, Proença-a-Nova.
O fogo que lavrava em Amedo, concelho de Carrazeda de Ansiães, distrito de Bragança, estava dado como circunscrito.
No distrito de Braga estavam circunscritos dois incêndios em Agra, concelho de Vieira do Minho, e Cabanelas, Póvoa do Lanhoso.
Segundo o SNBPC, às 18:16 encontravam-se envolvidos em acções de combate, rescaldo e vigilância a incêndios 3.259 bombeiros, 894 veículos e 38 meios aéreos.
A ajudar no combate às chamas estavam ainda 25 pelotões das Forças Armadas, num total de 600 homens, e quatro máquinas de rasto.
Portugal contava com a ajuda de sete meios aéreos da União Europeia na sequência do pedido de ajuda internacional feito domingo pelo governo português: três helicópteros provenientes da Alemanha, dois aviões Canadair franceses, um italiano e um espanhol.
Desde o início do ano morreram pelo menos 14 pessoas na sequência de incêndios, dez das quais bombeiros, e foram detidos 98 suspeitos de fogo posto.
Segundo a Direcção Geral dos Recursos Florestais, de 1 de Janeiro a 14 de Agosto, arderam 114.517 hectares de floresta.
No mesmo período, ocorreram 5.144 incêndios florestais e 18.477 fogachos (menos de um hectare de área ardida). Os Distritos mais castigados foram os do Porto (942), Viseu (734) e Braga (689).
O distrito menos sacrificado foi o de Setúbal, onde se registaram 76 incêndios florestais e 427 fogachos, responsáveis por uma área ardida de 712 hectares.


Free Hit Counter

El Tiempo en Rtve.es